Ciclistas e leitores do Correio do Estado relatam que a infraestrutura de ciclovias em Campo Grande está precária e queixam-se de buracos, asfalto desnivelado, objetos que obstruem as vias e falta de iluminação e sinalização.
Os problemas afetam o dia a dia de quem depende exclusivamente do meio de transporte de duas rodas e de pessoas que pedalam por lazer.
Conforme apurado pela equipe do Correio do Estado, o asfalto está desnivelado na ciclovia da avenida Afonso Pena, entre Ernesto Geisel e Calógeras; na avenida Fábio Zahran, entre as ruas Calarge e Santa Amélia e na avenida Afonso Pena, entre Espírito Santo e Alagoas.
Existem buracos nas ciclovias da avenida Afonso Pena, entre a Ceará e a Arquiteto Rubens Gil de Camilo e na avenida Costa e Silva, em frente a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Há falta de sinalização na ciclovia da avenida Nasri Siufi, na altura dos bairros São Conrado/Santa Emília.
Com a chuva de verão dos últimos dias, o barro tomou conta da ciclovia da avenida Lúdio Martins Coelho, entre as avenidas Roseira e Presidente Nereu.
Em entrevista exclusiva ao Correio do Estado, o vice-presidente da federação de ciclismo em Mato Grosso do Sul, Carlos César Gimenes, afirmou que ciclovias enfrentam problemas de infraestrutura na Capital, como buracos e desnivelamento de asfalto.
“A construção [de ciclovias] é obrigatória, porém, com o tempo, são abandonadas. A qualidade delas é ruim, mas tem algumas que são conservadas, como a do Aeroporto e Afonso Pena, por causa do visual elas são mantidas em boas condições”, pontuou.
Estudante de 18 anos, Glauber Pain, afirmou que é difícil pedalar na Lúdio Martins Coelho, entre os bairros Santa Emília e União, devido a grande quantidade de barro que atrapalha o fluxo da via.
“Tem bairro tanto no asfalto, onde os carros passam, tanto na ciclovia. É complicado de pedalar ali. E até hoje não tiraram aquela lama”, contou.
Leitores do Correio do Estado também se queixaram, nas redes sociais, da malha cicloviária que ‘deixa a desejar’ em Campo Grande.
Veja alguns comentários feitos na reportagem “Campo Grande tem 103 quilômetros de ciclovias em mais de 20 avenidas”, de 24 de janeiro de 2023:

REVITALIZAÇÃO
Questionada pela reportagem do Correio do Estado, a Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), afirmou que há um projeto de revitalização para melhorar a infraestrutura das ciclovias da Capital.
Sem dar mais detalhes, a prefeita afirmou que “sentamos com nossas equipes e a Agetran [Agência Municipal de Transporte e Trânsito] já está com o cronograma de execução de revitalização de toda a ciclovia na Capital”.
O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (24), durante evento de divulgação do calendário esportivo 2023, no auditório da Unigran Capital.
De acordo com a Prefeitura Municipal, há previsão de implantação de novas ciclovias/ciclofaixas em Campo Grande. Confira:
Av. Calógeras - centro
Uma nova ciclovia, com extensão de 1,5 quilômetros, está sendo implantada na avenida Calógeras, da avenida Afonso Pena até a Costa e Silva/Salgado Filho.
Com isso, será possível ir, de bicicleta, do Aeroporto até a Gury Marques.
Av. Mato Grosso – Carandá Bosque
Também haverá implantação de uma ciclovia na avenida Mato Grosso para interligar as ciclovias das ruas Antônio Maria Coelho e Antônio Theodorowich com a da Avenida Dr. Fadel Tajher Iunes, já no Parque dos Poderes.
Com isso, será possível fazer de bicicleta o trajeto do aeroporto até o Parque dos Poderes, atravessando o centro pela ciclovia da Avenida Afonso Pena, ciclofaixa na Rua Professor Luiz Alexandre e daí chegar a Antônio Maria Coelho ou seguir em frente até o Parque do Sóter.
Av. Euler de Azevedo
Haverá interligação da avenida Euler de Azevedo com a ciclovia da Orla Morena. Uma ciclofaixa será implantada na Euler a partir da rotatória da Tamandaré, passando pela Ernesto Geisel, subindo a Rua Plutão até a avenida Tamandaré.
São Conrado – Nova Campo Grande
Uma faixa exclusiva aos ciclistas está prevista para interligar os bairros São Conrado e Nova Campo Grande/Aeroporto. O caminho será construído no prolongamento das avenidas General Alberto Carlos Mendonça Lima e Wilson Paes de Barros.
MALHA CICLOVIÁRIA
Dados divulgados pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), ao Correio do Estado, apontam que existem 103 quilômetros de ciclovias/ciclofaixas, espalhadas pelas sete regiões da Capital.
Ciclovia é uma pista exclusiva para bicicletas e outros ciclos, separada da rua. Já a ciclofaixa faz parte da pista de rolamento, mas é delimitada por sinalização específica.
As ciclofaixas/ciclovias estão localizadas em várias avenidas da Capital. Confira:
- Afonso Pena
- Duque de Caxias
- Lúdio Martins Coelho
- Nasri Siufi
- Fábio Zahran
- Costa e Silva
- Cônsul Assaf Trad
- Orla Morena (avenida Noroeste)
- Nelly Martins (Via Park)
- Rua Petrópolis
- Cafezais
- José Barbosa Rodrigues
- Dom Antônio Barbosa
- Gury Marques
- do Poeta (Parque dos Poderes)
- Prefeito Heráclito Diniz de Figueiredo
- BR 262 – indo para o Indubrasil
- Amaro Castro Lima
- Rádio Maia
- Rua da Divisão
- Rua Graça Aranha
- Avenida Rita Vieira
- Rua Vitor Meireles
- Ernesto Geisel (em frente ao Shopping Norte Sul Plaza)
Veja o mapa:

SAÚDE
Andar de bicicleta tem vários benefícios: faz bem para a mente, saúde e corpo. A prática estimula e melhora a circulação sanguínea, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares. Confira mais benefícios:
- Aumenta a disposição: pessoas ficam mais animadas e 'ligadas no 220' quando pedalam
- Emagrece: o ciclismo queima calorias e acelera o metabolismo
- Define o corpo: pedalar exige força dos músculos e desenvolve quadríceps, músculos das coxas e os glúteos
- Proporciona bem-estar: pedalar faz com que o organismo libere hormônios que causam sensação de prazer, como endorfinas e serotoninas
- Aumenta o fôlego: o ciclismo reforça os pulmões, pois, quando a pessoa pedala, precisa de mais oxigênio e acaba exercitando mais a respiração
- Previne a diabetes: andar de bike regularmente ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue
- Reduz o colesterol: pedalar queima e elimina o colesterol ruim (LDL) do organismo
- Controla a pressão arterial: o processo de contração e relaxamento de veias e artérias fica mais rápido durante o pedal, o que ajuda a baixar a pressão arterial
* os equipamentos de segurança indispensáveis para ciclistas são: capacete, luva, óculos e lanterna