Reunir munição financeira para adquirir um imóvel tem sido cada vez mais difícil no cenário atual brasileiro e, por conta desse detalhe, muitas informações foram disseminadas sobre possíveis regulamentações. Em setembro deste ano, chegou a circular o boato de que adultos que residem com os pais sem pagar aluguel serão notificados pela Receita Federal em 2026.
Por ser a realidade de várias pessoas, a informação causou grande alvoroço, principalmente para aqueles que não estão empregados. Contudo, a entidade refutou a ideia de cobrar taxas dos herdeiros que dividem o mesmo teto que seus pais. Isso porque a legislação prevê isenção de imposto para cessão de imóveis a familiares.

O rumor começou a ganhar forças depois da divulgação da notícia, verdadeira, de que a Receita Federal estabeleceu a obrigatoriedade da utilização do Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB) e o compartilhamento de informações sobre bens imóveis por meio do Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter).
A medida adotada pela entidade não tem a finalidade de cobrar valores extras dos inquilinos, mas fazer com que os dados sejam cruzados em tempo real. Assim, o órgão terá acesso gradual a diversas informações, principalmente sobre propriedade de imóveis no Brasil. No final das contas, foi necessário lançar uma nota firmando que o governo não pretende imputar novos valores aos brasileiros.
Confira a nota emitida pela Receita Federal:
“Têm circulado nas redes sociais fake news, aparentemente impulsionadas por políticos que fazem oposição ao governo, de que a Receita Federal irá notificar adultos que moram com os pais a partir de 2026. A mentira tenta relacionar isso, de maneira confusa, com pagamentos de aluguel ou algo nesse sentido. Isso não existe, nem faz o menor sentido. Não caia em fake news, desconfie de quem mente pra você sem fundamento ou razão aparente, a não ser causar medo e desinformação“, esclareceu a entidade.





