Esportes

ouro no Grand Slam

Atleta de MS conquista vaga na seleção brasileira de taekwondo

Vitória Pinheiro Bitencourt tem pela frente o Pan-Americano e o Mundial de Taekwondo

Continue lendo...

Vitória Pinheiro Bitencourt, 13 anos, se tornou atleta titular da seleção brasileira após conquistar medalhas de ouro no Grand Slam e na Seletiva Nacional Aberta 2023 neste mês de fevereiro. A seletiva abre as portas para a atleta ingressar nos torneios mundiais de taekwondo.

Disputada na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, entre os dias 8 e 12 deste mês, a competição contou com cerca de 200 atletas inscritos para a seletiva nacional aberta, na qual apenas o vencedor ganha a vaga para a disputa do Grand Slam – evento final fechado para formação da seleção nacional de taekwondo.

Vitória Bitencourt precisou ganhar três lutas para se sagrar vencedora da categoria cadete -44 kg. Enfrentou pelo caminho as atletas Laura de Souza, de Goiás, Sophia Rodrigues, do Rio de Janeiro, na semifinal, e Isabele Carmem, de Santa Catarina, na grande final.

Para Vitória, a conquista mostra que tudo é possível. “Nunca esperei ter essa oportunidade na vida, então é tudo muito novo e bem bacana de se experimentar”, resume.

A atleta começou no esporte por hobby há três anos, quando tinha apenas 11 anos, e, conforme foi treinando na academia Equipe Fábio Costa de Taekwondo, começou a se interessar pela modalidade.

“Eu nunca entrei no taekwondo com intenção de competir, fui treinando e gostando do esporte. Me apaixonei pelos campeonatos e hoje em dia vivo nas competições fora de Mato Grosso do Sul, tudo isso graças ao meu mestre Fábio e à minha mãe [Carmem Espinosa Pinheiro], que sempre me deram apoio”, afirma a atleta.

Vitória ainda acrescenta que o interesse no esporte de luta veio por conta do desafio de quebrar paradigmas da sociedade.

“Antes eu fazia natação e acabei saindo por não me identificar com o esporte.  Me interessei pelo taekwondo porque falam que menina não serve para luta, ou que é coisa de menino, então quis mostrar que menina também pode lutar, tanto que hoje em dia faço parte da seleção brasileira”, destaca Vitória.

A medalha de ouro na seletiva classificou a atleta de 13 anos para duas competições mundiais, o Pan-Americano Cadete, na República Dominicana, nos dias 22 e 23 de abril, e o Campeonato Mundial de Taekwondo, na Bósnia, em outubro. 

“Será a primeira vez que vou disputar uma competição mundial, e minha expectativa está positiva, até porque na academia trabalhamos e treinamos forte para isso”, declara Vitória.

DESEMPENHO DE MS

Além do ouro de Vitória Bitencourt, a delegação de Mato Grosso do Sul conquistou mais quatro medalhas na seletiva. Jheferson Glaciel Ribas da Silva saiu com a vaga na seleção, conquistando o ouro na categoria cadete masculino até 57 kg.

Assim como Vitória, o atleta, que também é da categoria cadete, estará na disputa do Pan-Americano e do Campeonato Mundial de Taekwondo. 

Luiz Felipe de Almeida Aquino se tornou reserva da seleção brasileira, terminando a competição com a medalha de prata na categoria adulto masculino até 58 kg.

Os atletas Carlos Henrique Estival Alvarenga (cadete até 65 kg) e Lucas Vieira Kanashiro (juvenil até 45 kg) venceram a disputa do terceiro lugar, ficando com medalhas de bronze.

A delegação de Mato Grosso do Sul esteve presente com pelo menos sete atletas na seletiva nacional, com os técnicos Fábio Costa e Robson Carvalho.

PALCO INTERNACIONAL

Nesta semana, o atleta Luiz Aquino, 18 anos, e o mestre Fábio Costa viajam para representar o Brasil e o estado de Mato Grosso do Sul em duas competições internacionais. 

O primeiro evento será o Canada Open, realizado nos dias 24 e 25, no Canada Place – Centro de Convenções, em Vancouver, no Canadá. A competição soma para o atleta 20 pontos no ranking mundial, sendo classificado como um evento G-2 de taekwondo.

Na semana seguinte, Luiz e o mestre Fábio estarão presentes no US Open, entre 3 e 5 de março, na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos. O evento também é classificado como G-2, somando mais 20 pontos no ranking mundial. 

Segundo o mestre Fábio Costa, presidente da Federação de Taekwondo de Mato Grosso do Sul, é uma meta alcançada colocar atletas do Estado na seleção brasileira da modalidade.

“Os atletas na seleção brasileira são importantes para atingirmos os nossos objetivos de disputar grandes competições, como o Campeonato Mundial e a Olimpíada”, declara Fábio.

Tanto o atleta como o técnico vêm trabalhando desde o ano passado para trazer importantes resultados para o Brasil nos eventos internacionais.

