Política

DANÇA DAS CADEIRAS

José Mauro deixa Secretaria Municipal de Saúde e Sandro Benites aceita comandar a Sesau

Prefeita Adriane Lopes mantém apenas três cargos do escalão técnico que executava a gestão de Marquinhos Trad, e vereador deve assumir no início da semana que vem

Continue lendo...

José Mauro Pinto de Castro Filho, que chefiou a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) por mais de três anos, foi exonerado na manhã desta sexta-feira (02), conforme publicado no Diário Oficial de Campo Grande

Nesse contexto, Dr. Sandro Trindade Benites, vereador do Patriota - até por ser do mesmo partido da prefeita -, é o novo secretário na pasta da Saúde, e deve assumir no início da semana que vem, segundo assessoria do atual vereador. 

José Mauro assumiu o cargo ainda em 29 de março, chefiando a Sesau por exatos três anos, oito meses e quatro dias. 

Vale ressaltar que, com  a saíde do Dr. José Mauro, apenas três dos secretários que participavam da gestão de Marquinhos Trad mantém seus cargos, sendo: 

  • Rudi Fioresi - secretário de Obras
  • Márcia Helena Hokama - secretária de Finanças
  • Janine de Lima Bruno - diretor da Agetran 

Conheça

 

Filho de militar, Sandro Benites é campo-grandense e acumula os títulos de Major do Exército Brasileiro, Médico Pediatra, Nutrólogo e Toxicologista. 

No exercício da profissão atuou como iretor Técnico do Hospital Regional, Médico da Prefeitura Municipal de Campo Grande, Médico Concursado do Tribunal de Justiça e Assessor Técnico da Secretaria Estadual de Saúde, visando sempre a prevenção de doenças e não as causas.

Mais recente, o então vereador se envolveu em polêmica, participando e dando apoio ao atos que acontecem em frente ao Comando Militar D'Oeste, em Campo Grande. 

Como apurou o Correio do Estado, em 02 de novembro ele teria subido no trio elétrico do local, sendo que usou o microfone para "mandar um recado" para o general do Exército. 

Por esse motivo, parlamentares inclusive pediram a cassação de Benites. Caso ele deixe o cargo como parlamentar, seu colega de partido, Paulo Lands, é suplente direto para assumir como vereador pela Capital.

Dança das cadeiras

Antes dessa alteração, o cargo de assessor-chefe do gabinete da prefeita foi passado das mãos de Laura Marina Ferreira S. de Miranda Candelório, para Wilton Celeste Candelório. 

Além disso, a Subsecretaria do Bem-Estar Animal teve nova gestão, passada de Ana para Ana, com Cristina Camargo de Castro sendo trocada por Luiza Lourenço de Oliveira. 

A Secretaria Municipal de Assistência Social foi outra que teve mudanças na secretaria adjunta, com Michele dos Santos Ferreira assumindo cargo equivalente na Secretaria Municipal da Juventude, e deixando a vaga para Inês Auxiliadora Mongenot Santana.

Também a secretaria-executiva de Compras Governamentais recebeu um novo regente, após a posse de Adriane Lopes, pela nomeação nomeação de Isaac José de Araujo.

Ainda, Thelma Fernandes Mendes foi um dos nomes que se aproximou de Adriane, deixando a secretaria-adjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), e assumindo o cargo de chefe do gabinete da prefeita

Ainda em 24 de outubro, a prefeita em exercício designou Paulo da Silva para a Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat), no lugar de Luciano Silva Martins. 

Houve mudança na Secretaria de Governo e Relações Institucionais (Segov), com a troca de Antônio Cézar Lacerda, por Mario Cesar Oliveira da Fonseca.

Também teve troca a troca de Agenor Mattiello por Maria das Graças Macedo, na Secretaria Municipal de Gestão.

 

Assine o Correio do Estado

Pesquisa IPR

Nelson Cintra lidera briga pela prefeitura de Porto Murtinho

Na pesquisa espontânea, o candidato do PSDB aparece com 56,77% da preferência dos entrevistados

20/09/2024 12h12

Nelson Cintra

Nelson Cintra

Continue Lendo...

