Cidades

AFOGAMENTO

Mulher de 26 anos morre afogada no Rio Aquidauana, em Piraputanga

Vítima estava às margens do rio se refrescando com sua família, próximo a um restaurante frequentado por turistas, quando se afogou

Continue lendo...

Mulher, de 26 anos, morreu após se afogar no Rio Aquidauana, na tarde deste domingo (6), no distrito de Piraputanga, a 123 quilômetros de Campo Grande.

Conforme apurado pela mídia local, a vítima estava às margens do rio se refrescando com sua família, próximo a um restaurante frequentado por turistas, quando se afogou.

Neste momento, o companheiro da mulher tinha ido ao carro guardar os pertences da família. Quando voltou, viu que tinha um homem, do outro lado do rio, acenando que alguém estava se afogando.

O rapaz entrou na água para salvar a esposa, mas ela já estava inconsciente. Com ajuda de outros banhistas e um barco, conseguiram levá-la até a margem do rio.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS) foi acionado e a moça foi encaminhada ao pronto socorro de Aquidauana, que fica a cerca de 30 quilômetros do local do acidente.

Mas, ela não resistiu e faleceu no local. O caso foi registrado como “Morte a Esclarecer” na Delegacia de Polícia Civil.

Em 1º de outubro de 2024, o Rio Aquidauana foi palco de outra morte por afogamento. Homem de 45 anos se desequilibrou enquanto pilotava um barco, caiu no Rio Aquidauana, se afogou e morreu.

O acidente aconteceu às 5h, mas o corpo só foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros (CBMMS) às 9h30min.

Calor, que atinge o Estado nos últimos dias, têm feito sul-mato-grossenses a frequentarem meios aquosos com maior frequência.

Balneários, piscinas, clubes, rios, cachoeiras, lagos e córregos têm sido o refúgio da população para se refrescar neste calorão.

Onda de calor favorece acidentes, mortes e desaparecimentos por afogamento nas épocas mais quentes do ano. Por isso, é importante tomar cuidados. 

CUIDADOS

De acordo com o Corpo de Bombeiros, dezenas de atitudes podem evitar tragédias em banhos de mar, rio, piscina, cachoeira, córregos, riachos e lagoas. Veja:

  • Procure um local conhecido por você ou por outra pessoa, desde que ela o acompanhe
  • Não ultrapasse faixas e placas de avisos
  • Não entre em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas
  • Não tente salvar uma pessoa afogada, caso não saiba nadar, sempre acione o Corpo de Bombeiros
  • Procure sempre local onde existe a presença de guarda-vidas, ou o Corpo de Bombeiros
  • Evite nadar sozinho
  • Não tome bebida alcoólica antes de entrar na água
  • Não se afaste da margem
  • Nade longe de pedras e estacas
  • Não salte de locais elevados para dentro da água
  • Prefira lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo
  • Identifique nas proximidades a existência do salva-vidas e permaneça próximo a ele
  • Evite brincadeiras de mau gosto, como caldos, trotes, saltos e de empurrar
  • Acate as orientações dos Bombeiros ou dos Salva-vidas
  • Não abuse se aventurando perigosamente
  • Não deixe as crianças sozinhas em meios aquosos
  • Não deixe brinquedos ou materiais dentro da piscina, pois atraem a atenção de crianças
  • Não deixe baldes ou bacias com água ao alcance de crianças e sempre deixe a tampa da privada fechada
  • Obedeça sinalizações próximos à margem de rios
  • Mantenha a calma e o pulmão sempre cheio de ar, pois ele funcionará como uma boia
  • Caso esteja em um rio, tentar jogar as pernas para frente, de forma a proteger a cabeça
  • Mantenha calma: a própria correnteza do rio, em algum momento, o levará até a margem
  • Tente agarrar algum galho de árvore que esteja flutuando
  • Evite navegar com carga em excesso
  • Só entre na embarcação usando coletes salva-vidas
  • Somente conduza embarcações se for habilitado para tal

Com informações do site O Pantaneiro * 

FEMINICÍDIO

7 meses depois, júri condena autor de feminicídio a 30 anos de prisão 

Réu era acusado de ter matado a esposa a facadas, na frente dos filhos do casal, em fevereiro deste ano

16/10/2024 10h30

Joelma da Silva André, de 33 anos, morta a facadas na frente dos filhos pelo marido, Leonardo da Silva Lima, de 39 anos

Joelma da Silva André, de 33 anos, morta a facadas na frente dos filhos pelo marido, Leonardo da Silva Lima, de 39 anos Foto: Montagem

Continue Lendo...

