Em um mundo onde as telas dos celulares e computadores acumula mais tempo de vida do que conexões interpessoais, as dores nos olhos e de cabeça se tornaram queixas comuns. Ainda que o problema pareça ser simples, é necessário ligar o sinal de aleta para questões graves ao decorrer dos anos. Dessa forma, traremos um guia para que você possa se atentar aos possíveis diagnósticos.
O cansaço visual pode estar ligado a vários fatores, motivo que muitas das vezes não é levado a sério. Diante da persistência do incômodo na região da face e nos olhos, é necessário recorrer a uma avaliação médica. Ainda que possa ser um problema fácil de ser solucionado, em alguns casos somente a interferência cirúrgica é capaz de cessar as dores.
- Fadiga ocular:
Um dos casos mais comuns diz respeito à fadiga ocular, provocada por horas excessivas diante de dispositivos digitais. O esforço constante, seja por trabalho ou diversão, pode acabar desfocando as imagens, o que gera ardência nos olhos. Um outro fator que passa a incomodar é a dor de cabeça, tendo em vista a insistência em se colocar à frente de uma tela.
- Correção visual:
De acordo com levantamento efetuado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que 35 milhões de pessoas utilizam óculos no país. O motivo permeia ao diagnóstico de miopia, hipermetropia e astigmatismo, que podem ser corrigidos até mesmo com lentes de contatos adequadas ou intervenção cirúrgica.
- Sinusite:
Um outro problema que assola a população mundial é a sinusite. A doença congênita diz respeito a uma inflamação na face do rosto, causando pressão ao redor do olhos, dor de cabeça e congestionamento nasal. Embora não tenha cura, o uso de medicamentos pode contribuir com a diminuição dos sintomas.
- Enxaqueca:
É possível ainda que o incômodo na cabeça e nos olhos tenha ligação com crises de enxaqueca. Ao contrário da dor habitual, o problema em questão não costuma cessar tão facilmente. Nesses casos, existe especialmente a sensibilidade à luz, náuseas ou distúrbios visuais, que necessitam de medicamentos precisos ou até mesmo acompanhando com um profissional.
Problemas mais graves nos olhos
Ainda que na maioria dos casos medicamentos possam resolver, há outros que o cuidado é emergente. O glaucoma agudo é um problema oftalmológica grave que causa um aumento súbito e significativo da pressão intraocular. A título de curiosidade, as dores de cabeça e nos olhos podem geral cegueira em questão de horas se não forem acompanhadas.
Em casos assim, o líquido que circula no interior do olho não ganha o curso devido, o que motiva o acúmulo de pressão. De modo geral, o quadro exprime dor intensa, súbita e acompanhada de visão turva, enjoos e até vômitos. Diante de dores incessantes e constates, é recomendado procurar um oftalmologista imediatamente.




