Política

ELEIÇÕES 2024

Pré-candidatos à prefeitura da Capital fazem 'esquenta' para pleito de outubro

A 2 mês do início das convenções partidárias, Adriane, André, Beto, Camila e Rose alavancam exposições nas redes sociais

Continue lendo...

A exatamente dois meses para partidos e federações darem início às convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, os pré-candidatos à prefeitura de Campo Grande já estão fazendo um verdadeiro “esquenta” para as eleições de 6 de outubro via redes sociais.

Pré-candidata do União Brasil, a ex-deputada federal Rose Modesto já postou nas suas redes sociais o convite para ato político na próxima sexta-feira com os governadores Ronaldo Caiado (Goiás) e Mauro Mendes (Mato Grosso), a senadora Dorinha (Tocantins), o presidente nacional do partido, Antônio Rueda, e o vice-presidente ACM Neto.

Além, é claro, de registrar as visitas que faz à periferia da cidade, incluindo de reuniões políticas a festas de aniversário a churrascos.

Enquanto a pré-candidata do PT, a deputada federal Camila Jara, publicou nas suas mídias sociais o convite para o seu evento político no próximo sábado, que terá a presença do presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo.

Obviamente, Camila Jara não esquece, obviamente, de registrar também suas andanças pela cidade, incluindo até eventos das religiões afro-brasileiras, como a umbanda e o candomblé.

Por outro lado, a atual prefeita Adriane Lopes, que é pré-candidata à reeleição pelo PP, está usando suas redes sociais para mostrar as assinaturas de ordens de serviço em várias regiões na cidade, bem como percorrer os bairros com ações voltadas para a população da periferia.

Adriane Lopes também não perde a oportunidade de frequentar festas comunitárias, desde de encontros de amigos até as mais variadas celebrações.

O deputado federal Beto Pereira, pré-candidato pelo PSDB, virou literalmente “arroz de festa”, estando presente em todos os eventos possíveis nas sete regiões urbanas de Campo Grande, todas devidamente registradas nas suas mídias sociais, incluindo churrascos, feijoadas, feiras livres, reuniões políticas, partidas de futebol e aniversários.

Beto Pereira esteve até em eventos de acadêmicos, as conhecidas festas das atléticas, realizadas pelas associações atléticas de cada curso superior das faculdades da Capital.

No caso do ex-governador André Puccinelli, pré-candidato pelo MDB, as suas postagens nas redes sociais são visitas às obras que entregou quando foi prefeito por dois mandatos e até como governador, também por dois mandatos,

André Puccinelli ainda tem gravado vídeos sobre com as ferramentas tecnológicas poderão ajudá-lo na administração de Campo Grande, tentando, dessa forma, passar a imagem de que é uma figura de descolado para os mais jovens, já que muitos estão dizendo que ele ficou parado no tempo.

Enfim, a menos de cinco meses das eleições municipais de outubro, o vale tudo da campanha eleitoral já começou, mesmo ainda não estando oficialmente liberado pela Justiça Eleitoral, o que está programado  a partir de 16 de agosto.

Essa data marca o início da propaganda eleitoral, após o prazo de registro de candidaturas, sendo que, até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa. Entretanto, os pré-candidatos fazem ouvidos moucos para tais recomendações.

643.453 eleitores em Campo Grande

Esse é o total de pessoas aptas a votarem no próximo dia 6 de outubro para escolher o novo prefeito (a) e os novos 29 vereadores no município a partir de 2025.

ASSINE O CORREIO DO ESTADO

Postura

ONU: Lula defende multilateralismo e reforma do Conselho de Segurança

Presidente embarca hoje para Nova York e vai discursar na terça-feira

20/09/2026 20h00

Ricardo Stuckert / PR

Continue Lendo...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste domingo (20) para Nova York, nos Estados Unidos (EUA), onde participará da 81ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). 

No tradicional discurso de abertura na seção de alto nível da assembleia, o presidente deve ressaltar a importância do multilateralismo, uma das linhas centrais da política externa brasileira, em um cenário marcado pela multiplicação de conflitos internacionais. 

Lula também deverá defender a negociação como caminho para a solução de disputas, o respeito ao direito internacional humanitário e a não interferência em assuntos internos de outros países. O discurso deve apresentar a visão do Brasil sobre os principais temas da agenda internacional.

A reforma das Nações Unidas, em particular de seu Conselho de Segurança, deve estar entre os temas abordados. O Brasil defende há anos a atualização da composição e do funcionamento do órgão e critica a sua dificuldade de responder aos conflitos internacionais.

