Política

Rua 14 de Julho

Adriane Lopes diz que Marquinhos e Rose armaram protesto contra ela

Em entrevista, prefeita alegou que ex-prefeito é "sem moral" e chamou Rose de "eterna candidata"

Continue lendo...

Em entrevista ao programa Tribuna Livre, da Rádio FM 95.7 nesta terça-feira (2), a prefeita de Campo Grande Adriane Lopes (PP) afirmou que a confusão registrada durante a inauguração do Natal dos Sonhos, no sábado (29), na Rua 14 de Julho, foi provocada por manifestantes contratados pelo vereador e ex-prefeito Marquinhos Trad (PDT) e Rose Modesto (União Brasil). 

Segundo Adriane, a manifestação não foi pacífica e pegou a equipe de surpresa. A prefeita relatou que, do palco, o público não conseguia visualizar o que ocorria ao fundo, onde estaria o grupo responsável pela confusão e afirmou que os manifestantes teriam sido levados em ônibus à mando de Rose e Marquinhos para atrapalhar o evento, e criticou o que classificou como ataques "coordenados contra sua gestão".

Em tom crítico, Adriane classificou Marquinhos Trad como alguém "sem moral" para defender mulheres na capital - referência indireta as denúncias contra o ex-prefeito - além de chamar Rose Modesto de "eterna candidata" e "desocupada".

"Hoje eu vim aqui pra me defender, defender a minha honra, defender a instituição da Guarda Civil Metropolitana. Se houve excesso, vai ser apurado, porque eles (guardas) não estavam lá pra atacar ninguém", disse. 

A prefeita ainda acusou ambos de manter postura eleitoral mesmo após um ano do pleito e de tentar tumultuar eventos públicos.

"Quem é Marquinhos para defender mulheres nessa capital? Campo Grande conhece a história dele. Ele não tem moral para defender as mulheres no Campo Grande. A Rose Modesto, a eterna candidata. Uma desocupada que faz um ano que não desce do palanque eleitoral", declarou a prefeita. 

Adriane acusou um professor de organizar a ação e de levar ao local pessoas armadas e com mais de 50 passagens pela polícia, o que, segundo ela, colocou em risco um evento voltado a famílias e crianças.

A prefeita defendeu a atuação da Guarda Civil Metropolitana, dizendo que o papel da corporação é "garantir segurança, especialmente quando há presença de menores, e afirmou que qualquer excesso será investigado.

Chefe do Executivo municipal, Adriane reforçou que, apesar de aceitar manifestações em ambientes adequados, não admite ações que comprometam a segurança de famílias. Disse ainda que continuará cobrando responsabilização de todos os envolvidos nos episódios, tanto dentro das instituições quanto entre seus adversários políticos.

Resposta

Em resposta às acusações da prefeita, Marquinhos Trad destacou ao Correio do Estado que a fala da prefeita partiu de acusações falsas a serem responsabilizadas civil e criminalmente. "Foram afirmações gravíssimas, falsas, irresponsáveis e profundamente ofensivas à honra. E porque são falsas, serão desmentidas e punidas na esfera civil e criminal", disse o ex-prefeito e vereador. 

A postura de Marquinhos é a mesma de Rose Modesto, que declarou que Adriane ganhou eleição mentindo , e segue tentando "justificar o injustificável".

"Jamais  tive participação nessas manifestações que ela vem sofrendo! Nunca falei com ninguém sobre esses atos. A acusação dela é grave e leviana! Por essa razão vou à Justiça exigir retratação pública e ressarcimento por danos morais!", declarou. 

Protesto

O protesto foi organizado por motoentregadore e um grupo de mães atípicas. Na ocasião, guardas municipais usaram de força para conter manifestantes e derrubaram uma mulher que estava no local.

O secretário de Segurança Pública do município Anderson Gonzaga acompanhou a ação, que terminou com a prisão do professor da rede municipal de Campo Grande Washington Alves Pagane, de 35 anos.

