Esportes

copa do mundo

Danilo e Neymar jogam em confronto com a Coreia do Sul por vaga nas quartas

Depois de perder dois jogadores pelo resto da competição, seleção brasileira teve boa notícia; único desfalque será Alex Sandro

Continue lendo...

Depois de três jogadores lesionados nas primeiras partidas e dois cortados para o resto da Copa do Mundo do Catar, a seleção brasileira enfim teve uma boa notícia. Para a partida das oitavas de final, hoje (5), contra a Coreia do Sul, às 15h (de MS), no estádio 974, em Doha, o Brasil terá o retorno de Neymar e Danilo.

Durante coletiva de imprensa, ontem (4), o técnico Tite afirmou que treinar era a condição para que Neymar enfrentasse a Coreia do Sul. O treinador, que não costuma confirmar a escalação, garantiu a presença do craque.

“Quando eu não quero falar, digo. Então, ele [Neymar] vai treinar hoje à tarde. Se treinar bem, vai para o jogo. Os outros 10 eu não escalo”, disse.

O camisa 10, que sofreu lesão no tornozelo direito na estreia, contra a Sérvia, era o retorno mais esperado. Neymar fez tratamento em três períodos, nem sequer foi ao estádio na vitória sobre a Suíça e fez crioterapia, tratamento que usa nitrogênio para resfriar o corpo, para acelerar a recuperação. 

O jogador estava otimista de de que voltaria nas oitavas de final, depois temeu não jogar. Enfim, recebeu a notícia de que poderia retornar aos treinos com bola.

Sem ele, a equipe bateu a Suíça e perdeu para Camarões. Desde 1998 o Brasil não era derrotado em uma partida da fase de grupos da Copa do Mundo.

Consciente de que era o nome mais esperado, Neymar foi o último a entrar em campo neste domingo. A imprensa foi liberada para acompanhar os primeiros 15 minutos. 

O jogador participou do bobinho, correu sem restrição aparente e se divertiu com algo que ouviu de Thiago Silva, o mesmo zagueiro que pouco tinha dito que a seleção havia ganhado uma vida nova no Mundial após o revés diante dos africanos.

“Na Copa de 2010, eu perdi um jogo e fui para casa. Em 2014, perdi um jogo e fui para casa. Em 2018, perdi um jogo e fui para casa. Em 2022, perdi um jogo e estou aqui nas oitavas de final. Dificilmente a gente tem outra oportunidade na Copa do Mundo. Agora teremos e vamos aproveitar”, disse o defensor, capitão nas duas primeiras partidas.

Ele se referiu às derrotas nas quartas de final na África do Sul para a Holanda e na Rússia para a Bélgica e no 7 a 1 contra a Alemanha no Mineirão, pela semifinal.

Depois da roda de bobinho, Neymar participou de atividade de arranque em zigue-zague. Todos estavam presentes, mas o preparador físico Fabio Mahseredjian gritou o nome apenas do atacante, querendo seu empenho máximo. 

Como forma de garantir que estava tudo bem, Neymar reagiu com o mesmo esforço dos outros.

É um alívio para a torcida brasileira e para Tite. Mas não se compara ao que Neymar sente. É a terceira Copa do Mundo em que ele sofre com problemas físicos ou de lesão. Sua campanha em 2014 foi interrompida pela lesão na coluna nas quartas de final diante da Colômbia. Na Rússia, em 2018, chegou ainda em recuperação de fissura no metatarso do pé direito.

Lesões se tornaram um drama para o Brasil no Catar. Antes do Mundial, Tite não pôde convocar Guilherme Arana, que passou por cirurgia no joelho. Já em Doha, teve as contusões de Neymar, Danilo (tornozelo) e Alex Sandro (sobrecarga muscular na perna). 

Gabriel Jesus e Alex Telles (joelho) não vão mais jogar na Copa e não podem ser substituídos por novos convocados. Isso significa que a seleção vai até o fim do torneio com apenas 24 inscritos.

Neymar não será a única novidade. Danilo também está recuperado e vai jogar, porém não do lado direito, função em que se sente mais confortável. Vai na esquerda para suprir as ausências de Alex Sandro (ainda vetado) e Alex Telles.

“Jogo nas duas laterais, no meio-campo e como zagueiro. Em todas as posições me sinto bem confortável”, disse Danilo em entrevista à Folha neste ano. Ele terá a chance de mostrar isso nesta segunda-feira com a camisa amarela.

Isso faz com que Tite coloque atletas fora de seus papéis de origem nas duas alas. Na direita, com o deslocamento do titular Danilo para o lado canhoto, o zagueiro Militão será escalado. Daniel Alves foi a escolha contra Camarões, partida em que o treinador decidiu colocar os reservas.

