Polícia

MATO GROSSO DO SUL

Homem esfaqueado na Aldeia Jaguapiru é a 97ª vítima de homicídio em 2025

Arleilson do Nascimento Sodré, de 30 anos, teria se desentendido com outro rapaz que o esfaqueou

Continue lendo...

Arleilson do Nascimento Sodré, de 30 anos, morreu esfaqueado, neste sábado (15), na Aldeia Jaguapiru, em Dourados, município localizado a 226 quilômetros de Campo Grande.

Arleilson não era indígena, mas sim casado com uma mulher indígena. Conforme apurado pela reportagem, ele teria se desentendido com um indígena, de 21 anos, que também mora na aldeia. Não se sabe os motivos da briga.

O autor alegou que Arleilson havia o ameaçado. Com isso, foi até sua casa, pegou uma faca e desferiu golpes contra a vítima.

Este é o 97º homicídio em 2025, de acordo com dados da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS).

* Com informações de Dourados News

ESTATÍSTICA

Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apontam que 97 pessoas foram mortas (homicídio doloso), entre 1º de janeiro e 16 de março de 2025, em Mato Grosso do Sul.

Desse número, 88 são homens, 9 mulheres, 28 são jovens, 61 adultos, 7 idosos e 1 adolescente.

Os assassinatos ocorreram em janeiro (43), fevereiro (35) e março (19). Das mortes, 44 ocorreram na Capital e 53 no interior. Homicídio é quando uma pessoa tira a vida da outra intencionalmente.

Homicídio doloso é a forma mais grave de tirar a vida de alguém, pois envolve a premeditação e a intenção de causar a morte. Isso significa que o autor do crime tinha a intenção clara de matar a vítima, agindo de forma deliberada e consciente.

Veja os tipos de homicídio doloso:

Homicídio Simples: O homicídio simples ocorre quando alguém tira a vida de outra pessoa de forma intencional, mas sem agravantes. Por exemplo, um indivíduo que, durante uma briga, mata outra pessoa sem qualquer motivo específico pode ser acusado de homicídio simples.

Homicídio Qualificado: O homicídio qualificado é uma forma mais grave de homicídio doloso, envolvendo circunstâncias agravantes. Por exemplo, se o homicídio for cometido com crueldade, mediante paga ou promessa de recompensa, ou para ocultar outro crime, ele será considerado qualificado e terá penas mais severas.

Homicídio Privilegiado: O homicídio privilegiado ocorre quando o autor do crime age sob forte emoção, como violenta emoção, medo, ou impulso irresistível. Nesses casos, a pena pode ser reduzida.

CONFRONTO POLICIAL

Batalhão de Choque mata autor de feminicídio em Sidrolândia

Wilton de Jesus Costa, de 36 anos, tinha dois feminicídios em sua ficha criminal: um em Sidrolândia (MS) e outro em Indianópolis (SP)

19/04/2025 09h15

Wilton de Jesus Costa, de 36 anos, assasinou a namorada e acabou morto pela polícia

Wilton de Jesus Costa, de 36 anos, assasinou a namorada e acabou morto pela polícia DIVULGAÇÃO

Continue Lendo...

Wilton de Jesus Costa, de 36 anos, morreu em confronto com policiais militares do Batalhão de Choque, na noite desta sexta-feira (18), na região de Anhanduí, distrito localizado a 58 quilômetros de Campo Grande.

Wilton matou a namorada, Ivone Barbosa da Costa, de 41 anos, nesta quinta-feira (17), no assentamento rural Nazareth, em Sidrolândia, município situado a 69 quilômetros da Capital.

Este foi o 8º feminicídio ocorrido em Mato Grosso do Sul no ano de 2025. O autor também já possui outro feminicídio em sua ficha criminal, ocorrido em Indianópolis (SP) em 2023.

Conforme apurado pela reportagem, Wilton, Ivonete e seu neto estavam na casa de uma amiga, visitando-a, na zona rural de Sidrolândia e ingerindo bebida alcoólica, quando o casal iniciou uma briga por ciúmes.

Wilton de Jesus Costa, de 36 anos, assasinou a namorada e acabou morto pela políciaCriminoso tinha tatuagens de palhaço/Coringa nas costas. Foto: divulgação

Em seguida, ele pegou uma faca e desferiu golpes contra a nuca dela. Ela morreu na hora, antes mesmo da chegada do socorro.

Duas pessoas que estavam na casa tentaram apartar a briga e também foram machucados. Elas tiveram ferimentos leves.

