Esportes

Esportes

Alemanha arranca empate com a Espanha e mantém sonho de avançar na Copa

Fullkrug marcou para os alemães e Morata marcou para a Espanha

Continue lendo...

A Alemanha arrancou, nos minutos finais de partida, um empate em 1 a 1 contra a Espanha em jogo válido pelo Grupo E da Copa do Mundo. Mesmo com o resultado alcançado no desespero, a situação não é simples para os tetracampeões avançarem às oitavas.

Apesar do gol salvador da "surpresa" Fullkrug no 2° tempo após Morata abriu o placar, a equipe de Hansi Flick se complicou na tabela ao somar apenas seu primeiro ponto na chave -agora, a seleção precisa vencer de qualquer maneira na rodada final para sonhar com uma vaga nas oitavas de final.

Na última rodada, a Alemanha encara a Costa Rica e, em caso de novo tropeço, repetirá o desempenho do mundial de 2018 e será eliminada de maneira precoce.

Já os espanhóis, mesmo com o empate, chegaram aos quatro pontos na tabela e, graças ao saldo de sete gols conquistado na estreia, encaminharam a classificação.

No jogo final da 1ª fase, Espanha e Alemanha entram em campo no mesmo dia e horário: quinta-feira (1), a partir das 16h (de Brasília).

O time comandado por Luis Enrique encara o Japão -que tem três pontos-, enquanto a seleção de Hansi Flick mede forças com a Costa Rica, que também soma três.

O time de Luis Enrique começou a partida fazendo o que sabe de melhor: valorizar a posse de bola e controlar o ritmo sobre o adversário

Foi desta maneira que os espanhóis quase abriram o placar: aos seis minutos, após boa troca de passes pelo meio, Gavi acionou Asensio, que deixou de lado para Dani Olmo.

O camisa 21, já na ponta esquerda, dominou, ajeitou o corpo e chutou forte à meta de Neuer. O goleiro alemão se esticou e operou um milagre ao espalmar a bola -que ainda bateu no travessão antes de sair em escanteio.

Pouco depois da finalização, a Alemanha até tentou responder com Gnabry, que recebeu em profundidade de Goretzka e foi abafado por Unai Simón. O atacante, no entanto, estava em posição de impedimento no momento do passe.

Acostumado a evitar chutões, Simón, goleiro da Espanha, sofreu com as investidas dos rivais quando tocava na bola. Ele chegou a dar um verdadeiro susto nos torcedores já na metade do 1° tempo.
Após jogada construída pelo meio do ataque alemão, o zagueiro Rodri conseguiu anular um drible de Gundogan e, dentro de sua própria área, recuou para Simón.

O arqueiro tentou sair jogando com os pés e, de primeira, buscou um companheiro na esquerda. O problema é que o passe parou nos pés de Gnabry, que limpou o lance e errou, por pouco, o gol do adversário.
Pouco depois, foi a vez de Ferrán Torres decepcionar: Olmo recebeu em profundidade na ponta esquerda e cruzou rasteiro para o atacante, que isolou a bola — mesmo de frente para o gol de Neuer. Para a sorte do espanhol, o lance foi invalidado por impedimento.

O camisa 11 da equipe de Luis Enrique teve outra chance de marcar aos 35 minutos, mas acabou travado por Musiala.

O famoso clichê do "quem não faz, toma" quase serviu no final da 1ª etapa. Em falta cobrada pela direita do ataque alemão aos 39 minutos, Kimmich jogou a bola para a área.
O zagueiro Rudiger, livre de marcação, cabeceou e acertou o fundo do gol de Simón. Para a sorte dos espanhóis, o impedimento foi marcado pelo auxiliar.

O detalhe do lance foi a rapidez com que a arbitragem de vídeo, comandada pelo holandês Paulus van Boekel, anulou o gol: ele demorou apenas 31 segundos para checar a irregularidade e avisar Danny Makkelie, juiz de campo. Foi o último grande lance antes do intervalo.

Já no início do 2° tempo, o goleiro da Espanha, errou -novamente- na saída de bola de sua equipe.
Ao receber uma bola curta de Rodri, Simón tentou um passe central para Gavi, que estava bastante apertado por Kimmich.

