Cidades

MEIO AMBIENTE

Com mais de 5% já queimado, Pantanal de MS sofre com retorno dos incêndios

Fogo no bioma já destruiu área maior que o município de Campo Grande, foram 8.489 km² devastados até este mês

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A baixa umidade do ar, com 20% de mínima, e a temperatura com máximas de 37º C para a região do Pantanal, em Mato Grosso do Sul, criaram condições favoráveis para os incêndios no Pantanal ganharem uma nova escalada a partir desta quinta-feira (25). O território já teve mais 5% de sua área destruída pelo fogo, com incêndios registrados entre janeiro e julho.

Em termos de território, isso equivale a 8.489 km², o que representa uma área um pouco maior que todo o município de Campo Grande, que corresponde a 8.096 km².Além dessa área, o atual cenário de fogo ameaça invadir o Parque Estadual do Rio Negro.

As condições climáticas de perigo potencial para a região foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e são mantidas até, no mínimo, para esta sexta-feira (26) à noite. 

Esse cenário reforça as previsões técnicas do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que mostram que há 80% de chance de o fogo queimar mais de 20 mil km² até final de 2024, o que é quase a área do estado do Sergipe (21,9 mil km²).

Onde o fogo tem atuando de forma mais intensa no bioma é no município de Corumbá, em algumas partes de áreas específicas do Alto Pantanal (ao norte da cidade), às margens do rio Paraguai, porém antes de chegar à Serra do Amolar, que fica a cerca de 220 km da Capital do Pantanal. 

Também perto das regiões do Rabicho, onde existe uma base de treinamento da Marinha, e no Porto da Manga, onde passa a MS-228 (Estrada Parque) e leva à sub-região da Nhecolândia, bem como às margens da BR-262. A partir deste dia 25, no município de Aquidauana o fogo passou a ser registrado com maior intensidade.

A partir do monitoramento do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre janeiro e julho, Corumbá lidera os focos de calor (2.926 casos), seguido por Porto Murtinho (449 focos), Aquidauana (243 focos) e Rio Verde de Mato Grosso (79 casos). Todos esses municípios estão no Pantanal.

Os dados computados até agora pelo LASA/UFRJ seguem monitorando essa extensão de destruição pelo fogo. A ampliação desse território queimado pode aumentar devido aos indícios já identificados para este final de julho. 

O Sistema ALARMES, do LASA/UFRJ, também apontaram que o risco do fogo para o Pantanal está classificado como extremo, pelo menos até este domingo (28). Com a evolução da baixa umidade do ar para o território, esse risco acabou sendo agravado na classificação de muito alto até esta quarta-feira (24) para o extremo. 

Essas classificações correspondem a cinco níveis de condições de combate. Quando a situação é extrema, é difícil haver o combate mesmo que seja feita ações aéreas, além de haver a alta velocidade de propagação.

“Há tendência de diminuição de umidade do solo nas últimas décadas. O ressecamento do solo observado em 2023/2024 é sem precedentes em termos de intensidade e duração. Regime de seca persistente de intensidade extrema a moderada nos últimos 12 meses. As altas temperaturas e seca extrema levaram a elevado acúmulo de material combustível em toda a região”, identificou o LASA/UFRJ a partir de nota técnica para alertar o possível avanço do fogo nesse período mais crítico de estiagem, que é sugerido a partir de agosto e seguindo até setembro.

A presença de representantes da União na região está maior desde 28 de junho, após o período de mês o fogo ter queimado 431 mil hectares. 

“Ver o Pantanal em chamas é muito triste e exige ações conjuntas do Governo Federal, como está ocorrendo agora. Uma Sala de Situação já foi criada para alinhar em reuniões periódicas os próximos passos para enfrentar esse evento. A Defesa Civil Nacional está empenhada em ajudar”, disse o secretário Wolnei Wolff, em agenda anterior.

A tentativa para evitar um maior avanço do fogo segue ocorrendo com o engajamento de 233 agentes do Ibama, ICMBio e Prevfogo, além de mais de 500 bombeiros de Mato Grosso do Sul e 80 militares da Força Nacional. Além de pessoal, há avião capaz de dispersar 12 mil litros d´água a cada voo – isso equivale ao consumo diário de quase 110 pessoas, conforme a ONU, entre outros equipamentos.

“O grande foco nosso é o incêndio na região da Nhecolândia, que começou com um caminhão que pegou fogo. A maioria dos incêndios não é proposital. O caminhão estava em um atoleiro, de areia, forçou demais e pegou fogo. Esse vai ser o grande combate que nós vamos a partir de hoje (25) tocar”, afirmou o coronel Adriano Rampazo, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros e chefe das operações de combate a incêndios. 