De acordo com o boletim de ocorrência, o autor fugiu do local do crime antes da chegada dos policiais. Polícia Civil, Polícia Científica e funerária estiveram no local para efetuar os procedimentos de praxe.

A partir disso, policiais iniciaram diligências em busca do autor. Equipes da ROTAC, do Batalhão de Choque, se deslocaram de Campo Grande até o assentamento rural em captura do autor.

Policiais dialogaram com os moradores da região, os quais informaram que o bandido foi visto indo sentido a torre de transmissão próximo a BR-163.

Os militares se deslocaram até o local indicado e localizaram o autor. Ao ver as viaturas, o autor correu para uma área de mata. Mas, os policiais o perseguiram e deram voz de abordagem.

Mas, ele desobedeceu, se apossou de uma faca e foi em direção aos policiais.

Wilton de Jesus Costa, de 36 anos, assasinou a namorada e acabou morto pela políciaViaturas do BPMCHoque na região de Anhanduizinho. Foto: divulgação

Para se defenderem, revidaram, balearam e desarmaram o criminoso. Ele foi levado até a Unidade de Saúde da Família (USF) Anhanduí, mas, estava fechada por conta do feriado.

Com isso, teve que ser encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Moreninhas, onde foi confirmado o óbito.

Arma utilizada no crime e celular do autor foram apreendidos e levadas para a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Centro Especializado de Polícia Integrada (DEPAC-CEPOL).

O caso foi registrado como “Homicídio Decorrente de Intervenção Legal de Agente do Estado” e “Homicídio, Se Praticado Contra a Autoridade ou Agente Descrito Nos Arts. 142 A 144 da Constituição Federal, Integrantes do Sistema Prisional e da Força Nacional de Segurança Pública, no Exercício da Função ou em Decorrência Dela, ou Contra Seu Cônjuge, Companheiro ou Parente Consanguíneo até Terceiro Grau, em Razão Dessa Condição, na Forma Tentada”.

ESTATÍSTICA

Dados divulgados pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp-MS) apontam que 8 mulheres foram vítimas de feminicídio, entre 1º de janeiro e 19 de abril de 2025, em Mato Grosso do Sul. 

Desse número, 5 ocorreram em fevereiro, 2 em março e 1 em abril. Todas foram mortas por namorados/ex-namorados, noivos/ex-noivos, maridos/ex-maridos ou companheiros/ex-companheiros.

Números divulgados pela Sejusp-MS ainda indicam que 25 pessoas morreram em confronto com agentes de Estado, entre 1º de janeiro e 19 de abril de 2025, em Mato Grosso do Sul. 

Desse número, 10 óbitos ocorreram em janeiro, 8 em fevereiro, 2 em março e 6 em abril.

Mortes registradas em confronto policial são classificadas como homicídio decorrente de oposição à intervenção policial.

O confronto entre forças de segurança governamentais e grupos armados ocorrem em situações de abordagem policial, roubos, flagrantes de tráfico de drogas, policiamento ostensivo em bairros, entre outras ocorrências.

Polícia

Polícia prende dupla que levava drogas e armas em carro alugado

Os agentes de segurança fecharam o cerco ao receber uma denúncia anônima de que um carregamento de drogas seria entregue em um município do Estado

18/04/2025 13h30

Divulgação PCMS

Continue Lendo...

Um homem e uma mulher, identificados como F. S., de 31 anos, e B. M. S. V., de 27, foram flagrados em um veículo alugado, transportando entorpecentes e armas em Sonora, que fica a 361 km de Campo Grande.

A prisão ocorreu após a polícia receber uma denúncia anônima informando que um carregamento de drogas chegaria ao município.

Com isso, as equipes de segurança reforçaram a fiscalização. O condutor do veículo Ônix, de cor prata, não obedeceu à ordem de parada, mas acabou interceptado por agentes da Força Tática que estavam em uma viatura descaracterizada.

Conforme informações da polícia, o interior do veículo exalava forte cheiro de maconha. Durante a revista, foram localizados cinco quilos da droga, 500 gramas de cocaína e 256 gramas de crack.

Além disso, foram encontrados dois revólveres calibre 38, das marcas Rossi e Taurus, com a numeração raspada, além de cinco munições.

Informações levantadas sobre o veículo indicaram que ele está registrado em nome de uma locadora de automóveis localizada na cidade de Rondonópolis, no Mato Grosso.

Os suspeitos foram presos em flagrante e vão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse/porte ilegal de arma de fogo com numeração raspada.

A polícia seguirá investigando, na tentativa de apurar se a dupla tem ligação com organizações criminosas e outras pessoas envolvidas.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).