Cidades

IVINHEMA

"Mais Louco do Brasil" ameaça fechar pista de skate no interior de MS

Condenado em 2015, por usar uma pistola para abrir uma garrafa de cerveja, Juliano Ferro culpa skatistas de Ivinhema pela sujeira, pichações e "pontas de cigarro de maconha" vistas em praça

Continue lendo...

Condenado quando ainda era vereador, em 2015, quando utilizou uma pistola para abrir uma garrafa de cerveja, o agora chefe do Executivo de Ivinhema, Juliano Ferro - autointitulado "prefeito mais louco do Brasil - gravou um vídeo essa semana ameaçando fechar uma pista de skate do município, culpando os skatistas pela sujeira do local, garrafas quebradas e pontas de maconha. 

Entretanto, o "tiro" parece ter saído pela culatra, já que em sua própria rede social, onde acumula cerca de 824 mil seguidores, os comentários são em tom de crítica à postura adotada nas filmagens. 

Em sua postagem, Juliano Ferro classifica o local como uma "zona de cigarros de maconha para tudo quanto é lado", indicando que espalhados pelo equipamento público ainda tinham garrafas de bebida alcoólica  quebradas entre outros lixos jogados no chão.

"A gente pinta, e no outro dia já tá pichando.... vocês tocam isso aqui com respeito, que aqui tem prefeito, eu vou arrancar isso aqui, eu vou interditar. Duvida? Outra vez que nós chegarmos aqui e tiver essa zona, cigarro de maconha para tudo quanto é lado e garrafa quebrada, vou arrancar esse satanás, vou interditar", disse Juliano. 

Criticado

Entre muitas respostas à Juliano, Marcelo Sanzoni, do perfil "eu sou skatista", fez um vídeo combatendo as falas do prefeito, criticando a falta de tato ao criticar parte da população da cidade como responsáveis pelos estragos, bem como a solução apresentada de demolir a pista. 

Conforme os comentários da postagem, feita há cerca de 48h, seguidores e moradores de Ivinhema indicaram pontos em comum não citados pelo prefeito, como a falta de segurança e policiamento, a generalização das falas e uma cerca "prevaricação" por parte do governantes em querer que a população faça o que é trabalho do poder público. 

"Quem vai para a pista de skate beber e ficar doido em 'rolezinho' a noite são simpatizantes e não os skatistas. Antes de fazer um vídeo assim tão agressivo você deveria reunir os representantes locais e ouvi-los para uma melhor narrativa. O que você chama de inferno , nós chamamos de salva vidas , pois através do skate ajudamos muitas crianças e jovens a sair de coisas erradas", expõe Cleo Costa. 

Alguns comentários são mais diretos nas críticas, como quem cobre o "combate à lavagem de dinheiros das festas do agro, das igrejas evangélicas, dos showmícios de sertanojo", diz um perfil profissional. 

"Foi tranqueira a vida inteira, pintou e bordou, todo mundo sabe oq fazia na adolescência e não parou de fazer na vida adulta! Agora vem pagar de moralista! Não fica nem vermelho! Sem vergonha", comenta outro na postagem do prefeito. 

Em senso comum, os comentários pedem melhores soluções para preservação do equipamento público, como a fala do skatista local Lucas "Auau", que afirma a postura de sempre limpar a pista e remover as garrafas e cacos para começar as manobras. 

"Zelamos muito pelo nosso espaço que foi muito difícil de se conquistar... não temos condições de policiar o local 24 hora por dia, a solução é simples: arrumar as luzes e colocar um guarda municipal. E 100% das pessoas que estão jogando esse lixo e praticando vandalismo nem praticam o esporte….. segurança e iluminação pronto ja vai ser o suficiente", frisa. 

 

Assine o Correio do Estado

Apuração

MP investiga danos ambientais e turvamento de água em Bonito

Investigação foi aberta pela 2ª Promotoria de Justiça após fiscalização do Imasul

21/12/2025 11h45

Município é conhecido por áreas verdes e pelo ecoturismo

Município é conhecido por áreas verdes e pelo ecoturismo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) instaurou um inquérito civil para apurar possíveis irregularidades ambientais em uma área rural no município de Bonito, interior do Estado. A investigação foi aberta pela 2ª Promotoria de Justiça após fiscalização do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) constatar uma série de problemas ambientais no local, sobretudo o turvamento dos rios da região, conhecida pelo ecoturismo.

De acordo com o laudo técnico do Imasul, as Áreas de Preservação Permanente (APPs) ao longo de cursos d'água não possuem cercamento, o que permite o acesso de gado. Também foram identificados trechos sem vegetação arbórea, passagens de animais e veículos diretamente dentro dos córregos, situação que provoca o turvamento da água,  além do armazenamento inadequado de tanques de combustíveis próximo à sede da propriedade, sem a devida licença ambiental. Apesar das irregularidades, não foi constatada contaminação do solo.

