Política

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Adriane Lopes anuncia mais cinco secretários

Todos os nomes já faziam parte da gestão anterior, os próximos secretários "serão divulgados gradualmente"

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A prefeita Adriane Lopes (PP) anunciou nesta segunda-feira (06) os outros cinco nomes que irão compor o novo secretariado. 

Como bem acompanhou o Correio do Estado, inicialmente, a chefe do Executivo Municipal chegou a afirmar, no dia 27 de dezembro de 2024, que o anúncio seria feito no dia 30 do mesmo mês. No entanto, o início da nomeação começou no terceiro dia de mandato.

Sem novidades, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) continuará sob a liderança do professor Lucas Henrique Bitencourt de Souza, que ocupa o cargo desde novembro de 2022. Já na Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), permanece à frente Berenice Maria Jacob Domingues, enquanto a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) continuará sob o comando de Paulo da Silva.

  • Conheça todos os indicados: 

Paulo da Silva - Diretor Presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AGETRAN)

Formado em Contabilidade e Administração de Empresas, possui qualificação como Leader Coach Training (LCT) pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Atuou como vereador em Itaporã-MS, onde presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, além da Comissão de Finanças e Orçamento.

Entre 2018 e 2023, foi superintendente do Sistema de Registro de Preços da Prefeitura de Campo Grande, assumindo em dezembro de 2023 o cargo de Secretário-Executivo de Compras Governamentais. É autor de artigos sobre o Sistema de Registro de Preços, colaborador do Manual de Compras Públicas Governamentais de Campo Grande e palestrante em eventos sobre ciclos de contratação e elaboração de estudos técnicos preliminares.

Berenice Maria Jacob Domingues - Diretora-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (PLANURB)

Advogada formada pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1991), é pós-graduada em Gestão e Direito Ambiental e em Gerência de Cidades.

  • Diretora-Presidente da Planurb em dois períodos: 2004-2008 e 2017-2024.
  • Secretária Adjunta e Secretária Municipal de Assistência Social de Campo Grande (2009-2010).
  • Secretária Executiva do Comitê Estadual de Desburocratização do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (2015-2016).
  • Presidente Nacional da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA) no biênio 2004-2005.

Lucas Henrique Bitencourt de Souza - Secretário Municipal de Educação (SEMED)

Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo e em História e Estudos Sociais pela Faculdade UNIMAIS. É pós-graduado em diversas áreas, incluindo Docência do Ensino Superior, Neuropsicopedagogia, Educação Inclusiva e Políticas de Inclusão. Possui MBA em Gestão de Negócios Aplicada ao Ensino e Mestrado em Educação.

Atualmente, é membro do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul e vice-presidente do CONSEC para o Centro-Oeste do Brasil. Assumiu a Secretaria de Educação de Campo Grande em novembro de 2022 e permaneceu no cargo até dezembro de 2024.

André Brandão - Secretário Especial de Licitações e Contratos (SELC)

  • Formado em Contabilidade e Administração de Empresas.
  • Ex-vereador de Itaporã-MS.
  • Leader Coach Training - LCT pelo Instituto Brasileiro de Coaching.
  • Superintendente do Sistema de Registro de Preços de Campo Grande-MS (2018/2023).
  • Autor de artigos, palestrante e treinador em Compras Públicas.
  • Secretário-executivo de Compras Governamentais de Campo Grande (2023-2024).

Catiana Sabadin Zamarrenho - Secretária Especial de Planejamento e Parcerias Estratégicas (SEPPE)

  • Formação: Economista, com mestrado em Administração e Agronegócio, especialização em Desenvolvimento Territorial e Competitividade (UFMS), e MBA em Parcerias Público-Privadas e Concessões Sustentáveis (FGV).
  • Experiência: Mais de 15 anos atuando em planejamento e gestão de políticas públicas, captação de recursos, e estruturação de projetos sociais e de infraestrutura urbana. Foi subsecretária de Gestão e Projetos Estratégicos de Campo Grande.

Outros nomes serão anunciados progressivamente. Ainda segundo a prefeita Adriane Lopes, os secretários irão assinar um contrato de gestão, comprometendo-se com metas e o avanço dos indicadores da administração pública.

