Esportes

MUNDIAL DE CLUBES

Botafogo fica em segundo no grupo e pode pegar o Palmeiras nas oitavas

Time alvinegro perdeu do Atlético de Madrid, mas garantiu classificação na segunda posição do Grupo B

Continue lendo...

Com tensão até os minutos finais, o Botafogo garantiu sua classificação para as oitavas de final do Mundial de Clubes ao perder por apenas 1 a 0 para o Atlético de Madrid nesta segunda-feira, no Rose Bowl, em Pasadena.

O Botafogo fez o suficiente para sair de campo com a classificação rumo às oitavas de final. O time se segurou da forma que pôde, criou poucas chances e ficou satisfeito com a derrota por um gol. O Atlético de Madrid, de pontaria descalibrada e futebol burocrático, controlou a partida, mas passou longe de ser efetivo.

O time alvinegro não se postou tão defensivamente do mesmo modo que na vitória sobre o PSG e se permitiu cometer deslizes que foram perdoados pelos “colchoneros”.

Com o resultado, o Botafogo conquista a classificação no segundo lugar do Grupo B, com seis pontos. O Paris Saint-Germain ficou com a ponta, ao somar seis pontos com a vitória sobre o Seattle Sounders, que termina zerado. O Atlético de Madrid volta para casa com seis pontos.

Pelos critérios de desempate, como Botafogo, PSG e Atlético de Madrid somaram seis pontos, os resultados obtidos nos jogos com o Seattle Sounders foram descartados. Dessa forma, cada um ficou com três pontos e a diferença se deu no saldo de gols: +3 para os franceses, zero para os brasileiros e -3 para os espanhóis.

Botafogo e PSG aguardam a definição de seus adversários na noite desta segunda-feira. O time parisiense vai enfrentar o segundo colocado do Grupo A no próximo domingo, às 13h (de Brasília), em Atlanta, no Mercedes-Benz Stadium. Já os cariocas encaram o líder do Grupo A no sábado, também às 13h, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia.

Pelo Grupo A, Palmeiras e Inter Miami se enfrentam na Flórida às 22h desta segunda. Porto e Al-Ahly medem forças no mesmo horário em East Rutherford.

Com a necessidade da vitória por três gols de diferença, o Atlético de Madrid não se ateve ao controle da bola e tentou repetidamente pressionar a defesa botafoguense. A ânsia do time espanhol deixou espaços e permitiu aos cariocas contragolpearem. Oblak fez a diferença para manter o zero no placar nos primeiros minutos.

O Atlético de Madrid continuou melhor no jogo e mais propositivo. Mas o incômodo com o placar tirou a calma dos “colchoneros” da mesma forma que decisões contestadas da arbitragem.

Na reta final do primeiro tempo, o Atlético de Madrid acumulou chances perdidas em lances óbvios de gol. Aos 44 minutos, em mais um momento de bola dividida na grande área, os espanhóis reclamaram de pênalti, e o VAR recomendou revisão de penalidade de Gregore sobre Julián Álvarez.

O botafoguense pisou sobre o pé do atacante argentino. No entanto, na revisão, a arbitragem encontrou uma falta de Sorloth sobre Jair, anterior ao pênalti. Por isso, nada foi marcado.

Para o segundo tempo, Simeone decidiu lançar o Atlético de Madrid ainda mais ao ataque. Para isso, sacou o meia inglês Gallagher e colocou o experiente francês Antoine Griezmann.

O Botafogo manteve sua estratégia de contra-ataque, atraindo os “colchoneros” para o seu campo. A bola que encaixou no jogo com o PSG teimava em não aparecer. Os escapes do time alvinegro se davam prioritariamente pelas beiradas. Com baixa presença no ataque, ficou difícil encontrar alguém para finalizar.

O Atlético de Madrid somou inúmeras chances de gol, mas pecou na conclusão. A pressão do relógio atrapalhou consideravelmente as pretensões dos espanhóis. Oblak foi quem precisou se preocupar. Em rara chance do Botafogo no segundo tempo, Igor Jesus viu o goleiro impedir a bola de balançar as redes aos 20 minutos.

No fim da partida, o Botafogo ficou mais confortável e viu o Atlético de Madrid baixar a guarda. Quando menos esperava, os espanhóis acharam uma jogada pela direta, Álvarez fez um cruzamento rasante e achou Griezmann, que bateu e fez o primeiro e único, aos 41.

ATLÉTICO DE MADRID 1 x 0 BOTAFOGO

ATLÉTICO DE MADRID: Oblak; Llorente, Lenglet, Le Normand e Galán; Gallagher (Griezmann), De Paul (Koke), Barrios (Molina) e Giuliano Simeone (Ángel Correa); Sorloth (Lino) e Julián Álvarez. Técnico: Diego Simeone.
BOTAFOGO: John; Vitinho (Ponte), Jair, Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Marlon Freitas, Allan (Newton) e Gregore; Savarino (Montoro), Igor Jesus e Artur (Santi Rodríguez). Técnico: Renato Paiva.
GOL: Griezmann, aos 41 minutos do 2º tempo.
ÁRBITRO: César Ramos (MEX).
CARTÃO AMARELO: Gregore.
PÚBLICO: Não informado.
LOCAL: Rose Bowl, em Pasadena.