A fiscalização resultou em auto de infração e em determinações claras para a regularização da área. Entre as medidas exigidas estão o cercamento integral das APPs para impedir a entrada de animais, a recuperação das áreas degradadas com recomposição da vegetação nativa por meio de um Projeto de Recuperação de Área Degradada ou Alterada (Prada), a adequação das travessias para que gado e veículos não cruzem mais os cursos d'água, e a impermeabilização, com sistema de contenção, da área destinada ao armazenamento e abastecimento de combustíveis. Também foi solicitada a comprovação da existência de plano de manejo e conservação do solo e da água.

Além disso, o proprietário deverá apresentar relatório técnico conclusivo sobre o corte de árvores nativas isoladas, vinculado à autorização ambiental correspondente, bem como enviar registros fotográficos das adequações realizadas. Os prazos estabelecidos variam entre 30 e 60 dias, conforme cada exigência.

Para ampliar o controle e a transparência do procedimento, o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma) encaminhou o caso ao Núcleo de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (Nugeo), fatores que originaram o inquérito. 

A Promotoria de Justiça publicou edital, notificou o responsável pela área para apresentar defesa no prazo de dez dias e solicitou ao cartório de registro de imóveis a matrícula atualizada da propriedade. 

Do ponto de vista jurídico, o Ministério Público destacou que, além das responsabilidades administrativa e civil, as condutas apuradas podem, em tese, caracterizar crime ambiental, a depender da análise detalhada dos documentos e das circunstâncias verificadas ao longo do inquérito. Paralelamente, o MPMS abriu a possibilidade de solução consensual por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), priorizando a recuperação ambiental e a regularização da área. Caso não haja acordo ou cumprimento das exigências, o órgão poderá ajuizar ação civil pública ou promover o arquivamento, conforme o resultado das diligências.

Saiba*

Medidas como cercamento das APPs, travessias adequadas e recomposição da vegetação nativa são consideradas simples e eficazes para evitar erosão, assoreamento e turvamento das águas. Da mesma forma, o armazenamento correto de combustíveis, com piso impermeabilizado e sistema de contenção, é essencial para prevenir vazamentos e possíveis danos ambientais.

Assine o Correio do Estado

Previsão do tempo

Semana será de calor e pancadas de chuva em MS

Festividades natalinas serão marcadas por clima típico de verão, com alternância entre períodos de sol, calor intenso e pancadas de chuva

21/12/2025 10h15

Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

A semana de festividades natalinas será marcada por clima típico de verão, com alternância entre períodos de sol, calor intenso e pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas em diversas regiões de Mato Grosso do Sul, é o que indicam as projeções do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

As condições se destacam em virtude da instabilidade climática que atinge o Estado, fatores que causarão oscilações de temperatura, onde a chuva deve ser marcante já no início da semana, enquanto o calor ganha força nos dias seguintes.

A segunda-feira (22) começa com céu carregado e chuva em várias cidades, sobretudo em Campo Grande com possibilidade de chuva intensa, rajadas de vento e descargas elétricas. Os volumes podem ser significativos em pontos isolados não só da Capital, mas em municípios adjacentes como Bandeirantes e Jaraguari. Nessa região, as temperaturas permanecem elevadas, com máximas em torno dos 32°C mínimas próximas dos 22°C. 

Na terça-feira (23), o cenário pouco muda, e a instabilidade segue presente, especialmente à tarde e à noite, quando são esperadas novas pancadas de chuva e trovoadas, mantendo o tempo abafado.

A partir da quarta-feira (24), véspera de natal, a tendência é de redução das chuvas e aumento da presença do sol. O tempo fica mais firme, com variação de nebulosidade, e as temperaturas sobem, podendo alcançar a faixa dos 33°C e 34°C em diversos municípios como Sonora e Cassilândia. 

No feriado de quinta-feira (25), o calor se intensifica ainda mais, com predomínio de sol e poucas nuvens, característica comum do verão sul-mato-grossense, e noites quentes em todo o estado.

Já na sexta-feira e no sábado, o sol aparece com mais frequência, mas o calor e a umidade favorecem a formação de pancadas isoladas de chuva, principalmente no período da tarde. As máximas seguem elevadas, variando entre 32°C e 34°C, enquanto as mínimas ficam acima dos 23°C, mantendo a sensação de tempo abafado.

Em Dourados e Ponta Porã, porção sul do estado, os termômetros devem marcar  médias entre 24 °C e 31 °C, calor típico de verão com possibilidade de pancadas de chuva isoladas.

Em Três Lagoas e Corumbá, o clima deve se estabelecer entre 23°C e 32°C com variação de sol e chuva e picos de alta temperatura que podem atingir a casa dos 35°C.

Coxim, Naviraí e Nova Andradina, as estimativas médias ficam entre 23 °C e 31 °C.

Saiba*

Ao longo da semana, a recomendação é de atenção redobrada aos avisos meteorológicos, sobretudo nos dias de maior instabilidade, além de cuidados com o calor intenso, como hidratação constante e proteção contra o sol. 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).