Quaresma inicia nesta quarta-feira de Cinzas, 5 de março e terminará na quinta-feira Santa, 17 de março.
É um período de 40 dias em que cristãos se preparam para a Páscoa, que celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. A época é celebrada pelas Igrejas Católica, Anglicana, Ortodoxa e Luterana.
Neste período, fiéis oram, jejuam, abdicam de algo, além de fazerem caridades, sacrifícios e reflexão especial sobre a vida e a mensagem cristã. O objetivo é fortalecer a fé, aprofundar-se na palavra de Deus e intensificar a vocação batismal.
A Quarta-feira de Cinzas também é marcada pelo início da Campanha da Fraternidade, cujo tema em 2025 é “Ecologia Integral – Deus viu que tudo era muito bom!”.
O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, patrimônio histórico de Campo Grande, amanheceu lotado de fiéis na manhã desta quarta-feira (5).
Centenas de devotos acompanharam a Missa de Quaresma 2025 e igreja ficou lotada, com fiéis sentados e em pé.
Nesta Quarta-feira de Cinzas (5) é celebrada a imposição das cinzas nos fiéis em todos os horários da novena em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: de hora em hora, das 6h às 23h.
As cinzas impostas aos fiéis são confeccionadas a partir dos ramos abençoados no Domingo da Paixão do ano anterior, e simbolizam a condição do homem pecador que confessa exteriormente a sua culpa diante de Deus.
Ao receberem as cinzas, os fiéis iniciam o tempo instituído para a sua purificação. Este sinal de penitência significa a condição do homem pecador que confessa exteriormente a sua culpa diante do Senhor, e exprime a vontade de conversão, confiando que Deus seja paciente e cheio de misericórdia.
O sinal das cinzas também direciona todos nós ao caminho da conversão, cuja meta será atingida na celebração do sacramento da Reconciliação nos dias anteriores à Pascoa.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2025
Campanha da Fraternidade 2025 (CF 2025) incia-se nesta Quarta-feira de Cinzas (5). O tema deste ano é “Ecologia Integral – Deus viu que tudo era muito bom!”.
O tema ressalta a importância de cuidar e proteger o meio ambiente em meio a tempos em que queimadas, incêndios e desmatamento afetam a fauna e flora mundial.
A temática propõe analisar e ressignificar as opções e buscar novas atitudes para colocar em sintonia com sinais de ressurreição de Jesus Cristo: os dons da natureza, a beleza das culturas, a conquista da justiça social, o esforço pelo bem comum na sociedade e a paz tão desejada que começa dentro de cada um. O cristão é chamado para cuidar, integrar e acompanhar cada vida como um sinal do amor de Deus.
Não se pode ignorar os caminhos que nos levaram à crise socioambiental que se enfrenta atualmente. O ser humano é guardião do planeta, com a missão sagrada confiada por Deus a cada um para ser exercida com responsabilidade e cuidado.
A conversão integral exige uma revisão do estilo de vida, lembrando de que a crise ecológica está diretamente ligada à moralidade humana.
O objetivo geral da Campanha é promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra.
O Papa Francisco, em sua Carta Encíclica "Laudato Si'", publicada há 10 anos, em março de 2015, instiga a refletir sobre a relação entre homens e natureza, destacando a interdependência entre o grito dos pobres e o grito da terra.
Confira sete conceitos que perpassam o texto-base da Campanha da Fraternidade:
- Casa Comum
- Ecologia Integral
- Tudo está interligado
- O ser humano como Guardião da Criação
- A Crise Ecológica e sua Raiz Humana
- Conversão Ecológica
- Do Consumismo a um novo estilo de vida
O lançamento oficial da CF 2025 ocorrerá em 8 de março, sábado, às 15 horas, no Parque das Nações Indígenas, localizado nos altos da avenida Afonso Pena, em Campo Grande.
Haverá plantio de árvores (mudas de ipê) e Santa Missa no Parque das Nações, com apresentação das bandas católicas Ministério de Música da Paróquia Cristo Luz dos Povos, Ministério de Música da Pastoral Juvenil, Fraternidade São João Paulo II e Orquestra Indígena.
Confira a programação:
- 15h: Início da concentração/chegada de autoridades e fiéis
- 16h: Cerimônia de abertura e plantio de árvores (mudas de pê)
- 18h: Santa Missa presidida por Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo Metropolitano
Celebrada nacionalmente desde 1964, a Campanha da Fraternidade é um modo de a Igreja Católica no Brasil celebrar o Tempo da Quaresma – os 40 dias em preparação para a Páscoa com atitudes de oração, jejum e caridade.
O ponto alto da Campanha é a Coleta da Solidariedade, realizada em todas as comunidades do Brasil no Domingo de Ramos, que, neste ano, ocorre nos dias 12 e 13 de abril. Os recursos são destinados a projetos sociais em todo o país.