Esportes

A voz marcante

Morre Léo Batista, ícone do jornalismo esportivo brasileiro, aos 92 anos

Conhecido em todo o Brasil pela voz marcante, apresentador havia recebido diagnóstico de câncer no pâncreas há dois dias

Continue lendo...

Morreu neste domingo (19), aos 92 anos, João Baptista Bellinaso Neto, popularmente conhecido como Léo Batista, um dos grandes nomes do jornalismo esportivo brasileiro. Ele estava internado no Hospital Rios D’Or, no Rio de Janeiro, desde o dia 6 deste mês.

Inicialmente, apresentou quadro de desidratação e dor abdominal. Na última sexta-feira (17), foi diagnosticado com tumor no pâncreas. Dois dias após o diagnóstico, o apresentador morreu no hospital.

Nascido no dia 22 de julho de 1932, em Cordeirópolis, município do interior paulista, Léo Batista marcou gerações e a história do jornalismo esportivo brasileiro. Foram quase 80 anos de carreira, e sua voz única "tomou conta" da TV Globo por mais de cinco décadas.

Apaixonado pela profissão, fez participações nos programas esportivos da emissora até o dia 26 de dezembro do ano passado.

Início da carreira

A carreira de Léo Batista começou quando ele tinha apenas 15 anos. A voz marcante desde cedo possibilitou que ele conseguisse um emprego no serviço de alto-falante de Cordeirópolis, cidade onde cresceu.

Depois, ao se mudar para Birigui, também no interior paulista, entrou para a Rádio Clube da cidade, onde começou a transmitir jogos de futebol.

Em outra mudança, foi para Piracicaba, antes de firmar no Rio de Janeiro - onde começou a trabalhar na Rede Globo, no ano de 1952. Foi em terras cariocas que o jornalista adotou o nome "Léo Batista", e abandonou o utilizado anteriormente, "Bellinaso Neto".

Em 1955, surgiu oportunidade de Léo Batista atuar na televisão, e ele migrou para a TV Rio. Mesmo nas telinhas, não abandonou as outras áreas da comunicação, atuando também como apresentador de lutas de boxe.

Antes de chegar à Globo, em 1970, teve passagem pela TV Excelsior. Na principal emissora do país, Léo Batista foi precursor de quase todos os programas esportivos, tendo participado do surgimento do Esporte Espetacular, em 1973, e do programa Copa Brasil, que posteriormente virou o Gobo Esporte, em 1978.

Fora do esporte, Léo Batista apresentou o Jornal Nacional, substituindo o apresentador Cid Moreira, e sendo contratado em definitivo logo em seguida; o Jornal Hoje, programa em que foi o primeiro apresentador, em 1971; também apresentou o Globo Rural e desfiles do Carnaval carioca.

No Fantástico, programa que encerra os domingos da TV Globo, começou anunciando resultados da loteria esportiva. Depois, comandou o quadro Gols do Fantástico. Foi ali que Léo Batista se consolidou como voz marcante dos gols do futebol brasileiro, ao narrar e descrever de forma única cada um. A experiência o levou ao show do intervalo e ao Baú do Esporte.

Voz de momentos históricos

Léo Batista foi quem comunicou ao povo brasileiro acontecimentos como o suicídio de Getúlio Vargas, ocorrido em 1954, enquanto ele atuava na Rádio Globo.

Em 1994, já na TV Globo, foi ele quem anunciou a morte de Ayrton Senna, poucas horas após o acidente que vitimou o piloto, em Ímola, na Itália.

O jornalista se destacou e consolidou no cenário esportivo, cobrindo Copas do Mundo, Olimpíadas e a Fórmula 1. Além da voz, também foi o rosto dos principais programas da Globo.

Série sobre a vida de Léo Batista

No Globo Play, serviço de streaming da Rede Globo, é possível assisitir a série documental "Léo Batista, a Voz Marcante", lançada em junho de 2024.

Com informações de GE.

Assine o Correio do Estado.

AUTOMOBILISMO

Bortoletto larga em 9° no GP da Holanda; confira o grid da F-1 deste domingo (23)

Otimista, o brasileiro ainda festejou a evolução da equipe numa movimentação que testou o carro tanto em um ritmo de corrida, quanto também no momento de buscar uma vaga no grid

22/08/2026 23h00

Piloto da Audi terminou em nono lugar e chegou a bater na trave ao ficar a uma posição da zona de pontuação

Piloto da Audi terminou em nono lugar e chegou a bater na trave ao ficar a uma posição da zona de pontuação Reprodução/F1 TV

Continue Lendo...

