Política

POLÍTICA

Governo do Estado firma parceria para impulsionar o empreendedorismo nos municípios

Parceria entre o governo estadual, Assomasul e Sebrae implementará o programa Cidade Empreendedora

Continue lendo...

O governador do Estado, Eduardo Riedel (PP) firmou parceria com o Sebrae e a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), com o objetivo de fortalecer a gestão pública e o desenvolvimento dos municípios por meio do programa Cidade Empreendedora. O acordo aconteceu durante a abertura do 3º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (20), no Bosque Expo, em Campo Grande. 

Riedel enfatizou a importância da colaboração permanente e franca entre o Estado e os municípios para garantir o sucesso das políticas públicas, a proteção da sociedade e o avanço da prosperidade e inclusão social em MS.

"O desafio gigante aqui é a gente conseguir proteger a sociedade sul-mato-grossense no sentido de oferecer políticas públicas cada vez mais adequadas. Isso não se faz sozinho. Isso se faz com a nossa representação política, tanto na Assembleia Legislativa quanto na bancada federal. Enfim, é o conjunto que realiza essa diretriz central de a gente avançar em torno de prosperidade e inclusão social. São dois grandes eixos que estão diretamente conectados e que só é possível nessa relação Estado-município".

Em sua fala, Thalles Tomazelli, presidente da Assomasul, enfatizou as oportunidades que devem ser dadas aos servidores, fornecendo mecanismos para que desenvolvam políticas públicas que cheguem à população de forma eficiente.

"É legal a gente ver planilha, números, estatística, mas por trás da disso tudo, existe o servidor. Ele precisa estar motivado, precisa estar olhando onde mora, o trajeto que ele faz para chegar em uma prefeitura, numa câmara. Enfim, tudo isso importa diretamente e indiretamente com o município, com a sua sociedade,  com o governo do estado. De fato, o propósito é melhorar e dar cada vez mais oportunidade para os nossos servidores".

Sob o tema “Eficiência na Gestão Pública: Saúde, Educação e Assistência Social para o Desenvolvimento dos Municípios de MS”, o congresso visa fortalecer o municipalismo, um dos pilares do atual governo de MS; promover a integração entre gestores e legisladores; e ampliar o debate sobre as melhores práticas administrativas. O evento reuniu prefeitos, vereadores, secretários e demais lideranças municipais.

Cidade Empreendedora

O programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae que integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, para estimular a economia local e desenvolver os municípios.

O programa, desenvolvido pelo Sebrae, oferece às prefeituras um pacote de soluções para impulsionar a economia local, atuando no apoio direto aos empreendedores e na melhoria do ambiente de negócios em parceria com o poder público. Desde 2018, o programa já foi implementado em 45 municípios de Mato Grosso do Sul, cobrindo 57% do estado.

Há dois eixos que sustentam o programa: Cidade de Negócios e Cidade Agro. O primeiro trabalha com análises, planejamento e entregas estratégicas para alavancar o município através do empreendedorismo.

O segundo é voltado para o agronegócio, os esforços são focados em estimular o pequeno produtor, além de criar incentivos para fomentar a economia agrícola local. Também para reduzir os impactos no meio ambiente, o eixo realiza trabalhos ecológicos como o Projeto Verdinho.

Programação do evento

No dia 21, às 15h, no palco principal, ocorre a apresentação “Sebrae Parceiro dos Municípios”, que detalhará o programa Cidade Empreendedora.

No dia 22, às 14h30, a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, participa do painel “Como a liderança feminina influencia na política pública” para apresentar o programa Liderança Adaptativa. 
Além disso, um stand institucional, localizado em frente à entrada principal, ficará disponível para visitação durante todo o evento, com informações sobre o Cidade Empreendedora.

NOVO ENDEREÇO

Beto Pereira anuncia amanhã sua filiação ao Republicanos

Em fevereiro deste ano, o deputado federal havia assumido a presidência do PSDB

25/03/2026 08h25

O deputado federal Beto Pereira, que vai para o Republicanos

O deputado federal Beto Pereira, que vai para o Republicanos Divulgação

Continue Lendo...

O deputado federal Beto Pereira oficializa amanhã a troca do PSDB pelo Republicanos para tentar a reeleição para a Câmara dos Deputados.

A confirmação foi obtida pelo Correio do Estado junto a interlocutores do parlamentar, que deve assumir a presidência estadual do partido em Mato Grosso do Sul no lugar do deputado estadual Antonio Vaz.

A reportagem apurou que a chegada do deputado federal ao Republicanos foi articulada pelo governador Eduardo Riedel (PP) e pelo ex-governador Reinaldo Azambuja (PL) diretamente com o presidente nacional do partido, deputado federal Marcos Pereira (SP), durante reunião em Brasília (DF).

Beto Pereira vai para o Republicanos com a finalidade de consolidar a aliança da legenda com o grupo político de Riedel e Azambuja, que tinha PL, PP, União Brasil e PSDB, e tem como meta a reeleição do governador e a eleição de dois senadores da República, um deles o ex-governador.

Além de Beto Pereira, o Republicanos também ganhará o reforço do vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, e do deputado estadual Pedro Pedrossian Neto, ambos do PSD, do senador Nelsinho Trad, que informou o apoio à reeleição de Riedel, mesmo que o partido não faça parte dessa ampla aliança.

Com a adesão do grupo governista, o Republicanos projeta montar uma chapa competitiva para a Câmara dos Deputados, com potencial para conquistar ao menos uma vaga, tendo, além de Beto Pereira, a vereadora Isa Marcondes, a Cavala, que foi a mais votada de Dourados nas eleições municipais de 2024.

