Esportes

FUTEBOL

Reforma no estádio Morenão, prometida para início do Estadual, só deverá ser entregue em 2024

Mesmo com prazo de entrega em janeiro, novas demandas de reparos atrasaram a revitalização

Continue lendo...

Com total de R$ 9,4 milhões investidos pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). Processo de revitalização do Estádio Universitário Pedro Pedrossian (Morenão), que segue em andamento desde julho de 2022, deve se estender até 2024.

Após descumprimentos de diversos prazos para a entrega do estádio Morenão, o principal palco do futebol sul-mato-grossense, que anteriormente estava previsto ser utilizado nos jogos do campeonato Estadual deste ano, não está nem nos planos para ser entregue durante o andamento do Campeonato Brasileiro da Série D, no qual o representante de Mato Grosso do Sul é o Operário Futebol Clube. 

Em janeiro deste ano, o Correio do Estado entrou em cotato com a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC), responsável pelo projeto de reforma do estádio, e foi informado que a entrega dos reparos estava prevista para acontecer no dia da primeira rodada do Estadual.

"Na primeira etapa das obras do Morenão estão sendo realizadas reformas dos banheiros e vestiários da entrada principal do estádio. Também foi reformado o acesso que liga o segundo vestiário dos jogadores ao campo de futebol. A previsão de entrega é dia 22 de janeiro deste ano", informou o retorno da FAPEC em nota.

Porém o campeonato começou e terminou com os jogos das equipes de Campo Grande sendo realizados no Estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas, que é administrado pela Prefeitura do município.

A reportagem do Correio do Estado entrou em contato novamento com a FAPEC, para atualizar a situação do andamento das obras, e questionar o motivo do novo atraso na entrega da revitalização do Morenão.

A fundação da UFMS informou que de forma geral "A fase relacionada à reforma dos banheiros e vestiários está em vias de ser finalizada, sendo que grande parte do acabamento se encontra concluído. Por sua vez, a fase relacionada à infraestrutura e as medidas se segurança contra incêndios está em vias de ser iniciada". E desta vez não citou oficialmente um novo prazo para a conclusão da reforma no estádio.

"No que tange à entrega do estádio para uso de práticas esportivas é importante lembrar que existem diversos fatores que podem impactar no prazo de conclusão das obras, dentre eles: o tempo de existência do estádio, o que propicia o surgimento de fatores inesperados à medida que avançam as reformas; licenças; aprovação das fases de execução pelas instâncias fiscalizadoras; execução adequada dos projetos pelas futuras contratadas, entre outros", respondeu a FAPEC em nota.

Na área interna do Morenão é possível perceber que apenas o acabamento de algumas restaurações foram feitosFoto: Marcelo Victor/Correio do Estado

A revitalização Morenão que segundo o governo do Estado, foi dividido em três etapas, de estrutura e banheiros, parte elétrica e acessibilidade e pânico, têm como objetivo adequar o estádio às normas de segurança atuais, para torcedores e estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) que utilizam o espaço.

Além desses reparos, os vestiários estão com obras gerais, tanto do visitante como o do mandante, desde o ano passado.

Uma rampa para melhorar o acesso entre os vestiários e a entrada no campo de jogo está sendo feita.

OPERÁRIO

Único representante do Estado em uma competição nacional de futebol neste ano, o Operário Futebol Clube segue levando os seus jogos da quarta divisão do Campeonato Brasileiro no Estádio Jacques da Luz.

Em entrevista para o Correio do Estado, na metade do andamento do campeonato Estadual, o presidente do clube, Coronel Nelson Antônio, já havia informado o desejo do Operário de mandar as partidas do clube no Morenão reformado, assim que as obras terminassem.

"O Morenão é a casa do Operário, tem uma capacidade maior e possibilita uma arrecadação melhor, além de condições melhores para os atletas, estamos conversando com a FAPEC sobre o andamento da obra, mas tem uma empresa no meio de tudo isso, acredito que deve haver um esforço maior por parte dos envolvidos para que a reforma saia do papel, principalmente na Série D", disse o Coronel Nelson.

Contactado novamente nesta semana, Coronel Nelson se mostrou cético com a entrega da reforma do estádio neste ano, e também em dúvida se será concluido em 2024.

"Ainda contamos com o Morenão, mas achamos improvável ser entregue nesta Série D, acredito que o Morenão voltou ao estado que estava antes de 2017, de abandono total, vai ser muito difícil a gente conseguir os laudos do estádio, muita coisa foi perdida na reforma, e precisa ser refeito, na questão das exigências do Corpo de Bomberios, de acessibilidade e combate a incêndios", acrescentou o presidente do Operário.

(Colaborou Alison Silva)

Assine o Correio do Estado 

TÊNIS

Djokovic bate freguês Dimitrov com Messi na torcida e buscará seu 100º título na final de Miami

Prestes a completar 38 anos, o sérvio está na decisão do Masters 1000 de Miami pela oitava vez, podendo ir para o 7º título na competição

28/03/2025 23h00

Novak Djokovic está a um triunfo do 100º título da brilhante carreira

Novak Djokovic está a um triunfo do 100º título da brilhante carreira Foto: Reprodução

Continue Lendo...

