Nesta sexta-feira (1°), o Instituto Nacional de Meteorologia - (Inmet), emitiu um comunicado para classificar Campo Grande e outras 38 cidades de Mato Grosso do Sul em alerta laranja de ‘perigo’, devido a baixa umidade relativa do ar. Os municípios devem registrar umidade entre 12% e 20% nesta sexta-feira.
O comunicado acende o alerta para riscos à saúde e incêndios florestais, reforçando ainda mais os cuidados com a saúde, como: ingestão de bastante água, alimentação saudável e leve e evitar praticar exercícios físicos nos horários mais secos e de sol mais forte.
Conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a umidade baixa do ar é resultado da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens. Diante disso, além de oferecer perigo à saúde, a combinação de altas temperaturas e baixos índices de umidade relativa do ar também eleva o risco de incêndios florestais.
Além da Capital sul-mato-grossense, as cidades que estão na lista de alerta são:
- Água Clara,
- Alcinópolis,
- Anastácio,
- Aparecida do Taboado,
- Aquidauana,
- Bandeirantes,
- Bodoquena,
- Bonito,
- Brasilândia,
- Camapuã,
- Campo Grande,
- Cassilândia,
- Chapadão do Sul,
- Corguinho,
- Corumbá,
- Costa Rica,
- Coxim,
- Dois Irmãos do Buriti,
- Figueirão,
- Inocência,
- Jaraguari,
- Maracaju,
- Miranda,
- Nioaque,
- Nova Alvorada do Sul,
- Paraíso das Águas,
- Paranaíba,
- Pedro Gomes,
- Ribas do Rio Pardo,
- Rio Negro,
- Rio Verde de Mato Grosso,
- Rochedo,
- Santa Rita do Pardo,
- São Gabriel do Oeste,
- Selvíria,
- Sidrolândia,
- Sonora,
- Terenos,
- Três Lagoas.
CHUVA
Após um período curto de baixas temperaturas acompanhado de chuvas isoladas, de acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), não há previsão de chuva para os próximos dias, e a umidade do ar deve permanecer baixa em todas as regiões do Estado.
No decorrer da semana, a previsão é de tempo firme e, com a presença de ar seco, a umidade relativa do ar deve cair durante a tarde, chegando a níveis que estabelecem estado de atenção. Por isso, o Cemtec orienta reforço na hidratação.


