O Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial de produção de frutas, mas se depara com a existência de uma que não está apta ao plantio no país. A nêspera (Eriobotrya japonica), de origem asiática, ganhou os holofotes por deter, além de sabor agradável, substâncias que contribuem para questões medicinais. A título de curiosidade, o alimento japonês passou a ser utilizado em tratamentos fitoterápicos, ou seja, para prevenir ou aliviar condições de saúde.
O nome incomum carrega consigo uma importância ainda maior para a saúde de seus consumidores. Dentre as propriedades medicinais comprovadas, a nêspera atua como antioxidante que ajuda na prevenção do envelhecimento precoce. Em suma, a fruta é mais uma adoção saudável para quem deseja manter a jovialidade sem procurar procedimentos estéticos.
Além de cuidar da pele, é válido ressaltar alguns outros pontos importantes para cravar a nêspera como uma das frutas mais completas da atualidade. Estudos recentes comprovaram que a propriedade anti-inflamatória reduz os quadros crônicos, favorecendo ainda a saúde do fígado. O lado interessante é que folhas, frutos e sementes são aproveitados na área medicinal, abrindo leque para a dinamização das terapias.
Diante da importância em uma única fruta, instituições de pesquisa, como o Embrapa, viabilizam estudos para autorizar o plantio da nêspera no Brasil. Contudo, é válido destacar que para que a ação seja sacramentada, é necessário adaptar a fruta ao clima nacional, o que não é visto como uma tarefa fácil. Segundo artigo publicado por Liu e Chen, as atividades antioxidantes extraídas do alimento prometem revolucionar a saúde.
“Os extratos brutos da nêspera apresentaram elevada capacidade de eliminar radicais livres devido à abundância de ácido clorogênico, ácido ferúlico e quercetina, sugerindo potencial relevante como agente antioxidante natural.”, afirmam os autores. No mais, estudos da China analisam a redução do risco de doenças neurodegenerativas.
Outras propriedades da fruta asiática:
- Combate a prisão de ventre.
- Fortalece o sistema imunológico;
- Equilibra o colesterol;
- Melhora a digestão;
- Favorece a perda de peso;
- Previne o envelhecimento precoce
- Evita a diabetes;
- Trata problemas respiratórios.





