Considerado um dos editais mais esperados de 2025, o concurso público do Banco do Brasil ainda é uma incógnita. No entanto, falsos sites de inscrição passaram a divulgar a abertura de uma nova prova, cobrando dos interessados uma taxa para a realização do certame. Pensando em evitar o aumento do número de vítimas, a instituição financeira alertou a população brasileira sobre o esquema.
A princípio, o banco desmentiu a existência de qualquer edital aberto, embora seja de seu desejo realizar novos preenchimentos de vagas nos próximos meses. Para que fique definido e nenhuma pessoa venha a cair em golpes, a instituição ressaltou que qualquer outra seleção será sempre anunciada por seus canais oficiais, de forma transparente e segura.

De acordo com o Banco do Brasil, o criminoso cria páginas falsas que simulam inscrições de concurso público da instituição. Esses portais enganam o usuário ao se passarem por sites legítimos, mas direcionam a pessoa a um ambiente fraudulento. Na ocasião, são solicitados pagamentos via Pix ou boleto, geralmente com a justificativa de taxa de inscrição ou compra de apostilas de estudo.
Diante do pagamento do valor exigido, o candidato descobre a existência do golpe, uma vez que não há processo em andamento e o dinheiro investido foi desviado. Vale ressaltar que a instituição ainda faz um outro alerta aos interessados. Nenhuma cobrança é exigida em etapas que antecedam um concurso oficial do banco.
Como se proteger do falso concurso do Banco do Brasil?
O primeiro passo para que uma pessoa não seja vítima de ações criminosas mediante certames diz respeito a manter atenção redobrada em links recebidos por SMS, e-mails ou perfis de redes sociais. Geralmente, mensagens que utilizam linguagem alarmista ou de urgência são indicativos de fraudes, exigindo a confirmação de informações por parte do interessado no site oficial do BB ou em canais confiáveis de comunicação.
Outro cuidado essencial é verificar o destinatário antes de realizar qualquer transferência, seja via Pix ou boleto. O detalhe favorável é que é possível contestar a transação efetuada em um site falso, desde que seja identificado com agilidade. Para isso, clientes do Banco do Brasil podem procurar os canais oficiais da instituição. Confira como evitar desinformações:
- Site oficial: www.bb.com.br;
- Central de Relacionamento BB (24h): 4004 0001 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 0001 (demais localidades);
- SAC: 0800 729 0722.





