Colunistas

Colunistas

"A culpa é do Banco Central. Agora é o Senado que pode trocar o presidente do Banco Central"

de LULA // sobre juros de 13,75% e que o responsável por isso é Roberto Campos Neto, que gostaria de trocar

Continue lendo...

Celso Amorim (chanceler nos primeiros mandatos de Lula) virou novo assessor internacional do presidente, acaba de ganhar outra cadeira consultiva: será um dos integrantes do conselho de administração do BNDES.

Mais: Amorim é um dos entusiastas do banco emprestar dinheiro aos amigos do PT. Aloízio Mercadante (Presidente do BNDES), o elogiou em seu discurso de posse e o diplomata também estava contente: vai reforçar o orçamento doméstico.

In – Piso de bambu

Out – Carpete

Algo em comum

Durante muito tempo, Lula bateu em quem estava na presidência da Petrobras acusando-o de ser o responsável pelos aumentos do combustível.

Conseguiu tirar de lá todos seus desafetos, mas não conseguiu mexer na política de preço dos combustíveis. Agora, Lula procura achar uma brecha para colocar para fora do Banco Central o presidente Roberto Campos Neto, que responsabiliza pelos juros altos (Selic).

Contudo, o ministro Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) garante que ele não mexerá na condição de autonomia do BC (o custo seria muito alto). E ainda tem a “bandidagem” da privatização da Eletrobras que Lula quer reverter – e que não acontecerá.

Palestra

Há dias, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, fez palestra nos Estados Unidos e explicou que a independência do órgão serve para desatrelar os tempos da política e da economia. As projeções com que trabalha mostram tendência inflacionária que não pode ser detida com uma queda inédita nos juros. Quanto antes o governo apresentar sua regra de contenção da dívida pública, mais contribuirá para a queda da taxa de juros seja antecipada. Para Campos, é o que pode fazer de melhor.

He-man

Aliados e até ministros não entendem por que Lula tem usado diariamente sua metralhadora giratória em guerra (ele prometera paz na campanha) contra algumas heranças de Bolsonaro. Em governos anteriores, o presidente ouvia assessores mais chegados e até continha sua fúria (daí, o slogan “Lulinha paz e amor”).

Agora, aos 77 anos e em seu terceiro mandato, acha que não tem de se conter para agradar quem quer que seja. Alguém que poderia soprar “calma” a seus ouvidos é Janja – só que ela não faz isso. E o marido vira He-man, aquele herói que dizia “Eu tenho a força”.

Reunião

Na semana que vem, acontece a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) com “pauta ainda não definida”, segundo o ministro Fernando Haddad (Fazenda). O conselho é formado por ele, pela ministra do Planejamento, Simone Tebet e pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, alvo diário de Lula nas últimas semanas. Haddad avisa que teve uma primeira conversa com Simone Tebet sobre mudanças das metas de inflação e que isso vai ser discutido pelo governo “para adotar os próximos passos”.

Dose extra

Alexandre de Moraes, ministro do TSE, vai intimar o presidente do PL, Valdemar Costa Neto e desta vez, o processo não tem nada a ver com atos golpistas. Ele terá de comprovar que a quantia de R$ 1,1 milhão liberada pelo PL em dezembro foi efetivamente aplicada no pagamento dos salários dos funcionários da legenda.

O TSE recebeu denúncias que os contratados pela CLT não estão sendo integralmente remunerados. No ano passado, o TSE já bloqueou R$ 22,9 milhões das contas do PL por litigância de má fé (pedido de auditoria de urnas eletrônicas sem justificativa).

Workaholic assumida

A apresentadora, ex-BBB e agora jurada do The Masked Singer Brasil, Sabrina Sato assumiu em entrevista à revista Glamour Brasil, no qual é capa que é viciada em trabalho e que gostaria de fazer muito mais. “Para mim, este fim de 2022 e começo de 23 foi muito difícil porque, se eu pudesse, eu faria tudo. Eu continuava no Saia Justa chegaria ao The Masked Singer Brasil, seguiria no Desapegue Se For Capaz, aceitaria mais dois, mas não posso.

Eu faço análise, hoje tive que desmarcar, mas foi ali que aprendi sobre minha tendência a ser viciada em trabalho. Eu não posso romantizar isso. Eu tenho que ter tempo para mim, para minha filha, para me divertir. A vida está aí acontecendo.

