Mundo

dono do mundo

Trump ameaça aplicar tarifa de 100% caso países do Brics criem moeda própria

"A ideia de que os países do Brics estão tentando se afastar do dólar, enquanto nós assistimos de braços cruzados, acabou"

Continue lendo...

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou taxar em 100% os produtos vindos dos países do Brics, caso o bloco dê prosseguimento à ideia de criar uma moeda própria para substituir o dólar no comércio exterior. "A ideia de que os países do Brics estão tentando se afastar do dólar, enquanto nós assistimos de braços cruzados, acabou", escreveu Trump na rede Truth Social, na noite desta quinta-feira, 30.

Em 1º de janeiro, o Brasil assumiu a presidência do grupo e terá a missão de sediar a Cúpula do Brics neste ano. A reunião global está inicialmente programada para julho, no Rio de Janeiro.

O projeto de moeda comum, embora ainda continue na pauta, não interessa à maioria dos países no momento e é visto pelo Brasil como uma agenda de longo prazo.

O presidente americano disse que exigirá um compromisso desses países "aparentemente hostis" de que não haverá a criação ou o apoio a uma nova moeda. Caso contrário, Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e os outros integrantes do grupo "vão enfrentar tarifas de 100% e devem se preparar para dizer adeus à venda para a maravilhosa economia dos Estados Unidos", afirmou Trump.

"Eles que procurem outra nação otária", disse o presidente americano. "Qualquer país que tentar (criar uma moeda para substituir o dólar) deve dizer olá para tarifas e adeus para a América."

(Informações da Agência Estado)

LUTO

Morre Gwen McCrae, cantora de 'Keep the Fire Burning'

Ela morreu aos 81 anos; causa da morte ainda não foi informada

23/02/2025 21h00

Continue Lendo...

Morreu na última sexta-feira (21), aos 81 anos, a cantora americana Gwen McCrae, sucesso da disco e soul music por faixas como "Keep the Fire Burning", "Funky Sensation" e "Rockin' Chair", lançada 1975.
McCrae também foi a voz original de "Always on My Mind", que depois se tornou conhecida com Elvis Presley e com os Pet Shop Boys.

A causa da morte de McCrae não foi informada mas, segundo o jornal inglês The Guardian, a cantora se foi "após uma longa doença".

Gwen McCrae nasceu em Pensacola, na Flórida, e começou a cantar no coral da igreja onde sua mãe tocava piano aos sete anos. Na adolescência, começou a se apresentar com grupos como The Lafayettes e The Independents. Seu primeiro hit foi "Lead Me On", lançada em 1970. Na década seguinte, ela se tornou um ícone da cena rare groove na Inglaterra.

"Suas músicas foram regravadas e sampleadas e soam tão atuais hoje quanto quando ela as gravou originalmente em Miami, na década de 1970 e início dos anos 80", disse o jornal britânico.

O último trabalho de McCrae foi em 2006, quando ela lançou "Gwen McCrae Sings TK", um álbum com covers do maiores sucessos da gravadora TK Records, que ajudou a difundir a música disco nos anos 1970. A cantora seguiu gravando e se apresentando até 2012, quando ela teve um derrame e passou a ter dificuldades para andar e cantar.

POR: FOLHAPRESS

QUADRO CLÍNICO

Papa Francisco não teve novas crises respiratórias, mas dá sinais de insuficiência renal

O papa foi internado no dia 14 com sintomas de bronquite e, nos exames, foram comprovadas uma infecção polimicrobiana e uma pneumonia bilateral

23/02/2025 19h00

Continue Lendo...

O novo boletim sobre a saúde do papa Francisco divulgado na tarde deste domingo (23) diz que ele não teve novas crises respiratórias, mas apresenta sinais de insuficiência renal. Pela manhã, o informe do Vaticano dizia que ele teve uma "noite tranquila" e descansou.

"As condições do Santo Padre continuam críticas; no entanto, desde ontem à noite, ele não apresentou novas crises respiratórias", diz o comunicado. O texto também cita que ele "recebeu duas unidades de concentrado de hemácias" e teve aumento nos níveis de hemoglobina, a proteína responsável por transportar o sangue dos pulmões para o resto do corpo.

"Contudo, alguns exames de sangue indicam um início leve de insuficiência renal, que, por ora, está sob controle", continua o informe, acrescentando que o pontífice está recebendo oxigênio por meio de cânulas nasais. "O Santo Padre segue alerta e bem orientado."

Segundo a equipe médica, "a complexidade do quadro clínico e o tempo necessário para que as terapias medicamentosas apresentem alguma resposta tornam necessária a manutenção do prognóstico reservado". Ou seja, os médicos seguem cautelosos, e a recuperação é incerta.

"Durante a manhã, no apartamento montado no 10º andar, [Francisco] participou da Santa Missa junto àqueles que cuidam dele durante este período de internação", conclui o boletim.

O sábado (22) foi pior dia que o papa Francisco, 88, passou desde que foi internado no hospital Gemelli, em Roma, em 14 de fevereiro, há nove dias. A atualização matinal mantinha a linha do que havia sido revelado na véspera, concisa, limitada a dizer que "o papa repousou bem" -e só. Sem referências sobre "café da manhã sentado em poltrona", por exemplo, como vinha sendo descrito nos dias anteriores.

Desde que entrou no hospital, a comunicação do Vaticano tem divulgado um boletim mais detalhado no fim do dia, no horário local, e uma nota breve pela manhã.

No boletim da noite de sábado, foi revelado que as condições do papa tinham se agravado diante de uma crise respiratória asmática, que exigiu a aplicação de oxigênio suplementar. Ele também precisou de transfusões de sangue porque os testes mostraram que ele tinha uma baixa contagem de plaquetas, associada a uma anemia.

O texto descreveu que, pela primeira vez, o prognóstico era reservado, confirmando que a evolução do estado de saúde do pontífice é imprevisível, como já havia indicado a equipe médica que trata do papa, em entrevista coletiva na sexta-feira (21). Na ocasião, disseram que o argentino não estava fora de perigo, mas que não corria, naquele momento, risco de morrer.

Afirmaram ainda que o papa é considerado um paciente bastante frágil pela idade, pela falta de mobilidade e devido à existência de doenças respiratórias crônicas.
Como anunciado, o Angelus, como é chamada a tradicional oração que o papa conduz ao vivo, da janela do

Palácio Apostólico, na praça São Pedro, não foi guiado neste domingo nem por Francisco nem por um substituto, mas limitado à publicação de um texto online, como já havia ocorrido.
Neste domingo, na celebração do Jubileu dos Diáconos, evento dentro da programação do Jubileu da Igreja, a missa na Basílica de São Pedro foi conduzida pelo arcebispo Rino Fisichella.

O papa foi internado no dia 14 com sintomas de bronquite e, nos exames, foram comprovadas uma infecção polimicrobiana e uma pneumonia bilateral. O risco, afirmou o médico Sergio Alfieri, é que a infecção atinja a corrente sanguínea e leve a uma sepse, que é uma resposta inflamatória exacerbada do organismo a uma infecção.

* POR: FOLHAPRESS

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).