Futebol

Aníbal Moreno de saída do Palmeiras? Entenda como atleta perdeu espaço no time de Abel Ferreira

Com a camisa do Palmeiras, Aníbal marcou quatro gols, deu quatro assistências em 117 paridas e foi campeão do Paulistão em 2024

19/12/2025 23h00

Divulgação

Continue Lendo...

O volante Aníbal Moreno pode estar de saída do Palmeiras.

Depois de um 2025 de altos e baixos, o jogador, de 26 anos, interessa ao River Plate, que chegou a fazer sondagens pelo atleta, segundo informaram portais da imprensa brasileira como ESPN e GE.

No fim de 2023, o time alviverde desembolsou US$ 7 milhões (R$ 34 milhões) para contratar o jogador do Racing, onde se destacou atuando no meio-campo.

A missão do volante era substituir Zé Rafael, que foi uma importante peça do esquema de jogo de Abel Ferreira, recuado após a venda de Danilo, hoje no Botafogo.

Na primeira temporada pelo Palmeiras, Aníbal teve um bom desempenho e ganhou espaço na equipe. Pela importância que ganhou no time palmeirense, foi convocado por Lionel Scaloni para amistosos da Argentina na Data Fifa de outubro deste ano. Entretanto, o cenário mudou.

Erros em sequência em jogos importantes, como a expulsão no jogo de volta pelas oitavas de final da Copa do Brasil contra o Corinthians e o erro na saída de bola que deu origem ao terceiro gol do Flamengo na derrota para o time rubro-negro por 3 a 2, pela 29ª rodada do Brasileirão, o jogador se tornou numa espécie de vilão no ano.

Também cometeu um pênalti que ajudou na construção da virada do Grêmio sobre o Palmeiras em novembro, no último jogo antes da final da Libertadores.

Pelas falhas capitais em partidas decisivas, Abel Ferreira perdeu a confiança no jogador.

Além disso, o português também preferiu improvisar o zagueiro Bruno Fuchs na função de volante em vez de contar com Aníbal ou com o uruguaio Emiliano Martínez, reforço para a posição que chegou nesta temporada, mas que ainda não deslanchou.

Por todas essas razões, o Palmeiras decidiu ir atrás de reforçar o elenco. Um dos objetivos do clube para 2026 é a contratação de um novo volante.

Com a camisa do Palmeiras, Aníbal marcou quatro gols, deu quatro assistências em 117 paridas e foi campeão do Paulistão em 2024.

Decisão

Saiba onde assistir Vasco x Corinthians pela final da Copa do Brasil

Segundo jogo da decisão acontece no próximo domingo (21), no Maracanã

19/12/2025 14h15

Foto: Agência/ Estadão Conteúdo

Continue Lendo...

Após o empate sem gols no jogo de ida, Vasco e Corinthians voltam a se enfrentar neste domingo (21) para decidir o campeão da Copa do Brasil de 2025. A grande final será disputada a partir das 17h (de MS), no Maracanã, com transmissão ao vivo na TV aberta e em múltiplas plataformas. Em caso de novo empate no tempo regulamentar, a decisão do título será definida nas cobranças de pênaltis.

Além da taça, a partida vale uma vaga direta na Libertadores de 2026. Esta é a única oportunidade para as duas equipes alcançarem a competição continental, já que terminaram o Campeonato Brasileiro nas 13ª e 14ª colocações, respectivamente. O Maracanã, que tem capacidade para mais de 78 mil espectadores, deve receber público próximo da lotação máxima. 

A decisão será a 109ª vez na história em que Vasco e Corinthians se enfrentam. O retrospecto é amplamente favorável ao clube paulista, que soma 49 vitórias contra 25 do time carioca, além de 34 empates. No recorte das últimas 20 partidas entre as equipes, Vasco conseguiu apenas um resultado positivo.

O Corinthians busca o tetracampeonato da Copa do Brasil, após os títulos conquistados em 1995, 2002 e 2009. O clube ainda chegou às finais de 2018 e 2022, mas acabou ficando com o vice-campeonato. Já o Vasco, campeão em 2011 ao vencer o Coritiba, disputa sua terceira final e tenta o bicampeonato. Em 2006, o Cruzmaltino ficou com o vice após perder a decisão para o Flamengo.

Prováveis escalações

Vasco:
Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta, Robert Renan e Puma Rodríguez; Thiago Mendes, Cauan Barros e Philippe Coutinho; Nuno Moreira, Andrés Gómez e Rayan.

Corinthians:
Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, André Ramalho e Matheus Bidu; Raniele, José Martínez, Breno Bidon e Rodrigo Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto.

Arbitragem

Árbitro principal: Wilton Pereira Sampaio
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira

Onde assistir

TV Globo (TV aberta)
SporTV (TV fechada)
Premiere (pay-per-view)
Ge TV (YouTube)
Amazon Prime Video

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).