A questão física tornou-se um incômodo e Tite se irritou com notícias de que a comissão técnica sabia que Gabriel Jesus estava com dores no joelho e o escalou mesmo assim, o que o treinador negou.

COREIA DO SUL

Pelo lado dos coreanos, o técnico português Paulo Bento também falou sobre o retorno de Neymar.

“Seríamos hipócritas se disséssemos que seria melhor jogar com o Brasil tendo Neymar do que não tendo. Mas, para ser justo e ser verdadeiro, eu prefiro sempre que os melhores jogadores estejam. E se não estão, que nunca seja por motivo de lesão. Não desejo isso a ninguém. Nós vamos fazer o melhor jogo possível”, declarou.

Na Coreia, o destaque está com a braçadeira de capitão. Heung-min Son, do Tottenham, da Inglaterra, é o principal jogador. Além dele, o centroavante Gue-Sung Cho se destacou durante o Mundial após marcar dois gols contra Gana.

Uma característica da Coreia é usar a visão de jogo e rapidez de raciocínio de Son para surpreender os adversários com saídas velozes da defesa para o ataque. Contra o Brasil, o técnico português deve usar o que tem de melhor no ataque, com Son, Cho e Hwang Hee-Chan, que marcou o gol da vitória contra Portugual.

Assine o Correio do Estado

Esportes

IA projeta tabela do Brasileirão 2026: grande time é campeão e gigantes em risco

Embora apenas uma simulação, o ranking chama atenção por seguir lógicas que deram o tom das últimas temporadas

08/12/2025 06h00

Continue Lendo...

Uma simulação realizada por inteligência artificial projetou como poderia terminar o Campeonato Brasileiro de 2026 e o resultado surpreende pela disparidade entre candidatos ao título, postulantes à Libertadores e clubes ameaçados de rebaixamento.

Segundo a previsão, o Palmeiras seria o campeão, somando 81 pontos e mantendo a hegemonia recente no futebol nacional.

Logo atrás, Flamengo (78 pontos) e Atlético-MG (72) completariam o pódio, enquanto o Cruzeiro apareceria em quarto lugar, reforçando a retomada esportiva do clube. O Fluminense, atual potência técnica, ficaria em quinto, seguido por um competitivo Botafogo.

A grande surpresa positiva seria o Mirassol, que terminaria em 7º lugar, à frente de gigantes como São Paulo (8º), Bahia (9º) e Red Bull Bragantino (10º). Já Athletico e Grêmio, tradicionais concorrentes por vagas internacionais, aparecem em posição intermediária, fechando a Série A sem grandes destaques.

Zona de rebaixamento tem pesos-pesados

A projeção também indica um cenário dramático para grandes clubes. O Santos, recém-retornado à elite, terminaria em 17º e voltaria a ser rebaixado.

O Corinthians, outro gigante do país, aparece em 18º, consolidando um dos piores anos de sua história. Coritiba (19º) e Remo (20º) completam o grupo dos quatro últimos colocados.

Equilíbrio no meio da tabela

Entre os times que escapariam por pouco da queda, Chapecoense, Vitória e Vasco figuram com campanhas irregulares, mas suficientes para permanecer na primeira divisão. Internacional, por sua vez, aparece apenas em 13º, distante de competições continentais.

Leitura do cenário

A tabela projetada destaca tendências recentes do futebol brasileiro:

  • A força das estruturas financeiras e de gestão, refletida no desempenho de Palmeiras e Flamengo.
  • A ascensão de equipes emergentes, como Mirassol e Bahia.

A instabilidade de gigantes tradicionais, caso de Santos e Corinthians, que enfrentam dificuldades administrativas e esportivas.

Embora apenas uma simulação, o ranking chama atenção por seguir lógicas que deram o tom das últimas temporadas. Para torcedores, dirigentes e analistas, a projeção funciona como um alerta tanto para quem busca o topo quanto para quem luta contra o declínio.

brasileirão

Santos, Inter e Vitória escapam da Série B; Ceará e Fortaleza são rebaixados

O Campeonato Brasileiro de 2025 terminou neste domingo (7)

07/12/2025 18h01

Fortaleza perdeu para o Botafogo e foi rebaixado para a série B

Fortaleza perdeu para o Botafogo e foi rebaixado para a série B Foto: Vagner Nascimento / Fortaleza EC

Continue Lendo...

O Campeonato Brasileiro de 2025 terminou neste domingo (7). A rodada final começou com vários times lutando para escapar do rebaixamento e terminou com o Fortaleza e o Ceará se juntando ao Sport e Juventude, que já estavam rebaixados, para disputar a série B em 2026.

