Menu
Fique conectado conosco nas redes sociais!

Fale Conosco

Newsletter

A S S I N E

Início Últimas Notícias Publicidade Legal Cidades Política Economia Esportes Veículos Correio B Correiopod Informe Publicitário Opinião Classificados Edição Impressa
Quem Somos Expediente Termos Fale Conosco

Acessiblidade

A+ A-
Correio do Estado

A S S I N E

ENTRAR
Últimas Notícias Cidades Política Economia Esportes Correio B Opinião Classificados

Política

Política

A+ A-

Brasil fica fora da disputa pelo Oscar

Brasil fica fora da disputa pelo Oscar

Redação

21/01/2010 - 05h22
Nos siga no
O Correio do Estado no Google News
Compartilhar
Facebook
Linkedin
Twitter
Whatsapp
Continue lendo...

O filme “Salve geral”, de Sérgio Rezende, está fora da disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro. A Academia Cinematográfica de Hollywood divulgou ontem os nove longas- metragens que vão concorrer às cinco vagas de indicados. O Brasil brigava com mais 64 países. Do cinema latino, apenas Argentina com “O segredo de seus olhos” e o Peru com “A teta assustada” continuam na corrida. França com “O profeta”, Alemanha com “A fita branca” e Austrália com “Samson & Delilah” são considerados favoritos para concorrer à estatueta. O júri que vai decidir os cinco indicados se reunirá entre 29 e 31 de janeiro para assistir a três filmes por dia e dar seus votos. Em 2 de fevereiro, às 5h30min, em Los Angeles, serão anunciados os nomes dos cinco longas que vão concorrer ao Oscar. A cerimônia de premiação será realizada dia 7 de março, em Los Angeles. Veja a lista de pré-indicados para melhor filme estrangeiro: Alemanha: “A fita branca”, de Michael Haneke; Argentina: “O segredo dos seus olhos”, de Juan Jose Campanella; Austrália: “Samson & Delilah”, de Warwick Thornton; Bulgária: “The world is big and salvation lurks around the corner”, de Stephan Komandarev; Cazaquistão: “Kelin”, de Ermek Tursunov; França: “O profeta”, de Jacques Audiard; Holanda: “Winter in wartime”, de Martin Koolhoven; Israel: “Ajami”, de Scandar Copti e Yaron Shani; Peru: “A teta assustada”, de Claudia Llosa.

TURN OFF

Justiça de MS mandou soltar todos os implicados na organização que negociava propina em licitações

Esquema envolveu empresários, servidores estaduais, secretário adjunto e coordenador da Apae; libertados, eles seguem investigados pela trama

08/12/2023 16h53

Compartilhar
Facebook
Twitter
Whatsapp

No dia operação, os investigadores apreenderam em torno de R$ 200 mil; na foto, os irmãos Lucas e Sérgio Coutinho, empresários DIVULGAÇÃO

Continue Lendo...

Dez dias depois de deflagrada a Turn Off, operação do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) que pôs na cadeia oito pessoas, entre as quais servidores estaduais, ex-secretário-adjunto e empresários, ninguém mais está encarcerado.  

Em liberdade, seguem investigados os implicados na organização criminosa que teriam praticado crimes de corrupção ativa, passiva, peculato, fraude em licitações/contratos públicos e lavagem de dinheiro. Embora ainda em apuração, o rombo causado pela trama teria alcançado a cifra de quase R$ 70 milhões. 

O último a deixar a prisão, nesta semana, foi o ex-coordenador técnico do Centro Especializado da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), entidade criada a 56 anos, Paulo Henrique Muleta Andrade. 

Andrade, que foi afastado depois de preso, segundo as investigações, cobrava propina ao negociar a compra de equipamentos hospitalares para a entidade, que era custeado por dinheiro público. 

A Off Turn foi tocada pelo Gaeco, o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado e o Grupo Especial de Combate à Corrupção, que a apoiaram às 29ª e 31ª Promotorias de Justiça de Campo Grande, que atuam na proteção do Patrimônio Público e Social. 

