Política

ELEIÇÕES 2022

Paraná Pesquisas aponta Lula com 41,4% e Bolsonaro com 35,3% das intenções de voto

Pela pesquisa, Ciro Gomes está na terceira colocação e Simone Tebet aparece em quarto

Continue lendo...

Pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisas aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 41,4% das intenções de voto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 35,3%, num cenário de primeiro turno.

O levantamento, divulgado na quarta-feira (1º), mostra que os demais pré-candidatos a presidente não chegaram aos dois dígitos.

Entre os dois principais nomes na corrida presidencial, Lula e Bolsonaro, a diferença é de 6,1 pontos percentuais no primeiro turno.

Cenário 1 - primeiro turno

  • Lula (PT) - 41,4%
  • Bolsonaro (PL) - 35,3%
  • Ciro Gomes (PDT) - 7,7%
  • Simone Tebet (MDB) - 1,4%
  • André Janones (Avante) - 1,3%
  • Luciano Bivar (União Brasil) - 0,9%
  • Pablo Marçal (Pros) - 0,8%
  • Vera Lúcia (PSTU) - 0,6%
  • Felipe d'Avila (Novo) - 0,3%
  • Eymael (DC) - 0,1%
  • Brancos e nulos - 6,9%
  • Não sabem/ não responderam - 3,2%

A pesquisa espontânea, quando os nomes dos pré-candidatos não são apresentados aos entrevistados, mostrou que Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados.

O petista foi citado por 28,3% dos eleitores e o presidente, por 27,3%. 

A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, para os resultados gerais. 

No comparativo com a pesquisa anterior do instituto, divulgada em maio, não houve muita alteração, mesmo com a saída do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) da disputa.

Lula subiu 1,4 ponto percentual em relação à pesquisa de maio, dentro margem de erro,  asenadora Simone Tebet cresceu 0,7 ponto; Luciano Bivar (+0,7); Ciro (+0,3); Felipe d'Avila (+0,2) e Bolsonaro (+0,1).

Em uma simulação de segundo turno, segundo o Paraná Pesquisas, Lula venceria a disputa com Bolsonaro com 47,3% contra 39,2%.

O levantamento foi contratado pela corretora BGC Liquidez e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-04618/2022.

Cenários

Confira os demais cenários sondados pelo Instituto Paraná Pesquisas

Votaria com certeza

  • Lula (PT) - 32,8%
  • Bolsonaro (PL) - 28,8%
  • Ciro Gomes (PDT) - 3,5%
  • Simone Tebet (MDB) - 0,6%
  • André Janones (Avante) - 0,5%
  • Pablo Marçal (Pros) - 0,5%
  • Felipe d'Avila (Novo) - 0,2%
  • Vera Lucia (PSTU) - 0,1%
  • Eymael (DC) - 0%
  • Luciano Bivar (União Brasil) - 0%

Poderia votar no candidato

  • Ciro Gomes (PDT) - 43,4%
  • Simone Tebet (MDB) - 24,8%
  • Lula (PT) - 20%
  • Bolsonaro (PL) - 18,5%
  • André Janones (Avante) - 15,1%
  • Vera Lucia (PSTU) - 8,4%
  • Pablo Marçal (Pros) - 7,7%
  • Felipe d'Avila (Novo) - 7,6%
  • Eymael (DC) - 7,5%
  • Luciano Bivar (União Brasil) - 6,8%

Não votaria de jeito nenhum

  • Bolsonaro (PL) - 50,7%
  • Ciro Gomes (PDT) - 46,8%
  • Lula (PT) - 45,6%
  • André Janones (Avante) - 32,9%
  • Vera Lucia (PSTU) - 31,6%
  • Pablo Marçal (Pros) - 29,8%
  • Felipe d'Avila (Novo) - 33,1%
  • Eymael (DC) - 39,2%
  • Luciano Bivar (União Brasil) - 34,7%
  • Simone Tebet (MDB) - 28%

Não o conhece suficientemente para opinar

  • Pablo Marçal (Pros) - 60%
  • Vera Lúcia (PSTU) - 57,7%
  • Felipe d'Avila (Novo) - 57,2%
  • Luciano Bivar (União Brasil) - 56,1%
  • Eymael (DC) - 51,6%
  • André Janones (Avante) - 48,6%
  • Simone Tebet (MDB) - 45,1%
  • Ciro Gomes (PDT) - 4,4%
  • Bolsonaro (PL) - 1%
  • Lula (PT) - 0,7%

Política

Antecipação de medidas vai favorecer pequenas empresas e grande exportador, diz Haddad

O programa antecipa os benefícios da reforma tributária sobre o consumo, com a eliminação da cumulatividade que hoje encarece as exportações brasileiras

28/07/2025 20h00

Valter Campanato / Agência Brasil

Continue Lendo...

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o programa Acredita Exportação, sancionado nesta segunda-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vai favorecer pequenas empresas e o grande exportador.

O programa antecipa os benefícios da reforma tributária sobre o consumo, com a eliminação da cumulatividade que hoje encarece as exportações brasileiras.

"Aqui é uma demonstração do vice-presidente Alckmin em relação às pequenas empresas. É uma medida que antecipa em um ano e meio algo que vai entrar em vigor em 2027 para todo o Brasil. Investimentos e exportações 100% desoneradas de tributos, para o Brasil continuar crescendo", elogiou Haddad.

