O presidente Jair Bolsonaro, do PL, escolheu o terceiro mais votado que integrava a lista tríplice para ocupar vaga de desembargador do TRF-3 (Tribunal Regional Federal) da 3ª região. As foi definida por meio do chamado quinto constitucional, regra que reserva a membros do Ministério Público e advogados na composição dos tribunais.
Um dos três da relação tríplice era o advogado indicado pela OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil) em Mato Grosso do Sul, Fernando Olavo Saddi Castro, que aparecia como segundo mais votado. Contudo, o presidente optou pelo terceiro mais votado, o advogado Marcelo Vieira de Campos, que atua em São Paulo.
A primeira da lista era a advogada paulista Rita Maria Costa Dias Nolasco.
Fernando Olavo foi apoiado pelo ex-presidente da OAB de MS, Mansour Elias Karmouche. Os dois são amigos de infância.
A disputa pela vaga teve início em abril deste ano, quando a OAB de MS escolheu seis nomes e os enviaram para o TRF-3. Em setembro, a corte federal definiu a lista tríplice entregue ao presidente.
O TRF-3, cuja sede fica em São Paulo, atua como segunda instância da Justiça Federal em São Paulo e Mato Grosso do Sul.
A escolha foi para vaga destinada à advocacia, em decorrência da aposentadoria da desembargadora federal Cecília Marcondes.
O advogado Marcelo Vieira de Campos, natural de São Paulo, é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade de Guarulhos, especialista em Direito Administrativo e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em Direito.
Ele integrou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) na classe jurista, onde atuou como juiz substituto a partir de 2017 e, em 2020, se tornou juiz efetivo, informou a assessoria de imprensa do TRF-3.