De virada, o Flamengo venceu o Chelsea por 3 a 1 na segunda rodada da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, nesta sexta-feira (20), no Lincoln Financial Field, na Filadélfia.
Os cariocas resolveram com paciência uma partida considerada a mais difícil na fase de grupos e terminaram colocando o rival inglês na roda e ouvindo “olé” das arquibancadas, tomadas por rubro-negros.
O triunfo por 3 a 1 é mais um resultado favorável aos sul-americanos, que não perderam um jogo sequer na competição, e a prova de que não existe abismo algum entre brasileiros e rivais da Europa, sejam medianos ou da elite.
A vitória deixa o Flamengo muito perto das oitavas de final. São seis pontos, isto é, 100% de aproveitamento na competição, e a liderança assegurada do Grupo D. O Chelsea é o segundo, com três.
A depender do resultado do duelo entre Los Angeles FC e Esperánce de Túnis, marcado para as 19 horas (de Brasília) desta sexta, a vaga se confirma matematicamente.
Possíveis adversários
O Flamengo faz parte do Grupo D, onde também estão o Chelsea, Los Angeles FC e Espérance de Tunis.
Os dois primeiros colocados enfrentarão adversários classificados do Grupo C, composto por Boca Júnior, Benfica, Auckland City e Bayern de Munique.
Conforme as probabilidades, se for líder de seu grupo, o Flamengo poderá pegar um adversário mais acessível como Boca, Benfica e o Auckland City, da Austrália.
Caso fique em segundo no seu grupo, a maior probabilidade é que o Flamengo pegue o Bayern de Munique, atual campeão da Bundesliga.
O jogo
O duelo na Filadélfia foi mais um que mostrou domínio de um brasileiro sobre uma equipe europeia, sobretudo na segunda etapa. Mesmo quando perdia por 1 a 0 após gol de Pedro Neto, resultante de falha do lateral Wesley, o Flamengo era melhor, não se desesperou e colocou a bola no chão até encontrar o gol de empate e outros dois depois.
O mediano Chelsea, sem grande repertório ofensivo e sem zagueiros confiáveis, não teve calma nem bola para segurar o Flamengo, ainda que tinha aberto cedo o placar.
A impressão que dava era que o gol do time carioca sairia a qualquer minuto. E saiu depois que Bruno Henrique deixou o banco de reservas. Foi do predestinado atacante o gol de empate, aos 16. Feito o primeiro, a ansiedade sumiu e a equipe deslanchou.
Fez o segundo, com Danilo, três minutos depois, e definiu o triunfo depois que passou a ter um jogador a mais por causa da expulsão do atacante Nicolas Jackson. Sobrando em campo, os cariocas foram às redes com o jovem Wallace Yan no fim para o delírio dos rubro-negros, em maioria no estádio, gritando olé no final.
O Flamengo viaja a Orlando, na Flórida, para fechar a fase de grupos contra o Los Angeles FC. O jogo será na próxima terça, às 22h (de Brasília). No mesmo dia e horária, o Chelsea encara o Espérance, da Tunísia, na Filadélfia.
FLAMENGO 3 X 1 CHELSEA
FLAMENGO: Rossi; Wesley (Varela), Danilo, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Jorginho, Gerson (Wallace Yan), Arrascaeta (Bruno Henrique) e Luiz Araújo (Michael); Plata (Pedro). Técnico: Filipe Luís.
CHELSEA: Robert Sanchez; Gusto, Chalobah, Colwill e Cucurella; James (Lavia), Caicedo e Enzo Fernández; Palmer (Madueke); Pedro Neto e Delap (Nicolas Jackson).
GOLS: Pedro Neto, aos 13 do primeiro tempo. Bruno Henrique, aos 17, Danilo, aos 20, e Wallace Yan, aos 37 do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS: Caicedo, Pedro Neto, Delap, Gerson, Pulgar, Plata.
CARTÃO VERMELHO: Nicolas Jackson.
PÚBLICO: 54.019 torcedores.
RENDA: Não divulgada.
LOCAL: Lincoln Financial Field, na Filadélfia.
* Com Estadão Conteúdo