Considerada uma das doenças mais letais do mundo, o câncer pode não ser um grande problema no futuro. Isso porque pesquisadores da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, desenvolveram um tratamento com RNA mensageiro. Na ocasião, os tumores foram eliminados em camundongos de laboratório, fator que evidenciou o caminho preciso para a criação de uma vacina eficaz.
Ao longo das últimas décadas, cientistas de todos os países se mobilizam em prol da descoberta da cura do câncer. Assim como a doença, a solução também tem acumulado capítulos dramáticos, mas se aproxima de um desfecho favorável. Em suma, a combinação da vacina experimental com medicamentos anticâncer gerou uma resposta antitumoral nos testes realizados.
Os camundongos com câncer no cérebro, pele e ossos apresentaram eliminação total das células tumorais quando receberam a vacina. Ainda que não seja a solução, a ciência deu uma passo importante diante de uma das doenças mais cruéis do mundo. O diferencial do estudo é que ao invés de atacar proteínas específicas dos tumores, os profissionais aceleraram o sistema imunológico, fazendo o organismo reagir como se estivesse combatendo um vírus.
“Em camundongos, as respostas imunes de tumores sensíveis aos inibidores de ponto de controle foram transferíveis para tumores resistentes e resultaram em imunidade aumentada com disseminação antigênica que protegeu os animais da reintrodução do tumor”, pontuou um dos cientista imbuídos na causa.
Cantora de prestígio no Brasil morre vítima de câncer
No último domingo (20), a cantora Preta Gil se despediu de uma legião de fãs que torciam por um milagre. Diagnosticada com câncer de intestino em janeiro de 2023, a artista iniciou o tratamento imediatamente, comemorando a cura e o fim das sessões de quimioterapia em dezembro do mesmo ano. Todavia, em agosto de 2024, a apresentadora anunciou o retorno da doença em outras partes do corpo.
Com o resultado da metástase confirmada pelos médicos, a cantora se dirigiu aos Estados Unidos para tentar um último tratamento. Apesar de ter lutado e encantado a todos com o seu desejo de viver, a filha de Gilberto Gil faleceu em Washington. Ainda que o câncer tenha vitimado Preta, seu legado reverbera entre fãs apaixonados e artistas que prometem não deixar a memória da cantora ser esquecida.