De repente, eu fiz 500 coisas e não fiz nada”. E ainda brinca que começou a pôr a Zoe, de 4 anos no mesmo ritmo. Sua saída do programa Saia Justa tem um motivo.

A Globo está preparando um novo programa para ela ao lado de Marcelo Adnet que será sobre relacionamentos, mas ainda sem data de estreia nem nome definido. Apesar da correria ela garante que tudo sempre está bom para ela. “Vejo tudo pelo lado positivo, sempre estou querendo mudar.

Eu tenho certeza mesmo é desta vida. Então, preciso fazer tudo que tenho vontade de fazer ainda nela mesmo”. Mais: ela ainda está divulgando a nova campanha da Colcci e sua coleção de roupas fitness da Alto Giro.

18.565 km é muito longe

O ministro Fernando Haddad (Fazenda) está tentando convencer o diplomata Marcos Troyjo, ex-secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia de Paulo Guedes e presidente desde 2020 do Banco dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) a renunciar à atual posição.

O mandato de Troyjo, indicado pelo então presidente Jair Bolsonaro, vai até 2025. Ele está um tanto relutante, mas acabará cedendo. É que o presidente Lula, numa fase de muito carinho com Dilma Rousseff, depois de passar anos criticando seu período na Presidência (resolveu agora chamar o impeachment de ‘golpe’, o que não procede), procura um posto para a ex-presidente.

Problema: a sede do Banco dos Brics é em Xangai e ela acha “muito distante”. Apenas 18.565 km e 23 horas de voo. Além de tentar encontrar um lugar para Dilma Rousseff, a vontade de Lula de tirar Marcos Troyjo da presidência do Banco dos Brics também tem seu lado político.

O diplomata nunca escondeu sua proximidade com Jair Bolsonaro e, há algum tempo, num programa da Jovem Pan, referiu-se o tempo todo ao presidente petista como “presidiário”. Traduzindo: está na lista negra de Lula. Se topa a renúncia, Troyjo já tem um lugar reservado no governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) em São Paulo. Poderá ser assessor para negócios internacionais.

Festa de 100 anos

O famoso, luxuoso e tradicional hotel Copacabana Palace irá completar 100 anos em agosto. Só que a festa para comemorar o feito já começa agora no Carnaval. O habitual Baile do Copa deste ano tem como tema ‘Túnel do Tempo’ e acontecerá no próximo dia 18.

Para ajudar na divulgação (não que seja preciso) o hotel convidou a super modelo Alessandra Ambrósio e a drag queen Pabllo Vittar. A modelo dá conselho para quem quer aproveitar o Carnaval: “Meu conselho para quem nunca veio para cá no Carnaval é estar aberto a viver o melhor momento da sua vida.

Você realmente consegue sentir o som do samba dentro da sua alma, acho que essa é a parte mais importante e incrível do samba, é parte da nossa cultura”. E completa: “A fantasia perfeita para o Carnaval é colorida, brilhante e sexy”.

Antigo

O ministro Luis Marinho (Trabalho), que exerceu a mesma função em governos anteriores de Lula, e até mesmo alguns de seus seguidores, continua “com a cabeça dos anos 80”. Agora, numa entrevista, disse não se preocupar com a iminente saída do Brasil dos aplicativos de transporte. Não quer nem saber com o que pode acontecer com Uber que garante trabalho para 1,5 milhão de brasileiros.

Mapa da poluição

A ministra Marina Silva (Meio Ambiente) está empenhada na realização de um inventário nacional de emissões atmosféricas, uma espécie de Mapa da poluição do Brasil. Há algumas regiões que causam apreensão extra no Ministério.

A Amazônia é hors concours, nem conta e um dos estados que mais causa preocupação é o Maranhão. São Luiz é praticamente a capital do efeito estufa: na média, joga por dia na atmosfera cerca de 800 microgramas de dióxido de carbono por metro cúbico (o padrão máximo tolerado é de 125 microgramas).