Das cinco competições disputadas fora do País (de julho a novembro de 2022), Luiz Aquino conquistou quatro medalhas, em viagens para Costa Rica, Estados Unidos, Brasil e Bósnia e Herzegovina. 

Uma das conquistas garantiu para o atleta uma vaga direta para o Pan-Americano de 2024. Luiz está entre os 50 mais bem classificados do mundo na categoria adulto até 58kg.

Saiba: Além da conquista deste mês no Grand Slam, Vitória acumula medalhas de ouro em competições de nível nacional e estadual.

Ela ocupou o lugar mais alto do pódio no Campeonato Brasileiro, na seletiva escolar e na Copa do Brasil de 2022.Vitória já conquistou o ouro do Estadual de Taekwondo em duas oportunidades, 2021 e 2022, e o primeiro lugar na Copa Centro-Oeste em 2022.

Assine o Correio do Estado

Vaga garantida

Com campo-grandense Judson, Brasil atropela Argentina e garante vaga na Olimpíada

Diante de 11mil torcedores, a equipe brasileira venceu com parciais de 25-20, 25-23 e 25-20

20/09/2026 14h30

Campo-grandense Judson, central da seleção brasileira

Campo-grandense Judson, central da seleção brasileira Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Com o campo-grandense Judson entre os titulares, a Seleção Brasileira masculina de vôlei atropelou a Argentina por 3 sets a 0 neste domingo (20), no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, e conquistou o título do Pré-Olímpico Sul-Americano de 2026. Com a vitória, o Brasil garantiu a classificação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.

Diante de 11.968 torcedores, a equipe brasileira venceu com parciais de 25-20, 25-23 e 25-20. O oposto Darlan foi o principal pontuador da partida, com 23 acertos, enquanto o ponteiro Lucarelli foi eleito o melhor jogador do torneio.

O Brasil terminou a competição de forma invicta e sem perder nenhum set nos cinco jogos disputados. O título foi o 34º da Seleção no Campeonato Sul-Americano.

A partida 

Judson iniciou a decisão como titular, ao lado de Darlan, Flávio, Adriano, Lucarelli e Cachopa. O Brasil começou a partida em ritmo intenso e rapidamente abriu vantagem no primeiro set. A Argentina chegou a diminuir a diferença, mas a Seleção voltou a controlar as ações e fechou a parcial em 25 a 20.

No segundo set, os brasileiros novamente construíram vantagem desde o início. Os argentinos reagiram na reta final e chegaram a encostar em 23 a 22, mas o Brasil manteve a concentração e garantiu a vitória por 25 a 23, abrindo 2 sets a 0.

A Argentina começou o terceiro set mais agressiva e chegou a permanecer à frente no placar. O Brasil, porém, retomou a liderança a partir do 10 a 9 e passou a controlar novamente a partida.

Darlan foi decisivo na reta final, enquanto Flávio se destacou nos bloqueios. O Brasil abriu 21 a 18 e confirmou o título com mais um 25 a 20, após bloqueio de Flávio e ace de Adriano.

Além do título e da classificação olímpica, o Brasil teve cinco jogadores escolhidos para a seleção do campeonato. Flávio foi eleito um dos centrais, Adriano apareceu entre os ponteiros, Darlan foi escolhido como oposto e Cachopa como levantador. Lucarelli recebeu o prêmio de MVP da competição.

Com a classificação masculina, o vôlei brasileiro terá suas duas seleções nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. A equipe feminina havia garantido a vaga uma semana antes.

Los Angeles também terá um significado especial para o vôlei brasileiro. Foi na cidade norte-americana, nos Jogos Olímpicos de 1984, que o país conquistou sua primeira medalha olímpica na modalidade. Na ocasião, a seleção foi vice-campeã após ser derrotada pelos estadunidenses por 3 a 0. 

TÊNIS

Brasil bate Suíça e avança na Copa Davis

Orlando Luz e Rafael Matos carimbam vaga no Rio de Janeiro

19/09/2026 22h00

Orlando Luz e Rafael Matos

Orlando Luz e Rafael Matos Foto: LUIZ CANDIDO/CBT

Continue Lendo...

A dupla brasileira de Orlando Luz e Rafael Matos confirmou o favoritismo diante dos suíços Jakub Paul e Dominic Stricker, venceu por 2 sets a 0, e fez o terceiro ponto da equipe brasileira. Com o resultado, o time nacional fez 3 a 0 nl duelo contra os europeus e avançou no Grupo Mundial 1 da Copa Davis. As parciais do jogo no Rio de Janeiro foram 7/6(1) 6/2 após 1h45 de encontro.Orlando Luz e Rafael MatosOrlando Luz e Rafael Matos

As outras vitórias foram de João Fonseca e Gustavo Heide em simples, na sexta-feira.

Com o resultado, o Brasil está classificado para os Qualifers, e tem chances de brigar por vaga na fase final na temporada 2027.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).