Mato Grosso do Sul

Salvamento

Bombeiros de MS que atuaram no RS são homenageados

Militares salvaram 304 pessoas vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Continue lendo...

Nove bombeiros de Mato Grosso do Sul, que salvaram 304 pessoas no Rio Grande do Sul, foram homenageados na Câmara Municipal de Campo Grande nesta terça-feira (21). As moções de congratulação foram entregues pelo vereador Betinho (Republicanos) devido à participação dos militares no resgate às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Os militares homenageados foram: o Sargento João Paulo Marciano dos Santos, o Cabo João Figueiredo Júnior, o Cabo Rahifi Daniel Reis Chaves, o Capitão Rodrigo Alves Bueno, o Cabo Jeferson Gomes de Oliveira, o Segundo-tenente Paulo de Lima Gomes Júnior, o Cabo Hugo Marques Araújo Dias, o Primeiro-tenente Rodolfo Vagner Xaubet e o Sargento Abraão Anicésio Bernal.

O coordenador das operações, Capitão Rodrigo Alves Bueno, relatou que a equipe ficou no local por 10 dias, auxiliando no resgate de 304 pessoas, 309 animais e realizando 512 ações comunitárias. 

“Realmente, para nós é um prazer. Nós estávamos lá cumprindo a nossa missão. Temos um curso de especialização muito difícil que nos capacita para essas situações. Mas, ao mesmo tempo, esse reconhecimento é muito importante. A gente não faz pensando nele, porém, quando o recebemos, nos sentimos muito lisonjeados. É um reconhecimento do nosso trabalho, da sociedade, representado aqui pela Câmara dos Vereadores”, afirmou o capitão.

O vereador Betinho pontuou que os socorristas, especializados em mergulho, resgate, salvamento e várias outras ações táticas, mostraram-se fundamentais para minimizar as perdas.

“Os serviços prestados por eles reforçam a admiração da sociedade pelo Corpo de Bombeiros e demonstram o compromisso de homens que honram suas fardas no cumprimento do dever. Parabenizamos esses bravos profissionais pelo empenho e dedicação em suas missões, representando com excelência o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e trazendo orgulho para todos nós”, disse o vereador.

INVESTIGAÇÃO

Homem morre atropelado por trem em Chapadão do Sul

Após o impacto, a vítima foi arrastada por cerca de 500 metros até que a locomotiva conseguisse parar

06/06/2024 09h51

Lucas Barros da Silva, de 25 anos, morreu após ser atropelado por trem da RUMO

Lucas Barros da Silva, de 25 anos, morreu após ser atropelado por trem da RUMO

Continue Lendo...

Em um raro acidente ferroviário ocorrido na tarde desta quarta-feira (5), Lucas Barros da Silva, de 25 anos, natural de Terezina (PI), morreu após a ser atropelado por um trem da RUMO, uma das principais operadoras de ferrovias no Brasil, em Chapadão do Sul (MS).

Segundo o maquinista, o Lucas teria se jogado na frente do trem e, apesar dos freios terem sido acionados, a vítima foi arrastada por uma extensão de 500 metros até que a locomotiva conseguisse parar completamente. Durante a perícia, foi constatado que o corpo da vítima ficou preso entre o primeiro eixo de rodas da locomotiva.

Conforme apurado pela mídia local, Lucas era aluno da APAE e era muito querido por seus familiares e colegas de escola. Amigos da família relataram que Lucas gostava muito de trens e provavelmente, quando ocorreu o acidente, ele teria ido até os trilhos que ficam a aproximadamente 2km de sua casa. 

O trágico incidente aconteceu nos trilhos paralelos ao rodoanel, na direção do final da Avenida Trinta e Três, próximo ao Terminal Ferroviário de Chapadão do Sul. A região é responsável pelo transporte de 10% da safra de todo o estado e carrega, em média, 2 milhões de toneladas de grãos por ano no terminal. 

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil também foram acionados para investigar o caso. 

Acidentes Ferroviários em MS

Este tipo de acidente, apesar de incomum, não é algo isolado. Segundo a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), no ano de 2023 foram registrados cinco acidentes em linha ferroviária em Mato Grosso do Sul.

Em dezembro do ano passado, a colisão entre um trem e um ônibus escolar deixou três alunos feridos em Aparecida do Taboado.

Assine o Correio do Estado.

 

 

 

 

Preservação

Fazenda no Pantanal vira santuário de onças-pintadas

Reserva particular ajuda na proteção de espécie ameaçada de extinção

05/06/2024 18h30

Onça-pintada

Onça-pintada Divulgação

Continue Lendo...

A Panthera Brasil, uma organização sem fins lucrativos dedicada à conservação de felinos selvagens, anunciou, nesta quarta-feira (5), a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Howard Quigley. Localizada na Fazenda São Bento, em Corumbá, a nova reserva abrange 643,33 hectares e marca um avanço significativo na proteção da onça-pintada (Panthera onca) e da biodiversidade do Pantanal.

Situada às margens do Rio Piquiri e adjacente ao Parque Estadual Encontro das Águas, a área protegida é de grande importância ecológica, abrigando uma população robusta de onças-pintadas. A espécie, que vinha sendo ameaçada por perda de território, caça ilegal e conflitos com pecuaristas, agora possui proteção permanente de um habitat.

“A criação da RPPN Howard Quigley é um passo fundamental na nossa luta pela conservação da onça-pintada e do Pantanal,” declarou Leonardo Avelino Duarte, presidente da Panthera Brasil. “Esta conquista demonstra o poder da parceria entre ONGs, proprietários de terras e o governo para proteger nosso patrimônio natural.”

A Panthera Brasil conduz projetos de pesquisa, monitoramento e educação ambiental na região com o objetivo de promover a coexistência harmoniosa entre humanos e onças-pintadas. Com a Reserva Howard Quigley, esses esforços devem ser fortalecidos, servindo como uma base para novas iniciativas de pesquisa científica, educação ambiental e turismo sustentável.

A criação da RPPN não só protege a onça-pintada, mas também preserva a rica biodiversidade do Pantanal, um dos biomas mais importantes e ameaçados do mundo. Além disso, a reserva oferece oportunidades para o desenvolvimento de projetos de turismo sustentável, que podem beneficiar economicamente as comunidades locais enquanto promovem a conservação.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).