Esportes

Destaques

América do Sul domina as quartas

América do Sul domina as quartas

Redação

01/07/2010 - 06h45
Continue lendo...

Cidade do Cabo, África do Sul

Passada a fase das oitavas de final da Copa do Mundo, encerrada na terça-feira, a competição começa a se afunilar, tendo sobrado apenas oito times na luta pelo título. Neste cenário quem mais se destaca é a América do Sul, que segue com 100% de aproveitamento possível em termos de avanços no torneio, e com a possibilidade de ocupar as quatro vagas das semifinais.
É da América do Sul a maioria dos participantes destas quartas de final. Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai seguem na luta e o Chile foi eliminado porque cruzou o caminho de outro sul-americano, a seleção brasileira. A Europa, tão acostumada a emplacar o maior número de representantes nas etapas finais de Mundiais, segue com três equipes na disputa: Espanha, Alemanha e Holanda.
O curioso é que o Velho Continente, que teve uma participação modesta na fase de grupos, conseguindo classificar apenas seis equipes para as oitavas de final, viu todas elas se cruzarem em confrontos diretos. Isso porque, nas oitavas, Holanda, Alemanha e Espanha eliminaram, respectivamente, Eslováquia, Inglaterra e Portugal.
Com três europeus e quatro sul-americanos nas quartas de final, uma vaga ficou em aberto. O convidado fora dos dois continentes é justamente um dos “anfitriões”. Trata-se de Gana, única seleção africana a permanecer na disputa. Os ganeses, por sinal, podem ser considerados visitantes indesejados. Isso porque essa foi a única equipe que passou pelas oitavas de final sendo segunda colocada de seu grupo. Todos os campeões de chave da primeira etapa aparecem nas quartas de final, exceção dos Estados Unidos, que cruzaram o caminho de Gana.

Sequência
Os confrontos de quartas de final marcam Brasil x Holanda, Uruguai x Gana, Espanha x Paraguai e Alemanha x Argentina. Desses, dois duelos serão inéditos em quartas de final. Isso porque ganeses e paraguaios chegam pela primeira vez a essa etapa da competição. Alemães e argentinos enfrentaram-se nas quartas de final de 2006 e, na ocasião, os europeus levaram a melhor, avançando nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal.
Aliás, o confronto entre Argentina e Alemanha tem muita história recente. As duas seleções, que juntas somam cinco títulos, fizeram duas finais de Copas do Mundo. Os bicampeões argentinos ganharam na edição de 1986, com um 3 a 2 na final. Os alemães, que são tricampeões, deram o troco quatro anos depois, na Itália, quando venceram a decisão por 1 a 0.
Brasileiros e holandeses duelaram três vezes em Mundiais. Na primeira delas, em 1974, triunfo europeu por 2 a 0. Depois o Brasil deu o troco nas quartas de final de 1994, ganhando por 3 a 2, com um golaço de falta do lateral esquerdo Branco. Quatro anos depois, em 1998, na França, o confronto-desempate. Melhor para o Brasil, que venceu nos pênaltis após 1 a 1 no tempo normal.

EM QUADRA

Promessa do basquete, armador de MS estreou no NBB com apenas 16 anos

O campo-grandense Pietro Fonseca Melo se destacou na categoria de base do Corinthians após título brasileiro na categoria sub-17

02/01/2025 09h45

Pietro em partida pelo Corinthians, contra o Vasco, pela categoria de base; jogador deixou o clube alvinegro no fim do ano passado

Pietro em partida pelo Corinthians, contra o Vasco, pela categoria de base; jogador deixou o clube alvinegro no fim do ano passado Foto: Reprodução

Continue Lendo...

Em constante evolução nas categorias de base, o armador sul-mato-grossense Pietro Fonseca Melo, de 16 anos, estreou pela equipe profissional do Corinthians em partida do Novo Basquete Brasil (NBB).

O atleta saiu do banco de reservas na partida entre Corinthians e Bauru Basket, válida pela 11ª rodada do NBB 2024/2025. O armador entrou nos minutos finais, atuando por 59 segundos na vitória do Timão, por 103 a 87.

A oportunidade de entrar em quadra na principal competição do basquete nacional aconteceu em novembro, duas semanas depois de o jovem conquistar o título do Campeonato Brasileiro Interclubes sub-17 com o time alvinegro, clube que não defende mais.

Ao Correio do Estado, o jogador falou sobre como foi a experiência de fazer parte do elenco profissional enquanto disputava as principais competições das categorias de base.

“Foi muito boa essa experiência com os mais velhos. A equipe conta com jogadores bastante experientes, como o Elinho e o Victão, que me ajudaram bastante também com essa transição para o profissional, dando dicas e explicando algumas coisas que podem ser feitas dentro de quadra”, relatou Pietro. 

Sobre seus objetivos, o jovem armador declarou que pretende evoluir ao longo da temporada para jogar regularmente. 

“Obviamente que meu objetivo é poder chegar à equipe profissional, mas, para isso, ainda preciso melhorar muita coisa”, acrescentou.

A promessa do basquete jogou em 2024 pelo Corinthians nas categorias sub-16, sub-18, e sub-20. Pietro também disputou a Liga Desenvolvimento de Basquete, que é um campeonato brasileiro sub-22 de transição para jogadores que almejam o NBB. 

Pietro começou a integrar o grupo profissional no início do segundo semestre do ano passado, participando de treinos, além de estar presente no banco durante alguns jogos do Campeonato Paulista adulto e do NBB.