Conselho particular

A primeira-dama Janja está empenhada em criar uma espécie de conselho particular ao presidente Lula – e composto apenas de mulheres. Acha que o conselho poderia participar de decisões palacianas e até infernizar a vida de alguns ministros. Ela seria a conselheira-chefe, com espaços para Esther Dweck, ministra de Gestão e Inovação, Simone Tebet, ministra do Planejamento e a ex-presidente Dilma Rousseff (Janja foi funcionária de Itaipu por indicação dela). As duas tricotam diariamente. Já Esther e Simone protagonizam rounds: a primeira andou tirando funcionários da segunda. Num conselho, a paz estaria feita.

Outra derrapada

Carlucho Bolsonaro, que não tolera a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, vibrou quando seu pai enquadrou a mulher diante das notícias de suas possíveis candidatura em 2026.

Já o outro filho, o senador Flávio Bolsonaro resolveu dizer que considera a possibilidade dela se candidatar a algum cargo daqui quatro anos. Acha Michelle um bom nome para o PL, o que conseguiu irritar, de novo, o ex-presidente. Na vitória de Lula no segundo turno, Flávio foi um dos primeiros a reconhecer a derrota do pai, o que o Capitão nunca fez (ficou duas semanas sem falar com o filho).

MISTURA FINA

O EX-senador Roberto Requião (PT-PR) está preparando um livro sobre sua trajetória política e sua relação de longa data com o Partido dos Trabalhadores. Deverá se chamar “Eu e o PT – Erros e Acertos” e a ideia de Requião é não esconder nenhum dos mais complicados episódios que ele já viveu em relação ao partido. E também já avisou que “não vai poupar ninguém”, nem chegados e especialmente os inimigos.

MUITA coisa do encontro Lula-Biden poderá ser contada pela porta-voz Karine Jean Pierre, primeira negra a ocupar esse cargo em Washington. Em governos passados, Lula também teve em André Singer seu porta-voz (durou algum tempo). Agora, não quer ter ninguém na posição. Repete Jair Bolsonaro, que exonerou o general Otávio Rêgo Barros da função em agosto de 2020. Achava que ele falava num tom muito afável e ameno.

O MINISTÉRIO do Planejamento acaba de liberar R$ 74,6 milhões em verbas para o pagamento de bolsas de estudo em mestrado e doutorado no Orçamento deste ano. A portaria, assinada pela ministra Simone Tebet, faz um remanejamento das contas do Ministério da Educação e tira verbas do Bolsa Permanência de Indígenas e Quilombolas, assim como de residência médica.

O PLANALTO afastou o coronel do Exército Gustavo Suarez da Silva, diretor do Departamento de Segurança Presidencial e segurança privado de Jair Bolsonaro. Ele já se metera em posição de combate contra jornalistas em 2021, quando o então presidente participava de agenda no interior da Bahia. Quando um veículo da imprensa encostou no segurança, ele ameaçou: “Se bater de novo, vou enfiar a mão na sua cara”. Jornalistas, na ocasião, foram agredidos e imobilizados com um mata-leão.

A ÁREA de inteligência da Polícia Federal identificou a atuação de grandes facções criminosas no roubo e na venda clandestina de ferro gusa no país. O problema é particularmente grave em Minas Gerais, que reúne cerca de 300 usinas de ferro gusa e concentra quase 80% da produção nacional. Os bandidos estariam atacando trens utilizados no transporte do produto. Lá a Polícia Civil tem registrado um furto ou ao menos uma tentativa de roubo a cada dois dias.

ENQUANTO o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, tenta se colar ao governador Tarcísio de Freitas pensando em sua sonhada reeleição em 2024, integrantes e aliados do governo paulista já mencionam o nome do vice-governador Felício Ramuth (PSD) como possível alternativa para a prefeitura da capital. Apostam que ele será bem-sucedido no projeto de recuperação da cracolândia, o que deixaria Ramuth com boa imagem. Ele foi prefeito de São José dos Campos – e saiu bem aprovado.

Assine o Correio do Estado

Giba Um

"Quando eu viajar para os Estados Unidos, eu sou muito teimoso e muito tinhoso, sabe? Se o Trump...

...conhecesse o que é a sanguinidade de Lampião de um presidente, ele não ficaria provocando a gente", de Lula, num evento do Instituto Butantan, em São Paulo. 

13/02/2026 06h00

Giba Um

Giba Um Foto: Reprodução

Continue Lendo...

