Esportes

busca pelo título

Botafogo encara hoje o instável Santos

Botafogo encara hoje o instável Santos

terra

19/10/2011 - 11h18
Continue lendo...

Santos e Botafogo disputam nesta quarta-feira, às 20h30 (horário de Brasília), na Vila Belmiro, jogo reprogramado da 21° rodada do Campeonato Brasileiro. Só que, com a proximidade do final da competição, o duelo cresce em importância, principalmente para os cariocas. Isto porque, caso o Botafogo derrote os paulsitas, irá chegar à liderança do Brasileiro. Por outro lado, os santistas podem ajudar o rival Corinthians a se manter na primeira posição, em caso de vitória.

Com poucas chances de chegar ao título brasileiro, tendo em vista que ocupa o 13° lugar na Série A, com apenas 38 pontos, o Alvinegro Praiano promete empenho para derrotar o Botafogo, visando dar fim a má fase da equipe no campeonato. Dos seus últimos seis compromissos, o Santos ganhou apenas um.

"É complicado opinar, pois sabemos que a rivalidade é grande entre Santos e Corinthians. O que posso garantir é que vamos fazer o nosso trabalho e tentar ganhar de todo mundo. Temos que vencer, pois estamos representando o Santos. Além disso, temos que voltar a vencer e retomar o bom futebol. Temos que chegar 'voando' no Mundial", disse o goleiro Rafael, apontando a disputa do Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, no Japão, como motivação para a equipe tentar embalar com uma vitória sobre o Bota.

Sobre o confronto em si, o camisa 1 do Santos quer ver o seu time mais concentrado em campo, atento aos perigos que um adversário como o Botafogo, que briga pelo título nacional, pode oferecer, mesmo atuando como visitante.

"Vai ser um jogo muito difícil. Eles têm uma equipe rápida, que se posiciona com inteligência, muito bem distribuída em campo. Eles são velozes, têm jogadores diferenciados no ataque, como o Elkeson, o Maicosuel e o Cortês, pela lateral. Além disso, a zaga deles é muito firme", comentou Rafael.

Se por um lado, os santistas respeitam o oponente e sabem das qualidades dos cariocas, por outro o time da Vila poderá contar com um 'reforço' especial para esse jogo: o atacante Neymar cumpriu suspensão automática, após ser expulso contra o Atlético-MG, e está à disposição da comissão técnica.

Além do craque, o técnico Muricy Ramalho também deverá contar com os retornos do volante Adriano, poupado contra o Grêmio, na última rodada, e do lateral direito Crystian, que a exemplo de Neymar havia sido expulso diante do Atlético-MG. No entanto, o lateral esquerdo Léo, com uma tendinite no pé esquerdo, segue de fora.

Com isso, Muricy deve manter Edu Dracena e Bruno Rodrigo na zaga, com Durval formando a ala esquerda. Danilo pode aparecer no meio, com Crystian voltando a lateral direita. Nesse caso, Alan Kardec seria sacado do time. Henrique e Adriano brigam por uma posição na cabeça de área do meio-campo, enquanto Neymar e Borges estão confirmados no ataque.

Já no Botafogo, terceiro colocado do Brasileiro, com 52 pontos, o confronto pode mudar a realidade na parte de cima da tabela de classificação. E, para o time carioca, assumir a liderança do campeonato é algo que mexe com os jogadores, que admitem estar tratando o jogo diante do Santos como uma verdadeira decisão.

"O Corinthians está na liderança, o Vasco já esteve um pouco também e o Flamengo. Acredito que agora esteja no momento do Botafogo sentir esse gostinho e vamos batalhar para que isso aconteça já nesta partida contra o Santos. Trata-se de um jogo isolado e que nos permitirá pontuar e ter alguma vantagem em relação aos nossos concorrentes diretos. Todos aqui estão com a cabeça no título e, portanto, não queremos vacilar", afirmou o zagueiro Antônio Carlos.

Caio Junior, técnico do Botafogo, vai além e vê o seu time realmente na briga pelo título. Portanto, faz um planejamento para a reta final da competição que leva em consideração um bom resultado na Vila Belmiro.

"Quero entrar para a história do Botafogo, que é muito rica, e voltei ao Brasil para ser campeão. Portanto, isso vem me guiando há muito tempo e agora o Botafogo mostrou a todos que realmente tem chances reais de erguer essa taça. Logicamente que este jogo contra o Santos é muito importante dentro do nosso planejamento, pois pode nos permitir ganhar pontos em um dia que nossos concorrentes diretos não irão jogar", explicou Caio Junior.

