A volta da seleção brasileira masculina de basquete aos Jogos Olímpicos, além de recuperar a credibilidade do time no cenário internacional, rendeu também alguns pontinhos a mais no ranking da Federação Internacional de Basquete (Fiba). Antes no 13º lugar, a equipe treinada por Rubén Magnano subiu para a nona posição, com 254 pontos.
O retorno ao top-10 mundial foi comemorado pelo diretor da Seleção masculina, Vanderlei Mazuchini. “Essa subida no ranking da Fiba é um fruto do trabalho duro que estamos fazendo desde 2010 e que foi intensificado para as Olimpíada nesses dois meses e meio de preparação. A eliminação doeu, mas saímos muito orgulhosos e certos de que nos próximos anos vamos subir ainda mais nessa lista. Vencemos alguns países que estão à nossa frente e fizemos jogos duros com outros”, ressaltou.
Entre as seleções do top-10 da Fiba, a Rússia, terceira colocada nos Jogos, foi quem mais ganhou posições - cinco. Estados Unidos e Espanha, que protagonizaram a final olímpica, continuaram na liderança isolada da lista. Os americanos, na primeira colocação, têm 952 pontos, enquanto os espanhóis somam 870 pontos.
Em Londres, o Brasil terminou em quinto lugar, após vencer quatro partidas - uma delas contra a Espanha, segunda do ranking - e perder outras duas, para Rússia e Argentina.
Confira os dez primeiros colocados do ranking
1 - Estados Unidos – 952
2 – Espanha – 870
3 – Argentina - 498
4 – Grécia - 418
5 – Lituânia - 406
6 - Rússia - 363
7 – Turquia - 302
8 – França - 260
9 – Brasil - 254
10 - Austrália - 234