Cidades

NOVO VICÍO

Em 2° no ranking, MS tem 30 mil usuários de cigarro eletrônico

Estado é o segundo com maior número de incidências de consumo do produto no país; no Brasil, número de consumidores aumentou 600% em cinco anos

Continue lendo...

Segundo pesquisa divulgada pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), que analisou dados de 2018 a 2023 com pessoas de 18 a 54 anos, o Mato Grosso do Sul é o segundo Estado do país com maior número de incidências do cigarro eletrônico, com 4% da população analisada (aproximadamente 31 mil pessoas) consumindo o produto, atrás apenas do Paraná, com 4,5%.

Importante salientar que hoje o Estado apresenta, aproximadamente, 764 mil pessoas de 18 a 54 anos, segundo reflexo dos números do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Incidência do cigarro eletrônico por Estado - Fonte: Ipec

Em 2018, o MS tinha apenas 0,7% de consumidores, mas, como todo o país, passou por um aumento gradual até chegar aos 4% registrados no ano passado. A nível nacional, o número de consumidores aumentou em 600% nesses últimos seis anos. 

Há seis anos atrás, o Brasil tinha apenas 0,3% de incidência, mas este dado sofreu um salto para 1,8% em 2023. Em números brutos, o país tinha 499 mil usuários em 2018 e foi para 2,9 milhões.

O Ipec ainda divulga as faixas etárias com o maior registro de cigarros eletrônicos. Os jovens adultos de 18 a 24 anos foram o destaque, com 6,1%. Logo atrás vem os de 25 a 34 anos (3.4%), 35 a 44 anos (1.3%) e 45 a 54 anos (0.7%).

Tipos de Dispositivos Eletrônicos Para Fumar (DEFS)Tipos de Dispositivos Eletrônicos Para Fumar (DEFS) - Fonte: Ministério da Sáude

Sendo uma das primeiras alternativas para quem procura parar com o fumo do cigarro convencional, o eletrônico também apresenta substâncias nocivas à saúde humana, mesmo com cheiros e sabores mais agradáveis. 

Para o Ministério da Saúde, chama-se os tipos do produto de Dispositivos Eletrônicos Para Fumar (DEFS), e são eles: eletrônico, aquecido, produtos híbridos e vaporizadores de erva seca.

Nesta sexta-feira (31), foi celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, com o slogan "Proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco", divulgado pelo Ministério da Saúde. Porém, através dos dados apresentados, o Brasil e o Mato Grosso do Sul ainda precisam reforçar as campanhas de combate ao uso e vicío dos produtos tabagistas.

PROIBIÇÃO

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe desde 2009, qualquer tipo de venda, importação e propaganda dos chamados dispositivos eletrônicos para fumar - cigarros eletrônicos. Inclusive, nos últimos dois meses, o Ministério da Justiça intensificou o cerco ao produto, multando lojas e apreendendo milhares de unidades dos tais "vapes". 

Além do destaque no número de consumidores, o Mato Grosso do Sul também é destaque nas apreensões do produto. Em 2023, foram 363.911 registros de cigarros confiscados no Estado. No Brasil, houve um aumento de 25% nos confiscos em apenas um ano (entre 2022 e 2023). Em todo o país, foram 1.094.622 unidades apreendidas em 2022 contra 1.367.719 em 2023.

O Ministério da Saúde alerta para os malefícios do consumo do cigarro eletrônico, são eles:

  • Câncer;
  • Doenças respiratórias e cardiovasculares;
  • Infarto;
  • Morte súbita;
  • Hipertensão arterial.

Caso apresente tosse, dor torácica e dispneia, dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia, febre, calafrios e perda de peso, procure o hospital mais próximo para obter o diagnóstico completo.

*Colaborou Suelen Morales.

ASSINE O CORREIO DO ESTADO
 

Cidades

Marido dopava esposa para estuprar enteada de 12 anos em MS

Crime acontecia pelo período de pelo menos dois anos e após a prisão, o autor foi encaminhado até a Unidade Policial para as providências legais, onde deve permanecer à disposição da Justiça.

26/09/2024 18h15

Marido dopava esposa para estuprar enteada de 12 anos em MS

Marido dopava esposa para estuprar enteada de 12 anos em MS Álvaro Rezende

Continue Lendo...

A Seção de Investigações Gerais (SIG), realizou a prisão de um homem de 68 anos na manhã desta quinta-feira (26), ele é investigado pelo crime de Estupro de Vulnerável, cometido contra uma criança de 12 anos, à época dos fatos. A ação ocorreu no município de Ladário localizado a 426km de Campo Grande.

Segundo investigações, o homem seria padrasto da vítima e teria feito os abusos sexuais pelo período de pelo menos dois anos. Denominada “Operação Clamare” cumpriu mandado de prisão preventiva determinado pela justiça local.

Em nota, a Polícia Civil informou que o autor agia de modo extremamente ardiloso, tendo em vista que dopava a mãe da vítima e então praticava diversos atos sexuais com a criança. 

As diligências e depoimentos colhidos ainda apontam para graves ameaças que o investigado fazia contra a menor, querendo manter impunes suas condutas.

Após a prisão, o autor foi encaminhado até a Unidade Policial para as providências legais, e deve permanecer à disposição da Justiça. Ainda será necessário seguir com as investigações para apurar a dinâmica do crime.

Vale ressaltar que o nome da Operação é uma referência a palavra “clamare”, que significa “choro" em latim. 

Assine o Correio do Estado

 

Interior

Colisão entre caminhões deixa uma pessoa gravemente ferida

Segundo informações preliminares, há a possibilidade de um veículo à frente da poeira, direcionando significativamente a visibilidade na região e podendo ter feito isso para o acidente.

26/09/2024 18h03

Veículo ficou conpletamente destruído

Veículo ficou conpletamente destruído Divulgação/ Jornal Nova News

Continue Lendo...

Uma colisão entre um caminhão de uma usina energética e uma carreta canavieira deixou uma pessoa gravemente ferida em uma estrada vicinal na área rural de Nova Andradina, a 298 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com informações da polícia, as investigações ocorreram em uma estrada vicinal de um canavial nos fundos da Fazenda Vizcaya. Por ser uma estrada de terra, há a possibilidade de que um veículo à frente, ao levantar poeira, significativamente a visibilidade na região e pode ter contribuído para o acidente.

Por causa do impacto, o motorista do caminhão da usina Santa Helena, que não teve identidade divulgada, ficou preso às ferragens. Ele foi socorrido por militares do Corpo de Bombeiros em estado grave e encaminhado para o Hospital Regional de Nova Andradina.

Até o momento não há informações sobre o seu estado de saúde. O outro motorista, também foi socorrido, mas sem ferimentos graves. 

 

*Informações Jornal da Nova 

 

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).