Lula terá encontros bilaterais com outros chefes de Estado, que ainda não foram anunciados, além de se reunir com o secretário-geral da ONU, António Guterres, que está em fase final de mandato à frente da entidade internacional. Um dos encontros previstos de Lula será com o prefeito da cidade, o progressista Zohran Mamdani, do Partido Democrata, que governa Nova York desde o início do ano.

A agenda presidencial em Nova York prevê a chegada à cidade ainda na noite de domingo (20), com encontros bilaterais reservados para ocorrer ao longo da segunda-feira (21). Na terça-feira (22) de manhã, o presidente terá encontro com Guterres e depois fará o discurso na Assembleia Geral. Ele retorna ao Brasil no mesmo dia.

Esta será a 11ª participação de Lula na Assembleia Geral das Nações Unidas como presidente da República. Em seus três mandatos, ele só não compareceu em 2010.

Trump
O Palácio Itamaraty não informou sobre a expectativa de um encontro entre Lula e o presidente dos EUA, Donald Trump, que não tem confirmação de nenhuma das partes.

O presidente norte-americano é o segundo a falar, logo após Lula, e ambos eventualmente poderiam se cruzar nos bastidores do plenário. No ano passado, os dois líderes tiveram um breve contato, quando Lula deixava o palco após seu discurso e Trump se preparava para falar.

Na ocasião, o encontro causou boa impressão nos dois presidentes e Trump posteriormente falou em "química excelente" entre eles. Foi o primeiro de três encontros entre os dois líderes desde então.

Outras agendas
De acordo com o Itamaraty, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, permanecerá em Nova York durante toda a semana e participará de uma série de reuniões e encontros ministeriais, entre eles os do Brics, do Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (IBAS), do G77, do G4, do L69 e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), além de reuniões da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e do Consenso de Brasília.

O ministro também presidirá duas reuniões ministeriais. No dia 23 de setembro, será realizado o encontro da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada pelo Brasil durante a presidência brasileira do G20. No dia 24, Mauro Vieira presidirá a reunião ministerial da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (Zopacas).

O Brasil ocupa atualmente a presidência da Zopacas, após a realização, em abril deste ano, da 9ª Reunião Ministerial da organização. O país exercerá a presidência pelo período de três anos.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, copresidente da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, também participará de atividades em Nova York entre os dias 21 e 23 de setembro, com agendas relacionadas à segurança alimentar, proteção social, financiamento para o desenvolvimento e cooperação internacional. No dia 23, participará do encontro da Aliança Global.

A delegação brasileira participará de reuniões do Conselho de Segurança das Nações Unidas e de encontros sobre a situação da Palestina e a solução de dois Estados, o combate à desigualdade, a Comissão de Consolidação da Paz e temas relacionados ao direito internacional humanitário.

Comitiva

Além dos ministros Mauro Vieira e Wellington Dias, estão previstas as participações da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; do ministro dos Povos Indígenas, Luiz Eloy Terena; e da ministra da Igualdade Racial, Rachel Barros, em atividades relacionadas às áreas de atuação de cada pasta.

eleições 2026

Coligação de Lula aciona TSE contra Flávio por uso de perfis para impulsionar campanha

Equipe de monitoramento de redes da campanha de Lula mapeou 1.826 publicações no Instagram em coautoria entre 492 perfis

20/09/2026 19h00

Continue Lendo...

A campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) protocolou uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em que pede uma investigação judicial eleitoral sobre o suposto uso, pela candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL), de collabs nas redes sociais para burlar às regras de recomendação de propaganda eleitoral e monetizar conteúdos.

Segundo a petição, a equipe de monitoramento de redes da campanha de Lula mapeou 1.826 publicações no Instagram em coautoria entre 492 perfis. A maior parte delas ocorreu em um espaço de dez dias e repetiu o mesmo conjunto de coautores.

Parte das páginas utilizaria links para venda de produtos relacionados à campanha. Um dos casos é o de um boné com número 22. Segundo o documento, doze perfis com mais de 10 milhões de seguidores somados direcionam o público a mesma loja na Shoppe com o produto.

A coligação de Lula argumenta que a situação caracteriza uso indevido dos meios de comunicação social e abuso de poder econômico e político. Além de Flávio, a petição cita o deputado federal Alfredo Gaspar (PL), vice na chapa.

A petição pede liminar para que os registros sejam preservados pela Meta e da Shopee e que os responsáveis pelos perfis sejam identificados. Também solicita que os links de vendas sejam suspensos. Requer ainda a cassação do registro da chapa e a inelegibilidade dos investigados por oito anos.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).