Esportes

em busca do tri

França vence Marrocos e enfrenta a Argentina na final da Copa do Catar

Seleção de Mbappé conseguiu marcar o primeiro gol no início do jogo, passou a responsabilidade para o rival e fechou o placar quando os marroquinos eram melhores na partida da semifinal, ontem

Continue lendo...

A França enfrentará a Argentina na final da Copa do Mundo do Catar. A vaga na decisão foi garantida após vitória por 2 a 0 sobre o Marrocos.

Com o resultado, os franceses rompem uma escrita que já durava 24 anos, a de que campeões não chegavam à final do mundial seguinte. A última seleção a fazer isso foi o Brasil, em 1994 e 1998.

Dependendo do resultado, a França pode ainda se juntar à seleção brasileira e à Itália em outro quesito. Isso porque, se ganharem da Argentina no domingo (18), os franceses estarão entre as únicas seleções com dois títulos seguidos. No caso dos italianos, isso aconteceu em 1934 e 1938, já os brasileiros fizeram isso em 1958 e 1962.

Para chegar à final, os franceses contaram com um início de jogo fulminante contra os marroquinos. Aos 5, Griezmann aproveitou um raro erro defensivo do Marrocos para ir ao fundo pela direita e cruzar no meio da área para Mbappé.

O artilheiro furou, tentou um segundo chute e a bola acabou sobrando para Theo Hernández abrir o placar.

O gol tão cedo, claro, ajudou a França, mas não foi capaz de abalar os marroquinos. O time de Walid Regragui seguiu demonstrando organização tática, com boa posse de bola e chegadas insinuantes ao ataque. Mas o gol não saiu.

Na etapa final, o Marrocos seguiu com o controle da posse de bola. Isso não quis dizer, contudo, que a seleção africana detivesse também o controle do jogo. 

Os marroquinos rodavam a bola, trocavam passes de pé em pé e até conseguiam chegar à área francesa. Só que não conseguiam finalizar.

A França, por sua vez, cozinhava o adversário em banho-maria. Protegia sua meta com uma linha de quatro defensores, mantinha Tchouaméni e Fofana no círculo central para impedir a progressão do adversário pelo meio e esperava para dar o bote final em alguma arrancada de Mbappé pela esquerda ou em algum passe definitivo de Griezmann pelo meio.

O lance que pavimentou de vez a classificação francesa veio aos 34. Mbappé recebeu a bola pela esquerda da área, livrou-se de três marcadores à base de dribles e tocou no lado oposto para Kolo Muani.

O jogador de 24 anos, que entrara alguns segundos antes, apenas desviou para fazer 2 a 0, classificando a França para sua quarta final de Copa do Mundo nas últimas sete edições.

REVANCHE

O resultado compôs a final da Copa do Catar, França e Argentina se enfrentarão pelo título no domingo. A partida pode ser uma revanche, já que na Copa do Mundo da Rússia os franceses derrotaram os argentinos nas oitavas de final por 4 a 3 e tiraram o sonho do terceiro título dos hermanos.

Nesta Copa, a final entre essas seleções traz outro tempero: Lionel Messi e Kylian Mbappé dividem a artilharia da competição. Os dois têm cinco gols e são as maiores armas ofensivas de suas equipes.

Seria o encerramento dos sonhos da carreira de Messi em Mundiais. Aos 35, ele já avisou e confirmou que esta é a sua última Copa. 

O confronto com os franceses, ganhando ou perdendo, será o seu derradeiro na competição. Com 23 anos, Mbappé pode ter múltiplas oportunidades pela frente.

Quando a França derrotou a Argentina, há quatro anos, Messi estava no meio de um elenco perdido, sem conseguir mostrar seu futebol e com uma comissão técnica em que o treinador (Jorge Sampaoli) não falava com seu principal auxiliar (Sebastián Beccacece).