Pelo até aqui investigado, a organização fraudava licitações para a compra de aparelhos de ar-condicionado pela Secretaria Estadual de Educação, locação de equipamentos médicos hospitalares, elaboração de laudos pela Secretaria Estadual de Saúde e ainda produtos hospitalares para pacientes da Apae.  

Em parte da investigação, captou-se diálogos dos envolvidos por meio de whatsapp. 

Foram presos na operação os empresários Sérgio Duarte Coutinho Júnior, o irmão Lucas e ainda o empresário, Victor Leite de Andrade. 

Outro detido foi o assessor parlamentar (já demitido) do deputado federal Geraldo Resende, do PSDB, Andréia Cristina, servidora da Educação e Simone Ramites, que atuava nos pregões da Secretaria Estadual de Administração, além do ex-chefe da Apae. 

Também foi preso, Edio Antônio Resende de Castro, então secretário adjunto da Secretaria Estadual de Educação. Os servidores estaduais foram afastados no dia seguinte à operação. 

Simone, servidora afastada e Paulo Andrade foram os últimos liberdados, nesta semana.

 

 

ALTERAÇÃO

PEC que amplia idade para ingressar no TCE-MS já tramita na Assembleia

Atualmente, a idade máxima é de 60 anos e, pela proposta entregue pelo Estado à Casa de Leis, subirá para 70 anos

08/12/2023 08h00

Compartilhar
Facebook
Twitter
Whatsapp

A aprovação da PEC vai flexibilizar a escolha de conselheiros para o Tribunal de Contas do Estado GERSON OLIVEIRA

Continue Lendo...

A idade máxima para a escolha de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) pode sofrer mudanças antes do recesso parlamentar da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), em decorrência de proposta de emenda à Constituição (PEC) apresentada à Casa de Leis pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), no início desta semana.

Segundo o texto da PEC, ao qual o Correio do Estado teve acesso com exclusividade, Riedel solicitou aos deputados estaduais a aprovação de uma alteração na redação do § 2º do artigo 80 da Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul, elevando para menos de 70 anos a idade máxima para a escolha e a nomeação de membros da Corte de Contas estadual.

Com amparo no artigo 66, inciso II, da Constituição de MS, o governador submete à apreciação da Alems uma PEC para adequar a redação ao inciso I do § 1º do artigo 73 da Constituição Federal, que, por meio da Emenda Constitucional n° 122, de 17 de maio de 2022, elevou para menos de 70 anos a idade máxima para a escolha e a nomeação de membros de tribunais.

Na justificativa, Riedel explicou que se pretende “observar o princípio da simetria contido no artigo 75 da Constituição Federal, que estabelece que a organização, a composição e a atividade fiscalizatória referentes aos Tribunais de Contas dos estados, do Distrito Federal e dos Tribunais e Conselhos de Contas dos municípios devem seguir o modelo federal de organização concebido ao Tribunal de Contas da União na Constituição Federal”.

Portanto, completou o governador, alterando-se o § 2º do artigo 80 da Constituição estadual, a idade para a escolha dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, que atualmente é de mais de 35 anos e menos de 60 anos de idade, passará a ser de mais de 35 anos e menos de 70 anos de idade, harmonizando-se com a previsão da Carta Magna.
 

BASTIDORES

De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, a PEC chega para contemplar alguns interessados nas vagas do TCE-MS que devem ser abertas por aposentadorias ou pelo provável afastamento em definitivo dos conselheiros Iran Coelho das Neves, Ronaldo Chadid e Waldir Neves, que estão afastados desde dezembro do ano passado por determinação do ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em razão de suspeita de corrupção.

Um desses interessados, e que se beneficiará na eventualidade de a PEC ser aprovada pela Casa de Leis, é o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, que, por ter 66 anos de idade, não poderia mais pleitear uma vaga na Corte de Contas. 

Além dele, outro interessado que também será beneficiado é o secretário-executivo do Escritório de Relações Institucionais e Políticas no Distrito Federal, Sérgio de Paula, que vai completar 64 anos 
de idade no dia 31 de dezembro.

No primeiro semestre deste ano, conforme o Correio do Estado apurou, Paulo Corrêa tentou, sem êxito, o apoio dos colegas de Assembleia Legislativa para propor uma PEC para ampliar para 70 anos a idade-limite para concorrer à vaga no TCE-MS.