Primeiro anúncio

Na última sexta-feira (03) quatro nomes que irão compor o novo secretariado foram divulgados, são eles: 

  • Márcia Helena Hokama - Secretaria de Fazenda (Sefaz);
  • Andréa Alves Ferreira Rocha - Secretaria de Administração e Inovação (Semadi);
  • Ademar Silva Junior - Secretaria de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico (Semades);
  • Leandro Basmage - Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec).

Funções das outras pastas

  • Secretaria de Governo e Relações Institucionais: Fortalece a articulação política.
  • Controladoria-Geral do Município: Assegura a transparência e eficiência dos atos administrativos.
  • Secretaria da Fazenda, Administração e Inovação, e Infraestrutura e Serviços Públicos: Garantem o funcionamento integrado das áreas financeira, administrativa e urbanística.
  • Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Cidadania: Permanecem como pilares na prestação de serviços essenciais.
  • Secretarias Executivas da Mulher, Juventude e Cultura: Consolidam políticas públicas voltadas a segmentos específicos da população.
  • Secretaria de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico: Reforça o compromisso com o progresso sustentável.
  • Instituto Municipal de Previdência: Gerencia a previdência dos servidores.
  • Agências Municipais de Transporte e Trânsito, Tecnologia da Informação e Meio Ambiente: Promovem avanços em mobilidade, inovação e urbanismo.
  • Fundações de Esporte e Trabalho: Priorizam o lazer e a geração de emprego.

**Com informações da assessoria**

MATO GROSSO DO SUL

Prefeito de Itaquiraí lidera chapa única para presidir Assomasul

Thalles Tomazelli, do PSDB, registrou chapa nesta terça-feira (7)

07/01/2025 16h16

Thalles Tomazelli e colegas que devem compor nova diretoria da Assomasul

Thalles Tomazelli e colegas que devem compor nova diretoria da Assomasul Divulgação

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O prefeito reeleito de Itaquiraí, cidade distante 407 quilômetros de Campo Grande, Thalles Tomazelli (PSDB), concorrerá à presidência da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) em chapa única.

A chapa que disputará as eleições, previstas para o próximo dia 31 de janeiro, foi registrada nesta terça-feira (7).

Após pelo menos dois meses de negociações, os 79 prefeitos de Mato Grosso do Sul parecem ter alcançado um consenso para definir a liderança da associação.

Até dezembro de 2024, o prefeito reeleito de Rio Brilhante, Lucas Foroni (MDB), também cogitava lançar sua candidatura à presidência. No entanto, Foroni não conseguiu formar uma chapa.

O ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o atual governador Eduardo Riedel (PSDB) figuram como apoiadores da candidatura de Tomazelli à Assomasul. O PSDB detém maioria entre os prefeitos do Estado, governando 44 dos 79 municípios.

A chapa registrada por Thalles Tomazelli é composta pelos seguintes membros:

Diretoria Executiva:

  • Presidente: Thalles Henrique Tomazelli – Itaquiraí/MS

  • 1º Vice-Presidente: Maria Girleide Rovari – Bodoquena/MS

  • 2º Vice-Presidente: Maria Lurdes Portugal – Caarapó/MS

  • Secretário Geral: Henrique Wancura Budke – Terenos/MS

  • 2º Secretário: Rodrigo Massuo Sacuno – Naviraí/MS

  • 3º Secretário: Márcia Regina do Amaral Schio – Brasilândia/MS

  • Tesoureiro Geral: José Natan de Paula Dias – Aparecida do Taboado/MS

  • 2º Tesoureiro: Henrique Mitsuo Vargas Ezoe – Rio Negro/MS

Diretoria Auxiliar:

  • I Diretor Cultural: Gabriel Alves de Oliveira – Corumbá/MS

  • II Diretor Social e Esportivo: Agnaldo Marcelo da Silva – Oliveira João Antônio/MS

  • III Diretor de Relações Públicas: Josmail Rodrigues – Bonito/MS

  • IV Diretor de Patrimônio: Cleber Dias da Silva – Vicentina/MS

  • V Diretor da Área da Saúde: Leandro Ferreira Luiz Fedossi – Nova Andradina/MS

  • VI Diretor para Assuntos Municipalistas: Germino da Roz Silva – Batayporã/MS

Conselho Fiscal:

