Esportes

1x1

Fla empata, vai à Libertadores e deixa Vasco com vice

Fla empata, vai à Libertadores e deixa Vasco com vice

Terra

04/12/2011 - 18h14
Continue lendo...

O Flamengo se assegurou para a próxima edição da Copa Libertadores da América, e ainda atrapalhou o rival Vasco na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo, o time rubro-negro empatou por 1 a 1 com o arquirrival e garantiu a quarta colocação na competição nacional. Já o clube da Colina, mesmo sem vencer o torneio, deixou o estádio do Engenhão muito aplaudido pela torcida.

O posicionamento de três jogadores mais defensivos reforçou a marcação vascaína durante a primeira etapa. A característica mais comportada, aliado ao maior poder de posse de bola, fez o time de São Januário dominar o primeiro tempo. Controlando o ritmo de jogo, o clube alvinegro conseguiu abrir o placar, por intermédio de uma belíssima jogada de Nilton, a surpresa na escalação. O volante fez grande jogada pela ponta direita e cruzou na medida para Diego Souza, com categoria, tocar de cabeça para as redes.

A empolgação e a esperança do torcedor vascaíno, entretanto, não demorou a ser minada. Logo aos 10min, Ronaldinho lançou Deivid, que entrou na segunda etapa. O centroavante dominou, cortou para o meio e rolou para Renato Abreu empatar e definir o resultado que deixou o time de São Januário com o vice-campeonato brasileiro.

Primeiro tempo: Vasco sai na frente e se enche de esperança

Cristóvão Borges optou por um Vasco de marcação reforçada no meio para o clássico que poderia dar o título brasileiro diante do Flamengo. Nílton, Rômulo e Fellipe Bastos formaram o meio-campo pegador que se sairia melhor nos 45 minutos iniciais com ótimas atuações também de Diego Souza e Felipe.

Luxemburgo, com Deivid novamente em má fase, surpreendeu com a entrada de Negueba, o que fez de Ronaldinho o centroavante do time. A tática não surtiu efeito e, salvo em duas finalizações de longa distância, o Vasco dominou na frente e controlou todas as ações no meio.

Com 3min, Fierro experimentou de longe e assustou. Em seguida, o Vasco respondeu com belo passe de Felipe e finalização de trivela que Fagner colocou para fora. Aos 10min, o Fla de novo arriscou de longe, desta vez com Thiago Neves, e Fernando Prass só torceu.

Daí em diante, o Vasco definitivamente assumiu o controle e foi o dono do jogo no primeiro tempo. Aos 17min, pôde reclamar de pênalti cometido por Willians e não marcado em Diego Souza. Na arrancada do meia vascaíno, aos 17min, um puxão impediu que o arremate saísse mais forte. Felipe segurou com tranquilidade.

Como de praxe, os vascaínos atacavam pela direita e Diego Souza, posicionado às costas de Léo Moura, sempre procurava o segundo pau. De surpresa, Nílton recebeu de Fellipe Bastos, invadiu a área e centrou com perfeição para Diego, que definiu com estilo, de cabeça, aos 30min. A jogada cantada aumentou a esperança do Vasco. O Fla, ainda mais apagado depois do gol, só chegou em cabeçada de Willians, aos 42min. Prass agarrou.

Flamengo acaba com festa e sonho do Vasco com ex-corintianos:

A festa promovida pela torcida do Vasco, esperançosa pelo título, durou apenas 10min na segunda etapa. Ronaldinho, isolado no ataque durante o primeiro tempo, ganhou a companhia de Deivid e lançou o camisa 9 de maneira magistral. O atacante recebeu pela ponta esquerda, cortou para o meio e rolou para Renato Abreu, que, com tranquilidade, dominou para a perna esquerda e arrematou para o gol.

O gol do Flamengo esfriou a partida no Engenhão. Atento às notícias do Estádio do Pacaembu, o Vasco perdeu o controle total do setor de meio-campo e precisou recorrer a Bernardo. Com o camisa 31, entretanto, o time de São Januário não conseguiu reencontar a pressão da primeira etapa, e ainda sofreu por conta de um lance bruto. Jumar, depois de cometer falta, foi expulso.

Com o adversário com apenas 10 jogadores, o time do Flamengo esfriou ainda mais o confronto. Segurando a tentativa de pressão do Vasco para se assegurar na Libertadores, o clube comandado por Luxemburgo ainda criou a principal oportunidade da etapa complementar. Aos 38min, em contra-ataque, Ronaldinho exigiu grande defesa de Fernando Prass.