Na prática, seria uma “PEC da Bengala” ao avesso, pois, pela original, quando completam 75 anos de idade, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), bem como toda a magistratura do Brasil, são aposentados compulsoriamente. 

A idade máxima para a aposentadoria de ministros era de 70 anos até oito anos atrás, quando foi aprovada no Congresso Nacional a Emenda Constitucional nº 88, que esticou o prazo-limite para o aniversário de 75 anos. A mudança de 2015 foi batizada de “PEC da Bengala”. 

Porém, para que a “PEC da Bengala” ao avesso prosperasse dentro da Casa de Leis, Paulo Corrêa precisava convencer pelo menos oito deputados estaduais a assinarem o pedido de apresentação, para que começasse a tramitar na Assembleia Legislativa. 

Além disso, para que fosse aprovada a PEC, o parlamentar precisava de pelo menos 16 votos favoráveis. Agora, com a apresentação da proposta pelo Executivo, a chance de a PEC prosperar cresceu exponencialmente, e aqueles que antes eram contra já mudaram de ideia e estão dispostos a votar pela sua aprovação. 

SAIBA

Atualmente, o Conselho Deliberativo do TCE-MS é composto pelos conselheiros Jerson Domingos (presidente); Flávio Kayatt (vice-presidente, ouvidor e presidente da 1ª Câmara); Osmar Jeronymo (corregedor-geral); Marcio Monteiro (diretor da Escola Superior de Controle Externo e presidente da 2ª Câmara); Célio Lima (conselheiro substituto); Leandro Pimentel (conselheiro substituto); e Patrícia Sarmento (conselheira substituta).

MAIS LIDAS

1

Confira o roteiro da Caravana de Natal da Coca-cola em Campo Grande
atrações

/ 2 dias

Confira o roteiro da Caravana de Natal da Coca-cola em Campo Grande

2

Instituto Luther King realiza bazar com produtos importados a partir de R$10
Solidariedade

/ 4 dias

Instituto Luther King realiza bazar com produtos importados a partir de R$10

3

Fábrica da Suzano pega fogo em Ribas do Rio Pardo
Incêndio em obra

/ 2 dias

Fábrica da Suzano pega fogo em Ribas do Rio Pardo

4

Impasse entre trabalhadores e comerciantes pode causar prejuízo no comércio da Capital
Impasse

/ 1 dia

Impasse entre trabalhadores e comerciantes pode causar prejuízo no comércio da Capital

5

Marido de delegada leva golpe e polícia de MS prende estelionatário em SP
PREJUÍZO

/ 1 dia

Marido de delegada leva golpe e polícia de MS prende estelionatário em SP

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

ASSINANTES
Você sabe quais os riscos de não planejar a aposentadoria?
DIREITO PREVIDENCIÁRIO

/ 1 dia

Você sabe quais os riscos de não planejar a aposentadoria?
A Rota Bioceânica e sua importância na economia de Mato Grosso do Sul
Exclusivo para assinantes

/ 4 dias

A Rota Bioceânica e sua importância na economia de Mato Grosso do Sul
STJ reconhece falhas em pagamento de PASEP e servidores podem pedir ressarcimento; entenda
Exclusivo para Assinantes

/ 01/12/2023

STJ reconhece falhas em pagamento de PASEP e servidores podem pedir ressarcimento; entenda
Leandro Provenzano: Na Rota da Responsabilidade
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

/ 30/11/2023

Leandro Provenzano: Na Rota da Responsabilidade

FIQUE CONECTADO CONOSCO NAS REDES SOCIAIS!

Fale Conosco

Newsletter

A S S I N E

Início Últimas Notícias Publicidade Legal Cidades Política Economia Esportes Veículos Correio B Correiopod Informe Publicitário Opinião Classificados Edição Impressa
Quem Somos Expediente Termos
Fale Conosco
Correio do Estado

Av. Calógeras, 356, Centro

[email protected]

(67) 3323-6090

(67) 9.9922-6705

©2023 CORREIO DO ESTADO. Todos os Direitos Reservados.

Razão social: Correio do Estado LTDA

CNPJ: 03.119.724/0001-47

Layout

dothCom

Plataforma

DOTHNEWS