Em apenas 237 dias após o ocorrido, a 1ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande (MS) condenou, nesta terça-feira (30), um homem a 30 anos de prisão em regime fechado, sem direito a recorrer em liberdade, pelo crime de feminicídio. O réu era acusado de ter matado  a esposa a facadas, na frente dos filhos do casal, em fevereiro deste ano. 

A decisão de justiça, proferida pelo juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida, atendeu a uma denúncia do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) e qualificou o caso como feminicídio com base na violência e premeditação do crime, além das qualificadoras de motivo torpe

Atualmente, além da reclusão em regime fechado por 30 anos, o réu deverá pagar uma indenização de dez salários mínimos aos filhos da vítima. Além disso, o magistrado também determinou a perda do do poder familiar do pai sobre os menores em razão dos traumas psicológicos sofridos pelas crianças

O crime

Em fevereiro deste ano, Joelma da Silva André, de 33 anos, foi morta a facadas na frente dos filhos pelo marido, Leonardo da Silva Lima, de 39 anos, no Núcleo Industrial, em Campo Grande (MS)

Após matar a companheira, Leonardo fugiu, mas acabou preso posteriormente pela equipe da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM).

Feminicídio 

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SEJUSP), somente neste ano, 24 mulheres foram vítimas de feminicídio no Estado. Destas, 7 ocorrências foram registradas na capital, em Campo Grande e 17 em municípios do interior. 

O número, apesar de ser menor, se assemelha aos dados de 2023 quando 31 foram vítimas de feminicídio. 

Denúncia 

Ligue 180: A Central de Atendimento à Mulher é um serviço gratuito e confidencial que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, em todo o território nacional. Através desse número, é possível denunciar qualquer tipo de violência contra a mulher, receber orientações e ser encaminhada para os serviços especializados.

Assine o Correio do Estado

MATO GROSSO DO SUL

Judiciário e Ministério Público entram no 'molho' do feriadão em novembro

"Na onda" dos servidores estaduais, funcionários do Ministério Público e Tribunal de Justiça de MS mudam o ponto facultativo do próximo dia 28 para o mês que vem

16/10/2024 09h43

Mudança da folga garante aos trabalhadores um feriadão que começa na quinta-feira e vai até o domingo (de 14 a 17 de novembro). 

Mudança da folga garante aos trabalhadores um feriadão que começa na quinta-feira e vai até o domingo (de 14 a 17 de novembro).  Arquivo/Reprodução

Continue Lendo...

Por meio de respectivas portarias, tanto o Tribunal de Justiça quanto o Ministério Público de Mato Grosso do Sul "entram na onda" dos servidores estaduais e também vão desfrutar de quatro dias de molho em um feridão no mês de novembro. 

Como bem abordado anteriormente pelo Correio do Estado, a mudança do feriado do Dia do Servidor Público Estadual foi publicada ainda no último dia 10, passando do dia 28 de outubro para às vésperas da data que marca a Proclamação da República. 

Celebrado em 15 de novembro, com isso, a mudança da folga do Dia do Servidor garante aos trabalhadores um feriadão que começa na quinta-feira até o domingo (de 14 a 17 de novembro). 

Entrando na onda

Ainda ontem (15) o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul tornou pública a decisão, em portaria assinada pelo Des. Sérgio Fernandes Martins, atual presidente do TJMS. 

O Diário da Justiça trouxe a transferência do feriado, frisando que todas as comarcas do Estado e da Secretaria do TJMS irão trabalhar normalmente no próximo dia 28 de outubro, que cai numa segunda-feira. 

Também, o Diário Oficial do Ministério Público trouxe hoje a portaria que faz os servidores do MPMS entrarem na onda do feriadão. 

Vale ressaltar que, o MPMS considerou todas essas paralisações (dos servidores do Governo do Estado e Tribunal Judiciário) para resolver postergar a comemoração do 28 de outubro. 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).