Esportes

Estadual 2018

Zagueiro marca, Operário vence Corumbaense e é campeão após 21 anos

Zagueiro marca, Operário vence Corumbaense e é campeão após 21 anos

LEANDRO ABREU E RAFAEL RIBEIRO

08/04/2018 - 17h14
Continue lendo...

A maior torcida de Mato Grosso do Sul voltou a sorrir depois de 21 anos. Na tarde deste domingo (8), o Operário venceu o Corumbaense por 1 a 0, no Estádio Morenão e conquistou o título do Campeonato Estadual.

O placar garante ao Galo a conquista pela vantagem da melhor campanha, já que havia perdido para em Corumbá pelo mesmo placar.

O herói da conquista é um zagueiro. André Paulino foi quem marcou o gol que encerra o jejum. Antes, nas quartas-de-final, já havia feito história ao marcar no último lance do duelo com o Urso, garantindo a vaga às semifinais.

Em um dia de festa e casa cheia, feitos cada vez mais raros no futebol do Estado, o Operário aumenta sua hegemonia com 11 conquistas sul-mato-grossenses.

Campeão em 2017, o Corumbaense precisa levantar a cabeça com agilidade. A equipe estreia na Série D do Campeonato Brasileiro no próximo dia 21, contra o Iporã, de Goiás, fora de casa. Ainda enfrentará Brasiliense (DF) e Dom Bosco (MT). 

O JOGO

A vantagem no início do jogo era do Carijó. Mas isso não impediu que os visitantes, apoiados por um grande número de torcedores no Morenão, diminuíssem o ímpeto. Pelo contrário.

Logo aos 2 minutos de partida o Corumbaense deu o cartão de bom visitante ao Operário. Jorginho ótima jogada pelo lado esquerdo do campo, passou pela marcação e finalizou para boa defesa de Pereira.

Aos 7, de novo o Corumbaense apareceu. Da Silva recebeu passe em profundidade no capricho, limpou a marcação e chutou muito perto do gol.

A pressão por estar há tanto tempo sem conquistas parecia pesar sobre o Operário. A torcida viu assustada os visitantes chegarem de novo aos 23, com Agnaldo, que apareceu sozinho na entrada da área, driblou a marcação e finalizou para fora.

Aos poucos o Operário ia se encontrando na partida, ocupando melhor os espaços e armando as jogadas. O efeito não demorou a aparecer. Aos 46, quase que no apito final do primeiro tempo, Alan experimentou o chute e acertou a trave, na única jogada de perigo do Galo até então.

O segundo tempo começou e, mais acostumado com o jogo, veio a recompensa dos alvinegros da Capital. Aos 25 minutos, a zaga do Corumbaense tirou mal da área uma cobrança de escanteio. A bola sobrou livre para o zagueiro chutar e fazer o único gol do jogo.

Sem alternativas, o Corumbaense foi para cima dos mandantes atrás do empate.E o jogo, até então cauteloso, ficou imprevisível.

Aos 40, o Carijó exigiu outra boa participação de Pereira, em um chute no ângulo de Jaime. No contra-ataque do lance, Fernandinho tocou na saída do goleiro e quase ampliou a vantagem operariana.

Depois de mais algumas aparições no ataque, aos 48 mais uma jogada dos visitantes, com Jorginho finalizando forte, rente à trave. Foi a última chance. Prevaleceu a garra, amor e tradição operariana, de novo campeão. Justo ao clube símbolo do Estado.

 

TORCIDA DO OPERÁRIO FESTEJA A CONQUISTA:

Esportes

Pai de Neymar revela que atacante pensou em desistir do futebol após lesão: 'Por mim, já deu'

Segundo ele, o episódio abalou o jogador, especialmente pelo impacto emocional causado pela divulgação precoce do diagnóstico

04/01/2026 22h00

Neymar cogitou desistir do futebol após lesão no joelho

Neymar cogitou desistir do futebol após lesão no joelho Foto: Instagram/Reprodução

Continue Lendo...

O pai de Neymar revelou que o atacante chegou a cogitar interromper a carreira após sofrer uma lesão no menisco do joelho esquerdo, no fim de novembro do ano passado. Segundo ele, o episódio abalou o jogador, especialmente pelo impacto emocional causado pela divulgação precoce do diagnóstico.

O relato foi feito durante um jantar promovido pelo empresário Rafael Figueiredo. O vídeo da conversa foi divulgado no canal Rafa Tecla T, no YouTube.

De acordo com Neymar pai, o vazamento da informação sobre a lesão ocorreu antes mesmo de o atleta ter ciência completa do problema, o que agravou o quadro emocional. Ele destacou a dificuldade em conter o filho dentro de campo e explicou a decisão de afastá-lo temporariamente das atividades.

"Estávamos medindo o Neymar toda hora, toda hora tentávamos tirar ele. Mas ele é um cara que dentro de campo não se poupa. Você não consegue fazer ele se poupar. Daqui a pouco ele está lá atrás, pedindo bola toda hora, é um cara competitivo ao extremo. Como você controla isso? Deixando ele fora de campo, é a única forma."

Segundo o pai do jogador, a situação se agravou quando a lesão foi divulgada publicamente, o que afetou diretamente o estado psicológico do atacante.

