Esportes

FUTEBOL

Reforma no estádio Morenão, prometida para início do Estadual, só deverá ser entregue em 2024

Mesmo com prazo de entrega em janeiro, novas demandas de reparos atrasaram a revitalização

Continue lendo...

Com total de R$ 9,4 milhões investidos pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). Processo de revitalização do Estádio Universitário Pedro Pedrossian (Morenão), que segue em andamento desde julho de 2022, deve se estender até 2024.

Após descumprimentos de diversos prazos para a entrega do estádio Morenão, o principal palco do futebol sul-mato-grossense, que anteriormente estava previsto ser utilizado nos jogos do campeonato Estadual deste ano, não está nem nos planos para ser entregue durante o andamento do Campeonato Brasileiro da Série D, no qual o representante de Mato Grosso do Sul é o Operário Futebol Clube. 

Em janeiro deste ano, o Correio do Estado entrou em cotato com a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC), responsável pelo projeto de reforma do estádio, e foi informado que a entrega dos reparos estava prevista para acontecer no dia da primeira rodada do Estadual.

"Na primeira etapa das obras do Morenão estão sendo realizadas reformas dos banheiros e vestiários da entrada principal do estádio. Também foi reformado o acesso que liga o segundo vestiário dos jogadores ao campo de futebol. A previsão de entrega é dia 22 de janeiro deste ano", informou o retorno da FAPEC em nota.

Porém o campeonato começou e terminou com os jogos das equipes de Campo Grande sendo realizados no Estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas, que é administrado pela Prefeitura do município.

A reportagem do Correio do Estado entrou em contato novamento com a FAPEC, para atualizar a situação do andamento das obras, e questionar o motivo do novo atraso na entrega da revitalização do Morenão.

A fundação da UFMS informou que de forma geral "A fase relacionada à reforma dos banheiros e vestiários está em vias de ser finalizada, sendo que grande parte do acabamento se encontra concluído. Por sua vez, a fase relacionada à infraestrutura e as medidas se segurança contra incêndios está em vias de ser iniciada". E desta vez não citou oficialmente um novo prazo para a conclusão da reforma no estádio.

"No que tange à entrega do estádio para uso de práticas esportivas é importante lembrar que existem diversos fatores que podem impactar no prazo de conclusão das obras, dentre eles: o tempo de existência do estádio, o que propicia o surgimento de fatores inesperados à medida que avançam as reformas; licenças; aprovação das fases de execução pelas instâncias fiscalizadoras; execução adequada dos projetos pelas futuras contratadas, entre outros", respondeu a FAPEC em nota.

Na área interna do Morenão é possível perceber que apenas o acabamento de algumas restaurações foram feitosFoto: Marcelo Victor/Correio do Estado

A revitalização Morenão que segundo o governo do Estado, foi dividido em três etapas, de estrutura e banheiros, parte elétrica e acessibilidade e pânico, têm como objetivo adequar o estádio às normas de segurança atuais, para torcedores e estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) que utilizam o espaço.

Além desses reparos, os vestiários estão com obras gerais, tanto do visitante como o do mandante, desde o ano passado.

Uma rampa para melhorar o acesso entre os vestiários e a entrada no campo de jogo está sendo feita.

OPERÁRIO

Único representante do Estado em uma competição nacional de futebol neste ano, o Operário Futebol Clube segue levando os seus jogos da quarta divisão do Campeonato Brasileiro no Estádio Jacques da Luz.

Em entrevista para o Correio do Estado, na metade do andamento do campeonato Estadual, o presidente do clube, Coronel Nelson Antônio, já havia informado o desejo do Operário de mandar as partidas do clube no Morenão reformado, assim que as obras terminassem.

"O Morenão é a casa do Operário, tem uma capacidade maior e possibilita uma arrecadação melhor, além de condições melhores para os atletas, estamos conversando com a FAPEC sobre o andamento da obra, mas tem uma empresa no meio de tudo isso, acredito que deve haver um esforço maior por parte dos envolvidos para que a reforma saia do papel, principalmente na Série D", disse o Coronel Nelson.

Contactado novamente nesta semana, Coronel Nelson se mostrou cético com a entrega da reforma do estádio neste ano, e também em dúvida se será concluido em 2024.

"Ainda contamos com o Morenão, mas achamos improvável ser entregue nesta Série D, acredito que o Morenão voltou ao estado que estava antes de 2017, de abandono total, vai ser muito difícil a gente conseguir os laudos do estádio, muita coisa foi perdida na reforma, e precisa ser refeito, na questão das exigências do Corpo de Bomberios, de acessibilidade e combate a incêndios", acrescentou o presidente do Operário.