A parceria bilateral para investimentos na  recuperação de pastagens que vem sendo alinhavada entre Brasil e Arabia Saudita pode virar um acordo maior no agronegócio. Os dois países discutem uma cooperação para a produção de bioinsumos agrícolas. O diálogo envolve fertilizantes biológicos, bio estimulantes, inoculantes e tecnologias de agricultura de baixo carbono.

MAIS: esses projetos dialogam com a própria iniciativa conjunta para a recuperação de pastagens degradadas. Uma das vantagens seria a possibilidade do Brasil reduzir a dependência na importação de fertilizantes sintéticos, hoje fortemente concentrados em poucos polos produtores e vulneráveis a choques geopolíticos. O Brasil entra com escala produtiva e a Arabia Saudita aportaria capital.

Chega perto

Não é só Malu Gaspar que publica matérias muito especiais: agora, Adriana Fernandes, está informando que a operação da Polícia federal contra a Amprev, fundo de previdência dos servidores do Amapá assustou o mundo político pela proximidade com Davi Alcolumbre (União Brasil), presidente do Senado e uma das figuras mais influentes do país. Não é uma conexão qualquer. A ação, que apura irregularidades em investimentos feitos no Brasil no Banco Master, mirou o diretor-presidente da entidade, Jocildo Silva Lemos Ele foi indicado para o cargo por Alcolumbre e também trabalhou como tesoureiro de sua campanha nas eleições de 2022.

Crimes em fundos

Os dados da PF são superlativos, mas não retratam que vem se formando silenciosamente um fenômeno no STF: a apuração envolvendo o Banco Master vem se expandindo a cada dia. Iniciada com indícios no BRB, a apuração mergulhou num esquema de crimes em fundos. Dessas duas frentes de investigação já surgiram outros vinte procedimentos "filhotes". E uma fonte do Supremo garante: "É o novo inquérito do fim do mundo". 

"Não descartou"

O ex-presidente Michel Temer (MDB) avisa que não está em seus planos disputar novamente o Palácio do Planalto, mas não descarta totalmente a possibilidade (algumas cabeças do MDB insistem na ideia). "Por onde eu ando eu percebo que as pessoas querem uma alternativa moderada, estão cansadas da polarização. Ser candidato não faz parte do meu horizonte político, mas vamos esperar o que vai acontecer". 

Epstein-Eike 1

Entre os documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos que mencionam Eike Batista, há um pedido de Jeffrey Epstein, o financista americano condenado por tráfico sexual de menores. "Sei que Eike Batista abordou Hutchinson para uma joint venture em um novo porto do Brasil, ele está com problemas de caixa... algum interesse?", escreveu Epstein em 2012. Ele perguntava ao sultão Ahmed bin Sulayem e o sultão não demonstrou interesse. O documento faz parte do acervo do Departamento de Justiça dos EUA.

Epstein-Eike 2

O sultão bin Sulayem, dos Emirados Árabes, é atual CEO da DP World, conglomerado de logística e portos, figura recorrente e carimbada no caso Epstein. Hutchinson é um grupo multinacional de gerenciamento de portos para contêineres, com atuação principalmente na China e Hong Kong. Os documentos apontam 12 encontros entre um emissário de Epstein (o consultor inglês Ian Osborne) e Eike Batista. Aqui, Eike diz que não se lembra dos encontros e nunca lidou diretamente com Epstein.

Giba Um

 Em alta

A cantora, compositora e agora atriz Rosalía está em alta no circuito musical e agora na TV.  Capa da Revista Vogue e da Billboard Brasil  a espanhola contou como está sendo sua experiência como atriz da terceira temporada da série Euphoria, que deverá estrear no dia 12 de abril. “Gosto de me colocar a serviço da emoção, a serviço de uma ideia, a serviço de algo que é muito maior do que eu”. A personagem dela ainda é um mistério. Como atriz ela está sendo super elogiada pelo criador da série Sam Levinson.  “Adoro soltá-la em cena. Deixo que ela brinque com as palavras, as emoções, em inglês e em espanhol. Nunca quero dizer a ela o que fazer, porque seus instintos são fascinantes, carismáticos e engraçados”. Em breve começará sua turnê Lux, do seu quarto álbum lançado no final do ano passado que promete ter muito sucesso.