“Tivemos na semana passada uma semana um pouco tranquila devido aquela chuva e baixa temperatura, mas nesta semana os combates estão sendo bastante intensos”, completou.

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JUSTIÇA

Para frear feminicídio, curso do TJMS permitirá que policiais atuem como oficiais de justiça

Policiais civis e militares treinados poderão cumprir medidas protetivas de urgência

08/04/2025 17h20

Lançamento aconteceu na sede do TJMS - (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul)

Lançamento aconteceu na sede do TJMS - (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) FOTO: Divulgação TJMS

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Nesta segunda-feira (7), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul lançou o curso de formação de policiais civis e militares para desempenharem, em caráter temporário, funções similares a oficiais de justiça, ficando autorizados a cumprireme medidas protetivas de urgência. O lançamento marcou o início de um novo ciclo de atuação integrada entre os poderes Judiciário e Executivo no combate à violência doméstica e familiar.

A ação faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica, firmado entre o TJMS e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), da Polícia Civil e da Polícia Militar, que pretende suprir a carência de oficiais de justiça e dar maior celeridade ao cumprimento de mandados judiciais, como intimações, afastamento do agressor do lar e mandados de prisão, previstos na Lei Maria da Penha.

Realizada pela Ejud-MS, a capacitação começa nesta terça-feira (8), e vai formar, inicialmente, 42 policiais militares, 12 policiais civis e 8 servidores ad hoc, para atuarem em Campo Grande. Ao final, os policiais que obtiverem a certificação estarão habilitados a atuar em funções análogas a de oficiais de justiça, podendo cumprir mandados judiciais nos casos em que não houver disponibilidade de oficiais do Poder Judiciário.

No lançamento do curso, o diretor-geral da Escola Judicial de MS (Ejud-MS), desembargador Marco André Nogueira Hanson, falou da importância da capacitação técnica dos policiais. “Os policiais e servidores designados que participarão deste curso não serão apenas responsáveis pela execução de mandados, mas estarão na linha de frente, desempenhando um papel vital na proteção das mulheres em momentos de extrema vulnerabilidade”.

Na ocasião, a coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, também ressaltou o caráter humanitário da iniciativa. “A capacitação busca proporcionar aos policiais um olhar mais humanizado, mais solidário, compreendendo a vulnerabilidade extrema em que essas mulheres se encontram. Essa é uma medida temporária que vai otimizar muito o trabalho do Judiciário e, principalmente, proteger as mulheres, resguardando sua integridade física, psicológica e a própria vida.”.

Também presente na cerimônia de lançamento, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, reiterou o compromisso da gestão estadual com a proteção das mulheres, lembrando que Mato Grosso do Sul é pioneiro em ações de combate à violência doméstica, com a instalação da 1ª Casa da Mulher Brasileira e o Estado se prepara para receber mais três casas.

“Capacitar os nossos policiais militares e civis para atuarem como oficiais de justiça é muito mais do que desmistificar, é ousar, é compartilhar responsabilidades. Queremos apoiar e receber apoio. A união entre poderes e instituições transforma gargalos em soluções reais”, enfatizou o secretário.

A solenidade contou ainda com a presença do corregedor-geral de Justiça, desembargador Ruy Celso Barbosa Florence, que ressaltou os riscos enfrentados pelos profissionais envolvidos no cumprimento desses mandados. “Esse crime é complexo, tem muitas nuances, como emoções e sentimentos, e coloca em risco, muitas vezes, a vida desses policiais que atuam para combatê-lo em nome da justiça e da proteção às vítimas”.

PARCERIA

Com duração de cinco anos, o convênio entre TJMS e Governo do Estado estabelece metas, prazos, capacitação técnica e o monitoramento do cumprimento dos mandados, que devem ser executados em até 48 horas. O modelo de atuação interinstitucional adotado por Mato Grosso do Sul já é considerado referência nacional, com potencial de inspirar políticas públicas semelhantes em outros Estados.

A expectativa é de que, com a atuação dos oficiais ad hoc, o sistema de justiça se torne mais ágil e eficaz, garantindo maior proteção às mulheres e contribuindo para a redução dos índices de violência e feminicídio em todo o Estado.

NÚMEROS

Em 2024, segundo dados do Monitor da Violência Contra a Mulher, plataforma mantida em parceria entre o TJMS e o Governo do Estado, foram registrados 21.123 boletins de ocorrência de violência doméstica e mais de 17 mil medidas protetivas de urgência foram deferidas. Esses números evidenciam a necessidade urgente de soluções práticas e integradas.

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Campo Grande

Clínica de depilação a laser ignora interdição e continua vendendo pacotes

A filial, que teve as atividades suspensas na sexta-feira (4) por falta de licença sanitária e por não atender clientes, segue agendando novos atendimentos em Campo Grande

08/04/2025 16h46

Gerson Oliveira / Correio do Estado

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Mesmo tendo sido interditada pela Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS), uma clínica de depilação a laser segue vendendo pacotes para a unidade da Rua Euclides da Cunha, no bairro Santa Fé, em Campo Grande (MS).

