Cidades

META

Águas Guariroba pretende chegar a 98% de esgoto tratado até 2028

Com R$ 2 bilhões de investimentos ao longo dos últimos 20 anos, a concessionária lança hoje nova etapa de saneamento, que promete ampliar o sistema na Capital

Continue lendo...

A Águas Guariroba e a Prefeitura de Campo Grande assinam hoje um termo de reconhecimento das entregas realizadas pela concessionária nos últimos anos, que estão acima do esperado, e também lançam parceria que pretende entregar 98% de esgoto tratado à população dentro de três anos, por meio da quarta fase do programa Campo Grande Saneada.

O contrato com a Águas Guariroba começou em 2003, quando se deu início aos investimentos da concessionária na Capital. Naquela época, cerca de 19,1% dos campo-grandenses eram contemplados com rede de esgoto.

Depois de 20 anos e com mais de R$ 2 bilhões aplicados, a busca pela universalização do esgotamento sanitário fez o Município chegar a 94% de cobertura, com coleta e tratamento adequado.

Em 2020, o governo federal instaurou Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei nº 14.026/2020), o qual estabeleceu duas metas aos municípios e estados brasileiros para serem alcançadas até 2033: 99% de atendimento com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto. Campo Grande bateu as metas com nove anos de antecedência, em 2024.

Hoje, 99% da população da Capital – cerca de 953 mil pessoas – conta com acesso à água de qualidade. Atualmente, as redes totalizam mais de 3,2 mil quilômetros de extensão, com 304 mil ligações e 884 mil beneficiários.

Porém, nesta quarta fase do programa Campo Grande Saneada, além da ampliação da cobertura de esgoto tratado para 98%, há a previsão de entregar 697 km de redes de esgoto e 66 mil novas ligações, ações que vão beneficiar mais de 185 mil pessoas. Em agosto, o diretor-presidente da Águas Guariroba, Gabriel Buim, já havia adiantado ao Correio do Estado os objetivos da empresa.

“A gente está até com um plano de universalização, posto que hoje a gente tem 94% de cobertura de esgoto e precisa chegar até 98% de cobertura, e esse plano está na mesa do Executivo para aprovar. E aí a gente consegue, com esse plano, fazer a rede de esgoto antes da pavimentação, que já faz a infraestrutura completa no bairro”, afirmou.

Ademais, uma nova estação de tratamento de esgoto (ETE) está prestes a ser inaugurada em Campo Grande, localizada na região norte da Capital e chamada de Botas. Em fase final das obras, deverá tratar mais de 600 milhões de litros de esgoto por ano quando concluída.

Hoje, a cidade conta com outras duas ETEs. Uma está localizada no Bairro Los Angeles, inaugurada em 2008 e tem a capacidade de tratar 1.080 l por segundo. Quatro anos depois, foi entregue a ETE Imbirussu, com 2 mil metros quadrados de área construída e capacidade de tratar 120 l por segundo.

PROJETOS SOCIAIS

Além dos investimentos estruturais, a concessionária quer ampliar a base de famílias cadastradas no Tarifa Social, programa idealizado pela Águas Guariroba que oferece 50% de desconto na conta de água e esgoto para famílias de baixa renda. Em 14 meses, a empresa pretende aumentar para 53 mil famílias contempladas com o desconto nas tarifas, mais que o dobro das beneficiadas atualmente - 23 mil.

Há cerca de 50 dias, Gabriel Buim também já havia adiantado ao Correio do Estado os planos da empresa em investir em projetos sociais, principalmente na área da educação, a fim de ensinar a população sobre o uso consciente da água.

“A gente sempre busca estar muito próximo da população. A gente tem alguns projetos sociais e de consciência ambiental para que a população possa ver que esse trabalho não é simples. Já passaram mais de 400 mil alunos ao longo desses 20 anos falando de consumo consciente, falando da utilização da rede de esgoto. Foram mais de 1.200 professores que a gente capacitou para falar sobre isso nas escolas”, destacou.

“Estamos muito próximos das lideranças comunitárias, entendemos que são pessoas que estão próximas da população e conseguem escutar as demandas muito rápido e trazer os problemas, e no fim do dia a gente tem que atender de algum jeito”, completou o diretor-presidente.

*SAIBA

Em relação ao abastecimento de água, 10 “superpoços” já foram perfurados, e o planejamento é de que seja construído ao menos um por ano na Capital, segundo o diretor-presidente da Águas Guariroba, Gabriel Buim.