O camisa 6 da Alemanha conseguiu desarmar o jovem espanhol e viu a bola sobrar para Gundogan. O meio-campista, rapidamente, devolveu para o companheiro, que bateu forte ao gol rival e viu o arqueiro espalmar para escanteio.

A valorização da posse de bola espanhola acabou premiada aos 16 minutos do 2° tempo. Em jogada construída pelo meio, Olmo recebeu de Busquets e tocou para Alba na esquerda.
Com muita tranquilidade, o lateral do Barcelona olhou para a área em direção a Morata.
Substituto de Ferrán Torres minutos antes, o atacante se antecipou a Sule e, de primeira, desviou para o fundo do gol de Neuer: 1 a 0 e desespero alemão.

Desesperada pelo empate, a Alemanha saiu para o jogo: com três trocas, Hansi Flick descartou um meio-campista e colocou um atacante a mais para agredir o adversário: Fullkrug.

O centroavante do Werder Bremen, aliás, teve a chance de igualar o marcador pouco depois de entrar no gramado, mas acabou travado por Rodri.
Já aos 27 minutos, foi a vez de Musiala receber pela direita e bater forte ao gol de Simón: o goleiro, no entanto, brilhou e espalmou.

Fullkrug apareceu de novo aos 37 minutos e, desta vez, brilhou. Em lance pelo meio, Sané acionou Musiala, que girou sobre a defesa espanhola e viu a bola sobrar para o camisa 9. O alemão fuzilou o gol de Simón e igualou o placar: 1 a 1.

Os alemães até tentaram uma virada, mas pecaram na última bola e não conseguiram superar a defesa espanhola.

ESPANHA: Unai Simón; Carvajal, Rodri, Laporte e Jordi Alba (Alex Balde); Busquets, Gavi (Koke) e Pedri; Ferrán Torres (Morata), Asensio (Nico Williams) e Dani Olmo. Técnico: Luis Enrique

ALEMANHA: Neuer; Kehrer (Klostermann), Sule, Rudiger e Raum; Kimmich, Gundogan (Sané) e Goretzka; Gnabry (Hofmann), Musiala e Thomas Muller (Fullkrug). Técnico: Hansi Flick

FICHA TÉCNICA
ESPANHA 1x1 ALEMANHA - 2ª rodada do Grupo E da Copa do Mundo
Data e horário: 27 de novembro de 2022 (domingo), às 16h (de Brasília)
Local: estádio Al-Bayt, em Al Khor (Qatar)
Árbitro: Danny Makkelie (Holanda)
Assistentes: Hessel Steegstra (Holanda) e Jan de Vries (Holanda)
VAR: Paulus van Boekel (Holanda)
Cartões amarelos: Busquets (ESP); Kehrer (ALE), Goretzka (ALE), Kimmich (ALE)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Morata (ESP), aos 16 minutos do segundo tempo; e Fullkrug (ALE), aos 37 minutos do segundo tempo

Assine o Correio do Estado

Vitória suada

Arsenal sofre contra o pior time da Premier League em casa, mas vence com 2 gols contra

Na cola dos Gunners, Manchester City enfrenta o Crystal Palace neste domingo

13/12/2025 23h00

Gabriel Jesus fez boa partida neste sábado

Gabriel Jesus fez boa partida neste sábado Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Mesmo em casa o Arsenal foi incapaz neste sábado de marcar contra o Wolverhampton, lanterna da Premier League, mas foi beneficiado com dois gols contra. O 2 a 1 no Emirates Stadium consolidou o time de Londres na liderança do campeonato com 36 pontos. O Manchester City tem 31 e enfrenta o Crystal Palace neste domingo. O Wolverhampton somou apenas 2 pontos em 16 rodadas.

Diante de sua torcida, o Arsenal teve muito mais posse de bola e passou praticamente todo o primeiro tempo no campo de ataque. O domínio, porém, foi ilusório. Os visitantes conseguiram neutralizar o rival com um esquema com três zagueiros, e o Arsenal terminou a primeira etapa sem um finalização em direção ao gol de Johnstone. A melhor chance foi do Wolverhampton, quando o sul-coreano Hwang Hee-Chan finalizou um contra-ataque para a defesa de Raya.