A suspensão das atividades ocorreu na sexta-feira (4), após o órgão receber diversas denúncias - entre elas, de clientes que compraram um pacote de depilação, mas não conseguiram agendar o procedimento.

Durante a fiscalização, realizada em conjunto com a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon), constatou-se que o espaço está com o alvará de funcionamento e o sanitário vencidos desde 2023.

Ainda assim, em contato com a empresa, pacotes continuam sendo vendidos sem que o cliente seja informado da interdição, e seguem sendo direcionados para um salão de beleza terceirizado - apontado na denúncia do Procon-MS -, distante do local.

Uma prática que chama atenção, conforme explicou o advogado e conselheiro estadual de Defesa do Consumidor pela OAB/MS, Nikollas Pellat, que enfatizou: o cliente precisa saber o que está acontecendo.

“Eles têm a obrigação legal, prevista no princípio da informação do Código de Defesa do Consumidor, de informar os seus clientes”, disse Pellat.

Mesmo que a empresa possua outra unidade, localizada no Shopping Norte Sul Plaza, e esteja com toda a documentação em dia, o advogado reforça que a recondução dos clientes para outro espaço deve ocorrer de forma transparente.

“Agora, se eles não estão atendendo os requisitos legais para funcionamento, e estão apenas pegando os clientes e mudando de local  no intuito, digamos assim, de burlar essa suspensão das atividades, aí isso está errado. Além das questões relacionadas ao princípio da informação, eles estão descumprindo uma determinação dos órgãos de fiscalização competentes com relação ao consumo”, pontuou.

Pellat ressaltou que o consumidor que fechou um pacote após a interdição, acreditando que realizaria o procedimento no espaço da Rua Euclides da Cunha, deve procurar o Procon-MS ou a Decon.

Contratei o serviço. E agora?

Caso o cliente tenha assinado o contrato depois da interdição desta unidade, o advogado explica que é discutível, inclusive, a aplicação de multa por rescisão contratual.

“Entende-se que o consumidor teve uma quebra de confiança com a empresa. A empresa não agiu de modo a informar toda essa situação. Quebrou a confiança. Então, isso pode ser pleiteado, mas entraria numa discussão jurídica, seja via Procon ou até judicial, sobre a não cobrança de multa por quebra de confiança, devido à ausência de informação que teria levado o cliente a nem fechar o contrato”, destacou Pellat.

Venda continua

Outra prática que persiste é a terceirização do atendimento para o salão de beleza localizado na Rua Hermelita de Oliveira Gomes, a cerca de 700 metros da clínica de depilação.

Em conversa com a Polícia Civil, a reportagem do Correio do Estado apurou que a venda não é proibida, desde que os agendamentos sejam feitos para datas posteriores à regularização da situação do espaço.

O que não foi o caso, já que ao contatar a clínica foi possível agendar horário para esta terça-feira (8), às 13h. Além disso, a nova administradora tenta, por todos os meios, fechar o contrato de forma virtual, por meio do WhatsApp.

A questão do alvará é apontada como uma violação leve, passível de rápida correção. O problema constatado, segundo a Polícia Civil, foi a grande quantidade de clientes e a falta de horários disponíveis para atendimento, o chamado “overbooking”.

Quanto ao salão de beleza - que está com os alvarás em dia -, ele é "vendido" como se fosse uma filial da clínica, mas, até o momento, a polícia apurou que o local pode não fazer parte do mesmo grupo.

“Vamos ouvir o proprietário em declaração, porque, de repente, foi efetuado algum negócio e eles podem ter adquirido o salão, estando em fase de transição”, informou a Polícia Civil.

Alvará 

Ao questionar a atendente que se apresentou como nova gestora e atribuiu à anterior o vencimento da documentação, sobre a interdição do local, ela informou que a situação dos alvarás será resolvida ainda hoje.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Campo Grande para questionar a situação, mas até a publicação desta reportagem não obteve resposta.

A empresa também foi contatada por meio do único e-mail disponibilizado no site. No entanto, não recebemos resposta. O espaço segue aberto.

Recomendações

  • É importante que o consumidor leia o contrato;
  • Em caso de descumprimento do serviço, denuncie aos órgãos responsáveis;
  • Verifique se as informações relativas ao atendimento constam no contrato (como datas, horários e local onde o serviço será prestado).

Informações que devem constar no contrato

  • Local em que o serviço será prestado;
  • Forma de pagamento;
  • Índices de correção;
  • Cláusulas relativas à rescisão (por parte da empresa e do cliente);
  • Penalidades em caso de rescisão.

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