Os europeus eram uma máquina bem azeitada que terminou invicta o torneio e levantou a taça anotando quatro gols na final, algo que não ocorria desde o Brasil, em 1970.

Desta vez, parece ser diferente. Messi comanda o show de uma Argentina com torcida que tem lotado estádios no Catar e deve tomar conta da arena de Lusail. A França se tornou um time eficiente, com Antoine Griezmann transformado em maestro no meio-campo e com Mbappé como arma mortal no contra-ataque.

Com 35,5 km/h registrados, Kylian é o jogador mais veloz da Copa do Mundo. É a referência técnica de uma seleção que foi ao Catar com os desfalques de Benzema, Kanté, Pogba, Nkunku, Kamara e Kimpembe. 

Mesmo assim, tornou-se o primeiro time a atingir finais consecutivas do torneio desde o Brasil, entre 1994 e 2002.

Messi e Mbappé são companheiros de ataque do Paris Saint-Germain. O clube é parte de um projeto de poder da família real do Catar, que é a dona do clube.

Mas, se o argentino foi a contratação de impacto há duas temporadas, seu colega mais jovem é a joia da coroa, o futuro não apenas da agremiação mas do futebol francês Neymar, outro que valeu alto investimento catariano para que vestisse as cores do PSG, ficou pelo caminho no Mundial.

Saiba: A partida que define o campeão da Copa do Mundo do Catar será neste domingo (18), às 11h (de MS), no estádio Lusail, entre Argentina e França. Antes, porém, no sábado (17), às 11h (de MS), Croácia e Marrocos definem o terceiro lugar do Mundial.

Assine o Correio do Estado

CONMEBOL SUL-AMERICANA

Dois atletas de MS ajudam São Paulo a conquistar empate na Colômbia

Após quatro meses sem entrar em campo, Carlos Coronel fez estreia sem tomar gols e garantiu mais um ponto na competição para o clube

29/04/2026 10h20

Reprodução

Continue Lendo...

Em noite de Copa Sul-Americana, dois atletas sul-mato-grossenses ajudaram o São Paulo a garantir o empate fora de casa em jogo válido pela terceira rodada do Grupo C, contra o Millonarios Fútbol Club. O jogo aconteceu no El Campín, em Bogotá e o goleiro murtinhense Carlos Coronel fez a sua estreia após mais de quatro meses de contração.

Na Colômbia, o time brasileiro optou por uma escalação alternativa. O técnico Roger Machado poupou sete jogadores, entre eles o goleiro titular Rafael, que abriu espaço para o sul-mato-grossense estrear pelo time. Em um jogo sem gols, as defesas de Coronel foram destaque na partida.

Além dele, o douradense Ferreirinha, ponta-esquerda e jogador importante no campeonato brasileiro foi poupado no início, mas também entrou no jogo aos 56 minutos, já no segundo tempo.

Sem muito destaque, o São Paulo finalizou nove vezes, com apenas dois chutes no gol. Apesar da pouca intensidade, o time conseguiu segurar o empate e segue invicto na competição liderando o grupo, com 7 pontos.

Apesar de não vencer, e também pela escolha não habitual dos jogadores, o treinador falou à imprensa que ficou satisfeito com a atuação do time em campo. “Pelas circunstâncias do jogo e dentro do contexto de uma competição sul-americana, levando em conta também a altitude de Bogotá, foi importante conquistarmos esse ponto fora de casa”.

Grupo C

O São Paulo está no grupo C da Copa Sul-Americana e lidera com 7 pontos: 2 vitórias e 1 empate. Logo atrás, em segundo, o time chileno O'Higgins aparece com 6 pontos. Em terceiro o clube colombiano Millonarios, com 4 pontos, e em último o urugaio Boston River, sem nenhum ponto e acumulando três derrotas.

