Esportes

Copa do Mundo

Cristiano Ronaldo supera marca de Pelé e Messi em vitória de Portugal

Com o pênalti convertido por ele, e os gols marcados por João Félix e Rafael Leão, Portugal estreou no Qatar com uma vitória por 3 a 2

Continue lendo...

Após cavar um pênalti, Cristiano Ronaldo pegou a bola, deu-lhe um beijo e junto com ela foi fazer o que sabe de melhor. Aos 20 minutos do segundo tempo do duelo contra Gana, o português se tornou nesta quinta-feira (24) o primeiro jogador da história a marcar em cinco edições de Copas do Mundo.


Com o pênalti convertido por ele, além dos gols marcados por João Félix e Rafael Leão aos 32 e aos 34 também da etapa final, Portugal estreou no Qatar com uma vitória por 3 a 2. Andre Ayew e Bukari marcaram por Gana.


Ao balançar a rede no estádio 974, em Doha, o camisa 7 português deixa para trás Pelé, o argentino Lionel Messi, além dos alemães Miroslav Klose e Uwe Seeler. Todos eles marcaram em quatro edições de Mundiais.


Pelé, por exemplo, marcou em 1958, 1962, 1966 e 1970, enquanto o craque argentino balançou as redes em 2006, 2014, 2018 e também na estreia da Argentina neste ano, na derrota para a Arábia Saudita, por 2 a 1.
Ao todo, o camisa 7 português soma, agora, oito gols na história das Copas: um na Alemanha (2006), um na África do Sul (2010), dois no Brasil (2014), três na Rússia (2018) e um no Qatar (2022).


O triunfo deixa a seleção europeia em boa situação no Grupo H, uma vez que Uruguai e Coreia do Sul ficaram num empate sem gols, horas antes do confronto no estádio 974.


Foi o segundo confronto entre Gana e Portugal na história das Copas. No primeiro, em 2014, os europeus venceram por 2 a 1, sendo um dos gols justamente de Cristiano Ronaldo.


Assim que a bola rolou, aliás, o atacante já acumulou mais uma marca para seu currículo. Ele entrou para um seleto grupo de atletas com cinco Copas.


Fazem parte dessa lista os mexicanos Antonio Carbajal (1950-1962) e Rafael Márquez (2002-18), o alemão Lothar Matthäus (1982-98), o italiano Gianluigi Buffon (1998-2014), além de nomes que também entraram neste Mundial: o argentino Lionel Messi (2006-2022) e os mexicanos Andrés Guardado e Guillermo Ochoa (2006-2022).


Mas essa marca estava longe de ser a única que o craque buscava no Qatar. No primeiro tempo, ele foi quem mais tentou balançar a rede. Até conseguiu, aos 30 minutos, mas o lance foi anulado porque o árbitro entendeu que ele cometeu uma falta na origem da jogada.


Depois de um primeiro tempo movimentado, mas sem gols, a etapa final teve cinco bolas na rede. Primeiro, Cristiano Ronaldo abriu o placar de pênalti, aos 20 minutos. Ayew empatou logo em seguida, aos 28. Mas João Félix, aos 33 e Rafael Leão, aos 35, colocaram os portugueses em vantagem.
Antes do fim, houve tempo apenas para Bukari descontar, aos 44 minutos.



PORTUGAL


Diogo Costa; João Cancelo, Rúben Dias, Danilo Pereira e Raphael Guerreiro; Rúben Neves (Rafael Leão), Bruno Fernandes e Bernardo Silva (João Palhinha); Otávio (William Carvalho), João Félix (João Mário) e Cristiano Ronaldo (Gonçalo Ramos). T.: Fernando Santos.

 

GANA


Ati-Zigi; Seidu (Tariq Lamptey), Djiku, Amartey, Salisu e Baba; Partey, Abdul-Samed, Kudus (Osman Buakri) e André Ayew (Jordan Ayew); Iñaki Williams. T.: Otto Addo.