A partida ficou fria até os acréscimos, quando Renato Abreu acabou expulso. A partir de então, instalou-se uma confusão que atrasou e esquentou o duelo nos últimos instantes.

Vaga garantida

Com campo-grandense Judson, Brasil atropela Argentina e garante vaga na Olimpíada

Diante de 11mil torcedores, a equipe brasileira venceu com parciais de 25-20, 25-23 e 25-20

20/09/2026 14h30

Campo-grandense Judson, central da seleção brasileira

Campo-grandense Judson, central da seleção brasileira Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Com o campo-grandense Judson entre os titulares, a Seleção Brasileira masculina de vôlei atropelou a Argentina por 3 sets a 0 neste domingo (20), no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, e conquistou o título do Pré-Olímpico Sul-Americano de 2026. Com a vitória, o Brasil garantiu a classificação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.

Diante de 11.968 torcedores, a equipe brasileira venceu com parciais de 25-20, 25-23 e 25-20. O oposto Darlan foi o principal pontuador da partida, com 23 acertos, enquanto o ponteiro Lucarelli foi eleito o melhor jogador do torneio.

O Brasil terminou a competição de forma invicta e sem perder nenhum set nos cinco jogos disputados. O título foi o 34º da Seleção no Campeonato Sul-Americano.

A partida 

Judson iniciou a decisão como titular, ao lado de Darlan, Flávio, Adriano, Lucarelli e Cachopa. O Brasil começou a partida em ritmo intenso e rapidamente abriu vantagem no primeiro set. A Argentina chegou a diminuir a diferença, mas a Seleção voltou a controlar as ações e fechou a parcial em 25 a 20.

No segundo set, os brasileiros novamente construíram vantagem desde o início. Os argentinos reagiram na reta final e chegaram a encostar em 23 a 22, mas o Brasil manteve a concentração e garantiu a vitória por 25 a 23, abrindo 2 sets a 0.

A Argentina começou o terceiro set mais agressiva e chegou a permanecer à frente no placar. O Brasil, porém, retomou a liderança a partir do 10 a 9 e passou a controlar novamente a partida.

Darlan foi decisivo na reta final, enquanto Flávio se destacou nos bloqueios. O Brasil abriu 21 a 18 e confirmou o título com mais um 25 a 20, após bloqueio de Flávio e ace de Adriano.

Além do título e da classificação olímpica, o Brasil teve cinco jogadores escolhidos para a seleção do campeonato. Flávio foi eleito um dos centrais, Adriano apareceu entre os ponteiros, Darlan foi escolhido como oposto e Cachopa como levantador. Lucarelli recebeu o prêmio de MVP da competição.

Com a classificação masculina, o vôlei brasileiro terá suas duas seleções nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. A equipe feminina havia garantido a vaga uma semana antes.

Los Angeles também terá um significado especial para o vôlei brasileiro. Foi na cidade norte-americana, nos Jogos Olímpicos de 1984, que o país conquistou sua primeira medalha olímpica na modalidade. Na ocasião, a seleção foi vice-campeã após ser derrotada pelos estadunidenses por 3 a 0. 

TÊNIS

Brasil bate Suíça e avança na Copa Davis

Orlando Luz e Rafael Matos carimbam vaga no Rio de Janeiro

19/09/2026 22h00

Orlando Luz e Rafael Matos

Orlando Luz e Rafael Matos Foto: LUIZ CANDIDO/CBT

Continue Lendo...

A dupla brasileira de Orlando Luz e Rafael Matos confirmou o favoritismo diante dos suíços Jakub Paul e Dominic Stricker, venceu por 2 sets a 0, e fez o terceiro ponto da equipe brasileira. Com o resultado, o time nacional fez 3 a 0 nl duelo contra os europeus e avançou no Grupo Mundial 1 da Copa Davis. As parciais do jogo no Rio de Janeiro foram 7/6(1) 6/2 após 1h45 de encontro.Orlando Luz e Rafael MatosOrlando Luz e Rafael Matos

As outras vitórias foram de João Fonseca e Gustavo Heide em simples, na sexta-feira.

Com o resultado, o Brasil está classificado para os Qualifers, e tem chances de brigar por vaga na fase final na temporada 2027.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).