Figurando entre os profissionais com apenas 16 anos, os bons momentos do jovem em quadra também resultaram em convocações para a seleção brasileira de basquete.

“Em 2022 fui chamado para participar de um camp de treinamentos com a seleção brasileira sub-15. Já em 2024 eu tive a oportunidade de participar de uns treinamentos com a seleção brasileira sub-18. Um dos meus sonhos é poder representar a seleção brasileira em uma competição internacional. E, com certeza, eu penso em jogar e participar dos Jogos Olímpicos representando o Brasil. Seria uma grande honra para mim”, declarou Pietro ao Correio do Estado.

MVP NA FINAL

Na final do Campeonato Brasileiro Interclubes sub-17, disputada em outubro, Pietro Melo foi eleito o melhor jogador da partida (MVP), ajudando a trazer o título nacional para o Corinthians na categoria.

O Timão derrotou o Pinheiros, por 87 a 84, no Ginásio Regatas Campineiro, em Campinas (SP). Pietro contribuiu na partida com 22 pontos de arremesso, 6 assistências e 6 rebotes.

“Eu entrei pensando em ajudar minha equipe a conseguir o título. Ter sido MVP da final foi um trabalho em conjunto. Eu não teria conseguido isso sem o auxílio de todos que ali estavam e que também confiaram no que eu estava fazendo em quadra. Por isso, agradeço muito a todos os meus companheiros de equipe e à comissão técnica”, disse sobre o título nacional.

A fase final do torneio contou com 16 equipes. O Corinthians terminou a competição de forma invicta, vencendo as seis partidas disputadas no Brasileiro.

INÍCIO NO BASQUETE

Nascido em Campo Grande, Pietro morou por pouco tempo na capital sul-mato-grossense. Aos 7 anos, o jogador iniciou a sua trajetória no basquete em Brasília (DF).

Porém, durante o período da pandemia, Pietro chegou a morar em Campo Grande para continuar a realizar treinos on-line, na época em que jogava pelo Minas Tênis Clube.

“Praticamente toda a família da minha mãe mora em Campo Grande. Por conta desse calendário de jogos, tem ficado difícil passar um tempo na cidade. Somente cheguei a passar um tempo na época de pandemia, durante o lockdown, quando o Minas liberou os atletas para realizarem treinos on-line”, disse o atleta.

Pietro permaneceu no clube de Belo Horizonte (MG) por três anos (2020, 2021 e 2022), jogando nas categorias sub-12, sub-13 e sub-14. 

Em 2023, o campo-grandense foi chamado para defender o Sport Club Corinthians Paulista, quando passou pelo momento de transição entre as categorias de base e a equipe profissional. 

No fim do ano passado, o atleta publicou nas redes sociais sua despedida do clube paulista, no qual atuou por dois anos.

“Me senti muito feliz em poder representar o Corinthians. É uma equipe gigante e com reconhecimento nacional”, descreveu Pietro.

O atleta jogará no decorrer da temporada pelo Club Athletico Paulistano, um dos times mais tradicionais do basquete brasileiro.

Saiba

Antes de jogar pelo Minas Tênis Clube, Pietro também jogou pela escolinha AR4 e pelo CID Taguatinga.

Assine o Correio do Estado

Esportes

Dani Olmo sai da lista de inscritos do Campeonato Espanhol e pode deixar o Barcelona de graça

Jogador só foi inscrito na LaLiga até 31 de dezembro

01/01/2025 23h00

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A LaLiga, organizadora do Campeonato Espanhol, retirou o meia Dani Olmo e o atacante Pau Víctor da lista de inscritos da competição.

Através de um comunicado, a entidade afirmou que o clube não apresentou "nenhuma alternativa" para o cumprimento das regras de controle econômico e, por isso, não poderá inscrever nenhum atleta a partir do dia 2 de janeiro.

Dani Olmo só foi inscrito na LaLiga até 31 de dezembro, aproveitando a longa ausência de Andreas Christensen, lesionado.

O Barcelona usou um artigo das regras orçamentárias da LaLiga, referente a casos de lesão prolongada de um jogador. Com isso, foi possível destinar 80% do salário do zagueiro dinamarquês para contratar o craque espanhol. Com Christensen recuperado, é necessário readequar o acordo. O mesmo "modus operandi" foi usado no caso de Pau Víctor.

O clube tentou apelar ao Tribunal de Primeira Instância 47 de Barcelona, mas não obteve sucesso. As acusações feitas pelo clube foram recusadas, o que levou a LaLiga a retirar Dani Olmo e Pau Víctor da lista de inscritos. A situação do primeiro é mais preocupante, justamente por ter exigido um alto investimento por parte do clube catalão, na casa dos R$ 355 milhões.

Dani Olmo pode, inclusive, optar pela rescisão unilateral com o clube, haja vista uma cláusula em contrato. Recentemente, o Barcelona havia apresentado garantias com os acordos de vendas dos camarotes VIP do Camp Nou, mas a iniciativa acabou não sendo suficiente na visão da LaLiga. Já Pau Víctor não possui essa cláusula em seu vínculo com o clube.

O Barcelona corre contra o tempo para inscrever os atletas, assim como prometera o presidente Joan Laporta até para não correr o risco de perder uma de suas principais estrelas de graça.

Aos 26 anos, Olmo disputou 11 partidas pelo Espanhol e marcou 5 gols. O Barcelona fechou 2024 na terceira posição no campeonato, com 38 pontos. O líder Atlético de Madrid soma 41 pontos, e o Real Madrid, 40.

*Com informações de Estadão Conteúdo

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).