 

Estádio: 974, em Doha (Qatar)
Horário: Às 13h (de Brasília) desta quinta-feira (24)
Árbitro: Ilsmail Elfath (Estados Unidos)
Auxiliares: Kyle Atkins (Estados Unidos) e Corey Parker (Estados Unidos)
VAR: Armando Villarreal (Estados Unidos)
Gols: Cristiano Ronaldo, 19' aos 2° T, e João Félix, aos 32' do 2° T (Portugal), Rafael Leão, aos 34' do 2° T. André Aywe, aos 27' do 2° T, e Osman Bukari, aos 43' do 2° T
Cartões amarelos: Andre Ayew, Iñaki Williams, Kudus Mohammed, Alidu Seidu (Gana). Danilo Pereira e Bruno Fernandes (Portugal).

 

Assine o Correio do Estado.

DE VOLTA

Saiba onde assistir a reestreia de Neymar no jogo do Santos

Vários canais irão transmitir a primeira partida do craque brasileiro, enquanto alguns bares de Campo Grande também vão passar o jogo de hoje

05/02/2025 12h45

Neymar durante treino do Santos esta semana

Neymar durante treino do Santos esta semana Foto: Raul Baretta/Santos FC

Continue Lendo...

Após 12 anos sem pisar no futebol brasileiro, Neymar está de volta ao Santos e deve fazer sua reestreia com a camisa do clube paulista nesta quarta-feira (05), contra o Botafogo (SP), às 20h35.

Obviamente, não só os santistas vão querer assistir essa partida, mas fãs do jogador também. Por isso, vários canais vão transmitir ao vivo o confronto. São eles:

*Todos os preços são os planos básicos de assinatura

Além da partida, a CazéTV vai ter uma programação especial no dia que deve marcar a volta do craque brasileiro aos gramados brasileiros: Especial NeyDay (11h); Central CazéTV ao vivo (13h e 18h) e finalmente o jogo às 20h35. Todos os horários no padrão sul-mato-grossense.

Bares em Campo Grande

Para quem quiser sair do habitual e assistir a partida com a companhia de outros torcedores, alguns bares da capital também vão transmitir a partida.

  • Mercearia Bar

O tradicional barzinho temático de futebol em Campo Grande não poderia ficar de fora dessas. O Mercearia Bar, localizado na Rua 15 de Novembro, 1064 (Centro), vai transmitir Santos x Botafogo (SP) e outros jogos também.

  • Escobar e Batata+

Ambos bares conhecidos pelos “rolês” universitários, por serem perto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), também transmitem alguns jogos e hoje não será diferente. Para quem quiser comparecer, os dois ficam localizados na Rua Trindade, no bairro Jardim Paulista.

  • Madonna Bar

Nas suas redes sociais, o Madonna Bar, localizado na Rua 14 de Julho, anunciou que vai transmitir a partida, com direito a Heineken de 600ml por R$ 15,00 e open pipoca.

  • Outros botecos

Claro, a maioria dos bares de Campo Grande devem transmitir a partida, mesmo que não anunciem oficialmente nas suas redes sociais. Basta conferir perto da sua residência.

Retorno

Neymar foi apresentado oficialmente na última sexta-feira (31), na frente de 10 mil torcedores presentes na Vila Belmiro. No evento de apresentação, vários músicos santistas se apresentaram, como Projota, Supla, MC Binn e Mano Brown, um dos mais fanáticos pelo time no cenário musical.

Depois, Neymar concedeu entrevista coletiva. Falou sobre a decisão do retorno, a vontade de agregar ao time, a avaliação sobre Pedro Caixinha, o tempo de contrato e a chance de prorrogar e seleção. O momento de mais emoção foi quando falou sobre seu pai, o que o levou às lágrimas.

Com a camisa santista, Neymar atuou em 225 jogos, marcou 136 gols e distribuiu 64 assistências. Conquistou o três vezes o Campeonato Paulista (2010, 2011 e 2012), Copa do Brasil em 2010 e Copa Libertadores da América em 2011. Em 2013, foi vendido ao Barcelona (Espanha), por um preço que até hoje não se sabe oficialmente.