Assine o Correio do Estado

violência doméstica

Homem que agrediu esposa e ameaçou matar a filha para fazê-la sofrer é preso

Vítima tinha medida protetiva, mas foi agredida e teve a casa invadida por diversas vezes pelo suspeito, em Campo Grande

19/01/2026 12h44

Mandado foi cumprido por policiais Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam)

Mandado foi cumprido por policiais Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Um homem de 48 anos, considerado de alta periculosidade, foi preso nesta segunda-feira (19), em um assentamento rural próximo a Sidrolândia, em cumprimento de mandado de prisão preventiva. Ele é acusado de agredir reiteradamente a ex-mulher. Em um dos casos, ele ameaçou matar a filha do casal para atingir a ex.

De acordo com a Polícia Civil, o homem já estava sendo monitorado há algum tempo devido a uma série de agressões e descumprimentos de ordens judiciais.

As agressões ocorriam durante o relacionamento, mas o histórico de violência se intensificou em junho de 2025, após o término do relacionamento de quatro anos.

Conforme as investigações, no dia 7 de junho de 2025, o homem agrediu a ex-companheira com um cinto e, com faca, riscou o braço e pescoço da vítima.

Foi nessa ocasião que ele ameaçou a criança, que é filha de ambos, afirmando que a mataria para fazer a ex sofrer.

No dia seguinte, a Justiça deferiu medida protetiva, mas mesmo assim o homem passou a invadir a casa da vítima por diversa vezes.

Em um dos episódios, ocorrido em 29 de agosto de 2025, o homem arrombou a janela da residência e furtou objetos pessoais da mulher.

As investigações apontam que a medida protetiva foi descumprida pelo menos três vezes, em curto espaço de tempo, em situações que colocaram a mulher em situação de risco.

Devido a isso, a mulher precisou abandonar seu lar por receio de que as ameaças de morte fossem concretizadas.

Mandado de prisão preventiva foi decretada pelo Poder Judiciário em setembro de 2025, e cumprido por policiais da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).

O homem tem extenso histórico criminal, incluindo condenação por homicídio, com sentença transitada em julgado em 2010. Ele também tem passagens por estupro, lesão corporal, ameaça e descumprimento de medidas protetivas. 

Ele foi encaminhado ao sistema prisional e deverá passar por audiência de custódia para que o juiz avalie se os fundamentos que motivaram a prisão se mantêm e se houve eventual tratamento desumano ou degradante, já que contra ele havia mandado de prisão preventiva.

CONVOCAÇÃO

Prefeitura convoca 238 aprovados em processos seletivos simplificados

Vagas são para área de educação e candidatos devem ir a Secretaria Municipal de Educação amanhã a partir das 8h para apresentação

19/01/2026 12h30

Divulgação

Continue Lendo...

Divulgado no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), desta segunda-feira (19), foram convocados 238 candidatos de diversos processos seletivos simplificados. A publicação foi feita pela Secretaria Municipal de Administração e Inovação (Semadi), e todos devem ir amanhã para apresentação.

Entre os cargos para as escolas da Rede Municipal, estão:

  • assistente de educação infantil;
  • merendeiro;
  • e monitor de alunos.

Além desses, também foram divulgados os nomes de quem foi convocado para a escola de campo, com vagas nos cargos de:

  • assistente agropecuário;
  • assistente de secretaria;
  • auxiliar de manutenção;
  • inspetor de alunos;
  • e merendeiro.

As vagas tem convocações destinadas à ampla concorrência, cotistas negros(as), indígenas e pessoas com deficiência (PCD), conforme previsto no edital dos Processos Seletivos.

Das 238 convocações estão destinadas 124 para o cargo de assistente de educação infantil, 107 na ampla concorrência, 6 para indígenas, e 11 para negros (as); para cargo de merendeiro são 50 vagas, 40 na ampla concorrência e 10 para indígenas; para monitor de alunos são ao todo 51 vagas, 45 destinadas à ampla concorrência, 2 à indígenas e 4 à negros (as).

Para a escola de campo, foi destinada quantidade de vagas conforme necessidade de cada unidade escolar, com total de 13 convocações.

Os candidatos deverão ir  no Espaço de Formação Lúdio Martins Coelho, na Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizada na Rua Onicieto Severo Monteiro, 460, na Vila Margarida a partir das 08h de amanhã para se apresentar para o cargo.

É necessário ir ao local para cada um receber as orientações corretas sobre a documentação que deverão ser entregues para o preenchimento da vaga e efetivação do procedimento de contratação dos convocados, além de outras informações e oportunidade para tirar dúvidas.

Confira aqui o edital, a partir da página 6.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).