José Mauro Pinto de Castro Filho, que chefiou a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) por mais de três anos, foi exonerado na manhã desta sexta-feira (02), conforme publicado no Diário Oficial de Campo Grande.
Nesse contexto, Dr. Sandro Trindade Benites, vereador do Patriota - até por ser do mesmo partido da prefeita -, é o novo secretário na pasta da Saúde, e deve assumir no início da semana que vem, segundo assessoria do atual vereador.
José Mauro assumiu o cargo ainda em 29 de março, chefiando a Sesau por exatos três anos, oito meses e quatro dias.
Vale ressaltar que, com a saíde do Dr. José Mauro, apenas três dos secretários que participavam da gestão de Marquinhos Trad mantém seus cargos, sendo:
- Rudi Fioresi - secretário de Obras
- Márcia Helena Hokama - secretária de Finanças
- Janine de Lima Bruno - diretor da Agetran
Conheça
Filho de militar, Sandro Benites é campo-grandense e acumula os títulos de Major do Exército Brasileiro, Médico Pediatra, Nutrólogo e Toxicologista.
No exercício da profissão atuou como iretor Técnico do Hospital Regional, Médico da Prefeitura Municipal de Campo Grande, Médico Concursado do Tribunal de Justiça e Assessor Técnico da Secretaria Estadual de Saúde, visando sempre a prevenção de doenças e não as causas.
Mais recente, o então vereador se envolveu em polêmica, participando e dando apoio ao atos que acontecem em frente ao Comando Militar D'Oeste, em Campo Grande.
Como apurou o Correio do Estado, em 02 de novembro ele teria subido no trio elétrico do local, sendo que usou o microfone para "mandar um recado" para o general do Exército.
Por esse motivo, parlamentares inclusive pediram a cassação de Benites. Caso ele deixe o cargo como parlamentar, seu colega de partido, Paulo Lands, é suplente direto para assumir como vereador pela Capital.
Dança das cadeiras
Antes dessa alteração, o cargo de assessor-chefe do gabinete da prefeita foi passado das mãos de Laura Marina Ferreira S. de Miranda Candelório, para Wilton Celeste Candelório.
Além disso, a Subsecretaria do Bem-Estar Animal teve nova gestão, passada de Ana para Ana, com Cristina Camargo de Castro sendo trocada por Luiza Lourenço de Oliveira.
A Secretaria Municipal de Assistência Social foi outra que teve mudanças na secretaria adjunta, com Michele dos Santos Ferreira assumindo cargo equivalente na Secretaria Municipal da Juventude, e deixando a vaga para Inês Auxiliadora Mongenot Santana.
Também a secretaria-executiva de Compras Governamentais recebeu um novo regente, após a posse de Adriane Lopes, pela nomeação nomeação de Isaac José de Araujo.
Ainda, Thelma Fernandes Mendes foi um dos nomes que se aproximou de Adriane, deixando a secretaria-adjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), e assumindo o cargo de chefe do gabinete da prefeita.
Ainda em 24 de outubro, a prefeita em exercício designou Paulo da Silva para a Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat), no lugar de Luciano Silva Martins.
Houve mudança na Secretaria de Governo e Relações Institucionais (Segov), com a troca de Antônio Cézar Lacerda, por Mario Cesar Oliveira da Fonseca.
Também teve troca a troca de Agenor Mattiello por Maria das Graças Macedo, na Secretaria Municipal de Gestão.