Esportes

Esportes

Yeltsin Jacques conquista bronze no Campeonato Mundial de Atletismo paralímpico, em Paris

O pódio teve dobradinha brasileira, com prata do paulista Júlio César Agripino

Continue lendo...

O campo-grandense Yeltsin Jacques conquistou o bronze no Campeonato Mundial de Atletismo paralímpico, na última segunda-feira (10), em Paris, capital da França.

Yeltsin Jacques garantiu o lugar no pódio com a marca de 15min12s37 na prova dos 5.000 metros, na classe T11 (atletas cegos). A categoria teve dobradinha brasileira, já que o paulista Júlio César Agripino faturou a medalha de prata, completando a distância em 15min07s21. O japonês Kenya Karasawa ultrapassou os dois brasileiros na reta final da prova e levou o ouro, com o tempo de 15min05s19.

Tanto Yeltsin, quanto Júlio César superam o recorde sul-americano do também brasileiro Odair Santos (15m16s87).

“Fiquei um ano e pouco afastado das pistas devido a uma lesão. Fiquei mal, não consegui treinar direito antes do Mundial. Mas hoje voltamos no alto nível. O Brasil demonstrou que tem atletas muito competitivos. Agradeço à minha família e aos meus guias. Pretendo voltar melhor em Paris no ano que vem”, apontou Yeltsin, em entrevista ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

O campo-grandense de 31 anos correu ao lado dos atletas-guia Guilherme Avila e Edelson Ademilson.

Na capital francesa, o atleta de Mato Grosso do Sul volta às pistas para competir nos 1.500 metros, prova em que assegurou medalha de ouro para o Brasil na Paralimpíada de Tóquio-2020, com direito a recorde mundial, chegando à marca de 3m57s60.

O Mundial de Atletismo de Paris é o primeiro após a Paralimpíada de Tóquio-2020 e é considerado o maior evento paralímpico a ocorrer na capital francesa antes dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024.

Com disputas no Estádio Charlety, a competição teve início em 8 de julho e segue até o dia 17. O Brasil está sendo representado por 54 atletas. De acordo com o CPB, esta é a maior delegação brasileira de atletismo em Mundiais, superando a edição de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em 2019, quando o país convocou 43 atletas.

Assine o Correio do Estado.

Duelo definido

Dourados e Náutico decidem final do sub-11

Ambas as classificações foram conquistadas neste sábado, em Campo Grande.

06/09/2026 18h03

Foto: Rodrigo Moreira - Reprodução / FFMS

Continue Lendo...

Após vencerem em cenários distintos, Dourados e Náutico se enfrentam na final do Sul-Mato-Grossense sub-11. 

Ambas as classificações foram conquistadas neste sábado (5) no Jacques da Luz, em Campo Grande. 

Primeiro a carimbar a vaga, Dourados precisou reverter a vantagem mínima conquistada pelo Guaicurus no Estádio Douradão, no interior do Estado. 

Em cobrança ensaiada de escanteio, Felipe rolou para Mateus Malaquias, na área, chegar batendo e vencer o goleiro Miguel e igualar o placar agregado.

No segundo tempo, aos 23', o gol da classificação saiu em cobrança de falta de Caio, 2 a 0 e vaga garantida.

Mais tarde, o Náutico, que já havia vencido por 2 a 0 a primeira perna seminifnal, goleou o União ABC goleou por 5 a 0.

Miguel abriu o placar aos 25' do primeiro tempo. Na etapa final, João Guzzela ampliou aos quatro e aos 10' . José Truffi fechou a conta aos 12' e aos  25'.

A tabela detalhada dos dois jogos finais será divulgada nesta terça-feira (8) pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), com jogos previstos para os dias 19 e 26 de setembro.

ALTO RENDIMENTO

Brasil ganha ouro na Copa do Mundo de paratriatlo e no parabadminton

A "amarelinha" ainda foi bronze no 1° dia do Mundial de Paraciclismo de Estrada

05/09/2026 23h00

Brasil foi anunciado, em julho, como sede do Campeonato Mundial de parabadminton, em 2028

Brasil foi anunciado, em julho, como sede do Campeonato Mundial de parabadminton, em 2028 CBBD/Divulgação

Continue Lendo...

Neste sábado (5) o esporte paralímpico brasileiro celebrou duas medalhas de ouro, durante a etapa de Alhandra (Portugal) da Copa do Mundo de paratriatlo, em que Erica Rodrigues venceu a prova feminina da classe PTS5 (atletas com deficiências físico-motoras leves e que disputam em pé), bem como no Torneio Internacional da China de parabadminton, onde Vitor Tavares foi o campeão da classe SH6 (baixa estatura).

No triatlo paralímpico, as provas consistem em 750 metros (m) de natação, 20 quilômetros (km) de ciclismo – podem ser usadas bicicletas convencionais, tandens (pedalada em dupla, no caso de atletas com deficiência visual que necessitam de guia) ou handbikes (veículo adaptado com três rodas, guiado com as mãos, para cadeirantes) – e 5 km de corrida (a pé ou em cadeira de rodas).

Erica concluiu a prova deste sábado em 1h07min31s, com mais de três minutos de vantagem para a espanhola Maria Fuentes Artigot, segunda colocada. A portuguesa Ana Duarte completou o pódio.

O Brasil ainda foi ao pódio em duas outras provas. Na disputa masculina da PTS5, o goiano Ruiter Silva ficou com a prata, com tempo de 59min07s, a 31 segundos do português Filipe Marques, que ficou com o ouro.

O grego Panagiotis Alevizos foi bronze. Na classe PTWC (cadeirantes), o paulista Lucas Rodrigues garantiu a terceira posição, atrás do tunisiano Fathu Zwoukhi (primeiro) e do francês Julien Viot (segundo).

No parabadminton, Vitor decidiu o título de simples de sua classe contra o chinês Lin Naili. Mesmo no país do adversário, o brasileiro, que tem nanismo, mostrou o porquê de ter sido medalhista paralímpico de bronze nos Jogos de Paris (França), em 2024. Ele venceu por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 19/21, 21/18 e 21/16.

Este foi o segundo pódio brasileiro no Torneio da China. Na última sexta-feira (4), Kauana Beckenkamp assegurou o bronze na disputa individual da classe SL3 (atletas com deficiência moderada e equilíbrio limitado nos membros inferiores, mas que competem de pé). Ela foi superada na semifinal pela chinesa Faifei Gu, por 2 sets a 0 (21/12 e 23/21).

Vale lembrar que o Brasil foi anunciado, em julho, como sede do Campeonato Mundial de parabadminton, em 2028. A competição será no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre 14 e 20 de fevereiro, cerca de seis meses antes da Paralimpíada de Los Angeles (Estados Unidos).

Outra medalha conquistada na sexta veio no Campeonato Mundial de Paraciclismo de Estrada, em Huntsville (Estados Unidos). A paulista Jéssica Messali foi bronze na prova de contrarrelógio entre as atletas da classe WH3 (handbikes), ao concluir o percurso de 14,6 km em 24min32s33. O topo do pódio foi ocupado pela australiana Lauren Parker (23min03s62), seguida da francesa Anais Vincent (23min36s99).

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).