Neymar x time de MS

Em 10 de março de 2010, Naviraiense e Santos se encontraram, pelo jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil, na Vila Belmiro. Na partida, Neymar e companhia flutuaram em campo. Na época ainda menino, o craque brasileiro fez dois gols e deu duas assistências.

A partida ficou marcada pela goleada histórica do clube paulista sob a equipe sul-mato-grossense: 10x0. Esta foi a segunda maior goleada da história da Copa do Brasil, igualado com outro 10x0 no jogo entre São Paulo e Botafogo (PB), em 2001, e atrás de um 11x0, que aconteceu na vitória do Atlético (MG) contra o Caiçara (PI), em 1991.

Assine o Correio do Estado

SUL-AMERICANO SUB-20

Atleta de MS é expulso, mas Brasil bate o Uruguai no sub-20

O campo-grandense Arthur Dias, titular em todos os jogos até aqui, foi "mandado para o chuveiro" mais cedo e está fora do próximo jogo, que acontece nesta sexta-feira (07), contra a Colômbia

05/02/2025 10h30

Momento da expulsão de Arthur Dias (camisa 20), aos 11 minutos da segunda etapa

Momento da expulsão de Arthur Dias (camisa 20), aos 11 minutos da segunda etapa Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Continue Lendo...

Na estreia do hexagonal final do Campeonato Sul-Americano Sub-20, a seleção brasileira superou a expulsão do campo-grandense Arthur Dias e venceu o Uruguai, por 1x0, com gol de Pedrinho, ex-Corinthians.

Novamente jogando de lateral-esquerdo, o defensor sul-mato-grossense fez parte da linha defensiva que conseguiu parar totalmente os ataques do Uruguai na primeira etapa. Para se ter ideia, apenas a equipe brasileira finalizou nos 45 minutos iniciais.

Porém, aos 42 minutos do 1º tempo, Arthur foi advertido com cartão amarelo após uma entrada forte pelo alto em Zalazar, meio-campista uruguaio. Na volta para a segunda etapa, logo aos 11 minutos, o defensor receberia o segundo amarelo, e consequentemente o vermelho, após empurrar o adversário.

Neste momento, a partida ainda estava empatada sem gols, o que também obrigou o técnico Ramon Menezes a tirar um jogador de ataque para colocar um defensor pelos lados, para recompor o sistema defensivo.

Mesmo com a adversidade de um homem a menos em campo, a seleção brasileira conseguiu chegar ao gol graças a troca de passes de três jogadores formados nas categorias de base do Corinthians. De Breno Bidon para Gabriel Moscardo, de Moscardo para Pedrinho, de Pedrinho para o gol, que contou com um “frango” do goleiro adversário.

No Sofascore, site especializado em estatísticas esportivas, Arthur Dias venceu metade dos duelos pelo chão (dois de quatro), efetuou dois desarmes, finalizou para fora uma vez e obteve 89% de precisão no passe (25 de 28 tentados) em 57 minutos em campo. Obviamente, com a expulsão, sua nota foi comprometida, recebendo 5.9, a pior da partida.

O Brasil volta a campo na próxima sexta-feira (07), às 16h, contra a Colômbia, mesma seleção que venceu a “canarinho” na última partida da fase de grupos da competição. Por ter sido expulso, o campo-grandense é ausência certa para esta partida, mas deve voltar na 3ª rodada do hexagonal final, que é contra o Paraguai, na segunda-feira (10).

Todos os jogos da seleção brasileira são transmitidos pelo canal fechado da Rede Globo, o Sportv, ou pelo canal oficial da Confederação Sul-Americana de Futebol no Youtube, a Conmebol TV.

Como foi o jogo

O Brasil teve uma das melhores exibições desde o começo do torneio. No primeiro tempo, apenas o time brasileiro finalizou, com seis chutes. Defensivamente, a equipe conseguiu parar os uruguaios, que não assustaram.

Gustavo Prado e Nathan Fernandes foram alguns dos destaques na criação. Rayan, ainda na primeira etapa, ainda acertou a trave. As oportunidades não foram suficientes para que o placar fosse aberto.

