Esportes

FUTEBOL EUROPEU

Em novo milionário do futebol, Júlio Baptista busca "renascimento"

Em novo milionário do futebol, Júlio Baptista busca "renascimento"

TERRA

28/08/2011 - 13h30
Continue lendo...


O novo milionário Málaga causou furor no mercado de transferências de verão desta temporada do futebol europeu. Costumeiramente um time pequeno, a equipe foi comprada por um xeque catariano e passou a investir pesado em contratações. Entre os destaques do time, que busca viver "novos tempos", está Júlio Baptista, jogador que tenta no Campeonato Espanhol a retomada em uma carreira que estava em baixa.

Em entrevista exclusiva ao Terra, o meia-atacante falou sobre a sua transferência para o Málaga no começo de 2011, a expectativa criada para a próxima temporada e o renascimento depois de amargar um período cinza na Roma, que quase o prejudicou no objetivo de disputar a Copa do Mundo da África do Sul - foi convocado apesar das críticas a Dunga pela opção.

"Eu voltei a viver. De nenhuma maneira (me arrependo), é a melhor escolha que poderia ter feito. Estou muito agradecido", disse sobre a escolha de jogar no Málaga. Com grande prestígio na Espanha por conta das passagens de relativo sucesso por Sevilla e Real Madrid, Júlio Baptista chega como estrela em um projeto ambicioso.

Tudo começou há pouco mais de um ano, quando o xeque Abdullah Al-Thani se tornou o proprietário do Málaga. Mesmo se tratando de uma equipe modesta na Espanha - tem uma Copa Intertoto (2002) como maior conquista - o árabe chegou com a esperança de revolucionar o clube.

No início da temporada 2010/2011, a realidade se manteve. Até a primeira metade da competição, o time não conseguia deixar o pelotão de baixo e lutava para sair da zona de rebaixamento, mesmo com o comando do técnico campeão português pelo Porto, Jesualdo Ferreira.

Assim, em novembro do ano passado, um novo treinador assumiu o cargo no time do sul da Espanha: Manuel Pellegrini (ex-Real Madrid) recebeu a missão de melhorar a situação do Málaga na competição. Para isso, o xeque "presenteou" o técnico chileno com as contratações de Júlio Baptista e o experiente Demichelis durante o mercado do inverno europeu.

Pouco aproveitado na Roma e sem um bom relacionamento com o então técnico da equipe italiana, Claudio Ranieri, o cenário era ideal para o meia retornar à Espanha. Júlio Baptista aceitou o projeto mesmo com um primeiro objetivo não tão nobre: evitar o rebaixamento na temporada que estava em andamento.

"Primeiro de tudo, eu tive a oportunidade de saber o projeto que o Málaga estava montando. O Antonio Fernández, que trabalhava no Sevilla quando eu jogava lá, acreditou que eu poderia ajudar o que eles tinham em mente, que naquele momento era não cair. A gente realizou uma reunião em Roma e ele me apresentou o projeto", afirmou o jogador.

"Eu particularmente estava brigado com o treinador na Roma. O treinador (do Málaga) me ligou e disse que contava comigo. Que eu ia voltar a recuperar o meu futebol. Quando você não vive um bom momento a melhor coisa é mudar".

Levou certo tempo, mas o time de Júlio Baptista melhorou no campeonato nacional e terminou a competição na 11ª posição, atingindo assim o objetivo inicial. Com nove gols marcados (sete em apenas cinco jogos), o brasileiro teve papel importante na recuperação do time, mesmo com uma lesão que o deixou certo tempo parado.

"Ano passado consegui fazer uma grande temporada, vou continuar buscando. Vou buscar manter um super ano", declarou o meia-atacante, que para esta temporada tem metas mais ambiciosas. Assim como o seu time, que providenciou um pacotão de reforços.

Até agora chegaram: o vice-campeão do mundo com a Holanda, Joris Mathijsen (ex-Hamburgo), o lateral da seleção espanhola, Nacho Monreal (ex-Osasuna), o volante francês Jeremy Toulalan (ex-Lyon), o meia-atacante argentino Diego Buonanotte (ex-River Plate), o meia Joaquín (ex-Valencia), o atacante holandês Ruud Van Nistelrooy (ex-Hamburgo), o defensor Sergio Sánchez (ex-Sevilla), o meia Santiago Cazorla (ex-Villarreal), entre outros.

O objetivo inicial, segundo Júlio Baptusta, é a sexta colocação, o que renderia uma classificação à Liga Europa de 2012/2013. "Tudo começou com um projeto. A gente conseguindo não deixar que o Málaga rebaixasse era muito importante para isso. Isso foi muito importante e as contratações que vem para ajudar também. Esperamos fazer um ano superbom. Temos pessoas sérias na diretoria trabalhando", disse.

Apesar da expectativa gerada pelo Málaga no futebol espanhol e com um desempenho do time na pré-temporada, o meia afirmou que não dá para esperar que o time mostre todo o seu potencial logo de começo. Para ele, a equipe precisará de tempo para render o seu melhor.