"Vocês imaginem o efeito da antecipação dessas medidas para agora que podem ser acompanhadas, inclusive, pelos governadores para favorecer as pequenas empresas e para favorecer o grande exportador que não via reconhecido o seu crédito tributário no que diz respeito a serviços", completou o ministro.

Ele também indicou que, junto com a medida sancionada hoje, há outras ações no pipeline, com a antecipação da reforma tributária para outros setores da economia, "para que nós já possamos colher os frutos dessa grande reforma".
 

Assine o Correio do Estado

Campo Grande

"Mulher que vira onça", Soraya será tema de escola de samba em 2026

Para a advogada Andressa Nayara, especialista em direito eleitoral, há riscos de que a homenagem possa ser interpretada como propaganda eleitoral antecipada

28/07/2025 16h45

Foto: Divulgação / Igrejinha

Continue Lendo...

"Mulher que vira onça", a senadora sul-mato-grossense Soraya Thronicke (Podemos) será homenageada como enredo da escola de samba Igrejinha no carnaval da Capital em 2026, fato que para especialistas, pode acarretar em crime eleitoral.

O anúncio foi feito neste domingo (27) pela agremiação, maior campeã da folia campo-grandense com 24 títulos, que exaltou a trajetória da parlamentar como símbolo de força feminina, justiça social e valorização da cultura brasileira.

A escolha vem na esteira da projeção nacional que Soraya conquistou após declarações no debate presidencial de 2022, quando disse “virar onça” ao reagir a atitudes misóginas.

Para a advogada Andressa Nayara, especialista em direito eleitoral, há riscos de que a homenagem possa ser interpretada como propaganda eleitoral antecipada, sobretudo se coincidir com o período pré-eleitoral e com candidatura da parlamentar, que deve disputar a reeleição ao Senado.

“No meu entendimento, a utilização de pré-candidato como enredo de escola de samba em ano eleitoral pode configurar propaganda antecipada, principalmente se houver exaltação da imagem com conotação eleitoral, pedido implícito de voto ou participação direta no evento”, afirmou a especialista. 

Apesar do caráter cultural e artístico das escolas de samba, Andressa Nayara ressalta que é necessário cautela quando há envolvimento de figuras públicas em contextos eleitorais. “Pode fazer propaganda antecipada o que atrapalha o equilíbrio da eleição. E outras consequências, como abuso de poder econômico ou político, poderiam ser analisadas após o registro de candidatura”, pontuou.

Para Andressa, a presença como tema de um desfile de grande visibilidade no mesmo ano das eleições pode ser alvo de questionamentos judiciais, caso haja interpretação de benefício indevido à imagem da parlamentar.

O enredo foi anunciado pela escola com frases de forte apelo simbólico, como “Chegou a hora da onça beber água”, “Soraya representa a mulher que não se cala” e “Agora, vira enredo na nossa avenida”, o que pode alimentar o debate sobre os limites entre homenagem cultural e promoção política.

A onça
 

No debate da Band/UOL, realizado em 28 de agosto de 2022, a então candidata à Presidência da República pelo União Brasil criticou duramente o ex-presidente Jair Bolsonaro por ofensas dirigidas à jornalista Vera Magalhães.

“Quando os homens são tchutchuca com outros homens, mas vêm para cima da gente sendo tigrão, eu fico extremamente incomodada. Eu fico brava sim. E digo mais para você: lá no meu estado, tem mulher que vira onça, e eu sou uma delas”, declarou Soraya, fazendo alusão à figura da mulher pantaneira, fortalecida ainda pela exibição, à época, do remake da novela Pantanal, que trazia a personagem Juma Marruá, conhecida por se transformar em onça para se defender.

O bordão viralizou nas redes sociais e foi resgatado novamente em 2023, quando Soraya desfilou pela diretoria da escola de samba Grande Rio, no Rio de Janeiro, cujo enredo daquele ano foi “Nosso destino é ser onça”.

A senadora compartilhou registros do desfile ao lado da atriz Paolla Oliveira, rainha de bateria da agremiação, e escreveu: “Que desfile maravilhoso da Grande Rio com a rainha Paolla Oliveira representando todas as onças desse país”.

Neste ano, Soraya será a protagonista do desfile da Igrejinha. O enredo, segundo comunicado oficial da escola, será dividido em três núcleos principais e pretende mostrar a trajetória de uma mulher do interior do Brasil que se tornou símbolo de resistência e representatividade. A proposta é celebrar a força do feminino, a luta por justiça e o amor à cultura nacional.

“Vai pulsar a história de uma menina do interior, que cresceu entre raízes sul-mato-grossenses e se transformou em símbolo de voz ativa, de luta por igualdade, e de amor à cultura brasileira”, diz trecho do comunicado da escola.

“Soraya representa a mulher que não se cala. Que se transforma. Que ruge quando precisa. E que samba com a nossa Igrejinha. Chegou a hora da onça beber água. É ela... A mulher que virou onça. E que agora, vira enredo na nossa avenida.”

A reportagem entrou em contato com a assessoria da senadora, contudo, não obteve retorno até o fechamento da matéria. O espaço segue aberto. 

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).