Novak Djokovic está a um triunfo do 100º título da brilhante carreira. Aos 37 anos e 10 meses, o sérvio está na decisão do Masters 1000 de Miami pela oitava vez - ganhou em seis. Para se garantir na final deste domingo, o número 5 do mundo ampliou sua freguesia diante do búlgaro Grigor Dimitrov, atual vice-campeão, ao vencer pela 13ª vez em 14 embates.

Djokovic chega embalado à decisão. Foram cinco partidas vencidas no Masters 1000 até então, todas com 2 a 0. Nesta sexta, com as torcidas ilustres do argentino Lionel Messi e da local Venus Williams, não encontrou trabalho para desbancar o 14º favorito, com fáceis parciais de 6/2 e 6/3 em somente 1h11 de partida.

O sérvio começou a partida com um susto, perdendo o serviço para Dimitrov. O búlgaro, porém, não conseguiu manter a vantagem ao devolver o serviço a seguir. Depois do 2 a 2, só deu Djokovic na parcial. Sacando bem e pressionando o serviço rival, emplacou quatro pontos para fechar em 6 a 2.

Durante a semifinal, Dimitrov bateu boca com um torcedor, perguntando se ele "tinha algum problema" após ter sido insultado. O árbitro de cadeira agiu rápido, acalmando o búlgaro e pedindo que a segurança tirasse o infrator da quadra.

O segundo set começou ainda mais tranquilo, logo com o favorito emplacando um 3 a 0. Sem jamais reagir, Dimitrov ainda salvou um match point em seu serviço, quando perdia por 5 a 2. Se safou, mas viu Djokovic fechar na nova oportunidade, somando a 11ª vitória seguida no confronto.

Recordista em vitórias em torneios a nível ATP 1000, agora com 414, Djokovic ainda alcança sua 60ª decisão de Masters na carreira. E sua primeira final em 2025. O sérvio ergueu o troféu em Miami em 2007, 2011, 2012, 2014, 1015 e 2016. Na final da edição de 2009, foi superado pelo norte-americano Andy Roddick.

NÃO AGUENTOU!

Após vexame, Dorival Júnior é demitido da seleção brasileira

Reunião com Ednaldo Rodrigues definiu desligamento do técnico brasileiro um ano depois de assumir; Carlo Ancelotti e Jorge Jesus cotado, Renato Gaúcho corre por fora

28/03/2025 17h05

Dorival Júnior é desligado do cargo de técnico da seleção brasileira

Dorival Júnior é desligado do cargo de técnico da seleção brasileira Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Continue Lendo...

Um ano depois de assumir o cargo, Dorival Júnior não é mais técnico da seleção brasileira e a Confederação Brasileiro de Futebol (CBF) já tem alvos definidos.

Ex-São Paulo e Flamengo, o treinador não aguentou a pressão após vexame histórico diante da Argentina na última terça-feira (25), em Buenos Aires. Com a derrota, Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade, marcou uma reunião com Dorival para esta sexta-feira (28), onde foi definido o desligamento do técnico.

Segundo informações, Carlo Ancelotti, técnico italiano multicampeão e atualmente no Real Madrid, já teria sido contatado pela confederação, o que foi negado por ele mesmo em coletiva de imprensa, nesta sexta.

"Tenho muito carinho pela torcida brasileira e seus jogadores, mas tenho contrato com o Real Madrid. O contrato é claro. Não houve nenhum contato entre a Federação (CBF) e eu nos últimos dias e o meu foco está no clube", afirmou.

Esta não é a primeira vez que a entidade que comanda o futebol nacional demonstra interesse na vinda de Ancelotti para comandar a seleção brasileira. Em dezembro de 2023, Ednaldo Rodrigues chegou a anunciar que o profissional chegaria para ser o treinador.

Além dele, Jorge Jesus, ex-Flamengo e hoje no Al-Hilal (Arábia Saudita), também é um dos cotados, mas só assumiria a seleção brasileiro após a disputa da Copa do Mundo de Clubes, o “Super Mundial”, que será realizado entre junho e julho.

Desde o término da campanha do Brasil na Copa do Mundo de 2022, quando Tite deixou o cargo, a seleção já teve três técnicos: Ramon Menezes, Fernando Diniz e Dorival. Em 16 partidas, Dorival venceu sete, empatou sete e perdeu duas, com 25 gols marcados e 17 sofridos.

A um ano do próximo Mundial, a canarinho vive uma fase turbulenta coletiva e individualmente, e tenta reencontrar o caminho das vitórias e do bom futebol. Atualmente, está em quarto lugar nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, restando apenas quatro jogos para o fim da classificatória.

*Com algumas informações do Estadão Conteúdo

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).