Esportes

Catar 2022

De volta à Copa, Holanda tem dupla de zagueiros mais cara da história

Virgil van Dijk e Matthijs de Ligt estão no top 3 de transferências mais caras de defensores da história do futebol

Continue lendo...

Em bom momento, a seleção holandesa está de volta à Copa do Mundo, depois de não conseguir a classificação para o torneio na Rússia em 2018.

O grande trunfo desta seleção está no seu sistema defensivo, os zagueiros Matthijs de Ligt, de 23 anos, jogador do Bayern de Munique, e Virgil van Dijk, de 31 anos, referência do Liverpool, estão entre os jogadores mais caros da história na posição, segundo dados do Transfermarket.

Dando continuidade à série de matérias sobres as principais seleções da Copa no Catar, nesta sétima edição vamos apresentar como vem a Holanda para a disputa.

Van Dijk é um dos principais ídolos do torcedor do Liverpool neste século 21. O zagueiro holandês ganhou o prêmio de Melhor Jogador da Europa no ano em que o time foi campeão da Liga dos Campeões, na temporada 2018/2019, depois de um jejum de 19 anos sem conquista do clube inglês.

No ano seguinte, van Dijk também foi destaque no título nacional do Campeonato Inglês, quebrando jejum de 29 anos do Liverpool sem o principal troféu da Inglaterra.

O zagueiro é conhecido por sua força física, liderança dentro e fora do campo e excelência no jogo aéreo. A transferência do jogador do Southampton para o Liverpool, em 2018, foi a terceira mais cara da história entre defensores, com valor na época de 84,65 milhões de euros.

No fim de semana, uma marca histórica do jogador pelo Liverpool foi quebrada em partida contra o Leeds, que terminou em derrota por 2 a 1. O holandês estava há 70 jogos sem perder em Anfield, estádio do Liverpool. Até a data, van Dijk detinha 59 vitórias, 11 empates. Agora, adicionou uma derrota.

Atualmente, o jogador está com 12 jogos na temporada 2022/2023 no Campeonato Inglês, tendo índice de 0,8 desarmes por jogo. Em quatro jogos com van Dijk em campo, o Liverpool não tomou gols.

Campeão italiano pela Juventus na temporada 2019/2020, Matthijs de Ligt tem a segunda transferência de defensores mais cara da história, feito realizado quando o jogador trocou o Ajax, clube onde foi revelado e fez parte da campanha que levou o time à semifinal da Liga dos Campeões em 2018/2019, pela Velha Senhora, no início de 2019. O valor de compra chegou a 85,50 milhões de euros.

De Ligt foi convocado para a seleção principal da holanda pela primeira vez em 2017, quando tinha apenas 17 anos. Ao longo do ciclo para a Copa do Mundo deste ano, o zagueiro disputou 38 partidas na seleção, marcou dois gols e deu quatro assistências.

Na temporada atual, o jogador já disputou 17 partidas atuando pelo Bayern de Munique, marcando um gol em partida pela Bundesliga.

FORA DA COPA

Recém-chegado a Roma, o volante Georginio Wijnaldum, 31 anos, está fora da Copa do Mundo no Catar, por conta de uma lesão no treinamento. 

Com 85 jogos e 26 gols pela Holanda, o jogador será o maior desfalque da seleção na competição.
Com 11 minutos em campo, o jogador sofreu uma fratura na tíbia da perna direita em um jogo treino, tendo previsão para voltar a jogar partidas oficiais apenas em 2023, depois da Copa.

Com o companheiro van Dijk, Wijnaldum foi campeão da Liga dos Campeões pelo Liverpool. Antes de se transferir para a Roma nesta temporada, o jogador estava no Paris Saint-Germain, onde jogou apenas um ano.

DESTAQUES NO ATAQUE

Jogando no futebol espanhol, o meio-campista Frenkie de Jong e o atacante Memphis Depay também são destaques da seleção holandesa para esta Copa.

A dupla joga atualmente no Barcelona, clube que está vivendo um momento de crise, após a eliminação precoce na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Depay está a oito jogos sem jogar no Barcelona, em razão de uma lesão no bíceps femoral da perna esquerda.

A previsão do tempo de recuperação do atleta foi estimada em um mês, porém, segundo o jornal espanhol Sport, há uma suspeita de que Depay estaria pensando mais em se preparar para a Copa do Catar do que em assumir o risco de jogar as últimas partidas pelo Barcelona antes da competição.

O jogador disputou 28 jogos na temporada passada, marcando 12 gols pelo Barcelona.
Já Frenkie de Jong, de 25 anos, vem jogando regularmente pela equipe espanhola. Em 11 jogos na temporada, marcou apenas um gol em partida da Liga Espanhola.

Pela seleção holandesa, o jogador será novidade para esta Copa: de Jong começou a ser convocado em 2018, quando tinha 21 anos, tendo até o momento apenas um gol na seleção e cinco assistências em 45 jogos disputados.

RETROSPECTO

Em preparação para a disputa da Copa do Mundo, a seleção holandesa vive um bom momento, após se classificar para a semifinal da Liga das Nações da Uefa, que será disputada em 2023.

Sem derrotas, os holandeses eliminaram no Grupo 4 as seleções da Bélgica, Polônia e País de Gales. Detalhe, as três estarão na Copa.

Já na Eurocopa 2020, a seleção ficou pelo caminho nas oitavas de final, sendo eliminado pela República Tcheca, por 2 a 0.

