Com um golaço de fora da área, o ponta-poranense Cristian Renato (25), selou a vitória do Mirassol diante do Juventude, confronto realizado neste domingo pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, triunfo que recolocou o clube paulista de volta na briga por uma vaga na Libertadores de 2026.
O atacante que vive fase de "talismã" e conta com quatro gols no certame, saiu do banco de reservas e com apenas três minutos em campo, ampliou a vantagem mirassolense aos 48' da primeira etapa, momento em que o clube já vencia os gaúchos por 1 a 0.
Pouco antes do intervalo, o camisa 17 recebeu belo passe em transição de Negueba, dominou, invadiu a área e soltou uma pancada de perna direita. A bola bate no travessão e entrou na meta de Jandrey.
Video: Reprodução / Premiere
Durante a pausa, Cristian comentou sobre o lance: "Infelizmente minha entrada foi por conta da lesão do Chico da Costa. Pude entrar e, graças a Deus, fiz esse gol", disse o autor do segundo gol do Mirassol. Com o triunfo, o clube paulista soma 42 pontos na competição.
Em julho, foi à loucura após receber mensagem de Neymar por ter feito um dos gols mais bonitos do Campeonato Brasileiro de 2025 até aqui, justamente contra o Santos. Os outros gols do atacante foram marcados contra Fortaleza e Bahia.
Trajetória - Cristian Renato
Nascido em 18 de fevereiro de 2000, em Ponta Porã, Cristian Renato Gonçalves Riquelme passou por inúmeros clubes paulistas nas categorias de base, sendo eles: CA Lemense (sub-15); XV de Jaú (sub-17); Grêmio Osasco (sub-17); Marília (sub-19); e Juventus (sub-20). Este último seria a equipe onde faria sua estreia profissional, em 2020, e ficaria até 2022, quando o Mirassol o adquiriu, ainda quando estavam na Série B do Brasileiro.
No 'Terror do Interior', o ponta-poranense não recebeu muitas oportunidades de início e foi emprestado para times como Boavista (RJ), Figueirense (SC) e Joinville (SC). Nos primeiros meses de 2025, disputou o Campeonato Catarinense pelo Joinville, onde atuou por 13 jogos, marcou cinco gols e distribuiu uma assistência, terminando na vice-artilharia da competição. Parou na semifinal, eliminado pela Chapecoense por perder de 2 a 1, fora de casa.
Com o fim do empréstimo, retornou ao Mirassol e, desde então, vem recebendo chances de mostrar seu futebol na primeira divisão do futebol brasileiro. Com contrato até 31 de dezembro deste ano, Cristian já pode assinar um pré-contrato com qualquer clube. Segundo o site Transfermarkt, especializado no mercado de transferências, o atacante é avaliado em 800 mil euros (R$ 5 milhões na cotação atual).