"Colocando ele quando realmente a gente tem a tranquilidade de ficar. Agora mesmo. Ele teve uma lesão de menisco. A imprensa vaza isso antes de conversarmos com ele, e a cabeça dele vai a zero. Por um segundo não salvo a cabeça do meu filho. Isso chega rompendo, os caras falando Neymar não joga mais esse ano. A cabeça dele vai embora."

Neymar Pai contou que, ao conversar com o filho após o episódio, ouviu do atacante um desabafo que indicava a possibilidade de parar de jogar.

"Quando eu chego em casa, vou para a casa do meu filho e digo: 'Filho, e aí, como é que tá?' Ele vira para mim e fala: 'Não aguento mais, cara. Vamos operar. Pai... nem sei se vale a pena operar. Por mim, já deu'. A hora que ele fala isso para mim eu viro e falo para ele: 'Já deu, cara? Então pra que operar? Ah, opera isso aí, a gente para e ano que vem a gente pensa o que vai fazer'. Aí, eu falei: 'Filho, se você quiser operar para a gente focar na sua recuperação e você ficar bem, eu estou com você'."

Ainda segundo o relato, a conversa seguiu com um apelo para que o jogador não se deixasse influenciar por críticas externas.

"Eu falei. 'Cara, o que você quer fazer?' Comecei a conversar com ele, falar com ele algumas coisas: 'Sabe o que é? Tem uma narrativa aí. Uns caras aí que são muito barulhentos, muito pouca gente, mas são barulhentos pra chuchu, e que querem fazer você desistir. Se a gente desistir... Falta muito pouco, cara. São seis meses. Depois de junho, julho, não sei se vamos ganhar ou não. Cara, eu largo com você. Aí eu acho que cumprimos a nossa missão, se for campeão ou não, mas pelo menos você vai ter que estar nisso aí. Você não pode aceitar o que esses barulhentos estão fazendo. Você não pode ouvir o que está de fora'."

Após a conversa, Neymar decidiu esperar o dia seguinte para avaliar como se sentiria fisicamente e voltou a treinar com o elenco do Santos.

"Aí ele me escuta, a gente conversa bastante, e ele diz: 'Deixa eu ver como eu vou acordar amanhã'. Na manhã seguinte ele me manda mensagem: 'Vou treinar. Vou ver se eu aguento'. Ele vai lá, fez todos os negócios. Disse que estava com um pouquinho de dor, mas conseguiu treinar. Aí ele começou o treino chutando de esquerda, de direita. Eu falei: 'Meu, tu é maluco? Tenta correr só. Você correndo dentro de campo, se mexendo. Já tá bom'. Aí ele olhou, balançou a cabeça. Acho que dá."

A resposta definitiva veio no jogo contra o Sport, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Neymar marcou o primeiro gol da vitória por 3 a 0, na Vila Belmiro, o que, segundo o pai, mudou o cenário.

"Ele vai para o jogo, a gente torcendo pra alcinha (do menisco rompido) não mexer no lugar. Ele vai e faz o gol. Na hora do gol, ele olha para mim. A gente se olha e te falar, cara, foi incrível. Ele falou: 'Agora, eu vou até o final nesses três jogos aí'. Eu falei: 'Dorme de um jeito que não mexa o joelho (risos)'. Porque a lesão não se agrava mais. Não tinha problema, não era nada de LCA, não tem nada."

Na véspera do Ano Novo, Neymar acertou a renovação de contrato com o Santos por mais uma temporada, até o fim de dezembro.

O atacante passou por cirurgia no menisco do joelho esquerdo no último dia 22 e segue em processo de recuperação, realizando trabalhos de fisioterapia em sua casa, em Mangaratiba, no Rio de Janeiro.

tênis

João Fonseca desiste do ATP de Brisbane por lesão e corre risco de deixar o Top 30

Tenista brasileiro agora terá uma semana para se recuperar da lesão a tempo de participar do ATP 250 de Adelaide

04/01/2026 19h00

João Fonseca em 2025

João Fonseca em 2025 Divulgação

Continue Lendo...

A estreia de João Fonseca na temporada não será neste domingo. O brasileiro sentiu uma lesão na região lombar e desistiu de participar do ATP de Brisbane, na Austrália, no qual era o sexto cabeça de chave.

O jovem de 19 anos será substituído por um "lucky loser" na partida que estava agendada para a noite deste domingo, diante do americano Reilly Opelka, pela primeira rodada do ATP 250.

Com a saída precoce, Fonseca poderá deixar o Top 30 do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). O ex-campeão do Next Gen ATP Finals iniciou o ano em sua melhor posição da carreira, em 24º lugar, mas como não defenderá os 125 pontos da conquista do ATP Challenger de Camberra, nesta mesma época no ano passado, e já aparece em 29º na lista.

O tenista brasileiro agora terá uma semana para se recuperar da lesão a tempo de participar do ATP 250 de Adelaide, também na Austrália. O torneio será realizado a partir de domingo (11), uma semana antes do início do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam da temporada, em Melbourne.

Depois do Aberto da Austrália, Fonseca participará da Copa Davis, atuando pelo Brasil contra o Canadá, e defenderá seu título no ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina. Na sequência, disputará o Rio Open e os Masters 1000 de Indian Wells e Miami, ambos nos Estados Unidos.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).