Política

TUCANOS

Sérgio de Paula não garante apoio à reeleição de Trad

Acordo entre Azambuja e Trad depende de aprovação da Executiva sobre rumo do partido em MS

Continue lendo...

Em meio à polêmica sobre a possível expulsão da deputada federal Rose Modesto por conta da insatisfação por não encontrar respaldo em suas pretensões de, mais uma vez, disputar a Prefeitura de Campo Grande, o presidente do PSDB em Mato Grosso do Sul, Sérgio de Paula, disse que o partido deve seguir a determinação da Executiva Nacional nas eleições de 2020. 

A possível aliança do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para a reeleição do prefeito Marcos Trad (PSD) depende de aprovação do partido tucano, que em 2022 deve lançar o governador de São Paulo, João Dória, como candidato a presidente do País. Questionado se houve alguma determinação para que o partido tenha candidatura própria em todas as capitais, De Paula disse que, no fim do mês, será realizada uma reunião com os presidentes regionais e o nacional, Bruno Araújo. 

O presidente dos tucanos no Estado destacou que vai expor na reunião o acordo entre Azambuja e o prefeito da Capital em 2018, em que Trad declarou apoio à reeleição do chefe do Executivo estadual em troca do mesmo favor em 2020.
“Até o fim do mês deve ter uma reunião e eu vou pôr na  mesa esse compromisso nosso na Executiva Nacional. Agora, determinação da Executiva é para ser cumprida”. 

Questionado se Trad, caso for reeleito com o apoio do PSDB, deve fazer palanque para Dória em 2022, Sérgio foi enfático ao dizer que a responsabilidade é do partido. “A obrigação é do PSDB de fazer palanque, mas vamos querer que nossos parceiros façam palanque com a gente”.   

Com relação aos rumos do partido para o pleito de 2020, o líder tucano afirmou que o PSDB ainda não definiu se deve disputar a Prefeitura Municipal de Campo Grande ou então apoiar a reeleição do atual administrador da cidade, que foi eleito em 2016, após vencer Rose Modesto no segundo turno. “O partido vai começar a falar em abril de 2020, antes disso, não temos nenhum comentário a fazer. O partido decretou isso pela Executiva”.

Modesto 

Sérgio de Paula descartou a possibilidade de a deputada federal ser expulsa do ninho tucano e afirmou que a ex-vice-governadora sempre trabalhou ao lado do governador Reinaldo Azambuja e os dois têm sintonia, além de amizade. “Não existe essa possibilidade, a Rose é mais tucana do que nunca. Ela tem carinho e amizade com o nosso governador. Os dois sempre trabalharam muito juntos, em uma sintonia muito boa, e tenho certeza que isso vai durar por muito tempo. Temos uma sintonia boa com a bancada federal, com Beto Pereira, nossa deputada Bia Cavassa e com a Rose”, disse.

Nos bastidores não é descartada a saída de Rose, mesmo que amigavelmente, para que o partido tenha dois grandes candidatos na Capital e derrote Marcos Trad – além de Modesto em outro partido, o também deputado federal Beto Pereira como nome do PSDB.  

“Existe muita especulação sobre a nossa tucana Rose. Eu tenho certeza absoluta que a Rose caminhará e continuará no nosso partido, pelo tamanho que ela ocupa em nível nacional e estadual”. 

Procurada pela reportagem para falar sobre sua possível expulsão, conforme noticiado ontem, a deputada disse que não tinha conhecimento do teor da matéria do Correio do Estado, porém, durante entrevista na redação do jornal, Sérgio afirmou que tinha conversado com ela sobre o material veiculado ontem e está tudo tranquilo entre eles.

Mato Grosso do Sul

Dr. Cassiano confirma favoritismo e é eleito em Três Lagoas

Tucano, aliado do atual prefeito e Azambuja, vai administrar a cidade nos próximos quatro anos

06/10/2024 17h40

Dr. Cassiano, prefeito eleito de Três Lagoas

Dr. Cassiano, prefeito eleito de Três Lagoas Divulgação

Continue Lendo...

