Daniel Paiola já garantiu uma medalha de bronze para o badminton do Brasil em Guadalajara. O cabeça de chave número 4 da competição venceu o mexicano Lino Muñoz por 2 a 0, (21-12 e 21-16) e assegurou vaga para as semifinais, que acontecem nesta terça-feira, a partir das 14:30 (horário de Brasília).
Essa é a segunda medalha do badminton brasileiro em Pan-Americanos. No Rio-07, Guilherme Prado e Guilherme Kumasaka, atual auxiliar técnico da seleção, faturaram o bronze na disputa de duplas. Porém, é a primeira conquistada no individual.
Lembrando que pelo regulamento do badminton em Pans, os semifinalistas garantem o bronze, pois não há disputa pelo terceiro lugar.
Paiola volta ao Ginásio Multiuso ainda hoje para tentar garantir outra medalha para o badminton do Brasil. Ele e Hugo Arthuso pegam a dupla norte-americana valendo vaga nas semfinais.
A jovem Lohaynny Vicente, de apenas 15 anos, também disputa vaga nas semifinais hoje. Ela enfrenta a canadense Jocelyn Ko e pode assegurar o primeiro bronze para o Brasil no badminton feminino. Ainda nesta segunda, Alex Tjong também busca assegurar vaga nas semifinais no individual no confronto frente ao jamaicano Charles Pyne.