(Colaborou Alison Silva)

Assine o Correio do Estado 

Vitória suada

Arsenal sofre contra o pior time da Premier League em casa, mas vence com 2 gols contra

Na cola dos Gunners, Manchester City enfrenta o Crystal Palace neste domingo

13/12/2025 23h00

Gabriel Jesus fez boa partida neste sábado

Gabriel Jesus fez boa partida neste sábado Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Mesmo em casa o Arsenal foi incapaz neste sábado de marcar contra o Wolverhampton, lanterna da Premier League, mas foi beneficiado com dois gols contra. O 2 a 1 no Emirates Stadium consolidou o time de Londres na liderança do campeonato com 36 pontos. O Manchester City tem 31 e enfrenta o Crystal Palace neste domingo. O Wolverhampton somou apenas 2 pontos em 16 rodadas.

Diante de sua torcida, o Arsenal teve muito mais posse de bola e passou praticamente todo o primeiro tempo no campo de ataque. O domínio, porém, foi ilusório. Os visitantes conseguiram neutralizar o rival com um esquema com três zagueiros, e o Arsenal terminou a primeira etapa sem um finalização em direção ao gol de Johnstone. A melhor chance foi do Wolverhampton, quando o sul-coreano Hwang Hee-Chan finalizou um contra-ataque para a defesa de Raya.

O segundo tempo começou com ainda mais posse de bola do Arsenal, mas o time era incapaz de finalizar com perigo. Ainda antes dos 15 minutos, o técnico Mikel Arteta fez três alterações, colocando Odegaard, Trossard e Merino em campo. O time trocava passes no campo de ataque, mas continuava com dificuldades para criar chances realmente perigosas.

A primeira finalização correta do Arsenal no jogo aconteceu aos 22 minutos, quando Declan Rice acertou um belo chute e exigiu grande defesa de Johnstone. A pressão do time da casa após um escanteio pela direita. Saka cobrou com efeito e quase marcou um gol olímpico, mas a bola bateu na segunda trave, voltou nas costas de Johnstone e entrou. Gol contra.

O Arsenal continuou pressionando, mas viu o Wolverhampton abandonar o esquema de três zagueiros e se aventurar no ataque. No final do jogo, Arias, ex-Fluminense, entrou no Wolverhampton, e o brasileiro Gabriel Jesus voltou a defender o Arsenal na Premier League após mais de 11 meses, depois de se recuperar de grave lesão.

Aos 45 minutos, os visitantes conseguiram empatar com uma cabeçada de Arokodare. Nos acréscimos, o Arsenal conseguiu a vitória com a participação imprescindível de Gabriel Jesus, que disputou pelo alto um lance com Mosquera. O defensor acabou desviando para a própria meta. Segundo gol contra do Wolverhampton.

O líder Arsenal volta a jogar na Premier League como visitante contra o Everton, e o lanterna Wolverhampton tenta sua primeira vitória no campeonato ao receber o Brentford. Os dois jogos acontecem no sábado.

Assine o Correio do Estado 

Esportes

Corinthians aposta em bola parada para enfrentar Cruzeiro na semifinal da Copa do Brasil

Técnico Dorival Júnior comandou dois exercícios táticos e treinou jogadas de bola parada e cobranças de pênalti

13/12/2025 22h00

Zagueiro André Ramalho é uma das armas do Timão para a final

Zagueiro André Ramalho é uma das armas do Timão para a final Foto: Reprodução

Continue Lendo...

O Corinthians encerrou neste sábado sua preparação para o segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil contra o Cruzeiro. O técnico Dorival Júnior comandou dois exercícios táticos e treinou jogadas de bola parada e cobranças de pênalti. Após vencer o duelo de ida por 1 a 0, o Corinthians tem a vantagem do empate no jogo das 18h deste domingo, na Neo Química Arena, para avançar à final.

Com o triunfo no Mineirão, o Corinthians tenta conquistar uma segunda vitória para selar a classificação em casa e manter uma campanha impecável na Copa do Brasil. Em sete partidas desta edição, o tricampeão (1995, 2002 e 2009) saiu vitorioso em todas, com nove gols marcados e nenhum sofrido.

"Temos que entrar em campo buscando a vitória como a gente sempre fez. Principalmente em oportunidades assim", afirmou o zagueiro André Ramalho sobre a semifinal com o Cruzeiro. "Conseguimos um grande resultado fora de casa, temos que entender isso. Porém, estamos na nossa casa, com a nossa torcida Vamos, com certeza, para buscar a vitória", completou.

O zagueiro disse esperar um confronto mais difícil do que o de Belo Horizonte. "Será um jogo de extrema dificuldade. Eles (Cruzeiro) vão tentar reverter o resultado, mas estamos cientes do desafio. Estaremos bem concentrados e focados. Dá para ver isso no time. Que a gente consiga mais uma vitória amanhã e, se Deus quiser, a classificação."

A questão física recebeu atenção especial no Corinthians. Dorival Júnior, após a partida de ida, comentou sobre uma "entrega ainda maior" para conquistar a vaga. "Desde que acabou o jogo, a gente sabia que teria que se recuperar bem para estar apto para deixar nosso melhor dentro de campo. A gente fez um bom trabalho", completou André Ramalho.
 

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).