O segundo tempo continuou no mesmo tom. Aos dez minutos, Gustavo Prado e Nathan Fernandes tabelaram até que o atacante ficou frente a frente com o goleiro Martínez. A finalização foi fraca, e a defesa conseguiu afastar. As chances perdidas já preocupavam o técnico Ramon Menezes.

A situação ficou complicada mesmo com a expulsão do lateral-esquerdo Arthur Dias. O jogador empurrou o adversário e recebeu o segundo amarelo. Ele já havia sido advertido no primeiro tempo, após uma entrada forte pelo alto em Zalazar. O cartão vermelho obrigou Ramon Menezes a sacar Nathan Fernandes para a entrada de Leandro, que recompôs a linha defensiva brasileira.

O Uruguai virou a chave do jogo, aproveitando a superioridade numérica. Aos 21 minutos, o zagueiro Juan Rodríguez quase marcou na sobra de um escanteio. Os uruguaios cresciam no jogo.

Mesmo assim, o Brasil não deixou de procurar o ataque. Em uma saída rápida, o corintiano Breno Bidon conduziu e encontrou Pedrinho, ex-Corinthians e hoje no Zenit, dentro da área. O camisa 10 dominou e bateu cruzado. O goleiro uruguaio falhou e aceitou o chute, permitindo que a seleção brasileira abrisse finalmente o placar.

Mais tranquilos, os brasileiros voltaram a ter paciência para trocar passes na construção de jogadas. Já os uruguaios tinham pressa para buscar o resultado. Com o andar do cronômetro, Ramon Menezes promoveu trocas, sacando os já exaustos atacantes brasileiros e reforçando as linhas defensivas.

No minuto final, foi a vez de o Corinthians aparecer na defesa do Brasil. Felipe Longo brilhou com bela defesa em cabeceio de Estebam Crucci, que ia no canto do gol brasileiro. Lavega, reforço do Fluminense, ainda pegou o rebote, mas isolou a finalização.

"A gente melhorou muito desde o começo da primeira fase. Agora é descansar, temos um jogo próximo, vamos olhar o que fizemos de bom e ruim para melhorar para as próximas partidas", disse Pedrinho, autor do gol brasileiro, após a vitória nesta terça-feira.

Melhores Momentos

Outros jogos

Confira os resultados dos outros jogos desta rodada da competição:

  • Chile 1 x 2 Argentina
  • Colômbia 4 x 0 Paraguai

Diante destes resultados, o grupo do hexagonal final ficou da seguinte forma:

  • 1º - Colômbia (3 pontos - 1 PJ)
  • 2º - Argentina (3 pontos - 1 PJ)
  • 3º - Brasil (3 pontos - 1 PJ)
  • 4º - Chile (0 pontos - 1 PJ)
  • 5º - Uruguai (0 pontos - 1 PJ)
  • 6º - Paraguai (0 pontos - 1 PJ)

*PJ = Partidas Jogadas
** Em negrito aqueles que, por enquanto, estão se classificando ao Mundial Sub-20

Sul-Americano Sub-20

Ao todo, 10 seleções participam da competição. Elas foram divididas em dois grupos com cinco seleções cada. Nesta edição, o grupo A foi formado por Chile, Paraguai, Uruguai, Peru e Venezuela. Já o grupo B foi composto por Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia e Equador.

Os três melhores de cada grupo (Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia, Chile e Paraguai) foram à próxima fase, do qual é formado um sexteto com essas seleções classificadas. Diante disso, todos se enfrentam e aquele com maior pontuação é o campeão.

O primeiro, segundo, terceiro e quarto colocados garantem vaga no Mundial Sub-20, que será disputado em setembro e outubro deste ano, no Chile. Obviamente, por ser país-sede, a seleção chilena já está garantida na competição.

Saiba

A seleção brasileira é a maior e atual campeã do Sul-Americano Sub-20. Ao todo, já foram 12 taças da competição conquistadas (1974, 1983, 1985, 1988, 1991, 1992, 1995, 2001, 2007, 2009, 2011 e 2023).

*Com algumas informações do Estadão Conteúdo

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).