Para este compromisso, o Botafogo não poderá contar com o volante Renato, suspenso por conta do terceiro cartão amarelo recebido contra o Atlético-PR. Bruno Tiago será o substituto. Em compensação, o lateral esquerdo Cortês retorna de suspensão e vai ocupar a vaga de Everton.

No primeiro turno as duas equipes se enfrentaram no Rio de Janeiro e o Botafogo ganhou por 1 a 0 com um gol de Fábio Ferreira. Naquela ocasião, entretido com as finais da Copa Libertadores da América, o Peixe mandou a campo uma formação de reservas.

Vaga garantida

Com campo-grandense Judson, Brasil atropela Argentina e garante vaga na Olimpíada

Diante de 11mil torcedores, a equipe brasileira venceu com parciais de 25-20, 25-23 e 25-20

20/09/2026 14h30

Campo-grandense Judson, central da seleção brasileira

Campo-grandense Judson, central da seleção brasileira Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Com o campo-grandense Judson entre os titulares, a Seleção Brasileira masculina de vôlei atropelou a Argentina por 3 sets a 0 neste domingo (20), no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, e conquistou o título do Pré-Olímpico Sul-Americano de 2026. Com a vitória, o Brasil garantiu a classificação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.

Diante de 11.968 torcedores, a equipe brasileira venceu com parciais de 25-20, 25-23 e 25-20. O oposto Darlan foi o principal pontuador da partida, com 23 acertos, enquanto o ponteiro Lucarelli foi eleito o melhor jogador do torneio.

O Brasil terminou a competição de forma invicta e sem perder nenhum set nos cinco jogos disputados. O título foi o 34º da Seleção no Campeonato Sul-Americano.

A partida 

Judson iniciou a decisão como titular, ao lado de Darlan, Flávio, Adriano, Lucarelli e Cachopa. O Brasil começou a partida em ritmo intenso e rapidamente abriu vantagem no primeiro set. A Argentina chegou a diminuir a diferença, mas a Seleção voltou a controlar as ações e fechou a parcial em 25 a 20.

No segundo set, os brasileiros novamente construíram vantagem desde o início. Os argentinos reagiram na reta final e chegaram a encostar em 23 a 22, mas o Brasil manteve a concentração e garantiu a vitória por 25 a 23, abrindo 2 sets a 0.

A Argentina começou o terceiro set mais agressiva e chegou a permanecer à frente no placar. O Brasil, porém, retomou a liderança a partir do 10 a 9 e passou a controlar novamente a partida.

Darlan foi decisivo na reta final, enquanto Flávio se destacou nos bloqueios. O Brasil abriu 21 a 18 e confirmou o título com mais um 25 a 20, após bloqueio de Flávio e ace de Adriano.

Além do título e da classificação olímpica, o Brasil teve cinco jogadores escolhidos para a seleção do campeonato. Flávio foi eleito um dos centrais, Adriano apareceu entre os ponteiros, Darlan foi escolhido como oposto e Cachopa como levantador. Lucarelli recebeu o prêmio de MVP da competição.

Com a classificação masculina, o vôlei brasileiro terá suas duas seleções nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. A equipe feminina havia garantido a vaga uma semana antes.

Los Angeles também terá um significado especial para o vôlei brasileiro. Foi na cidade norte-americana, nos Jogos Olímpicos de 1984, que o país conquistou sua primeira medalha olímpica na modalidade. Na ocasião, a seleção foi vice-campeã após ser derrotada pelos estadunidenses por 3 a 0. 

TÊNIS

Brasil bate Suíça e avança na Copa Davis

Orlando Luz e Rafael Matos carimbam vaga no Rio de Janeiro

19/09/2026 22h00

Orlando Luz e Rafael Matos

Orlando Luz e Rafael Matos Foto: LUIZ CANDIDO/CBT

Continue Lendo...

A dupla brasileira de Orlando Luz e Rafael Matos confirmou o favoritismo diante dos suíços Jakub Paul e Dominic Stricker, venceu por 2 sets a 0, e fez o terceiro ponto da equipe brasileira. Com o resultado, o time nacional fez 3 a 0 nl duelo contra os europeus e avançou no Grupo Mundial 1 da Copa Davis. As parciais do jogo no Rio de Janeiro foram 7/6(1) 6/2 após 1h45 de encontro.Orlando Luz e Rafael MatosOrlando Luz e Rafael Matos

As outras vitórias foram de João Fonseca e Gustavo Heide em simples, na sexta-feira.

Com o resultado, o Brasil está classificado para os Qualifers, e tem chances de brigar por vaga na fase final na temporada 2027.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).