Cidades

FERIADO DE SANTO ANTÔNIO

Câmara emenda feriado, mas prefeitura não

A câmara municipal adere ao ponto facultativo na sexta-feira (14), mas prefeitura mantém atividades

Continue lendo...

A Câmara Municipal de Campo Grande decretou ponto facultativo para esta sexta-feira (14). Com isso, os servidores terão um feriadão prolongado que vai de quinta-feira até domingo.

Em contraste, a Prefeitura de Campo Grande decidiu não seguir a mesma medida. O que significa que muitos funcionários públicos municipais terão que trabalhar normalmente após o feriado. Para os funcionários da Câmara Municipal, o expediente deve voltar normalmente na segunda-feira (17). 

O documento nº 7.533 foi publicado no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) nesta terça-feira (11).

Aulas Normais na Rede Municipal de Ensino

Para a Rede Municipal de Ensino (Reme), as aulas também seguem normais nesta sexta-feira. Desde o início do ano, a resolução sobre a organização do ano escolar de 2024, estabelecida pela Secretaria Municipal de Educação, prevê atividades regulares no dia. Com isso, cerca de 10 mil professores e 12 mil servidores (incluindo administrativos, pessoal da limpeza, merenda, monitor de aluno e etc) ficarão sem o feriado prolongado. 

Feriado de Santo Antônio

O ponto facultativo na sexta-feira para os funcionários da Câmara Municipal se deve ao feriado de Santo Antônio, celebrado em 13 de junho, é uma tradicional festa católica que homenageia Santo Antônio de Pádua, conhecido como o santo casamenteiro. A data é marcada por diversas celebrações religiosas e culturais, incluindo missas, procissões e quermesses.

Para celebrar a data, a Prefeitura de Campo grande organizará o 22º Arraial de Santo Antônio. O evento será realizado entre os dias 12 e 16 de junho de 2024, das 18h às 00h, na Praça do Rádio Clube, localizada na avenida Afonso Pena, Centro, em Campo Grande.

Tradicional na Capital, a festa junina é realizada todos os anos em homenagem ao padroeiro da cidade, Santo Antônio. Serão cinco dias de festa com comidas típicas, danças de quadrilha, músicas, shows e celebrações religiosas.

Assine o Correio do Estado.

HOMICÍDIO SIMPLES

Filho mata pai enforcado em Anhanduí

Este é o segundo homicídio registrado no distrito neste fim de semana

13/04/2025 15h45

Viaturas da GCM e PMMS e ambulâncias prestaram socorro no local

Viaturas da GCM e PMMS e ambulâncias prestaram socorro no local DIVULGAÇÃO/Germano Rocha

Continue Lendo...

Pai, de 82 anos, morreu enforcado pelo filho, de 48 anos, na manhã deste domingo (13), no centro de Anhanduí, distrito localizado a 58 quilômetros de Campo Grande.

Conforme apurado pela reportagem, Polícia Militar (PMMS) e Guarda Civil Metropolitana (GCM) receberam uma denúncia de uma possível parada cardiorrespiratória em uma residência.

Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também foram acionados.

Viaturas e ambulâncias se deslocaram até o endereço, mas, ao chegarem no local, se depararam com a vítima caída no chão já sem vida. Ao redor do corpo, havia cacos de vidro, colheres, uma bomba de tereré e um coador de café.

De acordo com o boletim de ocorrência, a vizinha informou que reside ao lado da casa da vítima, quando escutou barulhos fortes vindo da casa e foi verificar o que estava acontecendo.

Quando chegou, viu o filho sobre o corpo do pai, como se estivesse o enforcando. Ela tentou intervir, mas, foi empurrada pelo rapaz e caiu no chão. Em seguida, ele também tentou enforcá-la.

A GCM chegou no local e deteu o indivíduo, enquanto aguardava a chegada da PM, CBMMS e SAMU.

O filho mora em Campo Grande e estava visitando o pai deste sábado (12). Interrogado, disse aos policiais que o pai passou mal e que fez massagem cardíaca para reanimá-lo, versão que foi contrariada pela vizinha em todos os momentos.

Ele apresentava lesões nos lábios e arranhões no braço esquerdo, alegando que os machucados teriam sido causadas pela vítima, seu pai.

O local foi preservado pelas equipes da PM para trabalho da perícia. Polícia Civil, Polícia Científica e funerária também compareceram ao local para efetuar os procedimentos de praxe.

O caso foi registrado como Homicídio Simples na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Centro Especializado de Polícia Integrada (DEPAC-CEPOL).

Este é o segundo homicídio do fim de semana registrado no distrito.

Denis Lincoln, de 48 anos, foi morto com pancadas na cabeça, na manhã deste sábado (12), em um córrego de Anhanduí. Ele estava desparecido há dois dias e foi encontrado às margens do rio com a cabeça coberta por barro.