O candidato do PSDB, Dr. Cassiano, foi eleito prefeito de Três Lagoas neste domingo (6). Apoiado pelo atual prefeito, Ângelo Guerreiro, do mesmo partido, e do time do ex-governador Reinaldo Azambuja, Cassiano confirmou o favoritismo apontado pelas pesquisas eleitorais. 

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), dava o resultado como matematicamente definido com 89,38% dos votos apurados. Ele tinha 68,56% (33.641 votos). 

Ruy Costa, do Democracia Cristã (DC), está em segundo colocado, com 28,36% (14.334 votos). Professor Vítor, do PSTU, tinha 2,53% (1.258 votos). 

Dr. Cassiano é o atual presidente da Câmara de Três Lagoas. O município é o terceiro maior de Mato Grosso do Sul, e polo econômico produtor de celulose. 

Confira o resultado: 

  • - Cassiano Maia (PSDB) 68,63% (36.222)
  • - Ruy Costa (DC) 28,86% 
  • - Professor Vítor (PSTU)

Assine o Correio do Estado

ELEIÇÕES 2024

Adriane Lopes e Rose Modesto disputarão segundo turno em Campo Grande

Com mais de 98% das urnas apuradas, candidatas matematicamente já estão no segundo turno e disputarão a prefeitura no dia 27 de outubro

06/10/2024 17h24

Adriane Lopes e Rose Modesto disputarão o segundo turno

Adriane Lopes e Rose Modesto disputarão o segundo turno Foto: Gerson Oliveira e Paulo Ribas

Continue Lendo...

A eleição para a Prefeitura de Campo Grande será decidida no segundo turno e entre duas mulheres. As candidatos Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil) disputarão a preferência dos eleitores no dia 27 de outubro.

Com mais de 98,43% das urnas apuradas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já considera a eleição matematicamente definida para o segundo turno.

Até às 17h37, Adriane Lopes somou 31,72% dos votos válidos, enquanto Rose Modesto tem 29,51%.

Na sequência, aparecem os candidatos, já derrotados, Beto Pereira (PSDB) com 25,93% e Camila Jara (PT) com 9,43%.

As candidatas acompanharam a apuração em locais distintos e ainda não se manifestaram publicamente sobre o resultado do primeiro turno.

Pela manhã, ao votar, Adriane Lopes se mostrou confiante de que estaria no segundo turno, ressaltando que teve um crescimento na reta final da campanha e aproveitou para fazer novas promessas.

"Se reeleita eu for, eu vou zerar a lista de espera por uma vaga numa escola e vou terminar todas as obras inacabas de Campo Grande", disse.

A atual prefeita, que busca a reeleição, votou na Escola Municipal Professor Virgílio Alves de Campos, na Mata do Jacinto, acompanhada do esposo, o deputado estadual Lídio Lopes, e dos dois filhos.

Rose Modesto, que também disputará a preferência da população no último domingo do mês, estava mais confiante, acreditando na vitória em primeiro turno, mas sem destacar a possibilidade de um segundo.

“Se tiver aqui um segundo turno, nós vamos continuar fazendo o que eu tô fazendo desde o início, vamos fazer o debate em uma aliança muito fortalecida com os eleitores", enfatizou também que tentará conquistar os eleitores de outros candidatos. 

Ela disse ainda que a eleição foi pautada por fake news.

Rose votou na Escola Municipal Danda Nunes, no Vivendas do Bosque, acompanhada do irmão, o deputado estadual Rinaldo Modesto.

Candidatos

Nas eleições municipais deste ano, sete candidatos concorreram ao cargo de prefeito de Campo Grande.

Além de Adriane Lopes e Rose Modesto, também disputaram o pleito: Beto Pereira (PSDB), Camila Jara (PT), Beto Figueiró (Novo), Luso Queiroz (PSOL) e Ubirajara Martins (DC).

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).