Nas eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, a Holanda preocupou seus torcedores no começo, mas os holandeses terminaram em primeiro lugar em seu grupo. 

 

SAIBA

A seleção holandesa está no Grupo A na Copa do Mundo e tem como adversários na primeira fase as seleções do Catar, Senegal e Equador. A estreia na competição será no dia 21, contra o Senegal, no estádio Al Thumama, às 12h (MS).

Vitória suada

Arsenal sofre contra o pior time da Premier League em casa, mas vence com 2 gols contra

Na cola dos Gunners, Manchester City enfrenta o Crystal Palace neste domingo

13/12/2025 23h00

Gabriel Jesus fez boa partida neste sábado

Gabriel Jesus fez boa partida neste sábado Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Mesmo em casa o Arsenal foi incapaz neste sábado de marcar contra o Wolverhampton, lanterna da Premier League, mas foi beneficiado com dois gols contra. O 2 a 1 no Emirates Stadium consolidou o time de Londres na liderança do campeonato com 36 pontos. O Manchester City tem 31 e enfrenta o Crystal Palace neste domingo. O Wolverhampton somou apenas 2 pontos em 16 rodadas.

Diante de sua torcida, o Arsenal teve muito mais posse de bola e passou praticamente todo o primeiro tempo no campo de ataque. O domínio, porém, foi ilusório. Os visitantes conseguiram neutralizar o rival com um esquema com três zagueiros, e o Arsenal terminou a primeira etapa sem um finalização em direção ao gol de Johnstone. A melhor chance foi do Wolverhampton, quando o sul-coreano Hwang Hee-Chan finalizou um contra-ataque para a defesa de Raya.

O segundo tempo começou com ainda mais posse de bola do Arsenal, mas o time era incapaz de finalizar com perigo. Ainda antes dos 15 minutos, o técnico Mikel Arteta fez três alterações, colocando Odegaard, Trossard e Merino em campo. O time trocava passes no campo de ataque, mas continuava com dificuldades para criar chances realmente perigosas.

A primeira finalização correta do Arsenal no jogo aconteceu aos 22 minutos, quando Declan Rice acertou um belo chute e exigiu grande defesa de Johnstone. A pressão do time da casa após um escanteio pela direita. Saka cobrou com efeito e quase marcou um gol olímpico, mas a bola bateu na segunda trave, voltou nas costas de Johnstone e entrou. Gol contra.

O Arsenal continuou pressionando, mas viu o Wolverhampton abandonar o esquema de três zagueiros e se aventurar no ataque. No final do jogo, Arias, ex-Fluminense, entrou no Wolverhampton, e o brasileiro Gabriel Jesus voltou a defender o Arsenal na Premier League após mais de 11 meses, depois de se recuperar de grave lesão.

Aos 45 minutos, os visitantes conseguiram empatar com uma cabeçada de Arokodare. Nos acréscimos, o Arsenal conseguiu a vitória com a participação imprescindível de Gabriel Jesus, que disputou pelo alto um lance com Mosquera. O defensor acabou desviando para a própria meta. Segundo gol contra do Wolverhampton.

O líder Arsenal volta a jogar na Premier League como visitante contra o Everton, e o lanterna Wolverhampton tenta sua primeira vitória no campeonato ao receber o Brentford. Os dois jogos acontecem no sábado.

Assine o Correio do Estado 

Esportes

Corinthians aposta em bola parada para enfrentar Cruzeiro na semifinal da Copa do Brasil

Técnico Dorival Júnior comandou dois exercícios táticos e treinou jogadas de bola parada e cobranças de pênalti

13/12/2025 22h00

Zagueiro André Ramalho é uma das armas do Timão para a final

Zagueiro André Ramalho é uma das armas do Timão para a final Foto: Reprodução

Continue Lendo...

O Corinthians encerrou neste sábado sua preparação para o segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil contra o Cruzeiro. O técnico Dorival Júnior comandou dois exercícios táticos e treinou jogadas de bola parada e cobranças de pênalti. Após vencer o duelo de ida por 1 a 0, o Corinthians tem a vantagem do empate no jogo das 18h deste domingo, na Neo Química Arena, para avançar à final.

Com o triunfo no Mineirão, o Corinthians tenta conquistar uma segunda vitória para selar a classificação em casa e manter uma campanha impecável na Copa do Brasil. Em sete partidas desta edição, o tricampeão (1995, 2002 e 2009) saiu vitorioso em todas, com nove gols marcados e nenhum sofrido.

"Temos que entrar em campo buscando a vitória como a gente sempre fez. Principalmente em oportunidades assim", afirmou o zagueiro André Ramalho sobre a semifinal com o Cruzeiro. "Conseguimos um grande resultado fora de casa, temos que entender isso. Porém, estamos na nossa casa, com a nossa torcida Vamos, com certeza, para buscar a vitória", completou.

O zagueiro disse esperar um confronto mais difícil do que o de Belo Horizonte. "Será um jogo de extrema dificuldade. Eles (Cruzeiro) vão tentar reverter o resultado, mas estamos cientes do desafio. Estaremos bem concentrados e focados. Dá para ver isso no time. Que a gente consiga mais uma vitória amanhã e, se Deus quiser, a classificação."

A questão física recebeu atenção especial no Corinthians. Dorival Júnior, após a partida de ida, comentou sobre uma "entrega ainda maior" para conquistar a vaga. "Desde que acabou o jogo, a gente sabia que teria que se recuperar bem para estar apto para deixar nosso melhor dentro de campo. A gente fez um bom trabalho", completou André Ramalho.
 

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).