Após a corrida sprint deste sábado (22), no circuito de Zandvoort, o brasileiro Gabriel Bortoleto deve largar na nona colocação para o GP da Holanda que acontece neste domingo (23), às 10h pelo horário do Mato Grosso do Sul. 

Logo na segunda metade do Q3 hoje (22), a chuva atingiu o Circuito de Zandvoort e mudou totalmente o panorama do classificatório, já que os pilotos saíram com pneus de pista seca, o que dificultou o desempenho da reta final.

Apesar das dificuldades climáticas, Lando Norris novamente fez ótimo tempo antes de começar a pingar na Holanda, mas acabou superado por Kimi Antonelli no momento em que a chuva já atingia o autódromo. Posteriormente, o competidor deu o troco no piloto da Mercedes e devolveu a primeira colocação para a McLaren.

Gabriel Bortoleto fechou com a 9ª posição e ficou à frente de Arvid Lindblad, da Racing Bulls. Hamilton conseguiu a 5ª colocação na última tentativa e foi o último piloto a deixar o circuito antes de a chuva apertar.

GP da Holanda feliz

Na prova rápida, o piloto da Audi terminou em nono lugar e chegou a bater na trave ao ficar a uma posição da zona de pontuação. Posteriormente, no treino oficial, ele voltou a ter um bom desempenho e vai largar na quinta fila, no nono posto.

"Largada bem positiva. Fiquei feliz que hoje conseguimos fazer uma boa largada. Acho que temos dado alguns passos no rumo certo Se conseguirmos manter esse ritmo de largada que a gente tem tido nesse final de semana, ficarei muito feliz", comentou Gabriel em entrevista ao SporTV.

Otimista, o brasileiro ainda festejou a evolução da equipe numa movimentação que testou o carro tanto em um ritmo de corrida, quanto também no momento de buscar uma vaga no grid. "Acredito que vamos ter um pouquinho de ritmo ainda melhor na prova", completou Bortoleto.

Na classificação do Mundial de pilotos, o brasileiro ostenta a 14ª posição na tabela e contabilizou até aqui dez pontos. Para efeito de comparação, Nico Hülkenberg, seu companheiro de equipe, é o 18º colocado com dois. O jovem Kimi Antonelli, da Mercedes, lidera a disputa de forma isolada com 224 pontos, seguido do ferrarista Lewis Hamilton, 171.

Confira o grid de largada

Com Gabrtiel tendo oportunidade de pontuar neste final de semana, você confere abaixo como ficou o grid de largada para o GP da Holanda na Fórmula 1: 

1. Lando Norris (ING/McLaren), 1min11s163

2. George Russell (ING/Mercedes), 1min11s265

3. Andrea Kimi Antonelli (ITA/Mercedes), 1min11s296

4. Oscar Piastri (AUS/McLaren), 1min11s305

5. Lewis Hamilton (ING/Ferrari), 1min11s494

6. Charles Leclerc (MON/Ferrari), 1min11s558

7. Max Verstappen (HOL/Red Bull), 1min11s618

8. Liam Lawson (NZL/Red Bull), 1min11s733

9. Gabriel Bortoleto (BRA/Audi),1min12s079

10. Arvid Lindblad (ING/RB), 1min12s185

11. Pierre Gasly (FRA/Alpine), 1min12s616

12. Yuki Tsunoda (JAP/RB), 1min12s627

13. Nico Hulkenberg (ALE/Audi), 1min12s797

14. Franco Colapinto (ARG/Alpine), 1min12s800

15. Esteban Ocon (FRA/Haas), 1min13s137

16. Alexander Albon (TAI/Williams), 1min13s182

17. Carlos Sainz (ESP/Williams), 1min13s574

18. Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), 1min13s650

19. Lance Stroll (CAN/Aston Martin), 1min13s818

20. Oliver Bearman (ING/Haas), 1min13s826

21. Valtteri Bottas (FIN/Cadillac), 1min14s371

22. Sergio Pérez (MEX/Cadillac), 1min14s1600

 

AUTOMOBILISMO

Bortoleto fica em 9º em sprint dominado por George Russel na Holanda

Russell venceu sem dificuldades a corrida sprint do GP da Holanda neste sábado (22) e com isso Gabriel Bortoleto largará na nona colocação no domingo (23)

22/08/2026 15h30

Brasileiro, piloto da Audi nunca pontuou em corrida sprint e precisava da 8ª posição para alcançar o objetivo.

