Esportes

FUTEBOL

Flamengo empata em Quito e fica a uma vitória do título da Recopa Sul-Americana

O campeão da Copa Libertadores empatou com o Independiente Del Valle, por 2 a 2

Continue lendo...

O Flamengo está a uma vitória do título da Recopa Sul-Americana. Nesta quarta-feira à noite, em Quito, o campeão da Copa Libertadores empatou com o Independiente Del Valle, por 2 a 2, no primeiro jogo da decisão. O duelo de volta será dia 26, no Maracanã, e a equipe que vencer vai ficar com a taça. Não há gol qualificado e em caso de um novo empate será disputada uma prorrogação e, se preciso, haverá pênaltis.

Apesar do bom resultado, os flamenguistas lamentaram as contusões de Bruno Henrique e Rodrigo Caio. O atacante deixou o Estádio de Atahualpa direto para um hospital, onde foi diagnosticado um trauma na perna direita. Já o zagueiro teve um problema muscular na perna esquerda.

Sem experiência em jogos na altitude, o técnico Jorge Jesus optou por escalar Diego na vaga de Gabriel, suspenso por ter sido expulso na final da Copa Libertadores, diante do River Plate.

Com isso, o Flamengo planejou ficar mais com a posse de bola, evitando desta maneira um desgaste maior. Mas a marcação forte do Independiente Del Valle não deixou o time rubro-negro se organizar em campo.

Com grande atuação do experiente Pellerano, de 38 anos, o time equatoriano concentrou suas jogadas em lançamentos longos, principalmente para o veloz Gabriel Torres pela ponta-direita.

Aos 21 minutos, o gol da equipe da casa. Murillo cobrou e Daniel Alves foi mal para a bola: 1 a 0, Independiente Del Valle.

O Flamengo reagiu ao seu estilo, aos 26 minutos. Lançamento de Arrascaeta para Bruno Henrique, que ganhou na corrida da zaga adversária, driblou o goleiro e chutou para o gol. Com a ajuda do VAR, o juiz, após três minutos de muita análise, anulou o lance.

A partir daí, o jogo ficou mais cadenciado e o Flamengo conseguiu construir algumas jogadas, principalmente com Bruno Henrique, que, por pouco, não empatou aos 45.

No segundo tempo, Jorge Jesus colocou Vitinho no lugar de Diego, com a intenção de o Flamengo ficar mais no campo de ataque. A marcação começou a ser feita na saída de bola equatoriana. A alteração mudou a forma de o time jogar, mas deu mais espaços para o adversário usar o contra-golpe.

Aos 13 minutos, em jogada bem trabalhada, Guerrero surgiu livre diante de Diego Alves, mas mandou a bola por cima do travessão. Aos 18, foi a vez de Faravelli falhar. No minuto seguinte, Gabriel Torres obrigou Diego Alves a fazer bela defesa. Os problemas de marcação e de armação do Flamengo levaram Jorge Jesus à loucura.

E como diz o ditado: "Quem não faz, toma." Aos 21, Bruno Henrique foi lançado mais uma vez, passou fácil pela marcação de Schunke, empatou a partida, mas saiu machucado, substituído por Pedro, após dividida com o goleiro Pinos. O jogador foi levado de ambulância para um hospital, onde foi submetido a exames.

Nos 15 minutos finais o jogo ficou perigoso para o Flamengo. Visivelmente, os jogadores sentiram os efeitos da altitude e não conseguiam imprimir um ritmo forte nas jogadas de ataque.

Em um desses lances, o time nacional perdeu a bola no ataque, voltou com dificuldades para o campo de defesa e viu Faravelli quase marcar o segundo gol equatoriano. Logo em seguida, foi a vez de Segovia levar perigo para Diego Alves.

A pressão do Independiente aumentou no fim do jogo e o drama do Flamengo ganhou mais um capítulo, quando Rodrigo Caio também sai machucado, aparentemente com problema muscular.

Mas quando a fase é boa, tudo dá certo. Em uma jogada isolada, Vitinho escapou pela esquerda e cruzou para Everton Ribeiro. O meia fez grande jogada pelo lado direito e cruzou rasteiro para Pedro apresentar seu oportunismo.

Mas aos 43, o juiz marcou um pênalti duvidoso de Rafinha em Murillo. Após muita reclamação dos jogadores do Flamengo, Pellerano bateu bem e igualou o placar de novo: 2 a 2, aos 45.

Seis minutos de acréscimo foram anunciados e neste período só deu Independiente Del Valle, que perdeu mais duas boas oportunidades de vencer o jogo. O empate acabou sendo mais justo e bem razoável para o Flamengo, que tem boas chances de conseguir o título no jogo de volta.

2 DE MAYO

Time da fronteira estreia com vitória no primeiro jogo de Libertadores

Estreia com vitória na pré-eliminatórias da Libertadores aproxima clube paraguaio de disputar a maior competição da América do Sul

05/02/2026 10h40

Reprodução / Redes sociais

Continue Lendo...

Com chute de primeira de fora da área, o Club Sportivo 2 de Mayo, da fronteira com Mato Grosso do Sul conseguiu garantir a vitória em seu primeiro jogo de Libertadores. Válido pela primeira etapa pré-eliminatória da maior competição da América do Sul, o time precisa se classificar em três fases para chegar a disputa oficial.

