Esportes

FÓRMULA 1

Em ano com carro 'imprevisível e instável', postura de Lewis Hamilton é elogiada por Toto Wolff

Britânico hexacampeão viveu em 2022 sua pior temporada no esporte de alta velocidade, terminando o Mundial de Pilotos na sexta colocação

Continue lendo...

Lewis Hamilton viveu em 2022 sua pior temporada na Fórmula 1. O hexacampeão terminou o Mundial de Pilotos somente na sexta colocação, sem conseguir nenhuma vitória.

O diretor executivo da equipe Mercedes elogiou a postura e o profissionalismo do inglês em temporada que teve um carro "imprevisível e instável."

Mesmo ciente que não conseguiria disputar a temporada de igual para igual com os carros da Red Bull e da Ferrari, Hamilton fez o que pôde na pista para tentar solucionar problemas e buscar ajustar o carro para 2023.

Em entrevista ao podcast Beyond The Grid, da Fórmula 1, Wolff engrandeceu o piloto, que renovou com a equipe por mais uma temporada e já adiantou que ficaria mais anos no cockpit da Mercedes.

"Como personalidade (da Fórmula 1) e como ele passou a temporada, é realmente admirável (a postura). Houve momentos em que a equipe se sentiu mal por causa do não desempenho e foi aí que ele pegou as pessoas e as motivou. Isso é, verdadeiramente, uma gestão e traços de personalidade que eu nunca tinha visto em um esportista profissional antes", disse Wolff, em grande mea-culpa após ano de fracasso.

Chefia aprova

"2022 foi extremamente difícil, porque demos a ele uma ferramenta que não era capaz de vencer", admitiu. "Além disso, os pilotos tinham um carro que era imprevisível, instável, bom em alguns momentos, ruim em outros. Não é realmente algo com o qual você possa trabalhar e desenvolver", afirmou o diretor.

Wolff comparou Hamilton ao também hexacampeão Michael Schumacher e ao ídolo do futebol americano, Tom Brady, esportistas que vão muito além de exercer apenas seu trabalho.

"Ele é, talvez, um pouco como Michael era antigamente, ou penso em Tom Brady nos times de futebol americano, que você se torna mais do que apenas um jogador ou apenas um piloto", comparou. "Você é emocionalmente parte da equipe, e ele definitivamente é", afirmou. "Ele não é, como os chamávamos no passado, um empreiteiro, os motoristas que vêm, são pagos e partem para a próxima ocasião melhor. Ele está com a equipe há 10 anos e é um membro da equipe."

 

Vitória suada

Arsenal sofre contra o pior time da Premier League em casa, mas vence com 2 gols contra

Na cola dos Gunners, Manchester City enfrenta o Crystal Palace neste domingo

13/12/2025 23h00

Gabriel Jesus fez boa partida neste sábado

Gabriel Jesus fez boa partida neste sábado Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Mesmo em casa o Arsenal foi incapaz neste sábado de marcar contra o Wolverhampton, lanterna da Premier League, mas foi beneficiado com dois gols contra. O 2 a 1 no Emirates Stadium consolidou o time de Londres na liderança do campeonato com 36 pontos. O Manchester City tem 31 e enfrenta o Crystal Palace neste domingo. O Wolverhampton somou apenas 2 pontos em 16 rodadas.

Diante de sua torcida, o Arsenal teve muito mais posse de bola e passou praticamente todo o primeiro tempo no campo de ataque. O domínio, porém, foi ilusório. Os visitantes conseguiram neutralizar o rival com um esquema com três zagueiros, e o Arsenal terminou a primeira etapa sem um finalização em direção ao gol de Johnstone. A melhor chance foi do Wolverhampton, quando o sul-coreano Hwang Hee-Chan finalizou um contra-ataque para a defesa de Raya.

O segundo tempo começou com ainda mais posse de bola do Arsenal, mas o time era incapaz de finalizar com perigo. Ainda antes dos 15 minutos, o técnico Mikel Arteta fez três alterações, colocando Odegaard, Trossard e Merino em campo. O time trocava passes no campo de ataque, mas continuava com dificuldades para criar chances realmente perigosas.

A primeira finalização correta do Arsenal no jogo aconteceu aos 22 minutos, quando Declan Rice acertou um belo chute e exigiu grande defesa de Johnstone. A pressão do time da casa após um escanteio pela direita. Saka cobrou com efeito e quase marcou um gol olímpico, mas a bola bateu na segunda trave, voltou nas costas de Johnstone e entrou. Gol contra.

O Arsenal continuou pressionando, mas viu o Wolverhampton abandonar o esquema de três zagueiros e se aventurar no ataque. No final do jogo, Arias, ex-Fluminense, entrou no Wolverhampton, e o brasileiro Gabriel Jesus voltou a defender o Arsenal na Premier League após mais de 11 meses, depois de se recuperar de grave lesão.

Aos 45 minutos, os visitantes conseguiram empatar com uma cabeçada de Arokodare. Nos acréscimos, o Arsenal conseguiu a vitória com a participação imprescindível de Gabriel Jesus, que disputou pelo alto um lance com Mosquera. O defensor acabou desviando para a própria meta. Segundo gol contra do Wolverhampton.

O líder Arsenal volta a jogar na Premier League como visitante contra o Everton, e o lanterna Wolverhampton tenta sua primeira vitória no campeonato ao receber o Brentford. Os dois jogos acontecem no sábado.

Assine o Correio do Estado 

Esportes

Corinthians aposta em bola parada para enfrentar Cruzeiro na semifinal da Copa do Brasil

Técnico Dorival Júnior comandou dois exercícios táticos e treinou jogadas de bola parada e cobranças de pênalti

13/12/2025 22h00

Zagueiro André Ramalho é uma das armas do Timão para a final

Zagueiro André Ramalho é uma das armas do Timão para a final Foto: Reprodução

Continue Lendo...

O Corinthians encerrou neste sábado sua preparação para o segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil contra o Cruzeiro. O técnico Dorival Júnior comandou dois exercícios táticos e treinou jogadas de bola parada e cobranças de pênalti. Após vencer o duelo de ida por 1 a 0, o Corinthians tem a vantagem do empate no jogo das 18h deste domingo, na Neo Química Arena, para avançar à final.

Com o triunfo no Mineirão, o Corinthians tenta conquistar uma segunda vitória para selar a classificação em casa e manter uma campanha impecável na Copa do Brasil. Em sete partidas desta edição, o tricampeão (1995, 2002 e 2009) saiu vitorioso em todas, com nove gols marcados e nenhum sofrido.

"Temos que entrar em campo buscando a vitória como a gente sempre fez. Principalmente em oportunidades assim", afirmou o zagueiro André Ramalho sobre a semifinal com o Cruzeiro. "Conseguimos um grande resultado fora de casa, temos que entender isso. Porém, estamos na nossa casa, com a nossa torcida Vamos, com certeza, para buscar a vitória", completou.

O zagueiro disse esperar um confronto mais difícil do que o de Belo Horizonte. "Será um jogo de extrema dificuldade. Eles (Cruzeiro) vão tentar reverter o resultado, mas estamos cientes do desafio. Estaremos bem concentrados e focados. Dá para ver isso no time. Que a gente consiga mais uma vitória amanhã e, se Deus quiser, a classificação."

A questão física recebeu atenção especial no Corinthians. Dorival Júnior, após a partida de ida, comentou sobre uma "entrega ainda maior" para conquistar a vaga. "Desde que acabou o jogo, a gente sabia que teria que se recuperar bem para estar apto para deixar nosso melhor dentro de campo. A gente fez um bom trabalho", completou André Ramalho.
 

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).