  • Conselheiro Titular I: Jaime Soares Ferreira – Selvíria/MS

  • Conselheiro Titular II: Niagara Patrícia Gauto Kraievski – Coronel Sapucaia/MS

  • Conselheiro Titular III: Cláudio Ferreira da Silva – Jaraguari/MS

  • Conselheiro Suplente I: José Paulo Paleari – Nova Alvorada do Sul/MS

  • Conselheiro Suplente II: Rodrigo Barbosa de Freitas – Cassilândia/MS

  • Conselheiro Suplente III: Nair Branti – Douradina/MS

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eleições 2024

Eleitor que faltou no 2º turno tem até 7 de janeiro para justificar o voto

Pessoas, de 18 a 69 anos, que viajaram, mudaram de cidade, ficaram doentes ou por qualquer outro motivo deixaram de votar, devem justificar o voto

07/01/2025 08h15

Urna eletrônica

Urna eletrônica GERSON OLIVEIRA

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Eleitores que faltaram no segundo turno das eleições 2024 podem justificar o voto até esta terça-feira (7) e ficar em dia com a Justiça Eleitoral. 

Pessoas, de 18 a 69 anos, que viajaram, mudaram de cidade e não alteraram o domicílio eleitoral, ficaram doentes ou por qualquer outro motivo deixaram de votar nestas eleições, devem justificar o voto. Hoje (7) é o último dia para justificar. 

O voto é obrigatório para pessoas alfabetizadas, com idade entre 18 e 69 anos. Pessoas que fizeram 70 anos até a data da eleição não foram obrigadas a votarem. Neste caso, não é necessário justificar a ausência.

Veja como ficar em dia com a Justiça Eleitoral:

Justificar o voto após as eleições

O eleitor que não votou e deixou de justificar a ausência no dia das eleições, ainda tem a chance de justificar até 60 dias após cada turno (até 5 de dezembro de 2024, em relação ao 1º turno, e até 7 de janeiro de 2025, em relação ao 2º turno), por meio:

  • Do aplicativo e-Título, disponível em iOS ou Android
  • Do Sistema Justifica: acesse nos Portais da Justiça Eleitoral
  • Do Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição), em formato PDF. O documento deve ser entregue no Cartório Eleitoral
  • O eleitor que estava na cidade no dia da eleição, mas, por algum motivo, não pôde votar, é preciso Anexar, junto ao Formulário de Requerimento, os documentos que comprovem o fato que impediu o comparecimento às urnas

** Quem esteve no exterior no dia da eleição, deve apresentar passagens, cartões de embarque ou carimbos no passaporte, entre outros documentos que possam justificar a ausência no dia da votação.

Caso a justificativa não seja aceita ou seja feita fora do prazo, a eleitora ou o eleitor deverá pagar multa no valor de R$ 3,51 por turno.

A Guia de Recolhimento da União (GRU) para quitação das multas pode ser obtida na página da Justiça Eleitoral. É possível realizar o pagamento por meio de PIX ou cartão de crédito.

Quem não votar nem justificar a ausência ficará em débito com a Justiça Eleitoral e não poderá obter a certidão de quitação eleitoral. Se não votar em três turnos consecutivos e não justificar, o título estará sujeito a cancelamento. 

CONSEQUÊNCIAS

Caso não vote e nem justifique a ausência, o eleitor NÃO poderá:

  • Tirar carteira de identidade ou passaporte
  • Inscrever-se em concurso público, prova para cargo público ou função pública, da União, estado ou município
  • Ser empossado em concurso público, cargo público ou função pública, da União, estado ou município
  • Participar de concorrência pública do governo federal, estado ou município
  • Receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público
  • Renovar matrícula em estabelecimento de ensino público
  • Obter certidão de regularidade do exercício do voto, justificativa ou pagamento da multa no último turno da última eleição ou de regularidade do comparecimento às urnas ou pagamento da multa pela ausência e do atendimento às convocações para os trabalhos eleitorais
  • Obter certidão de quitação eleitoral para fins de instrução de registro de candidatura
  • Praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda

 

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