O Fortaleza perdeu de virada para o Botafogo, no Nilton Santos (RJ), por 4 a 2, e vai jogar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2026. O Leão vinha de uma recuperação incrível no campeonato, com nove jogos de invencibilidade e quatro vitórias seguidas. Mas a derrota na tarde deste domingo (7) deixou a equipe na 18ª posição, com 43 pontos.  

Aos 16 minutos de jogo, Breno Lopes acertou um belo chute na entrada da área e abriu o placar. Nos acréscimos da etapa inicial, aos 49, Montoro colocou com categoria no ângulo para empatar a partida. Aos 2 minutos da etapa final, Vitinho cruzou e Arthur Cabral virou para o Botafogo. Aos 6 minutos, ocorreu uma lance incrível.

Depois da finalização do Fortaleza, a bola bateu no braço de Barrera dentro da área. No contra-ataque rápido, os cariocas fizeram o terceiro gol com o mesmo Barrera. Só que o árbitro, auxiliado pelo VAR, anulou o gol e marcou o pênalti para o Fortaleza. Aos 10 minutos, Bareiro bateu e empatou o jogo em 2 a 2. Aos 38 minutos, Santi cobrou escanteio e Marçal mandou de cabeça para o fundo da rede para ampliar o placar.

Já nos acréscimos, Mateo Ponte definiu o contra-ataque e fez  4 a 2. O Botafogo finalizou o torneio na 6ª posição com 63 e aguarda o final da Copa do Brasil para saber se jogará a Pré-Libertadores ou já entrará direto na fase de grupos do torneio continental em 2026.  

A outra vaga do Z-4 ficou com o Ceará. O Vozão perdeu de virada por 3 a 1 para o Palmeiras, no Castelão lotado, e vai jogar a Série B do futebol brasileiro em 2026.

O Vozão saiu na frente no duelo desta tarde com o centroavante Pedro Raul, aos 11 minutos. Lucas Mugni cobrou falta na segunda trave, Willian Machado escorou para o meio e o artilheiro definiu. Mas logo, aos 16 minutos, o Palmeiras empatou.

Bruno Fuchs cruzou e Facundo Torres definiu. Na etapa final, aos 15 minutos, Ramón Sosa cobrou falta no canto e definiu a virada do Verdão. Aos 19 minutos, o Palmeiras ainda marcou mais um com Flaco López. Jefté cruzou e o artilheiro argentino fez o 3 a 1. Com os resultados, o Ceará fechou na 17ª posição com 43 pontos. O Palmeiras, que já era vice-campeão brasileiro, fechou o Nacional com 76 pontos.      

Vitória bate São Paulo e escapa do rebaixamento

O Vitória venceu o São Paulo por 1 a 0, no Estádio Barradão, em Salvador, e conseguiu se manter na Série A do Brasileirão para 2026. O gol dos baianos foi marcado aos 22 minutos da etapa final. Após boa troca de passes, Kayzer tocou para Fabri. Ele ajeitou e deu boa assistência para Baralhas fazer o gol.

Com o resultado, o Vitória foi aos 46 pontos e subiu para a 15ª posição. O São Paulo finalizou o campeonato na 8ª posição, com 51 pontos. Dessa forma, o Tricolor Paulista ainda aguarda o final da Copa do Brasil para saber se irá disputar a Pré-Libertadores ou a Sul-Americana em 2026. Para jogar a principal competição continental, o São Paulo precisa que o Cruzeiro ou o Fluminense vença a Copa do Brasil.  

Inter bate Bragantino no sufoco e segue na Elite do Brasileirão

O Internacional venceu o Bragantino por 3 a 1 no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, na tarde deste domingo, pela 38ª rodada do Brasileirão 2025. Dessa forma, jogará a Série A do Nacional em 2026. O Colorado fechou o torneio com 44 pontos, na 16ª posição.

Além da vitória do Inter, o clube de Porto Alegre precisou contar com a vitória do Palmeiras sobre o Ceará, por 3 a 1, e com a vitória do Botafogo, no Rio de Janeiro, por 4 a 2 sobre o Fortaleza. O Bragantino ficou na 9ª posição, com 49 pontos.  

Os gols da vitória do Inter foram marcados pelo zagueiro Mercado, de cabeça, aos quatro minutos da etapa final, Alan Patrick, de pênalti, aos 31 minutos, e Carbonero, em rápido contra-ataque, aos 35. Aos 42 minutos, Jhon Jhon ainda teve tempo para descontar para o Bragantino.    

Outros resultados

  • Fluminense 2 x 0 Bahia
  • Corinthans 1 x 1 Juventude
  • Atlético-MG 5 x 0 Vasco
  • Sport 0 x 4 Grêmio
  • Santos 3 X 0 Cruzeiro 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).