Jogando em casa, no Estádio Río Parapití, o time de Pedro Juan Caballero recebeu o Club Alianza Lima, da capital do Peru. A partida de ida foi equilibrada e terminou com o placar em 1 a 0, apenas com o gol do atacante Diego Acosta. Sem muitas oportunidades de gols, foram quatro chutes a gol no jogo inteiro, dois de cada lado.

Agora, o próximo confronto na Libertadores do 2 de Mayo é o jogo de volta, na casa do adversário peruano, no Estádio Alejandro Villanueva, em Lima. Com a vitória, o "Galo Norteño" leva a vantagem para o segundo confronto e precisa de apenas um empate para continuar a busca pela vaga na fase de grupos da competição.

Libertadores 2026

Dividida em três fases de pré-eliminatória até chegar no sorteio da fase de grupos, lá na frente outros times brasileiros já estão com vagas garantidas.

Devido a classificação na tabela do Campeonato Brasileiro de 2025 e Copa do Brasil: Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Fluminense e Corinthians são os clubes brasileiros no torneio inseridos já na fase de grupos. Outros dois, Bahia e Botafogo, ainda estão na disputa por uma vaga.

Na pré-eliminatória as fases se dividem da seguinte maneira:

1ª fase
04 a 11 de fevereiro:

> Seis times estão em disputa de mata-mata, com confrontos divididos em dois jogos (ida e volta). Para a próxima fase, desses, apenas três se classificam para a próxima fase.

2ª fase
19 a 25 de fevereiro:

> Os três times que se classificarem na etapa anterior se juntam a outros 13 times que já estão na 2ª fase, em que dois times brasileiros, Bahia e Botafogo, já estão inseridos. Novamente em confronto mata-mata com dois jogos, oito dos times seguirão para a terceira fase inicial.

3ª fase
04 a 10 de março

> Na terceira e última fase da pré-eliminatória, os oito times se dividem em quatro confrontos, com jogos de ida e volta, e os vencedores finalmente se classificam para a fase de grupos da Copa Libertadores, com sorteio previsto para 18 de março.

Com jogos de 8 de abril a 27 de maio, 32 times disputam a fase de grupos. Encerrado essa etapa, a etapa de mata-mata, em que se sair melhor nos jogos de ida e volta garante classificação para as próximas fases, em que apenas 16 times se classificam.

Nela estão as oitavas de finais, marcadas para 12 e 19 de agosto. Quartas de finais nos dias 9 e 16 de setembro e semifinais em 14 e 21 de outubro. A final segue o modelo de jogo único e quem ganha é o campeão, previsto para o dia 28 de novembro de 2026.

2 de Mayo

O Club Sportivo 2 de Mayo é um time paraguaio, conhecido também como Gallo Norteño. Fundado em 6 de dezembro de 1935, o time homenageia os combatentes da infantaria paraguaia da Guerra do Chaco, disputada entre 1932 e 1935.

Entre suas conquistas estão o título da segunda divisão paraguaia em 2005 e dois da Primera División B, em 2011 e 2017. A equipe retornou para a série A do Campeonato Paraguai em 2023, quando foi vice-campeã da segunda divisão.

Na temporada de 2026, o time aparece na 11ª posição da tabela com duas derrotas e um empate, na competição de Apertura, que marca a primeira parte do Campeonato Paraguai.

Na libertadores, o clube da fronteira com o estado sul-mato-grossense deve enfrentar mais quatro jogos até a fase de grupos, além do jogo de volta contra o Alianza Lima para enfim disputar oficialmente pela primeira vez a competição da Libertadores.

Assine o Correio do Estado

Esporte

Dorival reforça necessidade de reforços após título da Supercopa: 'Precisamos de mais atletas'

O Corinthians volta a campo nesta quinta-feira pelo Campeonato Paulista

04/02/2026 23h00

Dorival Júnior, treinador do Corinthians

Dorival Júnior, treinador do Corinthians Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Continue Lendo...

A conquista do título da Supercopa já faz parte do passado para o técnico Dorival Júnior. Em entrevista concedida nesta quarta-feira, o treinador enfatizou a necessidade de reforçar o elenco e fez um alerta ao torcedor corintiano.

"Tenho que passar ao torcedor aquilo que seja o correto da maneira mais clara. Estamos num processo de montagem e não temos um elenco completo. Precisamos de mais atletas para qualificar o nosso grupo. Com uma boa equipe você briga por taças", afirmou o comandante do Corinthians.

O troféu conquistado em cima do Flamengo, que ostenta um dos elencos mais fortes do futebol brasileiro, não serviu para atenuar a preocupação do treinador em relação ao restante da temporada.

"Ou daremos um passo maior ou manteremos esse trabalho. Hoje temos 12, 13 jogadores das categorias de base. É um trabalho que gosto de fazer, de desenvolver. Foi em cima desses jogadores que nos deram uma boa resposta em momentos importantes no ano passado", disse o técnico em entrevista concedida no CT Joaquim Grava.

Dorival fez ainda um alerta sobre este início de temporada.

"Se não estivermos atentos e não focarmos na melhoria do nosso grupo, vamos correr riscos. O futebol é muito dinâmico", afirmou

O Corinthians volta a campo nesta quinta-feira pelo Campeonato Paulista e recebe o Capivariano na Neo Química Arena. Com oito pontos em cinco partidas, a equipe ocupa sétimo lugar no Paulistão.
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).