HISTÓRICO

O deputado federal Beto Pereira, que vai para o RepublicanosO deputado federal Beto Pereira, que vai para o Republicanos - Forto: Divulgação

Nascido em Campo Grande, em 14 de novembro de 1977, Humberto Rezende Pereira, mais conhecido como Beto Pereira, é formado em Direito e iniciou sua carreira política como prefeito de Terenos. Ele é filho do ex-senador Valter Pereira e tataraneto do fundador da Capital, José Antônio Pereira.

Em 2004, foi eleito prefeito do município de Terenos aos 26 anos, tornando-se o gestor mais jovem do Estado na época. No ano de 2008, foi reeleito com mais de 70% dos votos dos eleitores.

Em 2009, assumiu a presidência da Associação Sul-Mato-Grossense de Municípios (Assomasul) e, em 2012, Beto Pereira se tornou vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) – o primeiro sul-mato-grossense a assumir essa função.

Em 2014, foi eleito deputado estadual, com 27.182 votos, e, em 2017, assumiu a presidência estadual do PSDB de Mato Grosso do Sul, enquanto em 2018 se elegeu deputado federal, com 80.500 votos.

No ano de 2019, foi eleito secretário-geral do PSDB nacional e, em 2022, foi reeleito deputado federal, com 97.872 votos, por Mato Grosso do Sul.

Em fevereiro de 2023, foi eleito para compor a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Um ano depois, em 2024, foi candidato a prefeito de Campo Grande, mas não conseguiu chegar ao segundo turno.

 

Assine o Correio do Estado

ELEIÇÕES 2026

Vereadores do PSDB se recusam a servir de escada para deputados estaduais

Os parlamentares municipais da Capital querem na chapa tucana somente um entre Jamilson Name e Pedro Caravina

25/03/2026 08h20

Os deputados estaduais Marcio, Jamilson, Caravina, Lidio e Paulo durante a sessão de ontem

Os deputados estaduais Marcio, Jamilson, Caravina, Lidio e Paulo durante a sessão de ontem Luciana Nassar/Alems

Continue Lendo...

A formação da chapa para deputados estaduais pelo PSDB em Mato Grosso do Sul deixou de ser uma negociação tranquila para virar o estopim para um motim por parte dos vereadores do partido em Campo Grande que têm pretensões de concorrer a vagas na Assembleia Legislativa do Estado no pleito deste ano.

O Correio do Estado apurou que os vereadores Pitu, Flávio Cabo Almi e Dr. Victor Rocha deram um ultimato ao partido depois que foram informados que os deputados estaduais Jamilson Name e Pedro Caravina vão continuar no ninho tucano para tentar a reeleição, inviabilizando que, pelo menos, um parlamentar municipal tenha chance real de ser eleito.

Na semana passada, conforme fontes ouvidas pela reportagem, estava tudo certo para que o deputado estadual Pedro Caravina fosse para o PP, ficando apenas Jamilson Name no partido, com a deputada estadual Lia Nogueira, o que permitiria que os três vereadores tivessem a oportunidade de disputar as cadeiras na Casa de Leis.

Porém, nesta semana, Caravina refez a conta de votos necessários para ser reeleito e constatou que, com os três vereadores na chapa, seria muito mais fácil garantir o retorno à Assembleia Legislativa se continuasse no PSDB do que tentando a sorte no PP, da senadora Tereza Cristina.

CAMPEÕES DE VOTOS

Entretanto, a permanência dele, de acordo com apuração do Correio do Estado, fará com que a chapa fique com dois deputados estaduais campeões de votos, tornando a campanha eleitoral de Pitu, Flávio Cabo Almi e Dr. Victor Rocha muito mais difícil, pois dificilmente a chapa fará mais do que três parlamentares na eleição deste ano.

Portanto, com essa matemática, será mais fácil que Jamilson e Caravina sejam reeleitos, restando apenas uma possível cadeira na Assembleia Legislativa para o ninho tucano, que seria disputada pelos três vereadores e ainda pelos deputados estaduais Lia Nogueira e Paulo Duarte, que deve trocar o PSB pelo PSDB.

Por isso, os três vereadores avisaram que não pretendem ser “escada” para os deputados estaduais no pleito deste ano e, caso Jamilson ou Caravina resolvam bater o pé sobre ficar no PSDB, Pitu, Flávio Cabo Almi e Dr. Victor Rocha não serão mais candidatos neste ano, enfraquecendo a chapa.

Para complicar ainda mais a situação, além da chegada de Paulo Duarte, também é cogitada a pré-candidatura do ex-prefeito de Três Lagoas Ângelo Guerreiro como deputado estadual pelo PSDB, outro nome com muitos votos, principalmente, na região da Costa Leste de Mato Grosso do Sul.

OUTRO LADO

Procurados pelo Correio do Estado, os três vereadores não consideraram comentar, mesmo posicionamento do deputado estadual Jamilson Name, enquanto o deputado estadual Pedro Caravina disse que não estava sabendo do ultimato.

“Eu entendo que a chapa desenhada pelo PSDB tem total condição de eleger de quatro a cinco deputados estaduais. Com quatro deputados estaduais de mandato, os três vereadores da Capital e com outras lideranças filiadas, teremos uma chapa muito competitiva”, projetou.

No entanto, ainda conforme Caravina, a decisão de sair candidato não é para agora, mas somente nas convenções. “Agora é filiação, e todos estão filiados”, analisou, prevendo que tudo deve ser resolvido.

Agora, a definição final sobre a formação da chapa para deputados estaduais terá de passar pelas mãos do ex-governador Reinaldo Azambuja (PL) e do atual governador Eduardo Riedel (PP), que estão à frente das negociações dos partidos da ampla aliança formada para a reeleição de Riedel e eleição de Azambuja ao Senado.

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).