Assine o Correio do Estado

NOVO ENDEREÇO

Beto Pereira anuncia amanhã sua filiação ao Republicanos

Em fevereiro deste ano, o deputado federal havia assumido a presidência do PSDB

25/03/2026 08h25

O deputado federal Beto Pereira, que vai para o Republicanos

O deputado federal Beto Pereira, que vai para o Republicanos Divulgação

Continue Lendo...

O deputado federal Beto Pereira oficializa amanhã a troca do PSDB pelo Republicanos para tentar a reeleição para a Câmara dos Deputados.

A confirmação foi obtida pelo Correio do Estado junto a interlocutores do parlamentar, que deve assumir a presidência estadual do partido em Mato Grosso do Sul no lugar do deputado estadual Antonio Vaz.

A reportagem apurou que a chegada do deputado federal ao Republicanos foi articulada pelo governador Eduardo Riedel (PP) e pelo ex-governador Reinaldo Azambuja (PL) diretamente com o presidente nacional do partido, deputado federal Marcos Pereira (SP), durante reunião em Brasília (DF).

Beto Pereira vai para o Republicanos com a finalidade de consolidar a aliança da legenda com o grupo político de Riedel e Azambuja, que tinha PL, PP, União Brasil e PSDB, e tem como meta a reeleição do governador e a eleição de dois senadores da República, um deles o ex-governador.

Além de Beto Pereira, o Republicanos também ganhará o reforço do vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, e do deputado estadual Pedro Pedrossian Neto, ambos do PSD, do senador Nelsinho Trad, que informou o apoio à reeleição de Riedel, mesmo que o partido não faça parte dessa ampla aliança.

Com a adesão do grupo governista, o Republicanos projeta montar uma chapa competitiva para a Câmara dos Deputados, com potencial para conquistar ao menos uma vaga, tendo, além de Beto Pereira, a vereadora Isa Marcondes, a Cavala, que foi a mais votada de Dourados nas eleições municipais de 2024.

HISTÓRICO

O deputado federal Beto Pereira, que vai para o RepublicanosO deputado federal Beto Pereira, que vai para o Republicanos - Forto: Divulgação

Nascido em Campo Grande, em 14 de novembro de 1977, Humberto Rezende Pereira, mais conhecido como Beto Pereira, é formado em Direito e iniciou sua carreira política como prefeito de Terenos. Ele é filho do ex-senador Valter Pereira e tataraneto do fundador da Capital, José Antônio Pereira.

Em 2004, foi eleito prefeito do município de Terenos aos 26 anos, tornando-se o gestor mais jovem do Estado na época. No ano de 2008, foi reeleito com mais de 70% dos votos dos eleitores.

Em 2009, assumiu a presidência da Associação Sul-Mato-Grossense de Municípios (Assomasul) e, em 2012, Beto Pereira se tornou vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) – o primeiro sul-mato-grossense a assumir essa função.

Em 2014, foi eleito deputado estadual, com 27.182 votos, e, em 2017, assumiu a presidência estadual do PSDB de Mato Grosso do Sul, enquanto em 2018 se elegeu deputado federal, com 80.500 votos.

No ano de 2019, foi eleito secretário-geral do PSDB nacional e, em 2022, foi reeleito deputado federal, com 97.872 votos, por Mato Grosso do Sul.

Em fevereiro de 2023, foi eleito para compor a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Um ano depois, em 2024, foi candidato a prefeito de Campo Grande, mas não conseguiu chegar ao segundo turno.

 

Assine o Correio do Estado

ELEIÇÕES 2026

Vereadores do PSDB se recusam a servir de escada para deputados estaduais

Os parlamentares municipais da Capital querem na chapa tucana somente um entre Jamilson Name e Pedro Caravina

25/03/2026 08h20

Os deputados estaduais Marcio, Jamilson, Caravina, Lidio e Paulo durante a sessão de ontem

Os deputados estaduais Marcio, Jamilson, Caravina, Lidio e Paulo durante a sessão de ontem Luciana Nassar/Alems

Continue Lendo...