O gerente distrital de Anhanduí, Elenilton Dutra, emitiu nota à população que mora na região, alegando sensação de insegurança e pedindo mais atenção das autoridades no distrito.

"Com muita tristeza estamos acompanhando os últimos acontecimentos, ocorrido nas últimas 48h, no distrito de Anhanduí, que culminou com duas fatalidades. Devido aos fatos ocorridos que vem causando medo pânico e insegurança nos moradores local, comunicamos o Secretário Municipal de Articulação Regional, Darci Caldo, para juntos tomarmos medidas urgentes de segurança no distrito, trazendo paz e tranquilidade ao moradores. Já acionamos as forças de segurança para uma força tarefa conjunta. Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, trazendo a ordem. Não iremos permitir que pessoas mal intencionadas venham tocar o terror nas pessoas de bem do nosso distrito. Solicitamos aos proprietários de terrenos, lotes, que seja realizado a limpeza, para segurança pública e saúde pública, caso não atenda nosso pedido, iremos tomar providências. Estamos providenciando o mais rápido possível a iluminação pública. Tenho a mais absoluta certeza que a maioria dos moradores do distrito de Anhanduí concorda com nossas ações".

Anhanduí é um distrito pertencente a Campo Grande, localizado a 58 quilômetros da Capital, considerado como área rural de Campo Grande. 

Dados da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS) apontam que 139 pessoas foram vítimas de homicídio doloso, entre 1º de janeiro e 13 de abril de 2025, em Mato Grosso do Sul.

Dos assassinatos, 44 ocorreram em janeiro, 38 em fevereiro, 44 em março e 13 em abril. Homicídio é quando uma pessoa mata a outra. 

Homicídio doloso é a forma mais grave de tirar a vida de alguém, pois envolve a premeditação e a intenção de causar a morte. Isso significa que o autor do crime tinha a intenção clara de matar a vítima, agindo de forma deliberada e consciente.

Veja os tipos de homicídio doloso:

  • Homicídio Simples: O homicídio simples ocorre quando alguém tira a vida de outra pessoa de forma intencional, mas sem agravantes. Por exemplo, um indivíduo que, durante uma briga, mata outra pessoa sem qualquer motivo específico pode ser acusado de homicídio simples.
  • Homicídio Qualificado: O homicídio qualificado é uma forma mais grave de homicídio doloso, envolvendo circunstâncias agravantes. Por exemplo, se o homicídio for cometido com crueldade, mediante paga ou promessa de recompensa, ou para ocultar outro crime, ele será considerado qualificado e terá penas mais severas.
  • Homicídio Privilegiado: O homicídio privilegiado ocorre quando o autor do crime age sob forte emoção, como violenta emoção, medo, ou impulso irresistível. Nesses casos, a pena pode ser reduzida.

CULTURA

Pixote, Alcione e Michel Teló estão entre as atrações do MS Cultural em 2025

Os shows são gratuitos e estarão distribuídos entre grandes eventos

13/04/2025 13h20

O MS Cultural reúne artistas de diferentes estilos

O MS Cultural reúne artistas de diferentes estilos FOTO: Governo MS

Continue Lendo...

Realizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e FCMS (Fundação de Cultura), em 2025, o MS Cultural conatará com atrações de diversos gêneros e estilos musicais ao longo do ano.

Na lista, entre os grandes nomes estão: Xamã, Alcione, Jorge Aragão, Luísa Sonza, Vanessa da Mata, Atitude 67, João Gomes, Seu Jorge e Michel Teló. Os shows são gratuitos e estarão distribuídos entre grandes eventos: Campão Cultural, MS ao Vivo, FIB (Festival de Inverno de Bonito) e FAS (Festival América do Sul).

O MS Cultural reúne artistas de diferentes estilos e fortalece o acesso democrático à cultura, e foi criado para consolidar o Estado como polo de grandes espetáculos. Além de ter como objetivo de aproximar ainda mais a população da cultura e da música nacional.

Para o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, o MS Cultural é um marco na democratização da cultura no estado. “Estamos trazendo para Mato Grosso do Sul uma programação que valoriza nossa identidade cultural e, ao mesmo tempo, conecta nosso público com grandes artistas do cenário nacional. Queremos que cada apresentação seja uma celebração da arte, proporcionando momentos inesquecíveis para a população. É um esforço conjunto para garantir que o acesso à cultura seja cada vez mais amplo e acessível a todos”.

Já o diretor-presidente da FCMS, Eduardo Mendes, ressalta que a diversidade musical é um dos pilares do projeto. “O MS Cultural foi pensado para contemplar todos os gostos e idades, garantindo uma programação que transita entre diferentes estilos e referências musicais. É um evento que reforça a importância da música como ferramenta de identidade e inclusão social, promovendo entretenimento e também conexão genuína entre artistas e público. Estamos muito orgulhosos de apresentar essas grandes novidades para a população sul-mato-grossense”.

Assine o Correio do Estado.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).