Brasileiro, piloto da Audi nunca pontuou em corrida sprint e precisava da 8ª posição para alcançar o objetivo. Reprodução/Redes Sociais/F1TV

Continue Lendo...

, o britânico George Russell conseguiu uma vitória tranquila, realizada

Na manhã deste sábado (22), em uma prova de poucas mudanças no grid, o brasileiro Gabriel Bortoleto não saiu da 9ª colocação na Holanda e ainda não pontuou em corridas sprints, com o vencedor George Russel garantindo mais oito pontos na classificação. 

Charles Leclerc e Lando Norris fecharam com a segunda e a terceira posição, respectivamente. O líder da competição, Kimi Antonelli, terminou com a 4ª posição e somou mais cinco pontos na classificação geral. Já

O Grande Prêmio da Holanda acontece neste domingo (23), às 10h, no Circuito de Zandvoort. A Fórmula 1 retorna após quase um mês, depois da pausa de verão. O treino classificatório ocorre às 11h deste sábado.

O início da prova não promoveu grandes mudanças no grid. George Russell manteve a liderança e conseguiu se defender das investidas de Lando Norris. Charles Leclerc também conseguiu a manutenção da terceira posição. Por outro lado, Oscar Piastri perdeu a 4ª colocação para Kimi Antonelli.

Um pouco mais atrás, Gabriel Bortoleto manteve a 9ª colocação e ensaiava uma pressão sobre Pierre Gasly. No entanto, o francês da Alpine não concedeu espaço ao brasileiro e teve boa performance para manter o posto. Cabe ressaltar que o piloto da Audi nunca pontuou em corrida sprint e precisava da 8ª posição para alcançar o objetivo.

Parceiro de Bortoleto, o experiente Nico Hülkenberg teve problema de potência no carro e precisou deixar a corrida antes da metade. O mexicano Sergio Pérez também precisou recolher o carro para ajustes, mas retornou para a pista e terminou com a 21ª colocação.

A corrida seguiu sem grandes mudanças no grid e George Russell não sofreu pressão dos outros competidores. Charles Leclerc partiu para cima de Lando Norris na 18ª posição e conseguiu uma ultrapassagem excelente, no momento mais interessante da corrida sprint no Circuito de Zandvoort.

VEJA O RESULTADO DA CORRIDA SPRINT DO GP DA HOLANDA:

  • 1. George Russell (ING/Mercedes), 24 voltas
  • 2. Charles Leclerc (MON/Ferrari), +1s360
  • 3. Lando Norris (ING/McLaren), +5s196
  • 4. Andrea Kimi Antonelli (ITA/Mercedes), +5s581
  • 5. Oscar Piastri (AUS/McLaren), +10s185
  • 6. Max Verstappen (HOL/Red Bull), +10s529
  • 7. Lewis Hamilton (ING/Ferrari), +12s188
  • 8. Pierre Gasly (FRA/Alpine), +42s510
  • 9. Gabriel Bortoleto (BRA/Audi), +44.437
  • 10. Arvid Lindblad (ING/RB), +44s971
  • 11. Liam Lawson (NZL/Racing Bulls), +47s4
  • 12. Franco Colapinto (ARG/Alpine), +54s466
  • 13. Yuki Tsunoda (JAP/Racing Bulls), +56s483
  • 14. Esteban Ocon (FRA/Haas), 66s098
  • 15. Oliver Bearman (ING/Haas), +66s588
  • 16. Alexander Albon (TAI/Williams), +74s632
  • 17. Lance Stroll (CAN/Aston Martin), 74s650
  • 18. Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), 75s284
  • 19. Valtteri Bottas (FIN/Cadillac), a uma volta
  • 20. Carlos Sainz (ESP/Williams), a uma volta
  • 21. Sergio Pérez (MEX/Cadillac), a três voltas
  • Não completou: Nico Hülkenberg (ALE/Audi).

 

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).