A formação da chapa para deputados estaduais pelo PSDB em Mato Grosso do Sul deixou de ser uma negociação tranquila para virar o estopim para um motim por parte dos vereadores do partido em Campo Grande que têm pretensões de concorrer a vagas na Assembleia Legislativa do Estado no pleito deste ano.

O Correio do Estado apurou que os vereadores Pitu, Flávio Cabo Almi e Dr. Victor Rocha deram um ultimato ao partido depois que foram informados que os deputados estaduais Jamilson Name e Pedro Caravina vão continuar no ninho tucano para tentar a reeleição, inviabilizando que, pelo menos, um parlamentar municipal tenha chance real de ser eleito.

Na semana passada, conforme fontes ouvidas pela reportagem, estava tudo certo para que o deputado estadual Pedro Caravina fosse para o PP, ficando apenas Jamilson Name no partido, com a deputada estadual Lia Nogueira, o que permitiria que os três vereadores tivessem a oportunidade de disputar as cadeiras na Casa de Leis.

Porém, nesta semana, Caravina refez a conta de votos necessários para ser reeleito e constatou que, com os três vereadores na chapa, seria muito mais fácil garantir o retorno à Assembleia Legislativa se continuasse no PSDB do que tentando a sorte no PP, da senadora Tereza Cristina.

CAMPEÕES DE VOTOS

Entretanto, a permanência dele, de acordo com apuração do Correio do Estado, fará com que a chapa fique com dois deputados estaduais campeões de votos, tornando a campanha eleitoral de Pitu, Flávio Cabo Almi e Dr. Victor Rocha muito mais difícil, pois dificilmente a chapa fará mais do que três parlamentares na eleição deste ano.

Portanto, com essa matemática, será mais fácil que Jamilson e Caravina sejam reeleitos, restando apenas uma possível cadeira na Assembleia Legislativa para o ninho tucano, que seria disputada pelos três vereadores e ainda pelos deputados estaduais Lia Nogueira e Paulo Duarte, que deve trocar o PSB pelo PSDB.

Por isso, os três vereadores avisaram que não pretendem ser “escada” para os deputados estaduais no pleito deste ano e, caso Jamilson ou Caravina resolvam bater o pé sobre ficar no PSDB, Pitu, Flávio Cabo Almi e Dr. Victor Rocha não serão mais candidatos neste ano, enfraquecendo a chapa.

Para complicar ainda mais a situação, além da chegada de Paulo Duarte, também é cogitada a pré-candidatura do ex-prefeito de Três Lagoas Ângelo Guerreiro como deputado estadual pelo PSDB, outro nome com muitos votos, principalmente, na região da Costa Leste de Mato Grosso do Sul.

OUTRO LADO

Procurados pelo Correio do Estado, os três vereadores não consideraram comentar, mesmo posicionamento do deputado estadual Jamilson Name, enquanto o deputado estadual Pedro Caravina disse que não estava sabendo do ultimato.

“Eu entendo que a chapa desenhada pelo PSDB tem total condição de eleger de quatro a cinco deputados estaduais. Com quatro deputados estaduais de mandato, os três vereadores da Capital e com outras lideranças filiadas, teremos uma chapa muito competitiva”, projetou.

No entanto, ainda conforme Caravina, a decisão de sair candidato não é para agora, mas somente nas convenções. “Agora é filiação, e todos estão filiados”, analisou, prevendo que tudo deve ser resolvido.

Agora, a definição final sobre a formação da chapa para deputados estaduais terá de passar pelas mãos do ex-governador Reinaldo Azambuja (PL) e do atual governador Eduardo Riedel (PP), que estão à frente das negociações dos partidos da ampla aliança formada para a reeleição de Riedel e eleição de Azambuja ao Senado.

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).