Os próximos jogos do grupo C serão válidos pela quarta rodada, com confrontos entre:

  • O'Higgins x São Paulo - El Teniente
  • Boston River x Millonarios - Centenario

Estreia do murtinhense

Natural de Porto Murtinho, município de Mato Grosso do Sul e fronteira com o Paraguai, Carlos Coronel atua como goleiro da Seleção Paraguaia e veio construir carreira no futebol brasileiro após participação no time norte-americano New York Red Bulls (MLS) durante os últimos três anos.

Contratado como reforço do São Paulo no início de 2026, o goleiro ainda não havia entrado em campo pelo clube brasileiro e estreou na competição Sul-Americana na noite de ontem (28), contra o clube colombiano Millonarios.

Com cenas inusitadas de rodopios durante o jogo, mas sem levar gol, o murtinhense disse ao final da partida que foi um momento especial estrear com a camisa do São Paulo.

“É um clube com muita história, então é uma felicidade imensa. Minha família e todo mundo sabe que eu estava esperando ansioso por essa estreia. Feliz também de não ter tomado gol e ajudado a equipe. Acho que a equipe se entregou muito. Então é parabenizar todo mundo e valorizar esse ponto que é muito importante”.

Noite de Copa

Operário tem jogo decisivo pela Copa Verde

O Galo vai à Brasília enfrentar o Capital pela última rodada da fase de grupos

29/04/2026 10h00

Operário encara o Capital-DF, fora de casa em busca da classificação

Operário encara o Capital-DF, fora de casa em busca da classificação Foto: Rodrigo Moreira

Continue Lendo...

Visando a classificação para a próxima fase a equipe do Operário vai à campo na noite desta quarta-feira (29) para duelar contra o Capital pela quinta rodada da fase grupos da Copa Centro-Oeste. A partida acontece no Estádio Jucelino Kubitschek, em Paranoá, no Distrito Federal. 

Com apenas dois times se classificando às semifinais, a última rodada do grupo A promete ter várias emoções, pois cinco dos seis times ainda possuem chances de classificação para as semifinais. 

 A temporada de ambas as equipes são semelhantes, os times estão passando por momentos de altos e baixos. 

O Operário ao mesmo tempo que está empatado em pontos com os líderes do grupo A da Copa Centro-Oeste, amarga a quinta colocação de seu grupo na Série D. 

Já o Capital, vive situação oposta, passa por um bom momento na Série D, onde é segundo colocado de seu grupo, mas na Copa Centro-Oeste é quinto colocado com 5 pontos, mas mantém vivo o sonho da classificação, porém não depende apenas de si para avançar. 

O QUE ESPERAR

O duelo entre as equipes promete ser equilibrado, pois cada gol que sair no confronto pode mexer na tabela e mudar o rumo da classificação, veja o que cada time precisa fazer para passar de fase.  

Para o Galo a conta é mais simples, em caso de vitória teria que contar com um tropeço do Araguaína ou do Rio Branco, caso um desses times perca ou empate e se o Operário sair vitorioso, ele garante a vaga. 

Já em caso de empate ainda pode se classificar, mas a conta é mais complexa, pois pelo menos um dos dois times acima do Galo teria que perder e o Vila Nova, que está em quarto, não poderia vencer sua partida. 

A conta do Capital é um pouco mais complexa, para eles apenas a vitória interessa e vão contar com a força da torcida para buscar esse objetivo. 

A vitória em si não será suficiente, para alcançar a classificação o time terá que contar com uma combinações de resultados. Além de vencer, as equipes do Vila Nova (4º), Rio Branco (2º) e Araguaína (1º), não poderiam ganhar suas partidas. 

Veja os confrontos que fecham a última rodada da fase de grupos. 

  • Capital-DF x Operário 
  • Araguaína-TO x Vila Nova-GO 
  • Primavera-MT x Rio Branco-ES 

Os jogos acontecem simultaneamente, com o inicio marcado para às 19h, horário de Brasília, 18h para Mato Grosso do Sul. 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).