Sobre o tour Rosalía faz mistério: “Estamos em ensaios agora. Estamos começando a construir o espetáculo.   O que posso dizer que definitivamente haverá experimentação e, espero, rigor e descontração ao mesmo tempo." E acrescentou: "Será muito diferente da turnê Motomami”.  Se  existe alguma dúvida do provável sucesso da turnê de Rosalía, é só  buscar os números do lançamento de seu álbum em 7 de novembro, que conta com a participação de Björk e Carminho e continua a tradição da artista de incorporar e fundir uma variedade de gêneros musicais. Um dos aspectos mais impressionantes foi uma métrica singular. Com o lançamento de Lux, 12 das 15 faixas da versão digital conseguiram entrar no Top 50 diário global do Spotify. O alto volume de reproduções de várias músicas demonstrou que os ouvintes estavam desfrutando deste álbum poderoso em sua totalidade, possivelmente do começo ao fim.

STF: Messias está aprontando a mala

O Advogado-Geral da União, Jorge Messias, já estaria aprontando as malas a caminho do Supremo: Ciro Nogueira, presidente do PP e ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro, aposta que o senador Davi Alcolumbre, que batalhava pela indicação de Rodrigo Pacheco para uma cadeira no STF e não escondia que era contra Messias, já teria suspendido a artilharia para ajudar na aprovação do nome escolhido por Lula. O próprio Ciro também faz questão de anunciar que votará em Jorge Messias para a Alta Corte e, mais do que isso, "vai se expor e fazer campanha para ele" Nogueira conhece Messias há muitos anos. "Ele nasceu em Pernambuco mas viveu muitos anos no Piauí. Eu o conheço há muitos anos, ele é preparadissimo, honesto e tem um coração muito bom". Em dezembro, quando teve uma reunião na Granja do Torto, fora da agenda, com Lula, Ciro já falara muito bem de Jorge Messias ao presidente e até o comparou ao ministro Cristiano Zanin, outro indicado pelo presidente. "Os dois são humildes, não gostam de holofotes".

Motta patrocinou

A conversa (e um acordo) de Ciro com Lula foi coordenada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta. Ciro quer que o presidente, apoie enfaticamente apenas um candidato no Senado, o também senador Marcelo Castro (MDB), o que facilitaria a reeleição de presidente do PP. Hugo Motta também estava presente na conversa e o objetivo era costurar uma reaproximação entre Ciro e Lula (já estavam do mesmo lado há alguns anos). No ano passado, o senador não se entendeu com Eduardo Bolsonaro, teve problemas com Ronaldo Caiado e quando Flávio Bolsonaro lançou sua candidatura ao Planalto, Ciro foi o primeiro a criticar.

Giba Um

Ensaios para o carnaval

Uma das atrizes que declaradamente é apaixonada pelo Carnaval é Deborah Secco. Todo ano demostra sua paixão pelo evento de uma maneira diferente. Este ano está publicando alguns ensaios. Nos útimos dias compartilhou com fãs e seguidores dois deles todos em homenagem ao cinema nacional. O primeiro deles foi em homenagem a Gabriela da célebre obra de Jorge Amado, chamada "Gabriela, Cravo e Canela". Esta história foi levada às telas em três momentos distintos, tanto para o cinema quanto para a televisão, a última versão em teve como protagonista sua amiga, Juliana Paes. O segundo a atriz publicou um ensaio em homenagem a Luz del Fuego, uma notável dançarina, naturista, atriz, autora e defensora dos direitos das mulheres no Brasil, tida como uma das pioneiras do naturismo no país e repetiu um ensaio da revolucionária. Entretanto, ao contrário de del Fuego, a cobra usa pela atriz era artificial. Luz tinha uma jiboia e gostava de integrá-la em suas performances artísticas.

Giba Um

Fundos abutres

Presidente nacional do PSDB, o deputado Aécio Neves reagiu em termos duros ao assédio de Gilberto Kassab, cacique do PSD, aos tucanos. "O Kassab funciona na política como aqueles fundos abutres da economia. Ataca os ativos da empresa para depois comprar na baixa", sentencia Aécio. A reação foi motivada pelo anúncio  da ida de 6 dos 8 deputados estaduais do PSDB de São Paulo ao PSD. O que incomodou foi a maneira como o acerto foi feito, em bloco, durante um café na casa de Kassab. "É preciso que Kassab saiba que o PSDB não está à venda", emenda Aécio.