O segundo tempo começou com ainda mais posse de bola do Arsenal, mas o time era incapaz de finalizar com perigo. Ainda antes dos 15 minutos, o técnico Mikel Arteta fez três alterações, colocando Odegaard, Trossard e Merino em campo. O time trocava passes no campo de ataque, mas continuava com dificuldades para criar chances realmente perigosas.

A primeira finalização correta do Arsenal no jogo aconteceu aos 22 minutos, quando Declan Rice acertou um belo chute e exigiu grande defesa de Johnstone. A pressão do time da casa após um escanteio pela direita. Saka cobrou com efeito e quase marcou um gol olímpico, mas a bola bateu na segunda trave, voltou nas costas de Johnstone e entrou. Gol contra.

O Arsenal continuou pressionando, mas viu o Wolverhampton abandonar o esquema de três zagueiros e se aventurar no ataque. No final do jogo, Arias, ex-Fluminense, entrou no Wolverhampton, e o brasileiro Gabriel Jesus voltou a defender o Arsenal na Premier League após mais de 11 meses, depois de se recuperar de grave lesão.

Aos 45 minutos, os visitantes conseguiram empatar com uma cabeçada de Arokodare. Nos acréscimos, o Arsenal conseguiu a vitória com a participação imprescindível de Gabriel Jesus, que disputou pelo alto um lance com Mosquera. O defensor acabou desviando para a própria meta. Segundo gol contra do Wolverhampton.

O líder Arsenal volta a jogar na Premier League como visitante contra o Everton, e o lanterna Wolverhampton tenta sua primeira vitória no campeonato ao receber o Brentford. Os dois jogos acontecem no sábado.

Assine o Correio do Estado 

Esportes

Corinthians aposta em bola parada para enfrentar Cruzeiro na semifinal da Copa do Brasil

Técnico Dorival Júnior comandou dois exercícios táticos e treinou jogadas de bola parada e cobranças de pênalti

13/12/2025 22h00

Zagueiro André Ramalho é uma das armas do Timão para a final

Zagueiro André Ramalho é uma das armas do Timão para a final Foto: Reprodução

Continue Lendo...

O Corinthians encerrou neste sábado sua preparação para o segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil contra o Cruzeiro. O técnico Dorival Júnior comandou dois exercícios táticos e treinou jogadas de bola parada e cobranças de pênalti. Após vencer o duelo de ida por 1 a 0, o Corinthians tem a vantagem do empate no jogo das 18h deste domingo, na Neo Química Arena, para avançar à final.

Com o triunfo no Mineirão, o Corinthians tenta conquistar uma segunda vitória para selar a classificação em casa e manter uma campanha impecável na Copa do Brasil. Em sete partidas desta edição, o tricampeão (1995, 2002 e 2009) saiu vitorioso em todas, com nove gols marcados e nenhum sofrido.

"Temos que entrar em campo buscando a vitória como a gente sempre fez. Principalmente em oportunidades assim", afirmou o zagueiro André Ramalho sobre a semifinal com o Cruzeiro. "Conseguimos um grande resultado fora de casa, temos que entender isso. Porém, estamos na nossa casa, com a nossa torcida Vamos, com certeza, para buscar a vitória", completou.

O zagueiro disse esperar um confronto mais difícil do que o de Belo Horizonte. "Será um jogo de extrema dificuldade. Eles (Cruzeiro) vão tentar reverter o resultado, mas estamos cientes do desafio. Estaremos bem concentrados e focados. Dá para ver isso no time. Que a gente consiga mais uma vitória amanhã e, se Deus quiser, a classificação."

A questão física recebeu atenção especial no Corinthians. Dorival Júnior, após a partida de ida, comentou sobre uma "entrega ainda maior" para conquistar a vaga. "Desde que acabou o jogo, a gente sabia que teria que se recuperar bem para estar apto para deixar nosso melhor dentro de campo. A gente fez um bom trabalho", completou André Ramalho.
 

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).