Cidades

LEVANTAMENTO

Conforme o IBGE, mulheres têm escolhido ter filhos mais tarde

A pesquisa mostrou que, em 2022, 11,57% das mulheres optaram por serem mães entre 35 e 39 anos

Continue lendo...

Nesta sexta-feira (27), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - (IBGE), divulgou dados do Censo Demográfico de 2022, com dados preliminares sobre Fecundidade e Migração, que o número médio de filhos por mulher em Mato Grosso do Sul, diminuiu em 2022.

De acordo com o documento, naquele ano, havia 1.161.987 mulheres de 12 anos ou mais em MS, sendo que, destas, 793.620 haviam tido filhos. Em 2010, esse número era de 679.278. Além disso, dentre as que tiveram filhos, a média foi de 1,83 filhos por mulher em 2022. O número é menor do que os 2,1 filhos esperados para a reposição populacional desconsiderando a migração.

O levantamento ainda mostrou que, as mulheres indígenas são as que apresentaram o maior percentual entre as que tiveram 6 ou mais filhos. Além disso, a pesquisa mostrou que, em 2022, 11,57% das mulheres optaram por serem mães mais tarde, entre 35 e 39 anos. Esse dado demonstra uma mudança de 10 anos se comparado a 2010, quando 12,25% das mulheres de 12 ou mais anos de idade que tinham filhos tinham entre 25 a 29 anos.

Segundo o Censo de 2010, em MS, uma mulher teria filhos com 26 anos em média e em 2022, esse número passou para 27,7 anos, o que representa um aumento de 1,7 anos ou 6,5%. A idade média da fecundidade é um importante indicador que revela tendências no comportamento reprodutivo, indicando se as mulheres estão tendo filhos mais cedo ou mais tarde.

De 2010 a 2022, houve aumento desse indicador em todas as unidades da federação. A maior alta foi em Rondônia (7,4%) e a menor, no Acre (1,5%). Em 2022, a idade média da fecundidade mais alta foi a do Distrito Federal (29,3anos) e a mais baixa foi encontrada no Pará (26,8 anos). MS fica na 16ª posição entre as maiores médias.

Além disso, os dados dos Censos Demográficos de 2010 e 2022 indicam crescimento no percentual de mulheres de 50 a 59 anos que não tiveram filhos nascidos vivos, ou seja, no grupo de mulheres que concluiu recentemente a passagem pelas idades do ciclo reprodutivo com maior ocorrência de nascimentos e cuja ausência de filhos tidos nascidos vivos tende a ser permanente.

Em MS, o percentual de mulheres de 50 a 59 anos que não tiveram filho era de 7,6% em 2010 e passou para 12,9% em 2022. O aumento no percentual de mulheres sem filhos após seu período reprodutivo está associado à postergação da maternidade

Assine o Correio do Estado.

ACESSO À CULTURA

Espaços culturais de Campo Grande terão novos horários

Ampliação do funcionamento é para garantir maior acesso da população durante e aos finais de semana, além de feriados

26/03/2026 10h40

Foto: Marcelo Victor

Continue Lendo...

A partir desta quinta-feira, as unidades culturais de Campo Grande irão ter novos horários de funcionamento. Com objetivo de equilibrar a oferta das atividades na Capital, os horários em sua maioria vão de segunda à sábado.

Por meio do Diário Oficial (Diogrande) de hoje, a Fundação Municipal de Cultura (FUNDAC) divulgou os novos horários de seis locais e busca atender o público em regime de escala com variações entre dias úteis e finais de semana.

Entre as unidades que atualizaram os horários estão a Casa de Cultura, o Memorial da Cultura Indígena, a Morada dos Baís, o Museu José Antônio Pereira, a Plataforma Cultural e a Praça Ary Coelho.

A novidade é com base no Decreto nº 16.556/2026, que estabelece diretrizes para adequação dos horários de funcionamento dos serviços públicos municipais. Além de alguns aderirem os sábados, outros ampliaram durante a semana, para que o público tenha mais opções de acesso e também para obter padronização das atividades culturais.

A proposta é manter o sistema regular dentro das diretrizes de economia e organização dos serviços municipais da categoria.

Confira os horários:

> Casa de Cultura

  • Segunda a sexta-feira: 9h às 18h
  • Sábado: 9h às 12h

> Memorial da Cultura Indígena

  • Segunda, quarta e sexta: 7h30 às 13h30
  • Terça e quinta: 7h30 às 17h30
  • Sábado: 8h às 12h

> Morada dos Baís

  • Terça a sexta-feira: 7h às 17h
  • Sábado: 8h às 12h

> Museu José Antônio Pereira

  • Terça a sexta-feira: 9h às 17h
  • Sábado e domingo: 13h às 17h

> Plataforma Cultural

  • Segunda a sexta-feira: 6h às 18h
  • Sábado: 14h às 18h

> Praça Ary Coelho

  • Segunda a sábado: 7h às 18h
  • Domingos e feriados: fechado

Os horários podem ser ajustados conforme a necessidade.

 

Assine o Correio do Estado

Oportunidades

Funsat abre nesta quinta-feira 1.341 oportunidades de emprego

115 profissões distintas são ofertadas por 142 empresas diferentes

26/03/2026 10h35

Funsat oferece 1.341 vagas de empregos nesta quinta-feira

Funsat oferece 1.341 vagas de empregos nesta quinta-feira Arquivo / Agência Brasil

Continue Lendo...

Nesta quinta-feira (26) a Fundação Social do Trabalho (Funsat), abriu mais 1.341 vagas de emprego, para 115 funções diferentes, oferecidas por 142 empresas diferentes em Campo Grande. 

Das 1.341 vagas disponíveis, 913 são reservadas para o perfil aberto, ou seja, não necessita de experiência prévia. 

No quadro geral de vagas, estão a disposição almoxarife (5), analista de crédito (2), atendente de lojas e mercados (82), auxiliar de linha de produção (27), auxiliar operacional de logística (50), consultor de vendas (18), gerente de loja e supermercado (10), além de oportunidades para mecânico de automóvel e caminhão.

Para o perfil aberto tem funções como agente de saneamento (10), ajudante de carga e descarga (43), auxiliar de cozinha (18), repositor em supermercados (35), servente de pedreiro (9), pedreiro (3) e vendedor interno (2).

Já para o público PCD, foram disponibilizadas 17 vagas nas seguintes funções: repositor de mercadorias, auxiliar administrativo, auxiliar de linha de produção, empacotador à mão, motorista de caminhão, porteiro e auxiliar de limpeza.

Para estar apto à concorrer às vagas, tem que estar com o cadastro atualizado na Funsat. O atendimento acontece na Rua 14 de Julho, 992, na Vila Glória, das 7h às 16h, e no Polo Moreninhas, na Rua Anacá, 699, das 7h às 13h.
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).