Doutorado no xadrez

A decisão do ministro Alexandre de Moraes (STF), no começo da semana, trouxe uma combinação de medidas no caso de Silvinei Vasques, ex-diretor geral da Polícia Rodoviária Federal, que atualmente cumpre prisão preventiva na Papudinha, dentro do Complexo da Papuda, em Brasília. Moraes autorizou que Vasques continue seus estudos de doutorado na modalidade de ensino à distância, permitindo que o ex-agente siga com o curso enquanto permanece no xadrez.

Time econômico

Pré-candidato ao Planalto, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) iniciou a montagem do núcleo econômico de sua campanha com nomes que integraram o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Se não conseguiu Paulo Guedes, já estão entre os escolhidos Gustavo Montezano, ex-presidente do BNDES e Adolfo Sachsida, ex-ministro de Minas e Energia. Os dois economistas já participaram de encontros de Flávio com investidores e empresários em São Paulo.

Mistura Fina

Em conversas com representantes do agronegócio, o ministro Carlos Fávaro (Agricultura) tem afirmado que a abertura de novos mercados para produtos brasileiros deve acrescentar mais de US$ 4,5 bilhões às exportações brasileiras em 2026. Será um salto de 50% em relação à cifra obtida nessa rubrica no ano passado, em torno de US$ 3 bilhões. A projeção considera habilitações sanitárias já concluídas ou em fase final, com impacto direto ainda neste ano.

O grosso do incremento esperado vem de carnes bovinas, suína e de frango, além de miúdos, pescados, lácteos e frutas, com destaque para acordos com China, México, Indonésia, Vietnã, Japão e países do Oriente Médio. Técnicos da Pasta estima que só a ampliação de mercados para carnes pode responder por mais de US$ 2,5 bilhões do total projetado.

Favorito para encarar uma "terceira via" na eleição presidencial, o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD) acaba de entregar uma frota de 243 drones para as forças de segurança do estado. A pauta é considerada estratégica para a candidatura do governador que terá um viés de centro-direita e busca eleitores bolsonaristas. O investimento total das aeronaves é de R$ 12,2 milhões.

A Globo resolveu fazer mudanças na cobertura das eleições presidenciais. As sabatinas com os candidatos, que eram realizadas dentro do Jornal Nacional, passarão a ser um programa independente na grade da emissora, transmitidos depois do noticioso e antes da novela das nove. No primeiro turno, Cesar Tralli e Renata Vasconcellos comandarão as entrevistas. Se houver segundo turno, Renata Lo Prete assume e entrevista os dois candidatos.

Lula chamou de Marisa Letícia sua mulher Janja, durante evento sobre a área de educação em Mauá, na região metropolitana de São Paulo. Marisa Letícia faleceu há 9 anos. Após a gafe, que deixou Janja sem graça, Lula fez a correção explicando que se referia à atual primeira-dama e que ela deveria acompanhá-lo em uma unidade móvel para realizar exames de mamografia. Marisa Letícia morreu em 2007, aos 66 anos, em consequência de um AVC. 

In –  Carnaval: bebidas hidratantes

Out –  Carnaval: bebidas alcóolicas

 

Cláudio Humberto

"O Brasil segue parado enquanto o mundo cobra mais integridade"

Senador Jorge Seif (PL-SC) reage ao Brasil entre os países mais corruptos do mundo

12/02/2026 07h00

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Continue Lendo...

Governo Lula já está no vermelho após só 43 dias

O segundo mês de 2026 nem chegou à metade e o governo Lula (PT) já conseguiu gastar mais do que arrecadou este ano. A plataforma Gasto Brasil aponta mais de R$660 bilhões em despesas pagas até ontem (11), enquanto o Impostômetro, que calcula o total de impostos arrecadados, registra ‘apenas’ R$557 bilhões tomados da população este ano. Só o governo federal de Lula e cia. conseguiu torrar quase R$270 bilhões nos primeiros 43 dias do ano, segundo a plataforma Gasto Brasil.

 

Diz o governo

Até mesmo a conta oficial do Portal da Transparência registra R$623 bilhões arrecadados, que não cobririam as despesas públicas.

 

Versão oficial

Segundo o Portal da Transparência do governo federal, as despesas públicas foram de ‘apenas’ R$541 bilhões até o momento, este ano.

 

Histórico preocupa

Em 2025 o governo petista registrou a maior arrecadação da História: R$3,99 trilhões. Ainda assim houve déficit. Em 2024, R$3,63 trilhões.

