Política

SEGURANÇA NAS ELEIÇÕES

Presidente do TSE acompanha segurança das eleições e recebe balanço de ocorrências

Balanço apresentado até às 11h deste domingo revela que polícias registraram 45 ocorrências de compra de votos e 65 de propaganda eleitoral em todo o País

Continue lendo...

As forças de segurança registraram 45 ocorrências relacionadas à compra de votos e 65 à propaganda eleitoral até as 11h deste domingo (4), durante o primeiro turno das Eleições Gerais de 2026. Os números foram apresentados ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, em visita ao Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília.

Cerca de 35 mil policiais das forças estaduais e federais foram mobilizados para a segurança das eleições. No centro de comando, representantes dos órgãos acompanham as ocorrências em todo o país e consolidam as informações encaminhadas pelos estados.

O monitoramento utiliza o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), com atualização dos painéis em tempo real e elaboração periódica de relatórios. Dados da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também integram o acompanhamento.

Segundo o coordenador-geral de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Ronimar Vargas, a presença de representantes das unidades da Federação no CICCN permite reunir os registros dos diferentes sistemas estaduais.

Durante a visita, representantes da PF e da PRF também apresentaram um balanço que apontava 16 situações de flagrante, 41 pessoas conduzidas, dez termos circunstanciados e cinco inquéritos policiais. As corporações ressaltaram que a propaganda eleitoral irregular e a compra de votos estão, historicamente, entre os delitos mais frequentes nos dias de votação.

O diretor-geral da PRF, Antonio Fernando Souza Oliveira, afirmou que a atuação da instituição neste domingo está concentrada em garantir a segurança e a fluidez do trânsito, permitindo o deslocamento dos eleitores até as seções eleitorais.

Ao avaliar o andamento da votação, Nunes Marques destacou a integração entre as forças de segurança e afirmou que o primeiro turno transcorria com poucos incidentes. “Até o momento, o que podemos repassar é que o ritmo da votação está indo muito bem, as eleições estão indo muito bem, com pouquíssimos incidentes”, declarou.

De acordo com o presidente do TSE, até aquele momento não haviam sido registrados problemas significativos nas estradas, e as operações da Polícia Federal seguiam normalmente. “É pedir a Deus que o dia continue assim e a gente encerre mais esse capítulo da democracia brasileira”, completou.

A visita contou com a participação dos diretores-gerais da PF, Andrei Rodrigues, e da PRF, Antonio Fernando Souza Oliveira, além de representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Senasp, da Secretaria Nacional de Políticas Penais e do TSE.

VOTO NO EXTERIOR

Flávio Bolsonaro lidera soma de votos fora do Brasil, enquanto Lula vence em mais países

Boletins de urna mostram vantagem numérica de Flávio, impulsionada pelo Japão; divulgação oficial está prevista para as 16h de Mato Grosso do Sul

04/10/2026 14h31

Boletins de urna da Nova Zelândia, onde Lula obteve 70,48% dos votos válidos, enquanto Flávio registrou 19,28%

Boletins de urna da Nova Zelândia, onde Lula obteve 70,48% dos votos válidos, enquanto Flávio registrou 19,28% Reproduççao

Continue Lendo...

Os boletins de urna reunidos até o momento neste domingo (4) apontam Flávio Bolsonaro à frente na soma dos votos para presidente no exterior, enquanto Luiz Inácio Lula da Silva registra vitórias em um número maior de países. O levantamento é parcial e antecede a divulgação oficial dos resultados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A votação no Japão tem peso expressivo na vantagem de Flávio. No país, ele recebeu 24.601 votos, correspondentes a 71,59% dos votos válidos. Lula somou 5.222 votos, ou 15,20%.

Flávio também ficou à frente em Israel, onde obteve 74,40% dos votos válidos, contra 13,09% de Lula. Nos Emirados Árabes Unidos, registrou 48,92%, enquanto o petista alcançou 34,82%. No Catar, os percentuais foram de 48,45% e 41,17%, respectivamente.