Pesquisa de intenções de voto para prefeito de Porto Murtinho (MS), realizada pelo Instituto de Pesquisa Resultado (IPR), no período de 14 a 16 de setembro, junto a 303 moradores do município com 16 anos ou mais, revela que, se as eleições municipais fossem hoje, o atual prefeito Nelson Cintra (PSDB) seria reeleito. 

Na pesquisa espontânea, quando não são oferecidas opções de nomes aos entrevistados, Nelson Cintra aparece com 56,77% da preferência dos entrevistados.

Já o segundo colocado, Fábio Netto (PL), tem 13,53%, o terceiro, Ton Olmedo (PSB), tem 5,61%, e a quarta, Dulce Leão (Republicanos), tem 1,65%, e 22,44% ainda estão indecisos.

Na pesquisa estimulada, quando são oferecidas opções de nomes aos entrevistados, o atual prefeito amplia sua vantagem, alcançando 61,72% das intenções de voto.

Na sequência, aparecem os candidatos Fábio Netto, com 18,15%, Ton Olmedo, com 7,92%, e Dulce Leão, com 2,31%, enquanto 8,58% estão indecisos e 1,32% votarão em branco ou anularão.

REJEIÇÃO

O IPR ainda levantou a rejeição dos quatro candidatos a prefeito de Porto Murtinho. Nesse quesito, 24,75% dos entrevistados falaram que, se as eleições fossem hoje, não votariam de jeito nenhum em Ton Olmedo, seguido por Nelson Cintra, com 11,55%, Dulce Leão, com 7,59%, e Fábio Netto, com 1,98%, enquanto 46,53% não rejeitam nenhum dos quatro, 1,32% rejeitam todos os candidatos e 6,27% estão indecisos.

Além disso, o IPR também avaliou a administração de Nelson Cintra, e verificou que 70,62% dos entrevistados a aprovam. Desses, 33,66% classificaram sua gestão como ótima, e 36,96% a consideraram boa.

Outros 15,18% disseram que a gestão é regular, 2,64% falaram que é ruim, 9,57% declararam que é péssima e 1,98% não souberam ou não responderam.

QUEM GANHA

O instituto perguntou aos 303 entrevistados quem será eleito prefeito de Porto Murtinho nas eleições deste ano, independentemente dos seus respectivos votos, e 70,63% falaram que será Nelson Cintra. 
Já 13,86% disseram que será Fábio Netto, 5,61% citaram Ton Olmedo e 1,65% apontaram Dulce Leão, enquanto 8,25% se declararam indecisos. 

 O levantamento realizado pelo IPR foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o nº MS-04019/2024, tendo margem de erro de 5,6 pontos porcentuais para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. (DP)

Mudanças

Crhistinne Maymone é exonerada da Ses

A decisão foi publicada nesta sexta-feira (20) no Diário Oficial do Estado

20/09/2024 10h09

Crédito Governo do Estado

Continue Lendo...

Secretária adjunta da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a doutora em ciências Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves, foi exonerada do cargo hoje, sexta-feira (20), segundo publicação 11.621 do Diário Oficial do Estado (DOE)

Conforme o informativo, a exoneração, assinada pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), decorre da aposentadoria de Crhistinne na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Devido a essa mudança em seu regime previdenciário, a profissional se afastará do cargo na SES.

Nomeada em 2 de janeiro de 2023 para o cargo em comissão de Administração Superior e Assessoramento da SES, Crhistinne recebia uma remuneração fixa de R$ 34 mil.

Com vasta experiência na área da saúde, a profissional é graduada em Odontologia pela UFMS, a secretária chegou a ocupar  outros cargos de chefia no setor. Veja a nota:



"Ela permanece no cargo, a exoneração foi apenas por questões previdenciárias, devido a aposentadoria dela no serviço federal".

Confira a publicação:
 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).