 

Torneira quebrada

Os gastos de Lula e cia. com viagens no terceiro mandato, por exemplo, são os maiores de todos os tempos: já se aproxima dos R$12 bilhões.

 

Lula reuniu ‘Consórcio’ para palpitar sobre Código

Lula (PT) recebeu ministros do STF para outra reunião “secreta”, fora da agenda e imprópria, para discutir temas ou passar determinações que jamais serão conhecidos, exceto nas versões que combinaram divulgar. Ministros que são contra o Código de Conduta na Corte vazaram que Lula deu palpites, por exemplo, sobre essa iniciativa do seu presidente, Edson Fachin, que, por sinal, não figurou entre convidados do conchavo. O petista teria criticado o “timing” do Código de Conduta. Anrã.

 

Afinando discurso

A reunião do grupo que a oposição chama de “consórcio”, revelada pela jornalista Monica Bergamo, foi na véspera da abertura do ano da Justiça.

 

Agenda seletiva

Vazaram também que Lula voltou a atacar Dias Toffoli, mas não se disse o que ele acha dos negócios milionários com escritórios de advocacia.

 

Tocando de ouvido

No evento dia seguinte, Lula discursaria usando palavras que pareciam retiradas de intervenções de Gilmar Mendes e/ou Alexandre de Moraes.

 

Hipocrisia nacional

O ministro-relator Floriano de Azevedo Marques, do TSE, votou contra a cassação do senador Jorge Seif (PL-SC), “acusado” – sem provas – de pegar carona em aeronaves do Veio da Havan na campanha. Se tivesse viajado em jatinho para resortes ou futebol, nem teria sido processado.

 

SIFU3

Enquanto as empresas listadas faziam a festa nas máximas históricas na bolsa B3, a Raízen (RAIZ4), de Rubens Ometto, dona da Shell no Brasil, conseguia despencar para sua mínima histórica: R$0,77 por ação.

 

Ela prefere Caiado

Janaina Paschoal também soube que Ratinho Jr deve disputar o Planalto pelo PSD. Acha um erro, prefere Ronaldo Caiado: “Já passou por todos os cargos possíveis, é direita desde a época do cavalo branco”.

 

Transparência turva

Após mais de 40 dias desde o início de 2026 e o Portal da Transparência da Controladoria-Geral da União ainda não disponibilizou sequer uma despesa do governo Lula (PT) com cartões corporativos.

 

Tapetão, não

O TRE-MG frustrou a ofensiva judicial esquerdista e rejeitou o pedido do PT, PCdoB e PV para cassar e deixar inelegível o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) por um tal “abuso de poder político nas redes sociais”.

 

Quem paga?

Pesquisa Nexus/FSB desta semana registra: desaba para 28% o apoio dos brasileiros à redução da escala 6x1 se isso significar redução nos pagamentos. Sem impacto no pagamento, o apoio é de 73%... claro.

 

Povo não esqueceu

Apesar de a CPMI do INSS andar apagada, no Pinto da Madrugada, bloco de pré-Carnaval de Maceió (AL), fizeram sucesso as fantasias de “Careca do INSS”, um dos pilares do roubo bilionário aos aposentados.

 

Festival de promoções

Para Carlos Jordy (PL-RJ), é “muito batom na cueca” promover Lula no Carnaval com dinheiro público em uma escola de samba que tem vereador do PT como presidente de honra, além de Janja no desfile.

 

Pensando bem...

...agora o governo Lula está gostando da Bolsa.

 

PODER SEM PUDOR

Porcaria de Constituição

Então cotada para o Supremo Tribunal Federal, a constitucionalista e futura ministra Carmen Lúcia passava o fim de semana com o pai, dono de posto de gasolina em Espinosa (MG), quando a família foi assaltada por quatro bandidos. Ela entregou a carteira e a mochila de viagem, sob a mira de revólveres. Os bandidos iam saindo quando a jurista apelou: Por favor, me deixem a Constituição, está no bolso de fora da mochila”. “Mas o que é isso, dona?”, perguntou um ladrão, intrigado. “É o livrinho que está aí na bolsa...”, disse Cármen Lúcia. “É essa porcaria aqui que a senhora quer?” confirmou o bandido. Era.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).