"As pessoas criam uma expectativa muito grande, mas de cara é difícil que funcione o mais rápido possível. Dependendo do trabalho que a gente vir desenvolvendo. Não é trabalho de dois dias. É um trabalho de muito esforço, muita dedicação", apontou o jogador, que ficará de fora da estreia contra o Sevilla por conta de uma lesão.

Pés no chão

O Campeonato Espanhol começa neste sábado com os mesmos favoritos de sempre. Barcelona e Real Madrid têm dominado o futebol espanhol nos últimos anos e, em uma perspectiva a curto prazo, nada indica mudança. Mas Júlio Baptista acha que um dia o quadro será diferente.

"Ainda vão ser os dois times a bater. Eu acho que em alguns anos vai ser mais equilibrado, não posso te dizer quando. Em alguns anos a coisa será mais equilibrada que é o que todos querem", declarou.

Para ambicionar uma nova realidade na Espanha, a tática do Málaga será apostar no dinheiro de seu novo dono. Segundo o brasileiro, esse planejamento é uma boa maneira de se buscar isso. "Eu acho que não tem nada demais um clube ser comprado por alguém que está interessado. Não vejo nada de mal em investir", declarou.

Vaga garantida

Com campo-grandense Judson, Brasil atropela Argentina e garante vaga na Olimpíada

Diante de 11mil torcedores, a equipe brasileira venceu com parciais de 25-20, 25-23 e 25-20

20/09/2026 14h30

Campo-grandense Judson, central da seleção brasileira

Campo-grandense Judson, central da seleção brasileira Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Com o campo-grandense Judson entre os titulares, a Seleção Brasileira masculina de vôlei atropelou a Argentina por 3 sets a 0 neste domingo (20), no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, e conquistou o título do Pré-Olímpico Sul-Americano de 2026. Com a vitória, o Brasil garantiu a classificação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.

Diante de 11.968 torcedores, a equipe brasileira venceu com parciais de 25-20, 25-23 e 25-20. O oposto Darlan foi o principal pontuador da partida, com 23 acertos, enquanto o ponteiro Lucarelli foi eleito o melhor jogador do torneio.

O Brasil terminou a competição de forma invicta e sem perder nenhum set nos cinco jogos disputados. O título foi o 34º da Seleção no Campeonato Sul-Americano.

A partida 

Judson iniciou a decisão como titular, ao lado de Darlan, Flávio, Adriano, Lucarelli e Cachopa. O Brasil começou a partida em ritmo intenso e rapidamente abriu vantagem no primeiro set. A Argentina chegou a diminuir a diferença, mas a Seleção voltou a controlar as ações e fechou a parcial em 25 a 20.

No segundo set, os brasileiros novamente construíram vantagem desde o início. Os argentinos reagiram na reta final e chegaram a encostar em 23 a 22, mas o Brasil manteve a concentração e garantiu a vitória por 25 a 23, abrindo 2 sets a 0.

A Argentina começou o terceiro set mais agressiva e chegou a permanecer à frente no placar. O Brasil, porém, retomou a liderança a partir do 10 a 9 e passou a controlar novamente a partida.

Darlan foi decisivo na reta final, enquanto Flávio se destacou nos bloqueios. O Brasil abriu 21 a 18 e confirmou o título com mais um 25 a 20, após bloqueio de Flávio e ace de Adriano.

Além do título e da classificação olímpica, o Brasil teve cinco jogadores escolhidos para a seleção do campeonato. Flávio foi eleito um dos centrais, Adriano apareceu entre os ponteiros, Darlan foi escolhido como oposto e Cachopa como levantador. Lucarelli recebeu o prêmio de MVP da competição.

Com a classificação masculina, o vôlei brasileiro terá suas duas seleções nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. A equipe feminina havia garantido a vaga uma semana antes.

Los Angeles também terá um significado especial para o vôlei brasileiro. Foi na cidade norte-americana, nos Jogos Olímpicos de 1984, que o país conquistou sua primeira medalha olímpica na modalidade. Na ocasião, a seleção foi vice-campeã após ser derrotada pelos estadunidenses por 3 a 0. 

TÊNIS

Brasil bate Suíça e avança na Copa Davis

Orlando Luz e Rafael Matos carimbam vaga no Rio de Janeiro

19/09/2026 22h00

Orlando Luz e Rafael Matos

Orlando Luz e Rafael Matos Foto: LUIZ CANDIDO/CBT

Continue Lendo...

A dupla brasileira de Orlando Luz e Rafael Matos confirmou o favoritismo diante dos suíços Jakub Paul e Dominic Stricker, venceu por 2 sets a 0, e fez o terceiro ponto da equipe brasileira. Com o resultado, o time nacional fez 3 a 0 nl duelo contra os europeus e avançou no Grupo Mundial 1 da Copa Davis. As parciais do jogo no Rio de Janeiro foram 7/6(1) 6/2 após 1h45 de encontro.Orlando Luz e Rafael MatosOrlando Luz e Rafael Matos

As outras vitórias foram de João Fonseca e Gustavo Heide em simples, na sexta-feira.

Com o resultado, o Brasil está classificado para os Qualifers, e tem chances de brigar por vaga na fase final na temporada 2027.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).