Os boletins apresentados ainda indicam vitórias de Flávio nas Filipinas, na Grécia, na Tailândia e em Taiwan. Na Índia, onde o levantamento abrangia uma das duas seções eleitorais, ele aparecia com 26 votos, diante de 24 de Lula.

O petista, por sua vez, conquistou vantagem entre os brasileiros que votaram na Austrália, China, Coreia do Sul e Nova Zelândia. Na Austrália, Lula recebeu 4.562 votos, contra 2.579 de Flávio. Na China, foram 367 votos para Lula e 203 para o adversário.

Na Nova Zelândia, Lula obteve 70,48% dos votos válidos, enquanto Flávio registrou 19,28%. Na Coreia do Sul, o resultado foi de 56,94% para o petista e 33,33% para Flávio.

Entre os maiores percentuais de Lula no levantamento estão os registrados na Palestina, com 93,09%, e na Síria, com 89,81%. O candidato também venceu na Dinamarca, Estônia, Finlândia, Hungria, Líbano e Turquia, entre outros países.

Na Alemanha, os dados ainda parciais mostravam Lula com 5.408 votos e Flávio com 1.320. Quase 1 milhão de brasileiros estão aptos a votar no exterior, com locais de votação distribuídos por 186 cidades de 134 países. Estados Unidos, Portugal e Japão concentram parte expressiva desse eleitorado.

Por causa das diferenças de fuso horário, a votação já havia terminado em diversos países da Ásia e da Oceania enquanto os eleitores ainda compareciam às urnas no Brasil.

A divulgação oficial dos resultados pelo TSE está prevista para começar às 17h de Brasília, equivalentes às 16h de Mato Grosso do Sul. Até a conclusão da apuração, os boletins disponíveis representam apenas uma parcela da votação no exterior.

Eleições 2026

Catan vota em Campo Grande e critica estrutura política tradicional

Candidato ao governo de MS diz que enfrentou a velha política e o sistema de cabeça erguida

04/10/2026 14h30

João Henrique Catan (NOVO), candidato ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

João Henrique Catan (NOVO), candidato ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul Divulgação

Continue Lendo...

O candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, João Henrique Catan (NOVO) foi à Escola Municipal Arlindo Lima, em Campo Grande, para registrar seu voto nas eleições de 2026, na manhã deste domingo (4). 

Catan demonstrou otimismo e fez questão de agradecer o apoio que recebeu ao longo dos últimos dias, destacando que sua trajetória reflete os anseios de uma parcela significativa do eleitorado de direita do Estado.

"Fomos até o limite, até onde a gente pode, lutando e defendendo os valores de Deus, pátria, família e liberdade. São os valores que me trouxeram até aqui para essa candidatura verdadeiramente da direita de Mato Grosso do Sul. Acho que a nossa candidatura representou um gesto de coragem que vai ser consagrado nas urnas", declarou.

O candidato criticou as estruturas políticas tradicionais, afirmando ter enfrentado "toda a velha política e todo o sistema com a cabeça erguida".

Ao avaliar as expectativas para a apuração, Catan relatou que o termômetro das ruas foi a melhor resposta que poderia receber, pois passou os últimos seis dias na carretinha Patriota, sem voltar para casa, sendo acolhido e alimentado pelos próprios eleitores nas ruas.

“As ruas são a melhor temperatura e é a melhor forma da gente interpretar aquilo que o público está sentindo. Eu fique nas ruas por seis dias, 24 horas, sem voltar para a minha casa. E só tenho a agradecer a todos que me acolheram, seja para o café da manhã, o almoço, o banho, o jantar ou para um abraço ”.

O candidato chegou ao local de votação acompanhado por sua mãe, Ana Cristina Cançado Soares, a esposa Juliana Domingos Catan - as duas votam no mesmo local - e dos dois filhos.

João Henrique Catan manterá a tradição familiar de acompanhar a apuração dos votos na casa da mãe, que também era a residência de seus avós. O candidato passará o restante do domingo reunido com a família, aguardando o resultado oficial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).